terça-feira, 10 de outubro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #44 (Ano 2017).


Páginas Coloridas Até o Talo!


escrito por Diego Felipe

Companheiras e companheiros, nunca antes na história das análises da Weekly Shonen Magazine no Analyse It tivemos tantas páginas coloridas. Foi até difícil distribuir na hora de escrever. Bem, foi tanto tempo escrevendo a análise que nem sobrou criatividade para a introdução. Mas sendo assim, vamos à análise.


TOC Weekly Shonen Magazine #44 (2017):
Yamamoto Sayaka (Capa Física)
Páginas Coloridas Especiais: Kanojo, Okarishimasu e Domestic na Kanojo
En En no Shouboutai (Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 98)
01. Tokyo Manji Revengers (capítulo 32)
02. Senryuu Shoujo (capítulo 52)
03. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 27)
04. Fuuka (capítulo 174)
05. Daiya no Ace - Act II (capítulo 96)
Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (Pré-Rank) (capítulo 05)
06. Nanatsu no Taizai (capítulo 227)
07. Runaway de Waratte (capítulo 18)
Seishun Soukanzu (Pré-Rank) (capítulo 05)
08. Baby Steps (capítulo 451)
09. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 12)
UQ Holder (Capítulo Especial, Página Colorida)
10. Hoshino、Me o Tsubutte。(capítulo 70)
11. Seitokai Yakuindomo (capítulo 442)
12. DAYS (capítulo 218)
13. Gotobun no Hanayome (capítulo 08)
14. Real Account (capítulo 134)
15. Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho (capítulo 22)
16. Fumetsu no Anata e (capítulo 41)
17. World End Crusaders (capítulo 16)
18. Kindaichi Shonen no Jikenbo R (?)
19. Kessen no Kuon (capítulo 09)
Domestic na Kanojo (Ausente) (pausado no capítulo 158)
Hajime no Ippo (Ausente) (pausado no capítulo 1193)
Tsurezure Children (Ausente) (pausado no capítulo 159)
Ahiru no Sora (Em hiato) (pausado no capítulo 561)

TOC Weekly Shonen Magazine #45 (2017):
- Páginas Coloridas de Abertura: Domestic na Kanojo
- Página Colorida: Seishun Soukanzu
- Capítulo Especial: Yankee-kun to Megane-chan


Capa Física: Yamamoto Sayaka

A capa física da edição foi para a cantora Yamamoto Sayaka, idol do grupo NMB48. E tivemos páginas coloridas especiais para Domestic na Kanojo e Kanojo, Okarishimasu. Mas essas páginas coloridas especiais não vão interferir no ranqueamento das obras, uma vez que Domestic na Kanojo está ausente e a página especial de Kanojo está muito separada do mangá (tem várias obras na ordem de leitura entre ambas).

Kanojo recebeu duas páginas coloridas especiais, enquanto DomeKano recebeu cinco páginas coloridas especiais... talvez até por isso não tenha saído capitulos nessa edição: a autora e os assistentes (se ela tiver) devem ter passado um bom tempo fazendo tais páginas.

Página Colorida Especial: Kanojo, Okarishimasu

Agora vamos às páginas coloridas que realmente fizeram os mangás não serem ranqueados: En En no Shouboutai ganhou a páginas colorida de abertura e a capa digital. E a outra página colorida foi para... o capítulo especial de UQ Holder.  Vale lembrar que os novatos Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai e Seishun Soukanzu só passarão a ser ranqueados a partir do oitavo capítulo de cada mangá.

As obras ausentes da edição #44 foram: Domestic na Kanojo (como já citei antes), Tsurezure Children (que deve retornar na próxima edição) e o veterano Hajime no Ippo (que consta como ausente, mas vou averiguar se não está em hiato). O veterano mangá de basquete Ahiru no Sora está atualmente em hiato e sem previsão de retorno, devido aos problemas de saúde que o autor vem enfrentando.

Página Colorida Especial: Kanojo, Okarishimasu

O primeiro e o segundo lugares foram para os novatos Tokyo Manji Revengers e Senryuu Shoujo, respectivamente. Ambos não demonstraram resultados empolgantes nas vendas do primeiro volume, mas continuam sendo mantidos no plantel e assim devem continuar, ao menos a médio prazo. Caso comecem a surgir novatos mais interessantes, os dois mangás podem ficar em risco sério. Mas... 2017 não parece que será o ano que teremos um novato de impacto estreando.

Apesar de ter sido lançado na edição anterior na Weekly Shonen Magazine, Kishuku Gakkou no Juliet já teve mais de sete capítulos lançados na Bessatsu Shonen Magazine e, portanto, já está sendo ranqueado, ficando em tercceiro lugar dessa vez. Foi uma boa ideia transferir o mangá para cá, uma vez que o rendimento comercial de Kishuku poderá se expandir, fora o aumento de destaque. Mas só mais pra frente saberemos se essa ideia dará frutos. 

Página Colorida Especial: Domestic na Kanojo

Em quarto está Fuuka, que continua com vendas razoáveis e atirado no limbo do esquecimento. Fuuka não corre riscos de cancelamento, mas dificilmente veremos a obra se prolongar por um prazo muito longo. Fuuka vai se manter como uma obra que eventualmente ganha páginas coloridas, mas nunca recebe grande destaque como novatos promissores como Fumetsu no Anata e ou En En no Shouboutai. O mangá de Kouji Seo deve permanecer no limbo do esquecimento até o fim de sua publicação.

A quinta e a sexta posições ficaram para os pilares Daiya no Ace - Act II e Nanatsu no Taizai. A continuação de Daiya ainda não passou de seu centésimo capítulo, o que deve acontecer em breve. O mangá está em situação mais que tranquila na revista. O mesmo vale pra Nanatsu, mangá com melhor média de vendas de volumes atualmente e que está em fase de desenvolvimento de seu arco final, podendo ser finalizado entre 2018 e 2019.

Página Colorida Especial: Domestic na Kanojo

Em sétimo está o novato Runway de Waratte, que segue em busca de estabilização. Por enquanto a obra não deu sinais de que será cancelada por baixa recepção. Mas é preciso aguardar as vendas do primeiro volume para ver como a situação de Waratte fica. Os editores parecem satisfeitos com a recepção inicial que o mangá recebeu, mas isso não garante que ela ficará na Weekly Shonen Magazine.

Baby Steps permanece no Top 10, ficando com o oitavo lugar, após ter ficado em primeiro lugar entre os ranqueados da edição passada,. O mangá de tênis pode não estar mais chamando tanto a atenção quanto em épocas anteriores, mas continua em situação muito tranquila, com uma média de vendas de pelo menos 150 mil cópias por volume. O mangá tem dez anos de publicação e, embora dificilmente se prolongue por um prazo gigantesco, deve durar por mais um tempo ainda.

Página Colorida Especial: Domestic na Kanojo

A nona posição fica para o novato Kanojo, Okarishimasu, que passou a ser traduzido para a língua portuguesa pela Scan Mangá Host. Kanojo por enquanto parece ter uma recepção satisfatória, mas é preciso esperar as vendas do primeiro volume para saber se o mangá se firmará ou não. É a mesma situação de Waratte: conseguiu agradar os editores com a recepção inicial, mas ainda passará por testes de fogo para permanecer ou ser cancelado.

A obra que fecha o Top 10 dessa vez é Hoshino、Me o Tsubutte。, que possui um nível de vendas de volumes satisfatório e continua sendo apoiado por editores e com uma recepção positiva dos leitores. A média de vendas da obra é de pelo menos 50 mil cópias por volume, quantidade relativamente suficiente para o mangá se manter (ACMA:Game conseguiu por manter por 3 anos e 11 meses com esse nível de vendas).

Página Colorida Especial: Domestic na Kanojo

O gag mangá veterano Seitokai Yakuindomo sai do bottom e pega um ranqueamento medíocre, ficando na décima primeira posição. Seitokai, cuja média de vendas de volumes é de pelo menos 120 mil cópias (não considerando as edições limitadas), desfruta tranquilamente de sua estabilidade no plantel. O mangá ainda é bem rentável comercialmente, vide os OVAs das edições limitadas e a aposta dos editores em um filme animado para cinema (ainda não conferi os dados de bilheteria do filme, mas acredito que não foi um desempenho de destaque).

O décimo segundo lugar foi para o mangá de futebol DAYS, que segue em situação favorável, com média de vendas de pelo menos 150 mil cópias por volume e com a manutenção do público leitor após o sucesso relativo do anime que a obra recebeu ano passado. Já a décima terceira posição foi para o novato Gotobun no Hanayome, que passa a ser ranqueado a partir dessa edição. Não foi uma posição das mais empolgantes na ordem de leitura, mas só o tempo dirá se Gotobun vai se firmar na revista ou ficar ameaçado de cancelamento. É aguardar para ver.

Página Colorida Especial: Domestic na Kanojo

Na porta do bottom, na décima quarta colocação, está Real Account. Real Account continua com uma média satisfatória de vendas (80 mil cópias em média por cada volume em 45-50 dias de vendas). Mas parece ser o tipo de obra que os editores não põem muita fé de que poderá se expandir comercialmente, tanto é que raramente o mangá ganha destaque ou mesmo páginas coloridas (não ganha há mais de 20 edições).

Quem abre o bottom, no décimo quinto lugar, é o novato de nome longo Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho. Creio que Tsue Petit ainda está brigando por sua estabilização, mas sendo franco... não boto muita fé no sucesso desse mangá. Posso ser surpreendido futuramente, mas acho que mesmo a médio prazo a situação de Tsue Petit não será confortável, principalmente se o primeiro volume não vender muitas cópias.

Página Colorida de Abertura: En En no Shouboutai

A décima sexta posição é de Fumetsu no Anata e, que continua com um rendimento bom para os padrões da revista, com média de 80 mil cópias vendidas por volume. Fumetsu costuma pegar posições baixas na ordem de leitura com frequência, mas sua situação é estável, sem riscos de cancelamento. O único ponto a lamentar é que Fumetsu não tem sofrido aumento no nível de vendas de seus volumes.

A décima sétima colocação foi para World End Crusaders, novato que deve ser cancelado em breve, é apenas questão de tempo. A obra não caiu nas graças dos leitores e deve ser finalizada em poucas edições. É mais um dos sintomas de como o ano de 2017 está sendo péssimo para a revista lançar novatos, algo que há tempos não se via.

Página Colorida: UQ Holder (Capítulo Especial)

Em décimo oitavo está Kindaichi Shonen no Jikenbo R, que seguia firme tanto na revista quanto no bottom (risos). Bem, a média de vendas de Kindaichi é de 150 mil cópias por volume. Nada mal para uma obra que dá continuidade a uma franquia de 25 anos. Mas pelo que consta a prévia das próximas edições, parece que Jikenbo R chegará ao fim na edição #46, informação que confirmarei ou não mais tarde.

O décimo nono e último lugar foi para Kessen no Kuon, novato que mal passou a ser ranqueado e já corre risco de cancelamento. É, mais um novato desse ano que vai pra vaga do cancelamento. Haja "defunto" nessa vala, galera. É uma lástima - e quando falo lástima, é lástima mesmo. O ano editorial de 2017 está quase acabando. Será que algum novato vai salvar o ano e obter um rendimento considerável ou pelo menos satisfatório?

Página Colorida: UQ Holder (Capítulo Especial)


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros e Estáveis: Ahiru no Sora (Em hiato), Baby Steps, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kindaichi Shounen no Jikenbo R, Kishuku Gakkou no Juliet, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Tsurezure Children
Aparentemente Seguros: Senryuu Shoujo, Tokyo Manji Revengers
Em Busca de Estabilização: Gotobun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Runway de Waratte, Seishun Soukanzu, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho
Em Risco de Cancelamento: Kessen no Kuon, World End Crusaders


Bem, caros leitores, assim termina a análise da edição #44 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'