segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #51 (Ano 2017).


O Retorno de Ahiru no Sora


escrito por Diego Felipe

Depois de um bom tempo, enfim Ahiru volta a ter capítulos lançados. Fez falta, viu? É um mangá veterano e com um bom apoio dos editores e leitores. Bem, confesso que nem tenho muito a dizer nesse parágrafo introdutório, então vamos logo para o índice.

TOC Weekly Shonen Magazine #51 (2017):
Ahiru no Sora (Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura, Retorno do Hiato) (capítulo 562)
01. Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho (capítulo 29)
8jou Carnival (Pré-Rank) (capítulo 02)
02. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 20)
Fumetsu no Anata e (Página Colorida) (capítulo 46)
03. Nanatsu no Taizai (capítulo 234)
04. Domestic na Kanojo (capítulo 165)
05. Seitokai Yakuindomo (capítulo 449)
06. Tokyo Manji Revengers (capítulo 39)
07. Gotobun no Hanayome (capítulo 15)
08. DAYS (capítulo 225)
09. Senryuu Shoujo (capítulo 61)
10. Hoshino、Me o Tsubutte。 (capítulo 76)
11. Tsurezure Children (capítulo 164)
12. En En no Shouboutai (capítulo 105)
13. Runway de Waratte (capítulo 25)
14. Seishun Soukanzu (capítulo 12)
15. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 34)
16. Real Account (capítulo 141)
17. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 12)
18. World End Crusaders (capítulo 23)
Daiya no Ace - Act II (Ausente) (pausado no capítulo 102)
Fuuka (Ausente) (pausado no capítulo 180)
Kessen no Kuon (Ausente) (pausado no capítulo 15)

TOC Weekly Shonen Magazine #52 (2017):
- Página Colorida de Abertura: Fuuka
- Página Colorida: Hoshino、Me o Tsubutte。


Depois de um bom tempo em hiato, Ahiru no Sora enfim está de volta, com direito a capa digital e duas páginas coloridas de abertura. Mesmo não estando mais no auge de sua popularidade, Ahiru continua apresentando um nível de vendas de volumes muito bom (pouco menos de 200 mil por volume). A outra página colorida foi para Fumetsu no Anata e, que continua em alta na revista, com uma boa recepção interna e um nível de vendas de volumes acima do razoável. É bem verdade que o mangá anterior da autora (Koe no Katachi) fez bem mais sucesso. Mas o importante é que Fumetsu agradou e será mantido pelo tempo que a autora achar necessário.

O novato 8jou Carnival ainda está em seu segundo capítulo e só passará a ser ranqueado a partir do lançamento de seu oitavo capítulo (ou nono, caso a obra ganhe página colorida no lançamento do oitavo capítulo).Três mangás estiveram ausentes nessa edição: Daiya no Ace - Act II (um dos pilares da revista atualmente, com média de vendas de 350 mil cópias por volume), Fuuka (obra em situação estável mas com aproveitamento comercial relativamente saturado) e Kessen no Kuon (novato que não está fazendo sucesso na revista e que será cancelado em breve).

Em primeiro lugar tivemos uma pequena surpresa: Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho. O novato de nome longo ainda está brigando por sua estabilização e por enquanto não está sendo um dos mais cotados ao cancelamento (o que não garante sua permanência a médio prazo, porém). A segunda posição foi para outro novato: Kanojo, Okarishimasu, que continua em sua briga pela estabilização, porém contando com a vantagem das vendas satisfatórias do primeiro volume. A terceira posição foi para o pilar Nanatsu no Taizai, que segue sem grandes surpresas por enquanto. Nanatsu segue como a obra com melhor nível de vendas de volumes da Weekly Shonen Magazine.

Página Colorida de Abertura: Ahiru no Sora

A quarta colocação foi para Domestic na Kanojo, que continua em situação estável na revista, sem riscos de cancelamento. O mesmo vale para Seitokai Yakuindomo, que ficou na quinta colocaçãoandou pegando umas posições baixas ultimamente mas continua em situação estável. O sexto lugar foi para Tokyo Manji Revengers, que, embora não apresente um nível de vendas de volumes dos mais impressionantes, vai conseguindo se firmar.

O sétimo lugar foi para o novato Gotobun no Hanayome, que foi bem recebido pelo público e viu seu primeiro volume precisar de uma reimpressão. A obra não vende ou venderá muito por ora, mas seu rendimento deve ser suficiente para que consiga se firmar na revista. O mangá de futebol DAYS fica em oitavo, mantendo uma boa recepção e uma média de vendas de 150 mil cópias por volume. Em suma, DAYS está em situação bem tranquila. Em nono está Senryuu Shoujo, obra lançada em 2016 e que viu seu nível de vendas de volumes melhorar, o que consolidou sua permanência na line-up da Weekly Shonen Magazine.

Após ficar ausente na edição anterior, Hoshino、Me o Tsubutte。 retorna para fechar o Top 10 dos mangás ranqueados. Hoshino continua com uma boa recepção e com um nível de vendas de volumes satisfatório, o que garante sua permanência por um bom tempo. Depois de algumas posições no bottom, Tsurezure Children sai da zona dos cinco últimos ranqueados e pega a décima primeira posição. Tsurezure não apresenta um nível insatisfatório de vendas de volumes, mas com o fracasso do anime a tendência é que a obra entre para o limbo do esquecimento até ser finalizada.

Página Colorida de Abertura: Ahiru no Sora

A décima segunda colocação foi para En En no Shouboutai, que continua em situação bem tranquila na revista. Com um bom potencial de expansão comercial, não descarto as possibilidades de En En receber um anúncio de adaptação em anime no ano de 2018. Na porta do bottom, no décimo terceiro lugar, quem dá as caras é o novato Runway de Waratte, que por enquanto parece que vai se estabilizando na line-up. Se a obra não cair de produção em um prazo muito curto, Runway completará um ano de publicação mais pra frente.

Quem abre o bottom dessa vez, na décima quarta posição, é o novato Seishun Soukanzu. Ainda é cedo para dizer se Seishun corre riscos de cancelamento, mas se começar a pegar posições baixas demais, podemos considerar que a permanência da obra está ameaçada, mesmo que considerando um prazo curto de estipulação. A décima quinta colocação foi para Kishuku Gakkou no Juliet, mangá transferido há pouco tempo da Bessatsu Shonen Magazine. Ainda é preciso esperar por mais tempo para saber se essa transferência será realmente positiva para o rendimento da obra ou se os resultados serão aquém do esperado.

E, como é de praxe, eis que vemos Real Account pegar uma posição baixa na ordem de leitura, nesse caso ficando na décima sexta posição. A situação de Real Account é estável e o mangá não corre riscos de cancelamento. Porém, ao mesmo tempo, fica sem receber destaque do grupo editorial ou páginas coloridas. É um autêntico mangá jogado no limbo do esquecimento. No décimo sétimo e no décimo oitavo lugares vemos os novatos Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai e World End Crusaders, que não estão se firmando. Essas duas obras, que não caíram nas graças do público. serão canceladas em questão de tempo se não tivermos nenhuma surpresa.

Página Colorida: Fumetsu no Anata e


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros e Estáveis: Ahiru no Sora (Em hiato), Baby Steps, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo
Aparentemente Seguros: Gotoubun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Runway de Waratte, Tokyo Manji Revengers, Tsurezure Children
Em Busca de Estabilização: Seishun Soukanzu, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho
Em Risco de Cancelamento: Kessen no Kuon, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, World End Crusaders


LEMBRETE

Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como ultimamente as raws acessíveis ao público ocidental foram as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Foi o que aconteceu nessa edição, por exemplo. Hajime pode até estar presente no volume fixo, mas não aparecerá na raw digital.

Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #51 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'