domingo, 5 de novembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #49 (Ano 2017).


De cabeça aos pés.

Primeiramente peço desculpas por mais uma TOC muito atrasada. Essa semana tivemos uma TOC bem interessante, do primeiro lugar até os mangás ausentes. Do mangá que recebeu capa ao mangá que receberá capa na próxima edição. Sim, não é uma TOC surpreendente, mas não deixa de ser interessante, e nos ajuda a entender melhor a situação da revista atualmente. Por isso, sem mais delongas, vamos analisar:

Weekly Shounen Jump #49 (06/11/2017)
Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c38 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Kimetsu no Yaiba c85
02 - One Piece c884
03 - Yakusoku no Neverland c62
04 - Dr. Stone c34
Tomatoypoo no Lycopene c05-1
Golem Hearts c02 (Página Colorida)
05 - Yuragi-sou no Yuuna-san c86
06 - Haikyuu!! c277
Full Drive c03
07 - Hinomaru Zumō c168
08 - Saiki Kusuo no Sainan c266
Grimm Reaper (Página Colorida, One Shot de Taisei Tsujita)
09 - Black Clover c132
Shokugeki no Sōma c238 (Página Colorida)
10 - Robot × Laserbeam c32
Bottom:
11 - Gintama c658
12 - Spring Weapon No. 1 c51
13 - Shudan c21
14 - Cross Account c20
Tomatoypoo no Lycopene c05-2
Ausentes: Boku no Hero Academia c159, Boruto: Naruto Next Generations c18 (Mensal), Hunter x Hunter c371 (Hiato) e World Trigger c165 (Hiato).

Weekly Shounen Jump #50 (13/11/2017)
Capa e Página Colorida de Abertura: Black Clover
Página Colorida: Spring Weapon No. 1, Yuragi-sou no Yuuna-san (Anúncio do Anime) e Gu to Gu (One Shot de Tanimoto Tatsuya)
Paginas Extra: Golem Hearts (23 páginas)
Extra: Póster de Black Clover, Bangaihen de Black Clover.


Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como capa e página colorida de abertura o nosso querido Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai. Após muitos meses do seu lançamento, os editores decidiram que era o momento de dar o destaque máximo para a série, e a decisão acredito que tenha sido acertada. A série tem um bom potencial, e pode se tornar uma boa série de meio tabela (estável como era Nisekoi), após ter o seu anime lançado (lembrando que esse anime só chegará, no MINIMO em 2019). Também tivemos nessa edição página colorida para Golum Heart, Grimm Reaper (One Shot) e para o nosso querido Shokugeki no Souma, que ficou em uma colocação baixa, mas aceitável, levando em conta os outros dois mangás a ganharem página colorida.

Em primeiro lugar na TOC tivemos Kimetsu no Yaiba que voltou ao topo após um longo período. É sempre bom ver um novato conquistando tal colocação, principalmente quando esse novato teve um início complicadíssimo e quase acabou sendo cancelado (já que sejamos sinceros, os dois primeiros volumes de Kimetsu venderam pouquíssimo). Atualmente a série é um sucesso garantido, e acredito que em 2018 receberá o anúncio do seu anime (que talvez só venha estrear em Outubro de 2018 ou em 2019). O único problema dessa adaptação é conseguir transformar o início lento e pouco cativante, em um início explosivo e emocionante. Se a série não vendeu tão bem nos dois primeiros volumes, e começou a crescer a partir do terceiro deve ter um motivo. Um anime deve ser um sucesso imediato, raramente um que começa mal, consegue explodir de popularidade depois. 

Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que é e continuará sendo o rei da revista por ainda muito anos. A dúvida, será que Oda irá lançar uma outra série após terminar ONE PIECE? Ou se tornará um mangaká de somente uma série (o que não seria um problema). Saberemos a resposta para tal pergunta somente daqui a uns 8 mil anos, quando ONE PIECE acabar. Em terceiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland que continua sendo um dos principais novatos da revista, e mesmo não pegando a primeira colocação essa semana, ficou entre os três primeiros colocados, como um modo de comprovar quem é o verdadeiro "o rei dos novatos" e Kimetsu no Yaiba só está em primeiro lugar, porque Yakusoku no Neverland deu a permissão. Yakusoku no Neverland é outra que série que tem tudo para receber o seu anime em 2019, com o anúncio acontecendo em 2018 mesmo.

Em quarto lugar tivemos Dr.Stone que também ficou entre os primeiros colocados, como vem acontecnedo quase todas as semanas. O motivo já foi explicado nas semanas anteriores, e essa situação (ficar entre os primeiros) devem se manter até chegar um novo novato de maior sucesso. Em quinto lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que na próxima semana irá anunciar o seu anime (tudo indica que seja o anime, mas também pode ser o anúncio da OVA que irá ser lançada na Jump Festa). Tudo indica, caso não tenha nenhum atraso na produção, que o anime deve estrear em Abril de 2018, que é considerada um dos melhores períodos para lançar uma temporada de anime (Outubro, que o Outuno japonês e Abril que é a primavera). Yuragi-Sou no Yuuna-San caso seja bem adaptado pode ter um futuro glorioso e se tornar uma das principais séries do mercado de mangás. Qual estúdio vocês esperam que adaptem a série à TV?

Em sexto lugar tivemos Haikyuu!! que com o TOP 5 cheio de novatos (temos somente uma série que não é novata, que é justamente ONE PIECE), teve que se acontentar com a sexta colocação. De qualquer modo essa colocação não é um grande impacto para a série, pois como eu já havia comentando nas semanas anteriores, a posição "normal" do mangá é na zona intermediária. Além disso. colocaram Full Drive logo após Haikyuu!! (na ordem de leitura), e isso é muito importante para a série novato, pois os leitores de Haikyuu!! (que são teoricamente amantes de série de esporte), assim que terminarem o capítulo da semana, se depararão com um capítulo de uma nova série de esporte, e podem acabar dando uma chance para o mangá, por isso Haikyuu!! está dando um boost a popularidade de Full Drive. A posição de Haikyuu!! é muito inteligente. Em sétimo lugar tivemos Hinomaru Zumou que continua na zona intermediária e está seguro na revista. 

Em oitavo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que alcançou a marca de 4 milhões de doláres conquistando em duas semanas no cinema. Não é um grandíssimo sucesso, mas levando em conta o custo do filme que deve ter sido baixo, a Shueisha com certeza está lucrando com o live-action. Em nono lugar tivemos Black Clover que conquistou uma posição ruim, se levarmos em conta que está com o anime em exibição (e também se levarmos em conta sua popularidade interna), mas essa semana os editores puderem ter a liberdade de classificar mal a série (e assim classificar bem vários novatos) por um motivo simples: próxima semana darão a Black Clover o destaque máximo. Por isso, nada mais justo antes de realçar a série, dar destaque a outros mangás. Já vimos fazendo isso previamente com Black Clover e outros mangás (no caso classificar mal uma edição antes ou uma depois da capa).

Em décimo lugar tivemos Robot x Laserbeam que comparado a semana passada melhorou um pouco, mas continua entre os últimos colocados. A série vem passando por maus bocados quando o assunto é TOC, e pode correr risco de cancelamento SIM, mas ainda é muito cedo para dar um veredito. Ainda por cima um possível sucesso de Full Driver pode ser uma péssima notícia tanto para Robot x Laserbeam quanto para Hinomaru Zumou, já que seria mais um mangá de esporte vendendo bem, e os editores podem começar a acreditar que a revista esteja se inchando de mangás do gênero. Tudo bem, eu retiraria primeiro Zumou, mas sinceramente, levando o amor dos editores pela série, não duvido dos editores preferirem transferir ou cancelar Robot x Laserbem. De qualquer modo, isso é só uma hipotese que provavelmente não se irá realizar. Os editores por enquanto não devem estar planejando cancelar nenhuma das duas séries. Gintama ficou em décimo primeiro lugar, continua está a salvo, vai acabar quando o autor quiser (que é em breve, provavelmente em Fevereiro, mas pode ser em qualquer momento de 2018).

Em décimo segundo lugar tivemos Spring Weapon Number One que pegou uma posição baixa, que combina mais com uma série que tem tudo para ser cancelada em Fevereiro. Tudo bem, a série várias vezes foi salva pelos editores e pode acontecer isso de novo na próxima leva, mas acho a possibilidade muito pequena, depende mais de duas situações, uma bem improvável: duas séries estreando. E uma outra provável, mas que acho que não acontecerá: três estreando, mas Gintama terminando naturalmente, assim salvando Spring. Em décimo terceiro lugar tivemos Shudan! que vendeu mal no seu primeiro e com certeza será cancelado na próxima leva (vendue menos que Cross Account) - a série está morta e enterrada, infelizmente -. Em último lugar tivemos Cross Account que outro mangá que já está morto, mas esse a muito mais tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'