sábado, 14 de outubro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #46 (Ano 2017).


O adeus do grande Samurai.

Eu tinha pesadelos com esse dia chegando, acordava suado e começava a chorar. Repetia a mim mesmo que não passava de um pesadelo e que a série continuava na revista. Após anos de serialização o maior mangá de história do universo (e do multi universo) acabou sendo encerrado. Sim meus amigos, essa é a TOC no qual damos adeus ao grande e inesquecível: Isobee Isobee Monogatari. Sem mais delongas, com os olhos cheios de lágrimas, vamos ver a TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #46 (16/10/2017)
Saiki Kusuo no Sainan c263 (Capa e Página Colorida de Abertura - Propaganda do Live-Action)
01 - Black Clover c129
02 - Yakusoku no Neverland c59
03 - Dr. Stone c31
04 - Haikyuu!! c274
Tomatoypoo no Lycopene c02 (Página Colorida)
05 - Boku no Hero Academia c156
06 - Hinomaru Zumou c165
07 - Yuragi-sou no Yuuna-san c83
08 - Kimetsu no Yaiba c82
Boruto: Naruto Next Generations c17 (Página Colorida)
09 - Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c35
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo c258 (Página Colorida, FIM)
10 - Shokugeki no Soma c235
11 - Robot x Laserbeam c29
12 - Gintama c655
13 - Shudan! c18 (23 páginas)
14 - Cross Account c17
15 - Spring Weapon No. 1 c48
16 - Harapeko no Marie c32 (FIM)
Ausentes: One Piece c882, Hunter x Hunter c371 (Hiato) e World Trigger c165 (Hiato)

Prévia Weekly Shonen Jump #47 (23/10/2017)
Capa e Página Colorida de Abertura: Fulldrive de Ono Genki (Nova Série)
Página Colorida: Yakusoku no Neverland, Spring Weapon No. 1 (Aniversário de 1 Ano, Início do Conruso de Popularidade) e Kimetsu no Yaiba (Resultado do Concurso de Popularidade)
Capítulo especial: Spring Weapon No. 1 (5 páginas)

Weekly Shōnen Jump #48 (30/10/2017)
Capa e Página Colorida de Abertura: Golem Hearts (Nova Série de Ohsuga Gen)


Começando pelos mangás não ranqueados tivemos capa e página colorida para PSI Kusuo Saiki que receberá o seu primeiro live-action. Como é de costume, quando a série recebe um filme ou uma nova temporada os editores decidem coloca-la no destaque máximo. Também tivemos nessa edição página colorida para Tomatoypoo (segunda capítulo), um novo capítulo de BORUTO e por fim o encerramento de Isobe Isobee Monogatari, série de comédia que durou 4 anos na revista. Não sabemos se foi um encerramento natural, encerramento concordado ou cancelamento, contudo a verdade é que suas vendas estavam caindo e sua popularidade também, por isso o seu encerramento era mais do que esperado. Quem parece que vai substituir a série é o novo mangá Tomatoypoo no Lycopene, que deve ter tido One Shots muito bem recebidos. 

Para quem não conhece bem o mangá, a tragetória da série foi bem tranquila: Isobe Isobee Monogatari estreou agradando imediatamente o público japonês, já o público ocidental pensou que o mangá seria um grande fracasso e como fizeram com Zumou acabaram quebrando a cara.. Após um longo período de tempo (acredito que dois anos) a série, por causa do seu sucesso, foi selecionada para fechar todas as edições, contudo com um alto custo - diminuir seu número de página semanais -. E mesmo com um anime em exibição, começou a cair em popularidade até esse momento que vemos hoje. Isobe Isobee Monogatari foi uma série que trouxe uma comédia única, baseada no japonês antigo e nas lendas antigas. Com certeza não foi um mangá escrito para o público ocidental, mas isso não significa que não tinha uma ótima qualidade, fará falta na revista. 

Em primeiro lugar tivemos Black Clover que como eu disse algumas semanas atrás ficaria nas primeiras colocações assim que o anime estreasse: a série estava pegando colocações medianas e percebi que tinha uma pequena quantidade de fãs preocupados, e eu tinha comentado que é normal isso, já que os editores não viam necessidade de divulgar tanto a série, já que isto aconteceria quando estreasse o anime. E como podemos ver, os editores assim que estreou o anime voltaram a destacar a série. Logo após tivemos Yakusoku no Neverland que pegou uma posição mediana na semana passada, e nesta semana garantiu a segunda colocação - A série é um grande sucesso e os editores vão continuar colocando-a entre os cinco primeiros - O mesmo vale para Dr.Stone, que essa semana ficou na terceira colocação. Os editores estão apostando muito alto no mangá e vão coloca-lo quase sempre no TOP 5.

Em quarto lugar tivemos Haikyuu!! que após a primeira colocação semana, nesta ficou na quarta que também é uma boa posição. Provavelmente os editores estão dando muita importância a sequência de capítulos atuais, por isso estão deixando o pilar da revista entre os cinco primeiros. Assim que essa sequência importante ou muito emocionante (a boa colocação pode ter esses dois motivos) acabar, os editores voltarão a coloca-la na zona intermediaria. Em quinto lugar tivemos Boku no Hero Academia que ficou na mesma zona da semana passada. Os editores obviamente estão dando prioridade a série que ainda devem explodir de popularidade (Black Clover entra ainda nessa categoria, mesmo não sendo mais uma série "promissora"). Boku no Hero Academia, que já teve sua terceira temporada confirmada, já é um sucesso garantido e não precisa de posições boas na TOC quanto os três primeiros colocados precisam (mesmo assim é bom faze-la ficar entre os primeiros para ajudar na venda da revista, os leitores preferem ler séries já consagradas em termos de popularidade). 

Em sexto lugar tivemos Hinomaru Zumou que continua na zona intermediaria e como não corre risco de ser cancelado por enquanto, acredito que restará nessa zona por alguns meses - talvez por causa da ausência de séries (até as novas começarem a ser classificadas) fique algumas vezes entre os cinco últimos, mas assim que elas começarem a serem classificadas (daqui a 10 semanas), deve ficar constantemente na zona intermediaria.  Em sétimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que vai ser um dos destaques da Jump Festa, o que pode significar uma ótima notícia: é bem provável que lancem uma OVA da série (como fizeram com Black Clover ano passado). Levando em consideração essa nova ótima notícia, a série provavelmente será a próxima a ganhar uma temporada em anime (antes do seu companheiro de leva Kimetsu no Yaiba), aliás, Kimetsu no Yaiba que ficou na oitava colocação e na próxima semana receberá página colorida com o resultado da primeira pesquisa de popularidade. Quais serão os personagens mais populares? Veremos próxima semana!

Em nono lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que lançou o seu novo volume e teve um bom aumento de vendas (44 mil cópias no segundo volume), chegando perto das vendas de Robot x Laserbeam - que após um início explosivo está decepcionando em suas vendas -. A série vem aumentando de popularidade e com as vendas digitais, podemos considerar de certo um sucesso, mesmo que não seja do tamanho de Nisekoi (quem não sabe não consiga alcançar depois do anime). Em décimo lugar tivemos Shokugeki no Souma que após uma pequena publicidade para a estreia do seu anime, voltou para suas posições normais: a série está na sua terceira temporada, não tem nenhum motivo para os editores darem um grande destaque para "publicizar" o anime. Devem sim antes da estreia e durando os dois primeiros capítulos, para lembrar os leitores da estreia da nova temporada, mas depois não tem nenhum motivo. 

Em décimo primeiro lugar tivemos Robot x Laserbeam que realmente deve ficar nessas posições medianas por um longo período. Suas vendas não estão aumentando muito, pois quem a publicidade sobre a série foi tamanha que quase todo o Japão já deve conhecer o mangá. Além disso não vejo muitas opiniões positivas sobre o rumo da série, demostrando que os leitores não devem estar muito animados (e por consequência fazendo a famosa divulgação boca a boca, que ajuda a estimular amigos a comprarem os volumes). O que quero dizer: todo mundo já deve saber que o criador de Kuroko no Basket lançou um novo mangá (por isso teve uma grande explosão de vendas no primeiro volume), contudo muitos não estão comprando pois esteram um feedback positivo dos mangás, que não está acontecendo, assim suas vendas ao invés de continuarem a aumentar rapidamente, aumenta lentamente. Em décimo segundo lugar tivemos Gintama que está aproveitando seus últimos meses na revista. 

Em décimo terceiro lugar tivemos Shudan! que com o encerramento de Isobe Isobee Monogatari tem chances de sobreviver na revista - uma decisão estranha, mas podemos considerar aceitável levando em consideração que o autor é um veterano. Já Cross Account pode ter vendido mais que Harapeko no Marie, mas sejamos sinceros, mesmo assim vendeu mal pra caramba, e não deve acabar sendo salvo pelo grupo editorial da revista. Pelo menos não podemos considerar a série um fracasso  completo, somente uma nova série que não deu certo. Em décimo quinto lugar tivemos Spring Weapon Number One que realmente será salvo e próxima semana receberá página colorida de aniversário + início de concurso de popularidade. Isso é uma boa noticia, mas o fato de não receber uma capa de aniversário demonstra que os editores não colocam tanta fé assim na série. Em último lugar, sendo finalmente cancelado, tivemos Harapeko no Marie

*Peço desculpas pela análise mais curta que o normal, tive um problema no meu computador e só consegui resolver hoje (Sábado), e como eu tinha pouco tempo livre (já que tenho que sair) publiquei uma análise mais curta. Próxima semana retornamos ao tamanho normal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'