sábado, 30 de setembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #44 (Ano 2017).


O momento da verdade.

Fizemos mil teorias sobre a possibilidade de Black Clover se tornar um pilar ou ao menos um monstro em vendas. Comparamos a série à Boku no Hero Academia, e analisamos a opinião pública sobre a série, mas agora nada disso realmente importa: é o momento do tudo ou nada, a verdade sobre o futuro da série começa a nascer nesse momento. Mas em uma edição tão importante para Black Clover, as atenções não foram voltadas somenta para ele, tivemos uma TOC interessante com ótimas notícias:

TOC Weekly Shonen Jump #44 (02/10/2017)
Black Clover c127 (Capa, Página Colorida de Abertura, Publicidade da Primeira Temporada do Anime)
01 - Shokugeki no Souma c233
02 - One Piece c880
03 - Dr. Stone c29
04 - Yakusoku no Neverland c57
05 - Kimetsu no Yaiba c80
06 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c33
07 - Robot×Laserbeam c27
Mahou Shounen X (Página Colorida, Quinto e Último Participante da GFC)
08 - Saiki Kusuo no Sainan c272
Yuragi-sou no Yuuna-san c80 (Página Colorida)
09 - Boku no Hero Academia c154
10 - Hinomaru Zumou c163
Haikyuu!! c272 (Página Colorida)
11 - Gintama c653
12 - Spring Weapon No.1 c46
13 - Shudan! c16
14 - Cross Account c15
15 - Harapeko no Marie c30
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo c256
Ausentes: Hunter x Hunter c371 (Hiato) e World Trigger c165 (Hiato)

Prévia da Shonen Jump #45:
Capa e Página Colorida de Abertura: Tomatoypoo no Lycopene (Nova Série de Ohishi Kouji (Autor de Inumarudashii))
Página Colorida: Hinomaru Zumou, Boku-tachi wa Benkyou a Dekinai, Dr. Stone

Prévia da Shonen Jump #47:
Capa e Página Colorida de Abertura: Fulldrive (Nova Série de Ono Genki)

Prévia da Shonen Jump #48:

Capa e Página Colorida de Abertura: Golem Hearts (Nova Série de Ohsuga Gen)

Começando pelos mangás não ranqueados tivemos capa e página colorida de abertura para Black Clover que em outubro recebe sua primeira temporada. Espero que seja um sucesso. Também tivemos página colorida para Mahou Shounen X, último participante da Golden Future Cup, para Yuragi-Sou no Yuuna-San e para Haikyuu!!. Também tivemos o anúncio de três novas séries, com um espaço vago na edição #46 que deve ser destinada a algum veterano (ou para a volta de World Trigger?). Destaque para Goldem Hearts, série muito esperada pelos japoneses e ocidentais, que finalmente receberá uma chance na revista. Será um novo Hungry Joker ou um Black Clover?

Em primeiro lugar na TOC tivemos Shokugeki no Souma, que percebi no MangaHelpers alguns comentando como um capítulo tão medíocre pegou a primeira colocação, contudo, mesmo sendo erroneamente divulgado como resultado da votação, sabemos que a classificação é decidida pelos editores, e o motivo pelo qual a série está em primeiro lugar é óbvio: a série está preste a ganhar um anime, ela precisa de destaque, está acontecendo o efeito conhecido pelos japoneses por "shuffle", que é os editores darem uma posição mais alta que o normal da série para chamar atenção dos leitores - para mais informações ler nos comentários os dados conhecidos sobre a WSJ -. Shokugeki no Souma não deve durar muito nessa posição, muito em breve deve voltar a ficar na zona intermediária, mas por enquanto os editores precisam divulgar a terceira temporada da série.

Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que pode ser a série que ganhará capa e página colorida de abertura na edição #46, já que seria a única série que faria sentido dar uma capa nesse período mesmo não tendo um anúncio importante. Próxima semana já teremos a resposta do motivo pelo qual temos esse buraco entre uma nova série e outra. Em terceiro lugar tivemos Dr.Stone que continua entre os primeiros colocados: sejamos sinceros, os editores estão fazendo de tudo para a série se tornar um grande sucesso, e não podemos dizer que é uma decisão errada, pois a série tem realmente um grandíssimo potencial. Usaram a mesma estratégia com Shokugeki no Souma, Boku no Hero Academia, Black Clover e logicamente estão usando também em Yakusoku no Neverland atualmente. Ás vezes dá errado, como aconteceu com Hinomaru Zumou, mas na grande maiorias vezes a série consegue realmente ter um bom aumento de vendas.

Em quarto lugar tivemos Yakusoku no Neverland que vai ter seu anime anunciado na edição #46, por isso tem um buraco! Falando sério, a possibilidade que seja um anúncio de Yakusoku no Neverland é realmente próxima a 5%, ainda é muito cedo para a série ganhar um anime, entretanto, podemos esperar quando a série alcançar 75 ou 85 capítulos que tenha um anúncio desse gênero. Em quinto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que para mim é a série com maior possibilidade de ser a próxima série a ganhar uma adaptação animada, mas o que devemos nos focar agora é nas vendas do seu oitavo volume que será lançado em outubro - o sétimo teve um bom aumento de vendas, por isso devemos ver se o oitavo continuará esse aumento ou a série começará a se estabilizar - É muito raro uma série superar o sexto volume e continuar tendo um grande aumento de vendas mesmo sem anime, por isso se o oitavo volume ainda mostrar uma boa progressão de vendas, será um grande feito realizado pela a série.

Em sexto lugar tivemos outra série que vai lançar um novo volume na próxima semana: Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai. Esse será o terceiro volume da série, por isso podemos dizer que é obligatório vemos um bom aumento em vendas (isso só deixa de ser obligatório após o quarto volume da série). E mesmo que não tenha um aumento (ás vezes isso acontece), o mangá não se encontra em uma situação ruim, muito pelo contrário, vende mais que Hinomaru Zumou, por exemplo. Deste modo podemos já considera-la bem segura em curto prazo na revista. Em sétimo lugar tivemos Robot x Laserbeam, que no caso está lançando o seu segundo volume, e esse sim tem tudo para ter um grande aumento de vendas, levando em conta a visibilidade que recebeu nessas últimas semanas. Aliás sua posição nessa semana seria quase uma comprovação que a verdadeira posição da série, na opinião dos editores, é no meio da revista, mas mesmo assim devem dar posições altas a série nos momentos importantes, como fizeram algumas semanas atrás. Em oitavo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que voltou a zona intermediária, região que lhe pertence.

Logo após tivemos na nona colocação Boku no Hero Academia, que ultimamente vem realmente tendo posições abaixo do esperado por parte do editores. Como já comentei isso não deve influenciar nas vendas da série, aprendemos com Bleach que posições ruins não trazem obligatoriamente vendas ruins, contudo os editores podem ter outro motivo além da nova política para colocar a série em uma colocação tão baixa: o arco não está criando interesse nos leitores, por isso, os editores não estão vendo motivo para colocar a série em colocações altas. Se é para destacar a série, que seja em um arco que pode agradar muito os leitores, e não um que deve ter pouco apelo. Nesses momentos é realmente melhor apostar em uma série novata que PRECISA de destaque, como é no caso de Dr.Stone e Yakusoku no Neverland. Sinceramente, é estranho ver Hero em colocações tão medianas, entretanto é compresível a decisão editorial. Notícias externas sobre a série: terceira temporada foi confirmada. Em décimo lugar tivemos Hinomaru Zumou que continua na zona intermerdíara, a série não tem motivo algum para sair dessa zona, pois tendo mais publicidade ou menos suas vendas devem continuar na casa das 20 mil cópias.

Em décimo primeiro lugar tivemos Gintama que deve sobreviver a essa leva - a série pode ser encerrada naturalmente no mês de Fevereiro, quando deve sair a próxima leva, até lá, acredito que se manterá na zona intermediária. Talvez na edição #46 a série seja a capa da revista, já que em outubro estreará sua sexta temporada (que não deve ser a última, como eu pensava meses atrás). A série antes do seu encerramento pode receber ainda outra capa, que é no seu aniversário que acontece em Janeiro, por isso podemos dizer que Gintama ainda tem outras duas possibilidades de brilhar. Em décimo segundo lugar tivemos Spring Weapon Number One que se realmente estrar três novas séries, deve acabar se salvando. O editor-chefe da era de ouro confirmou em uma entrevista que as vendas dos mangás só estão aumentando (porém as vendas FÍSICAS estão diminuindo enquanto as digitais estão aumentando. Somando as duas mídias, cada ano as vendas dos mangás e da revista só aumenta). Talvez as vendas de Spring Weapon seja mais voltada a mídia digital - também tem a explicação da série ser destinada ao público infantil que não compra volumes, mas vota nos cartões -.

Em décimo terceiro lugar tivemos Shudan! que de certo vai alcançar a marca de 17 capítulos (acredito que será encerrado com 19 ou 20 capítulos) - isso já a faz a série não se tornar um cancelamento precoce, quando for cancelada daqui a algumas semanas. Infelizmente é mais um mangá de esporte que não deu certo. Esperamos que o autor volte com uma série romantica, que combina mais com seu traço e estilo, e deve agradar mais os leitores de Sesuji wo Pin! to. Logo após tivemos Cross Account, que deve ser cancelado também, e na última colocação tivemos Harapeko no Marie que deve ser das três séries, a primeira a dançar. O mangá conseguiu alcançar 30 capítulos, que é um ótimo resultado, principalmente se levarmos em conta que ficou na última colocação quase todas as semanas.

Resultado do Terceiro Questionário:


É engraçado que o autor que menos recebeu voto, foi aquele que retornou a revista, para o desgoto geral da população mundial. O grande vencedor, com mais de 60% dos votos, foi Yusei Matsu, autor de Ansatsu Kyoushitsu - após uma série de tanto sucesso, é normal que a maioria das pessoas estejam curiosas em vê-los retornando a revista. O segundo colocado foi a Akira Amano, criadora de Katekyou Hitman Reborn. outra autora que lançou um grande sucesso e é normal que o público esteja ansioso para uma nova série dela na revista. A medalha de bronze ficou com Hirsohi Shibashi, autor de Mago e Illegal Rare, essa última que por mais tenha superado cinco volumes, não acabou sendo um grande sucesso, por isso podemos considerar um resultado surpreendente. 

Até a próxima semana com uma nova enquete! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'