quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #47 (Ano 2017).


Então Ainda Dá pra Salvar 2017?

escrito por Diego Felipe

Na semana passada foi possível ver dois novatos da Shonen Magazine aparecerem no Ranking Oricon, algo que não estava sendo muito comum. Também foi possível ver uma obra lançada na reta final do ano editorial de 2016 vendo seu nível de vendas melhorar. Então, fica a dúvida: será que a Weekly Shonen Magazine terá algum consolo para este ano?

TOC Weekly Shonen Magazine #47 (2017):
Daiya no Ace - Act II (Capa, Página Colorida de Abertura, 24p.) (capítulo 99)
01. Domestic na Kanojo (capítulo 161)
02. Fumetsu no Anata e (capítulo 43)
03. Tsurezure Children (capítulo 160)
Hajime no Ippo (Página Colorida) (capítulo 1199)
04. Nanatsu no Taizai (capítulo 230)
05. Baby Steps (capítulo 454)
06. Runaway de Waratte (capítulo 21)
07. En En no Shouboutai (capítulo 101)
08. Gotobun no Hanayome (capítulo 11)
09. DAYS (capítulo 221)
10. Seishun Soukanzu (capítulo 08)
Nigotta Kusuri (One-shot)
11. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 16)
12. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 08)
13. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 30)
14. Real Account (capítulo 137)
15. Fuuka (capítulo 177)
16. Hoshino、Me o Tsubutte。 (capítulo 73)
17. Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho (capítulo 25)
18. World End Crusaders (capítulo 19)
19. Seitokai Yakuindomo (capítulo 445)
20. Kessen no Kuon (capítulo 12)
Senryuu Shoujo (Ausente) (pausado no capítulo 56)
Tokyo Manji Revengers (Ausente) (pausado no capítulo 34)
Ahiru no Sora (Em hiato) (pausado no capítulo 561)

TOC Weekly Shonen Magazine #48 (2017):
- Capa, Página Colorida de Abertura: Kishuku Gakkou no Juliet
- Páginas Coloridas: Baby Steps (24p, Fim), Living Iron (Minissérie, parte I)

TOC Weekly Shonen Magazine #49 (2017):
- Página Colorida, One-shot: Living Iron (Minissérie, parte II)


A capa e as páginas coloridas de abertura foram para Daiya no Ace - Act II. O motivo das regalias é em comemoração ao lançamento do centésimo capítulo do mangá. Mas o centésimo capítulo de Daiya só será lançado na próxima edição. Então por que a página colorida não ficou para a próxima edição? Bem, as páginas coloridas de abertura e a capa ficarão para Kishuku Gakkou no Juliet. A outra página colorida da edição ficou para o grande veterano Hajime no Ippo, que teve seu 1199º capítulo lançado. Além disso, tivemos o lançamento do one-shot Nigotta Kusuri, que não recebeu nenhum destaque.

Estiveram ausentes nessa edição Senryuu Shoujo (que tem um ano de publicação) e o novato Tokyo Manji Revengers. Ambos devem retornar a suas publicações normalmente na próxima edição, se não tivermos nenhuma surpresa. Aliás, gostaria de lembrar que na semana retrasada o terceiro volume de Senryuu Shoujo vendeu 21.290 cópias. Não é uma quantia enorme, mas facilita a estabilidade do mangá a médio prazo, na pior das hipóteses. Já Tokyo Manji Revengers ainda precisa sofrer uma melhora parecida nas vendas para se garantir. O veterano mangá de basquete Ahiru no Sora segue em hiato, sem nenhuma previsão de retorno, infelizmente. Tudo dependerá da situação da saúde do autor nos próximos meses.

O primeiro lugar foi para Domestic na Kanojo, que ainda está em situação confortável na revista. DomeKano tem um nível de vendas satisfatório e não corre risco algum de cancelamento. A segunda colocação foi para Fumetsu no Anata e, que está perto de completar um ano de publicação. A obra não vende tanto, mas vende bem.

O terceiro lugar foi para Tsurezure Children, que após o anime não chegou a receber nenhum aumento notório nas vendas de volumes. Mas tudo bem, a obra ainda vende bem, mais do que o necessário para se manter. Em quarto ficou o pilar Nanatsu no Taizai, que ainda deve demorar para ser finalizado, mesmo já estando em eu arco final.

A um capítulo do fim, Baby Steps ao menos se despedirá sendo ranqueado em uma posição elevada na ordem de leitura. O mangá teve dez anos de publicação e vai fechar com 455 capítulos lançados, se não tivermos nenhuma surpresa. A sexta posição foi para o novato Runaway de Waratte, que por enquanto vai conseguindo ser mantido na revista, mas vale lembrar que sua permanência não está garantida a longo prazo.

Em sétimo está En En no Shouboutai, que segue em situação estável na revista e com uma boa média de vendas de volumes. Quem precisa melhorar a média de vendas para se estabilizar, por sua vez, é Gotobu no Hanayome, que na semana retrasada vendeu pouco mais de 14 mil cópias, conseguindo aparecer no Ranking Oricon. Gotobun até possui chances de se firmar, mas precisa mostrar que tem potencial comercial e expandir suas vendas no segundo volume.

O mangá de futebol DAYS, cujo 24º volume vendeu pouco mais que 85 mil cópias na semana retrasada, ficou na nona posição. O rendimento do mangá de futebol é muito bom para os padrões da Weekly Shonen Magazine (média de pelo menos 175 mil por volume em pouco mais de 30 dias). Em décimo está o novato Seishun Soukanzu, que está sendo ranqueado pela primeira vez. Seishun pegou uma posição mediana na ordem de leitura. Ainda brigará muito por sua estabilização. Resta saber se será um novato a se estabilizar ou mais um pra vala do cancelamento.

O décimo primeiro lugar ficou para o novato Kanojo, Okarishimasu. Na semana retrasada, o primeiro volume da obra vendeu 16.444 cópias. Não é uma quantia muito alta, mas caso ela aumente no lançamento de cada volume, a permanência de Kanojo, Okarishimasu pode se concretizar. Na décima segunda posição está Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, que, assim como Seishun Soukanzu, está sendo ranqueado pela primeira vez. Mako-san não pegou uma posição muito alta, porém a obra ainda está apenas no começo de sua luta pela estabilização. É esperar para ver se esse novato consegue se firmar.

A décima terceira colocação foi para Kishuku Gakkou no Juliet, transferido recentemente da Bessatsu Shonen Magazine. Fica a torcida para que o potencial comercial da obra se expanda, algo que infelizmente não aconteceu com Real Account, que aliás ficou no décimo quarto lugar da vez. Real Account tem um nível estável de vendas, mas raramente se destaca na revista e já faz tempo que o mangá não ganha páginas coloridas. Mas não se preocupem: Real Account não corre risco de cancelamento.

Na porta do bottom, na décima quinta colocação, está Fuuka. O mangá do veterano Kouji Seo continua estável, mas sem se destacar muito. Pode-se dizer que Fuuka não tem mais o mesmo apelo comercial de outrora e vai sendo mantido na revista por seu bom rendimento nas vendas de volumes. E quem abre o bottom dessa vez, no décimo sexto lugar, é Hoshino、Me o Tsubutte。, mangá que foi lançado no ano anterior e desde então vem apresentando vendas pouco mais que satisfatórias e uma boa recepção. Os editores estão satisfeitos com o desempenho de Hoshino, o que explica porque o mangá ganha páginas coloridas e até capas digitais com certa regularidade.

Dois novatos ficaram nas décima sétima e décima oitava posições: Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho e World End Crusaders. Tsue Petit costuma variar suas posições e ainda alimenta chances relativas de se firmar na revista. Já World End Crusaders está numa situação bem complicada, contando com uma recepção muito aquém do esperado. É questão de tempo para o mangá ser finalizado.

A décima nona colocação foi para o veterano Seitokai Yakuindomo, que está a cinco capítulos da marca de 450 capítulos lançados. Seitokai continua em situação estável e tranquila na revista, com média de vendas de pelo menos 120 mil cópias por volume. Em vigésimo lugar ficou o novato Kessen no Kuon, que provavelmente será cancelado em não muito tempo. Não vejo essa obra conseguindo se estabilizar na line-up, já que não se trata de uma obra planejada para fechar as edições da revista (ao menos esse não era o planejamento original para Kessen no Kuon).


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros e Estáveis: Ahiru no Sora (Em hiato), Baby Steps, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo, Tsurezure Children
Aparentemente Seguros: Gotoubun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Tokyo Manji Revengers
Em Busca de Estabilização: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Runway de Waratte, Seishun Soukanzu
Em Risco de Cancelamento: Kessen no Kuon, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho, World End Crusaders
Fim Natural na Próxima Edição: Baby Steps


LEMBRETE

Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como ultimamente as raws acessíveis ao público ocidental foram as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Mas DESSA VEZ foi possível descobrir a posição de Hajime na revista, graças à página colorida que recebeu.

Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #47 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima, leitores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'