segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #06 (Ano 2018).


Enquanto um é Cancelado, Outro Pode Ganhar Filme

escrito por Diego Felipe

Não farei muito mistério quanto ao título da análise: Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho foi cancelado nessa edição, bem como já foi informado na análise anterior. Infelizmente esse novato não vingou. Real Account, por sua vez, vai ganhar um filme live-action. Pelo menos essa é a informação que encontrei em alguns sites por aí. Bem, sem maiores delongas, vamos ao índice da vez.fu

TOC Weekly Shonen Magazine #06 (2018):
Hajime no Ippo (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 1205)
01. Tokyo Revengers (capítulo 44)
02. Gotoubun no Hanayome (capítulo 20)
03. Seitokai Yakuindomo (capítulo 454)
04. En En no Shouboutai (capítulo 110)
05. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 25)
06. DAYS (capítulo 230)
Fate/Grand Order -turas réalta- (Capítulo Especial)
Sensei、Suki desu。 (Pré-Rank, Páginas Extras) (capítulo 02)
07. Tsurezure Children (capítulo 169)
08. Nanatsu no Taizai (capítulo 248)
09. Daiya no Ace - Act II (capítulo 107)
10. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 17)
11. Domestic na Kanojo (capítulo 170)
12. Ahiru no Sora (capítulo 566)
13. Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho (Último Capítulo) (capítulo 34)
14. Runway de Waratte (capítulo 30)
15. Seishun Soukanzu (capítulo 17)
16. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 39)
8jou Carnival (Pré-Rank) (capítulo 07)
17. Hoshino、Me o Tsubutte。 (capítulo 81)
18. Fuuka (capítulo 184)
19. Senryuu Shoujo (capítulo 66)
20. Fumetsu no Anata e (capítulo 51)
Real Account (Ausente) (pausado no capítulo 145)

TOC Weekly Shonen Magazine #07 (2018):
- Páginas Coloridas de Abertura: Fumetsu no Anata e (23 p.)
- Página Colorida: Real Account, Runway de Waratte

As páginas coloridas de abertura foram para Hajime no Ippo, o grande veterano da revista, com quase três décadas de publicação. Porém... pelo que consta os capítulos de Ippo não saem junto com a edição digital da Weekly Shonen Magazine. E como eram as únicas páginas coloridas nessa edição, pelo visto não terei como obter as páginas coloridas por ora. Essa edição não terá páginas coloridas, infelizmente. Também tivemos o lançamento de um capítulo especial de Fate/Grand Order -turas réalta-.

Dois novatos ainda estão em fase de pré-ranqueamento: Sensei、Suki desu。 (que está em seu segundo capítulo e recebeu páginas extras nessa edição) e 8jou Carnival (em seu sétimo capítulo). Esses mangás passarão a ser ranqueados a partir do oitavo capítulo. Sensei acabou de começar sua trajetória, mas 8jou já passará a ser ranqueado na próxima edição. E, a julgar pelos seus ranqueamentos prévios, a expectativa não é das mais elevadas para esse mangá, que terá problemas para se estabilizar (se é que vai conseguir).

O mangá Real Account esteve ausente nessa edição. A obra até então vinha com média de vendas de pelo menos 60 mil cópias por volume e conseguia se manter estável, mas os editores não apostavam no potencial comercial da obra... até que veio o anúncio (a ser confirmado) de um filme live-action. Parece que enfim Real Account terá uma pequena chance de ao menos ganhar mais destaque, embora a meu ver o mais provável é que os editores não estejam muito entusiasmados com esse filme. O mangá ganhará página colorida na próxima edição, quando retorna.

Perto de completar um ano de publicação, Tokyo Revengers ficou no primeiro lugar entre os ranqueados. A obra apresenta um nível satisfatório de vendas (pouco menos de 50 mil cópias em pouco mais de um mês) e deve se manter na revista por um período de médio prazo no mínimo. A segunda posição foi para o novato Gotoubun no Hanayome, que aos poucos vê seu nível de vendas ficar em 60 mil cópias em até um mês. Gotoubun vai conseguindo se estabilizar e vai mantendo a sua boa recepção. Tais fatores diminuem bastante o risco do cancelamento. 

A terceira colocação foi para o veterano gag mangá Seitokai Yakuindomo, que pode não receber tanto destaque dos editores, mas segue vendendo bem (100 mil cópias por volume em até um mês) e não corre riscos de cancelamento. Após ter pego um último lugar na edição anterior, En En no Shouboutai dá o pulo do puma na ordem de leitura (pulo do gato é pouco, tamanha a subida). Ficou na quarta colocação. O mangá continua em situação confortável, com média de vendas de quase 100 mil cópias por volume em até um mês e meio de vendas.

O quinto lugar ficou para Kanojo, Okarishimasu, que continua com uma boa recepção interna e com apoio dos editores e apresenta um nível de vendas de volumes satisfatório. A obra deve se manter em segurança pelo menos a médio prazo. O mangá de futebol DAYS ficou na sexta posição. O mangá de futebol tem média de vendas de pelo menos 150 mil cópias por volume em um mês. A obra mantém uma boa recepção, continua popular internamente e deve permanecer na revista por um bom tempo.

Deixado pra escanteio pelos editores, Tsurezure Children ficou com a sétima colocação. Tsurezure tem um nível satisfatório de vendas (60 mil cópias em pouco mais de um mês) mas o fracasso do anime de certa forma fez com que o potencial comercial da obra se reduzisse e por isso o mangá está no limbo do esquecimento. O pilar Nanatsu no Taizai ficou com o oitavo lugar. Nanatsu segue em alta na revista, com média de vendas superior a 500 mil cópias por volume. Porém é preciso lembrar que o mangá pode ser finalizado a um prazo não muito longo. A Shonen Magazine precisará estar preparada para isso mais pra frente.

Abaixo de Nanatsu, outro pilar Daiya no Ace - Act II deu as caras na nona posição. Seu volume mais recente vendeu até agora 270 mil cópias e deve fechar o mês com pelo menos 300 mil cópias vendidas. É um belíssimo nível de vendas (o segundo melhor entre os mangás do plantel). Quem fecha o Top 10 é Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, que pega uma posição um pouco mais alta após algumas aparições no bottom. Porém, por ora, ainda acredito que Mako-san possa estar ameaçado pelo risco de cancelamento. Só o tempo dirá se estou certo ou errado.

A décima primeira colocação ficou para Domestic na Kanojo, que continua em situação estável, embora nem sempre receba destaque dos editores. DomeKano vende entre 70-80 mil cópias por volume em período de aproximadamente um mês. O veterano mangá de basquete Ahiru no Sora também ficou no "meio da tabela", isto é, na décima segunda posição. Ahiru continua em situação confortável, apesar da queda nas vendas de volumes, o que não impede o mangá de vender pelo menos 200 mil cópias por volume em período superior a um mês.

O décimo terceiro lugar foi para o cancelado Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho, que teve seu último capítulo lançado nessa edição. A obra não conseguiu apresentar um nível satisfatório de vendas de volumes, diferente do que houve com Senryuu Shoujo, que também estreou sem muito alarde mas se estabilizou. Fica o meu desejo de boa sorte ao autor de Tsue Petit em sua próxima obra. Depois de ter sido ranqueado em primeiro lugar na edição anterior, Runway de Waratte ficou com a medíocre décima quarta posição. Mas a situação de Runway, por enquanto, é tranquila e favorável. Vale lembrar que o primeiro capítulo do mangá já foi traduzido para o português pela Nakama Mangás. Também vale lembrar que Runway deve ganhar página colorida e páginas extras na página edição.

Na porta do bottom quem dá as caras é Seishun Soukanzu, na décima quinta posição. Seishun, que ganhou página colorida na edição anterior, está brigando por sua estabilidade e tentando se firmar. Mas isso não será nada fácil, apesar de mais novatos terem conseguido se estabilizar com vendas mais satisfatórias nos últimos meses. Quem abre o bottom na décima sexta colocação dessa edição é Kishuku Gakkou no Juliet, que continua em boa fase após sua transferência da mensal Bessatsu Shonen Magazine para a Weekly Shonen Magazine. A média de vendas desse mangá é de pelo menos 80 mil cópias por volume em um mês, passando dos 100 mil em período de quase um mês e meio.

Com um ano e meio de publicação, Hoshino、Me o Tsubutte。, num contexto geral, está em situação tranquila, com vendas satisfatórias (50-60 mil cópias por volume em até um mês) e boa recepção. Mas nessa edição não escapou do bottom: ficou no décimo sétimo lugar. Enquanto isso, jogado no limbo do esquecimento, Fuuka ficou na décima oitava colocação dessa vez. O mangá de Kouji Seo não corre riscos de cancelamento e até tem vendas satisfatórias (60 mil cópias por volume em um mês aproximadamente). Mas é fato que Fuuka está em desgaste na line-up e depende do imenso apoio dos editores para ganhar destaque, diferente do que vimos entre 2014 (ano de estreia) e 2016, quando a obra atraia mais o público.

A décima nona posição foi para o gag mangá Senryuu Shoujo, que vem apresentando um nível de vendas satisfatório na revista (50 mil cópias por volume em até um mês de vendas). Parece que Senryuu já garantiu sua permanência na revista por um bom tempo. E a ordem de leitura da revista é encerrada por Fumetsu no Anata e, mangá que pegou o vigésimo lugar e apresenta um nível de vendas levemente superior ao que podemos considerar satisfatório (a média é de aproximadamente 80 mil cópias por volume em período superior a um mês de vendas). Fumetsu segue firme na revista, sem riscos de cancelamento e, de quebra, ganhará as páginas coloridas de abertura da próxima edição.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros a Longo Prazo: Ahiru no Sora, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo
Seguros a Curto/Médio Prazo: Gotoubun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Runway de Waratte, Tokyo Revengers
Relativamente Seguros, Com Boas Chances de Acabar Em 2018: Real Account, Tsurezure Children, Seishun Soukanzu
Novato: Sensei、Suki desu。
Em Risco de Cancelamento: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
Cancelado Nessa Edição: Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho


LEMBRETE

Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como ultimamente as raws acessíveis ao público ocidental foram as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Nessa edição, Hajime foi o único mangá a receber páginas coloridas. Como o mangá não sai digitalmente, não foi possível ter acesso às páginas coloridas.

Bem, galera, assim termina a análise da edição #06 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'