domingo, 26 de novembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #52 (Ano 2017).


2017 Acabou!

escrito por Diego Felipe


As próximas edições não devem ser nada monótonas, caros leitores. O ano editorial de 2017 termina justamente nessa TOC #52 e a próxima edição já dará início ao ano editorial de 2018. E mal começará o ano e já veremos o grande pilar voltando, quatro estreias chegando e pelo menos dois autores veteranos que finalizarão suas respectivas obras. Mas já temos notícias de outros dois autores veteranos voltando para a line-up também. Bem, sem maiores delongas, eis o índice que encerra o ano editorial de 2017:

TOC Weekly Shonen Sunday #52 (2017):
Keyakizaka46 (Capa)
Amano Megumi wa Suki Darake! (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 100)
01. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 80)
02. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 32)
03. Major 2nd (capítulo 118)
04. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 69)
05. Tenshi to Akuto!! (capítulo 142)
06. Kyoukai no RINNE (capítulo 395)
07. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 78)
Tenshou no Quadrable (Página Colorida) (capítulo 32)
08. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulos 111 e 112)
09. Shinobino (capítulo 19)
10. Dagashi Kashi (capítulo 168)
Birdmen (Mangá Mensal, Página ColoridaNunca é Ranqueado(capítulo 54)
11. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 45)
12. Hatsukoi Zombie (capítulo 103)
13. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 313)
Kanojo no Umi Tate Nama Tamago (Minissérie) (capítulo 03)
Dotan wa Shibou chuu (One-shot)
14. K・O・I - King of Idol (capítulo 25)
15. Saike Mata Shite Mo (capítulo 99)
16. Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。 (capítulo 80) 
17. Inseki Shoujo - Meteor Girl (capítulo 27)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 37)
Daiku no Hatou (Ausente) (pausado no capítulo 29)
Zettai Karen Children (Ausente) (pausado no capítulo 487)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1006)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)


TOC Weekly Shonen Sunday #01 (2018):
CapaRetorno do Hiato: Detective Conan
Página Colorida de AberturaNovo Mangá: Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, por Kyouichi Nanatsuki (roteirista de ARMS e Area D: Inou Ryouiki) e Teppei Sugiyama
Página Colorida: Saike Mata Shite Mo
Novo Mangá: Tokachi Hitoribocchi Nouen
Ausente: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #02 (2018):
Página Colorida de AberturaNovo Mangá: Sokyuu no Ariadone (por Norihiro Yagi, autor de Angel Densetsu e Claymore)
- Páginas Coloridas: Amano Megumi wa Suki Darake!, Dagashi Kashi
- Ausente: Detective Conan
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #03-04 (2018):
Página Colorida de AberturaNovo Mangá: Mari Grave (por Hidenori Yamaji, autor de Atlantid)
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #05-06 (2018):
- Fim: Kyoukai no RINNE
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #07 (2018):
- Fim: Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。 
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko

TOCs indefinidas (2018):
Novos Mangás: obras intituladas de Kenjirou Hata (autor de Hayate no Gotoku! e Ad Astra Per Aspera) e Shun Matsuena (autor de Shijou Saikyou no Deshi Kenichi e Tokiwa Kitareri!!)


A capa da edição foi estampada por três integrantes do grupo musical Keyakizaka46 (como é de praxe, colocarei nos comentários as fotos para as quais elas posaram). As páginas coloridas de abertura foram para Amano Megumi wa Suki Darake!, que comemora a publicacação de seu centésimo capítulo. Apesar de não ter vendas extraordinários, o rendimento de Amano Megumi é muito positivo e o mangá agrada tanto os leitores quanto o grupo editorial da Weekly Shonen Sunday.

As outras páginas coloridas foram para o novato Tenshou no Quadrable - que, apesar da página colorida, dificilmente vai se salvar do cancelamento, que virá em menos de dez edições, aposto eu - e para o mangá mensal Birdmen, obra lançada mensalmente e que nunca é ranqueada, afinal, apesar dos capítulos serem lançados pontualmente uma vez por mês, a obra é lançada irregularmente levando em conta que a revista é semanal. Com um nível de vendas de volumes satisfatório, eu diria que Birdmen não tem muitas chances de ganhar uma adaptação em anime por ora.

Também tivemos o lançamento do terceiro (e, aparentemente, o último) capítulo da minissérie Kanojo no Umi Tate Nama Tamago e ainda o one-shot Dotan wa Shibou chuu. Recentemente parece que os editores decidiram se abrir para o lançamento de mais one-shots nas edições. O mangá Youkai Giga sempre é ranqueado na última posição das edições e, portanto, nunca é ranqueado. Mas parece que a obra vai ganhar mais um amiguinho pra ficar nas últimas posições, após o fim de Sunday Hikagaku Kenkyujo: Tokachi Hitoribocchi Nouen, novato que, pelo que vi das prévias, deve ficar na última posição da ordem de leitura.

Página Colorida de Abertura: Amano Megumi wa Suki Darake!

Estiverem ausentes o novato Daiku no Hatou, do mesmo autor - veterano - de Fantasista e Fantasista Stella, além de Zettai Karen Children, obra com 12 anos de publicação. Ambos retornarão na próxima edição e ambos devem se despedir da revista em 2018, mas em circunstâncias diferentes: enquanto Daiku no Hatou não vingou na revista, Zettai se despede longe de seu auge, mas com um desempenho satisfatório. O fim de Zettai certamente deixará saudades em uma boa quantidade de leitores.

Essa é a última edição em que Detective Conan estará oficialmente em hiato. O grande pilar retornará na primeira edição do ano editorial de 2018, com direito à sua tradicional capa (para quem não sabe, Conan ganha diretamente a capa da primeira edição dos anos editoriais). Já Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko seguem em hiato e não tem previsão alguma de retorno. No caso de Arata e Ryoko, provavelmente nunca mais os veremos sendo lançados. Gin no Saji deve retornar eventualmente.

A primeira posição foi para Souboutei Kowasu Beshi, obra com vendas muito boas para os padrões atuais da Shonen Sunday. O veterano Kazuhiro Fujita (o mesmo de Ushio to Tora e Karakuri Circus) conseguiu mais uma vez emplacar uma obra na Shonen Sunday. E esta deve durar um bom tempo sendo publicada. Em segundo lugar está Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~, que atualmente parece estar em um pequeno arco, pelo que pude compreender observando as raws. Hoankan Evans parece ter alcançado a estabilização, o que lhe garante um bom tempinho de permanência na revista.

Página Colorida de Abertura: Amano Megumi wa Suki Darake!

A terceira colocação ficou para Major 2nd. A torcida é para que a continuação desse clássico de beisebol alcance o auge de sua forma no ano que vem, com o lançamento de sua adaptação em anime. Antes do anime, Major 2nd já apresenta um rendimento muito bom: 250 mil cópias em média por volume. Em quarto está Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, cujo capítulo dessa edição até apelou um pouco mais para o ecchi. E mais uma vez vemos Aozakura (que estará ausente na próxima edição) prosseguir com sua situação estável na revista. A quinta posição foi para Tenshi to Akuto!!, que passou a pegar posições mais elevadas recentemente e continua com um rendimento satisfatório.

A sexta colocação ficou para Kyoukai no RINNE, que se despedirá da revista em apenas cinco edições. O fim da obra foi anunciado há poucos dias. Apesar de não ter um nível de vendas de volumes dos mais elevados, RINNE tinha um bom rendimento comercial, graças à exibição do anime. Pode não ser a melhor obra criada pela consagrada Rumiko Takahashi (autora de Urusei Yatsura, Ranma 1/2, InuYasha e Maison Ikkoku), mas isso não impediu RINNE de ser um sucesso na revista e de durar oito anos de publicação. A obra, de certa forma, fará falta.

Repousando na sétima posição, Maou-jou de Oyasumi continua em uma posição bem confortável, sem riscos de cancelamento. Em oitavo está Komi-san wa、Komyushou Desu。, obra que continua em alta na revista mas que, de certa forma, sinto que anda um pouco pra escanteio por parte dos editores... o que não é mal sinal para o mangá, é apenas sinal de que outras obras estão recebendo mais atenção, talvez para maior divulgação. É o caso de Shinobino, que pegou a nona colocação. Shinobino ainda precisa apresentar resultados mais expressivos nas vendas de volumes se quiser se manter na line-up.

Página Colorida: Tenshou no Quadrable

Fechando o Top 10, Dagashi Kashi continua com um rendimento muito bom, apesar de seu destaque por parte dos editores estar cada vez mais moderado. Mas tal destaque moderado não significa que os editores não estejam satisfeitos com o rendimento desse mangá, que continua com um bom desempenho comercial. O décimo primeiro lugar, por sua vez, foi para Maiko-san chi no Makanai-san, justamente o primeiro novato a ser lançado no ano editorial de 2017. Apesar de ter um rendimento bem longe do extraordinário, Maiko-san vai conseguindo se manter são e salvo, sem riscos de cancelamento.

E na porta do bottom, na décima segunda colocação, vemos Hatsukoi Zombie, que volta a sofrer variações nas suas posições na ordem de leitura e também a pegar posições medíocres. A situação de Zombie, porém, continua estável: apesar das vendas de volumes serem razoáveis, a recepção dos leitores é muito boa e o apoio dos editores também é elevado. Além disso, Ryo Minenami continua desenvolvendo a obra, sem ainda ter chegado a momentos decisivos para a reta final.

Quem dá as caras na abertura do bottom - na décima terceira posição dessa edição - é o mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare, que continua em situação estável. Alguns leitores, através das raws, desconfiam que a obra possa ser finalizada em não muito tempo, hipótese essa que eu mesmo não descartaria, embora acredite que o fim de Be Blues! não será num prazo tão curto. Mas para todos os efeitos, o eventual fim de Be Blues! seria o fim de mais uma obra veterana.

Página Colorida: Birdmen

No décimo quarto lugar está K・O・I - King of Idol, que costuma variar bastante suas posições na ordem de leitura. Por enquanto esse novato (do mesmo autor de The World God Only Knows) vai se garantindo no plantel, sem grandes riscos de cancelamento nesse curto prazo. E a décima quinta posição é de Saike Mata Shite Mo, obra publicada irregularmente que não se destaca muito em comparação com as demais, mas que é muito apoiada pelos editores, o que ajuda a garantir sua permanência. Na próxima edição, Saike chegará ao seu centésimo capítulo lançado e receberá pelo menos uma página colorida em comemoração.

A décima sexta colocação foi para Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。, que teve seu fim anunciado para a edição #07 de 2018 (ou seja, daqui a apenas cinco edições). Apesar das vendas sastisfatórias, Hiiragi-sama não era um mangá com recepção tão satisfatório e sua popularidade era (e ainda é) baixa. Mas olhando pelo lado meio cheio, pelo menos o autor Hiroyuki Nishimori (de 54 anos e autor de sucessos como Kyou Kara Ore Wa e Tenshi na Konamaiki) poderá descansar um pouco mais. É mais um autor veterano que se despede da line-up ao menos temporariamente, caso ele pretenda continuar escrevendo mangás.

O décimo sétimo lugar ficou para o novato mal-sucedido novato Inseki Shoujo - Meteor Girl, que viu seus dois colegas novatos de bottom (Daiku no Hatou e Tenshou no Quadrable) ficarem longe de sua companhia. Mas o trio deve estar reunido para ficar no bottom novamente na próxima edição. E, apesar do anúncio do fim do veterano Kyoukai no RINNE e também de Hiiragi-sama, a situação de Inseki Shoujo, Daiku e Tenshou no Quadrablou não melhora e o trio continua com riscos de cancelamento.


SOBRE OS PRÓXIMOS NOVATOS...

Na edição anterior, cheguei a falar brevemente sobre os novatos, mas não tinha muitas informações (na verdade, ainda tenho menos informações do que gostaria, mas pelo menos recebi novidades). A edição #45 já havia confirmado a estreia de duas novas obras, uma de autoria de Norihiro Yagi (a obra não teve nome revelado até então) e outra de nome Tantei Nemo to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, cujo roteiro seria feito por Kyouichi Nanatsuki (roteirista de ARMS e Area D: Inou Ryouiki) e as ilustrações seriam feitas por Teppei Sugiyama.

Prévia da edição #45 (2017)

Nos comentários da edição, porém, foi possível não só descobrir o nome da nova obra de Norihiro Yagi (Sokyuu no Ariadone) como também foi possível ver a prévia dos três principais novatos a estrear nas próximas edições (não recebemos nenhuma ilustração prévia de Tokachi Hitoribocchi Nouen).

Prévia da edição #52 (2017)

De quebra, ainda tivemos o anúncio do retorno de dois autores com obras novas para as próximas edições: Kenjirou Hata (autor de Hayate no Gotoku! e Ad Astra Per Aspera) e Shun Matsuena (autor de Shijou Saikyou no Deshi Kenichi e Tokiwa Kitareri!!). Mas só mais pra frente saberemos maiores detalhes das próximas obras desses dois (como o título ou a data de estreia)


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan (sai brevemente do hiato na próxima edição)
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, K・O・I - King of Idol, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros:  Shinbobino, Youkai Giga
Em Risco Grande de Cancelamento: Daiku no Hatou, Inseki Shoujo - Meteor Girl, Tenshou no Quadrable
- Será Finalizado Naturalmente em Três Edições: Kyoukai no RINNE
- Será Finalizado em Cinco Edições: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
MinissérieKanojo no Umi Tate Nama Tamago
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Futuros Mangás Estreantes (*): Mari Grave, Sokyuu no Ariadone, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Tokachi Hitoribocchi Nouen, 2 OBRAS INTITULADAS

LEGENDA
(*) - Teremos em breve as estreias de duas obras, uma do autor Kenjirou Hata e outra de Shun Matsuena


Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #52, a última do ano editorial de 2017. Na próxima edição teremos o início do ano editorial de 2018.
Até a próxima, pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'