terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #08 (Ano 2018).


Ausências

escrito por Diego Felipe

Cinco mangás que eram publicados semanalmente estão em hiato (dentre eles pelo menos dois têm capítulos publicados frequentemente). Mais um deve se juntar a essa turma na próxima edição (já seriam 3 mangás lançados regularmente que entram em hiato).  E como se não bastassem os mangás em hiato, um novato se ausentou nessa edição. É, está difícil manter todas as obras sendo publicadas. Enfim, eis o índice da revista.

TOC Weekly Shonen Sunday #08 (2018):
Yui Oguri (Capa)
Maou-jou de Oyasumi (Página Colorida de Abertura) (capítulo 84)
Sokyuu no Ariadne (Pré-Rank) (capítulo 05)
01. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulos 119 e 120)
02. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 106)
03. Dagashi Kashi (capítulo 174)
04. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 74)
Hatsukoi Zombie (Página Colorida) (capítulo 109)
Marry Grave (Pré-Rank) (capítulo 04)
05. Tenshi to Akuto!! (capítulo 148)
06. Shinobino (capítulo 25)
07. Major 2nd (capítulo 124)
Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (Pré-Rank) (capítulo 06)
08. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 38)
Shinigami Bocchan to Kuroi Maid (Capítulo Especial)
09. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 319)
10. Daiku no Hatou (capítulo 35)
11. Zettai Karen Children (capítulo 492)
12. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 86)
13. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 51)
14. Inseki Shoujo -Meteor Girl- (capítulo 33)
15. Tenshou no Quadrable (Último Capítulo) (capítulo 38)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 26)
Tokachi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 06)
K・O・I - King of Idol (Ausente) (pausado no capítulo 30)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1008)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Saike Mata Shite Mo (em hiato) (pausado no capítulo 102)

TOC Weekly Shonen Sunday #09 (2018):
Páginas Coloridas de Abertura: Major 2nd
Página Colorida: Marry Grave
Mangá Mensal: Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai
- Capítulo Especial: Shinigami Bocchan to Kuroi Maid (Capítulo Especial)
Cancelamento: Inseki Shoujo -Meteor Girl-
- Em hiato: Detective Conan, Be Blues! ~ Ao ni Nare, Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko e Saike Mata Shite Mo

TOC Weekly Shonen Sunday #10 (2018):
- Página Colorida de Abertura: Tenshi to Akuto!!
- Página Colorida: Dagashi Kashi
Mangá Mensal: Birdmen
Em hiato: Detective Conan, Be Blues! ~ Ao ni Nare, Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko e Saike Mata Shite Mo

TOC Weekly Shonen Sunday #11 (2018):
Em hiato: Detective Conan, Be Blues! ~ Ao ni Nare, Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko e Saike Mata Shite Mo


A capa e as fotos especiais da edição foram para Yui Oguri, jovem modelo, cantora e idol do time B do famoso grupo AKB48. Já a página colorida de abertura foi para Maou-jou de Oyasumi... sim, isso mesmo, o mangá da princesa dorminhoca ganhou uma bela regalia/página colorida nessa edição. O mangá está em situação tranquila, com um nível de vendas mais que razoável para um gag mangá (60 mil cópias por volume vendidas em média) e com uma boa recepção interna do público.

A outra página colorida foi para Hatsukoi Zombie, que também continua em boa fase na line-up, o que até permite que Ryo Minenami (responsável pela obra) protele seu desenvolvimento até onde considerar possível, ainda mais considerando que a recepção interna continua boa. Tivemos ainda a publicação de um capítulo especial do mangá Shinigami Bocchan to Kuroi Maid. Na próxima edição teremos outro capítulo especial desse mesmo mangá. 

Três novatos estão em fase de pré-ranqueamento e cada um deles só passará a ser ranqueado quando chegaram ao oitavo capítulo lançado ou, caso o oitavo capítulo ganhe página colorida, a partir do nono capítulo. São eles: Sokyuu no Ariadne (em seu quinto capítulo), Marry Grave (em seu quarto capítulo) e Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (em seu sexto capítulo). Dois mangás sempre pegam a penúltima e a última posição da ordem de leitura e por isso nunca são ranqueados: Youkai Giga e Tokachi Hitoribocchi Nouen, respectivamente.

Dos mangás que não entraram em hiato anteriormente, o único ausente foi K・O・I - King of Idol, que não teve seu 31º capítulo lançado nessa edição, mas tem previsão para retornar na próxima edição. E temos também um quinteto em hiato. Mais uma vez explicarei a situação dessas obras:
  • Detective Conan: O grande pilar da revista. Tem média de vendas superior a 500 mil cópias por volume. Por enquanto está em hiato, sem previsão de retorno.
  • Gin no Saji: Gin no Saji passa a maior parte do tempo em hiato e só faz retornos eventuais para ter 3 capítulos lançados e voltar pro hiato. Não são remotas as chances de saírem pelo menos mais 3 capítulos de Gin no Saji nesse ano.
  • Saike Mata Shite Mo: Saike costuma ser publicado entre pausas longas. Tem um nível de vendas razoáveis e uma boa recepção. Os editores demonstram estar satisfeitos com o desempenho de Saike. Não deve demorar a ter capítulos publicados.
  • Arata Kangatari: Veterano bem-sucedido que está em hiato há quatro anos e provavelmente não terá mais capítulos lançados.
  • Ryoko: Novato mal-sucedido que corria risco de cancelamento mas acabou entrando em "hiato". É bem provável que nunca mais volte a ter capítulos lançados na revista. Não seria má ideia parar de citar que a obra está em hiato, por exemplo.

Página Colorida de Abertura: Maou-jou de Oyasumi

O primeiro lugar entre os ranqueados foi para Komi-san wa、Komyushou Desu。, que teve dois capítulos lançados nessa edição e continua em alta na revista. Embora eu ache estranho que o mangá não tenha recebido nenhuma página colorida nas últimas edições, a verdade é que a situação da obra é muito tranquila, com uma média de vendas de 150 mil cópias por volume. Já a segunda posição foi para Amano Megumi wa Suki Darake!, obra que também está firme no plantel, com uma média de vendas de 60 mil cópias por volume. Amano Megumi é um mangá com um baita apoio dos editores, que na maior parte do tempo tentam destacar o mangá. E os leitores continuam apreciando a leitura, principalmente com relação às cenas ecchi.

Após ter ganho a capa e as páginas coloridas de abertura, Dagashi Kashi pega uma ótima terceira posição e já vai receber outra página colorida na edição #10, ou seja, daqui a duas edições. Dagashi continua em alta na revista, com média de vendas de 200 mil cópias por volume e uma ótima recepção. E o mangá volta a ganhar destaque com a exibição da segunda temporada de seu anime. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari pegou a quarta colocação. A obra ainda se mantem em situação segura, com um nível de vendas de volumes satisfatório e com uma recepção interna muito boa. Os editores e o público estão satisfeitos com a obra por enquanto.

A quinta colocação foi para Tenshi to Akuto!!, que continua em situação confortável na revista, com um nível satisfatório de vendas de volumes e sem riscos de cancelamento. Quem não está tão a salvo assim na line-up é Shinobino, que até pegou uma posição alta nessa edição (o sexto lugar) mas ainda não está garantido na line-up, ainda mais considerando o baixo nível de vendas de seu primeiro volume. Se as coisas não melhorarem Shinobino passará a sofrer ainda mais com a ameaça de cancelamento.

O promissor Major 2nd está em sétimo lugar, apenas aguardando a estreia de seu anime. É a chance do rendimento comercial do mangá explodir, da obra conseguir melhorar seu nível de vendas de volumes (que, por enquanto, é de 250 mil cópias por volume). A oitava colocação foi para Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ , mangá de faroeste que, com seu nível satisfatório nas vendas e sua boa recepção, conseguiu se firmar na revista e nela deve permanecer por um bom tempo.

Página Colorida: Hatsukoi Zombie

O nono lugar foi para o veterano mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare, que entrará em hiato na próxima edição. É a sexta obra lançada semanalmente na Weekly Shonen Sunday que entra em hiato ou numa pausa longa. Mas bem, aguardemos o retorno do mangá. Na décima colocação e na porta do bottom, quem deu as caras foi Daiku no Hatou, novato que está sob risco de cancelamento devido às baixas vendas dos primeiros volumes. Os editores tem boa relação com o autor e tentarão apoiar a obra até onde der. Mas se não tivermos nenhuma surpresa o mais provável é que Daiku acabe cancelado em breve.

O bottom dessa edição foi ocupado por três mangás estáveis e por dois mangás praticamente cancelados. Os três estáveis foram: Zettai Karen Children (décima primeira posição), Souboutei Kowasu Beshi (décimo segundo lugar) e Maiko-san chi no Makanai-san (décima terceira colocação). Zettai, que abriu o bottom, é um veterano que, apesar do desgaste de mais de uma década de publicação, continua querido pelos leitores da revista. A obra também está perto da marca de 500 capítulos publicados. Souboutei é um mangá lançado em 2016 que alcança a ótima média de 100 mil cópias em média vendidas por volume, além de manter uma boa recepção. Maiko-san, por sua vez, vende em média 60 mil cópias e também caiu nas graças do público.

Nas últimas duas posições entre os ranqueados estão dois novatos mal-sucedidos e já cancelados por decreto: Inseki Shoujo -Meteor Girl- (décimo quarta posição) e Tenshou no Quadrable (décimo quinto lugar). Quadrable teve seu 38º e último capítulo lançado nessa edição. Já Inseki Shoujo será finalizado em seu 34º capítulo, que será lançado na próxima edição. Fica o desejo de boa sorte aos autores desses dois mangás em suas próximas tentativas.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan (em hiato)
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare (entrará em hiato na próxima edição), Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros: K・O・I - King of Idol, Youkai Giga
Em Busca de Estabilização: Sokyuu no Ariadone, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Marry Grave, Tokachi Hitoribocchi Nouen
Em Risco Relativo de Cancelamento: Daiku no Hatou, Shinobino
- Cancelado Nessa Edição: Tenshou no Quadrable
- Cancelado Na Próxima Edição: Inseki Shoujo - Meteor Girl,
- Não São Mais Lançados: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)


Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #08 da Weekly Shonen Sunday, em 2018.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'