segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #44 (Ano 2017).


Aquecimento pro Agito

escrito por Diego Felipe


O momento atual da Shonen Sunday não é de sossego, uma vez que os novatos estão com seus primeiros volumes à venda. Mas a edição #44 talvez não seja tão agitada em comparação com o que se espera das edições #45 e #46, onde teremos os fins de Sunday Hikagaku Kenkyujo e Magi, respectivamente. Bem, sem mais delongas, vamos ao índice.

TOC Weekly Shonen Sunday #44 (2017):
Nishino Nanase (Capa)
Souboutei Kowasu Beshi (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 72)
01. Amano Megumi Suki Darake! (capítulo 92)
02. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 37)
03. Hatsukoi Zombie (capítulo 95)
04. Be Blues! - Ao ni Nare (capítulo 305)
05. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 24)
Tenshou no Quadrable (Página Colorida) (capítulo 24)
06. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 102)
07. Major 2nd (capítulo 111)
08. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 62)
09. Tenshi to Akuto!! (capítulo 134)
10. Dagashi Kashi (capítulo 160)
11. Kyoukai no Rinne (capítulo 388)
12. Shinobino (capítulo 11)
13. K.O.I - King of Idol (capítulo 19)
14. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 70)
15. Magi - Labyrinth of Magic (capítulo 367)
16. Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。 (capítulo 73)
Birdmen (Mangá Mensal) (capítulo 52)
17. Daiku no Hatou (capítulo 22)
18. Inseki Shoujo -Meteorgirl- (capítulo 19)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 19)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 70)
Detective Conan (Ausente) (pausado no capítulo 1005)
Zettai Karen Children (Ausente) (pausado no capítulo 481)
Saike Mata Shite Mo (Ausente, Retorna na edição #46) (pausado no capítulo 92)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)

TOC Weekly Shonen Sunday #45 (2017):
Página Colorida de Abertura: Amano Megumi wa Suki Darake
One-shot: Ace to 4th
Ausente: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
Fim: Sunday Hikagaku Kenkyujo

TOC Weekly Shonen Sunday #46 (2017):
- Capa, Página Colorida de Abertura, Último Capítulo: Magi ~ Labyrinth of Magic
- Página Colorida, Retorno: Saike Mata Shite morno: Saike Mata Shite Mo
- Páginas Extras: Shinobino
- Ausente: Detective Conan

TOC Weekly Shonen Sunday #47 (2017):
- Ausente: Detective Conan

TOC Weekly Shonen Sunday #48 (2017):
- Ausente: Detective Conan

A capa da edição foi para a jovem atriz e idol Nishino Nanase, do grupo Nogizaka46. E, após algumas edições sem receber muito destaque, Souboutei Kowasu Beshi finalmente volta a receber destaque, ganhando as páginas coloridas de abertura. Souboutei é um mangá lançado há pouco tempo e tem a ótima média de pelo menos 100 mil cópias em média vendidas por volume. A outra página colorida foi para o novato Tenshou no Quadrable, que até conta com apoio dos editores mas corre grande risco de ser cancelado mais pra frente.

Tivemos ainda o lançamento do 52º capítulo de Birdmen, mangá publicado mensalmente na revista e que por ora prossegue com sua situação estável. Os mangás Youkai Giga e Sunday Higaku Kenkyujo não são ranqueados por sempre ficarem nas duas últimas posições na ordem de leitura. Vale lembrar que o último capítulo de Sunday Hikagaku Kenkyujo será publicado na próxima edição.

O grande pilar Detective Conan esteve ausente nessa edição, assim como Zettai Karen Children e Saike Mata Shite Mo. Zettai deve retornar na próxima edição, Saike já tem retorno anunciado para a edição #46. Conan, por sua vez, até retornará na próxima edição, mas a previsão é de que fique ausente entre as edições #46 e #48, pelo menos. E, vale ressaltar, enhum dos mangás da turma do hiato, composta pelos veteranos Arata Kangatari e Gin no Saji e pelo novato mal-sucedido Ryoko, tem previsão de retorno, embora o mais provável é que Gin no Saji volte a ter capítulos lançados em 2018, enquanto Arata e Ryoko nunca mais voltem a ter capítulos lançados.

Assim como na edição anterior, o primeiro lugar entre as obras ranqueadas da vez fica para Amano Megumi Suki Darake!. A situação de Amano Megumi é confortável, uma vez que é uma obra com um rendimento considerado bom para os padrões atuais da Weekly Shonen Sunday. O mesmo vale para Maiko-san chi no Makanai-san, primeiro novato a estrear em 2017 e que já consegue apresentar um nível pelo menos satisfatório nas vendas de seus volumes. Maiko-san está seguro na revista tanto a curto quanto a médio prazo. E a longo prazo talvez consiga se manter sem grandes problemas.

Mais uma vez vemos Hatsukoi Zombie pegar uma posição elevada na ordem de leitura, ficando em terceiro lugar. É incrível como os editores estão deixando Zombie em posições mais altas. Entre o fim de 2015 (quando estreou) e até o início do segundo semestre de 2017 era mais comum ver Zombie pegar posições medíocres. O mangá não sofreu aumento notório nas vendas de volumes, mas a recepção se manteve em alta, o que talvez explique esse destaque. Já na quarta colocação está o mangá de futebol Be Blues! - Ao ni Nare, que continua em situação bastante confortável na line-up, sem riscos de cancelamento.

Em quinto lugar está o novato Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~, que segue brigando por um lugar ao sol na Shonen Sunday. A recepção inicial da obra foi positiva e os níveis de vendas de volumes, embora não tenham sido espetaculares, foram satisfatórios, ao menos por ora. Já a sexta posição foi para Komi-san wa、Komyushou Desu。, obra mais que estabilizada na revista e com grandes chances de ganhar uma adaptação em anime futuramente. Komi-san recentemente tem ficado sem ganhar páginas coloridas, mas creio que isso não é problema, afinal agora é a época de destacar os seis novatos que tiveram os primeiros volumes lançados.

A sétima colocação foi para Major 2nd, mangá de beisebol que dá continuidade ao clássico Major e que continua sendo uma das obras mais relevantes da Weekly Shonen Sunday atualmente. A obra segue com seu ótimo nível de vendas. Quem não tem vendas tão espetaculares assim mas também está em situação tranquila é Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, que ficou na oitava posição e ainda está satisfazendo os leitores e tendo um rendimento razoável nas vendas de volumes.

Em nono está Tenshi to Akuto!!, que, embora tenha um rendimento apenas razoável nas vendas de volumes, continua agradando os leitores e satisfazendo os editores, ainda que por ora não se mostre uma obra capaz de receber uma grande expansão comercial. Quem fecha o Top 10 da vez é Dagashi Kashi, gag mangá em situação mais que confortável, com média de vendas de pelo menos 200 mil cópias por volume. Dagashi Kashi não só prossegue em boa fase como, de quebra, vai ter uma segunda temporada de seu anime sendo lançada ano que vem, o que ajuda a evidenciar que a situação do mangá mais tranquila do que nunca.

A décima primeira posição foi para o veterano Kyoukai no Rinne, que está muito perto da impressionante marca de quatrocentos capítulos, algo fantástico para o mangá de Rumiko Takahashi. É bem verdade que, na opinião de uma grande quantidade de pessoas, Rinne não é nem de longe a maior ou melhor obra da autora. Mesmo assim, o mangá se mostrou um sucesso (ainda que moderado) e consegue render um bom nível de audiência por meio do anime.

Os novatos Shinobino e K.O.I - King of Idol ficaram com a décima segunda e a décima terceira colocações, respectivamente. Shinobino - que foi o oitavo e último mangá da Shonen Sunday lançado até agora nesse ano de 2017 -  ainda tem apenas 11 capítulos lançados e briga por estabilização, sendo muito cedo ainda para dizer se a obra fará ou não sucesso. Já K.O.I - King of Idol, que deu as caras na portam do bottom, parece estar conseguindo se estabilizar aos poucos.

Quem abre o bottom dessa vez, na décima quarta colocação, é Maou-jou de Oyasumi, que chamo carinhosamente de "gag mangá da princesa dorminhoca". Maou-jou pode não apresentar um nível de vendas espetacular, mas também está longe de estar sob risco de cancelamento, ao menos por ora. A obra continua em situação estável e assim deve permanecer por um bom tempo ainda, considerando que as vendas de volumes eventualmente até aparecem no Ranking Oricon de vendas de mangás.

E, com seu antepenúltimo capítulo sendo lançado, Magi - Labyrinth of Magic é a surpresa negativa da edição, por pegar apenas o décimo quinto lugar. Mas a posição na ordem de leitura já não importa mais, já que a obra será finalizada naturalmente em pelo menos mais dois capítulos. E a Sunday perderá um mangá muito importante comercialmente, precisando procurar mais novatos rentáveis para compensar e expandir comercialmente as obras recentes que vêm ganhando destaque.

Para a surpresa de ninguém, Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。 apareceu de novo no bottom, ficando com a décima sexta posição. Por ora o mangá parece estar seguro, mas não seria nenhuma surpresa para mim se futuramente ele fosse encerrado repentinamente ou sem destaque, como aconteceu com Denpa Kyoushi e Keijo!!!!!!!!. Hiiragi-sama até apresenta vendas razoáveis, mas não é uma obra tão chamativa de leitores como são Komi-san, Zombie, Amano Megumi e Souboutei.

Eis que, fechando a zona dos últimos mangás ranqueados, vemos os novatos Daiku no Hatou e Inseki Shoujo -Meteorgirl- ficarem nas décima sétima e décima oitava colocações, respectivamente. A situação desses dois novatos está ficando cada vez mais delicada e as chances de permanência cada vez menores. As obras até tiveram apoio dos editores na época de lançamento dos primeiros volumes. Mas com o desempenho pouco significativo, é bem provável que os editores invistam a atenção em obras mais promissoras e já estabilizadas.



SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto do fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Kyoukai no Rinne, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, K・O・I - King of Idol, Youkai Giga
Em Busca de Estabilização:  Shinobino
Em Risco de Cancelamento: Daiku no Hatou, Inseki Shoujo -Meteorgirl-, Tenshou no Quadrable
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Finalizado Na Próxima Edição: Sunday Hikagaku Kenkujou
Finaliza em Duas Edições: Magi ~ The Labyrinth of Magic


Bem, caros leitores, assim se encerra a análise da edição #44 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'