terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #07 (Ano 2018).


Sobre Cancelamentos e Hiatos

escrito por Diego Felipe

Nas próximas três edições, vamos nos deparar com as seguintes situações: dois novatos mal-sucedidos serão cancelados e um mangá veterano em situação estável entrará em um breve (?) hiato, se tornando a sexta obra em hiato na revista, isso se ainda considerarmos os hiatos de Arata Kangatari e Ryoko, que nunca mais devem retornar. E de quebra um mangá que não ganha páginas coloridas há um tempinho ganhará logo as páginas coloridas de abertura. Bem, sem mais delongas, eis o índice dessa edição.

TOC Weekly Shonen Sunday #07 (2018):
Dagashi Kashi (Capa, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 173)
Marry Grave (Pré-Rank) (capítulo 03)
01. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 105)
02. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 318)
Sokyuu no Ariadne (Pré-Rank) (capítulo 04)
Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (Pré-Rank, Página Colorida) (capítulo 05)
03. Major 2nd (capítulo 123)
04. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 83)
Tenshi to Akuto!! (Páginas Coloridas) (capítulo 147)
05. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 85)
06. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 50)
07. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 37)
08. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 118)
09. Hatsukoi Zombie (capítulo 108)
10. Shinobino (capítulo 24)
11. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 73)
12. K・O・I - King of Idol (capítulo 30)
13. Zettai Karen Children (capítulo 491)
14. Daiku no Hatou (capítulo 34)
15. Tenshou no Quadrable (capítulo 37)
16. Inseki Shoujo -Meteor Girl- (capítulo 32)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 25)
Tokachi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 05)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1008)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Saike Mata Shite Mo (em hiato) (pausado no capítulo 102)

TOC Weekly Shonen Sunday #08 (2018):
- Páginas Coloridas de Abertura: Maou-jou de Oyasumi
- Página Colorida: Hatsukoi Zombie
Capítulo Especial: Shinigami Bocchan to Kuroi Maid (Capítulo Especial)
- Cancelamento: Tenshou no Quadrable
- Ausente: K・O・I - King of Idol
Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko e Saike Mata Shite Mo

TOC Weekly Shonen Sunday #09 (2018):
- Páginas Coloridas de Abertura: Major 2nd
- Página Colorida: Marry Grave
- Mangá Mensal: Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai
- Capítulo Especial: Shinigami Bocchan to Kuroi Maid (Capítulo Especial)
Cancelamento: Inseki Shoujo -Meteor Girl-
Em hiato: Detective Conan, Be Blues! ~ Ao ni Nare, Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko e Saike Mata Shite Mo

TOC Weekly Shonen Sunday #10 (2018):
Em hiato: Detective Conan, Be Blues! ~ Ao ni Nare, Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko e Saike Mata Shite Mo

TOC Weekly Shonen Sunday #11 (2018):
Em hiato: Detective Conan, Be Blues! ~ Ao ni Nare, Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko e Saike Mata Shite Mo

Página Colorida: Dagashi Kashi

A capa e as páginas coloridas de abertura dessa edição foram para Dagashi Kashi, para maior divulgação da estreia da segunda temporada do anime, que ocorreu no dia 12 de janeiro. Dagashi é um dos mangás com melhores níveis de vendas da line-up (200 mil cópias por volume), continua chamando a atenção do público leitor e mantém uma boa recepção. Dificilmente essa nova temporada provocará um aumento na rentabilidade comercial da obra do nível que a primeira temporada fez, mas ajuda muito manter Dagashi Kashi em destaque novamente.

Também vimos Tenshi to Akuto!! receber três páginas coloridas nessa edição, número muito significativo. O mangá, como já expliquei anteriormente em muitas oportunidades, tem um nível de vendas de volumes razoável e uma recepção muito boa. Os editores parecem satisfeitos com os resultados obtidos pelo mangá, embora por ora não enxerguem nele grande apelo comercial. Outro a receber página colorida foi o novato Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, que está em seu quinto capítulo e passará a ser ranqueado no lançamento de seu oitavo capítulo.

Tantei Zeno não é o único novato que está em fase de pré-ranqueamento. Marry Grave (em seu terceiro capítulo) e Sokyuu no Ariadne (em seu quarto capítulo) também só passarão a ser ranqueados a partir do oitavo capítulo... isso se o oitavo capítulo não ganhar página(s) colorida(s), pois aí o ranqueamento seria a partir do nono capítulo. Porém, na Weekly Shonen Sunday, pelo menos duas obras nunca são ou serão ranqueadas, uma vez que sempre ocupam as duas últimas posições da ordem de leitura: Youkai Giga (sempre em penúltimo) e Tokachi Hitoribocchi Nouen (sempre em último)

Página Colorida: Dagashi Kashi

E temos também um quinteto em hiato. Vou explicar a situação de cada um:
  • Detective Conan: É o grande pilar da revista atualmente, tem mais de duas décadas de publicação e por muito tempo ficou sem entrar em hiatos longos. Conan ainda tem uma força enorme na revista, fica a torcida para que retorne o mais rápido possível.
  • Gin no Saji: A obra já está em um longo hiato, sendo que tal hiato só é eventualmente interrompido por retornos onde a autora publica 3 capítulos e depois volta a se ausentar. Ao menos a obra deve voltar a ter capítulos lançados em não muito tempo, creio eu.
  • Saike Mata Shite Mo: Saike é publicado em temporadas, de forma irregular. Não chega a ser um grande hit de vendas (vende razoavelmente) mas sua recepção interna continua positiva e a obra conseguiu passar da marca de 100 capítulos lançados. Trata-se da segunda obra de Tsubasa Fukuchi em mais de 15 anos de carreira a ultrapassar essa marca (a primeira foi Ueki no Housoku, seu primeiro mangá). Deve estar de volta à line-up em até quinze edições.
  • Arata Kangatari: Veterano bem-sucedido que está em hiato desde 2013. Infelizmente nunca mais deve voltar a ter capítulos lançados na revista.
  • Ryoko: Novato mal-sucedido que foi "encerrado" abruptamente. É bem provável que nunca mais volte a ter capítulos lançados na revista.
Vale lembrar que esse quinteto, se não tivermos nenhum retorno surpreendente, deve virar um sexteto a partir da edição #09, já que um veterano vai entrar em um breve hiato (pelo menos eu torço para que seja breve). Vocês poderão ler mais sobre isso no próximo parágrafo.

O primeiro lugar entre os ranqueados ficou para Amano Megumi wa Suki Darake!, que continua com um nível de vendas de volumes acima do que podemos considerar satisfatório. Amano Megumi tem chances consideráveis de receber uma adaptação em anime até 2020. Já o mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare, por sua vez, novamente pegou uma posição elevada na ordem de leitura, ficando na segunda colocação. Porém as notícias que trarei sobre Be Blues! não são boas. Aparentemente a obra entrará em hiato, sem previsão de retorno. O mangá não estará de volta pelo menos até a edição #11. Ao menos a situação da obra é estável e o mangá só será finalizado se essa for a vontade do autor.

Página Colorida: Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu

O pilar Major 2nd ficou mais uma vez ranqueado numa posição altíssima (a terceira posição). Com a estreia do anime em breve fica a expectativa para que esse mangá de beisebol, continuação do clássico mangá Major, passe a ter um grande aumento em sua rentabilidade comercial. Enquanto isso, Maou-jou de Oyasumi ficou com a quarta colocação. O mangá da princesa dorminhoca não está dormindo no ponto e vai conseguindo se manter na revista com um nível satisfatório de vendas de volumes (entre 50-60 mil por volume em período superior a um mês). E, de quebra, após um bom tempo desde a última página colorida recebida, Maou-jou ganhará as páginas coloridas de abertura da próxima edição.

O quinto lugar ficou para Souboutei Kowasu Beshi, que, assim como Maou-jou, está há um bom tempo sem ganhar páginas coloridas. O mangá, porém, continua com um belo nível de vendas de volumes (100 mil por volume em até um mês). A obra segue em situação confortável e sem riscos de cancelamento. O mesmo pode ser dito sobre Maiko-san chi no Makanai-san, apesar desse mangá vender quase a metade de Souboutei. A recepção interna, porém, é igualmente boa. A situação de Maiko-san, portanto, também é tranquila e a obra deve se manter na revista mesmo a longo prazo.

A sétima colocação ficou para o mangá de faroeste Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~, que volta a ser ranqueado após ter ganho a capa e as páginas coloridas de abertura da edição anterior. Hoankan Evans, com sua boa recepção e nível razoável de vendas de volumes, conseguiu se estabilizar na revista e deve permanecer em segurança mesmo a longo prazo. Trata-se de um dos poucos mangás da leva de seis novos mangás do ano passado a conseguir se firmar na line-up sem nenhum risco de cancelamento, já que daquela mesma leva, dois serão cancelados em duas edições, outros dois estão recebendo pouco destaque e não estão repercutindo tanto e o outro a se estabilizar (Youkai Giga) sempre fica entre os últimos da ordem de leitura.

Página Colorida: Tenshi to Akuto!!

O promissor Komi-san wa、Komyushou Desu。ficou no oitavo lugar, uma posição mais baixa que o habitual para o mangá. Komi-san segue em alta na revista e seu nível de vendas de volumes subiu de 100 mil para 150 mil cópias por volume. Embora o mangá da diva da escola com problemas de comunicação não ganhe páginas coloridas há um tempinho (mesmo caso de Souboutei e Maou-jou), a obra continua em alta e tem boas chances de ganhar anime até 2020.

Quem ocupa a nona colocação é Hatsukoi Zombie, que continua em situação tranquila na revista, com uma boa recepção e um nível satisfatório de vendas de volumes. A obra está tão assegurada na line-up que Ryo Minenami, responsável pela obra, tem protelado um pouco mais o desenvolvimento do enredo. Já a décima posição ficou para Shinobino, que respira um pouco mais aliviado porque dois novatos mal-sucedidos serão cancelados antes dele, o que lhe dá mais um pouco de tempo de publicação. Mas, se não tivermos nenhuma surpresa, o mais provável é que Shinobino acabe cancelado nos próximos meses, haja visto o baixo nível de vendas do primeiro volume.

Na porta do bottom,  Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari pegou o décimo primeiro lugar. Aozakura continua em situação tranquila na revista, agradando os leitores e apresentando um nível de vendas pelo menos satisfatório. Em suma, esse mangá não corre riscos de cancelamento e de quebra ainda tem o apoio dos editores, embora, ao menos por enquanto, eles ainda não enxerguem a obra como um dos mangás com grande potencial de expansão comercial.

Página Colorida: Tenshi to Akuto!!

Quem abre o bottom nessa edição - na décima segunda posição - é K・O・I - King of Idol, que continua sem acabar com o tabu de voltar a ser ranqueado no Top 10. O mangá ultimamente só tem pego posições medíocres ou baixas. As vendas da obra são razoáveis e se a popularidade interna não for tão grande, King of Idol pode não estar garantido no plantel a longo prazo. Foi o caso do recém-finalizado Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru.

A décima terceira colocação ficou para o veterano Zettai Karen Children, que está muito perto da marca de 500 capítulos lançados. Zettai é o único mangá do bottom que pode ser considerado um veterano. Também é o único que não estreou naquela leva de seis mangás da Shonen Sunday, lançada no ano passado. A situação desse mangá, apesar do desgaste causado pelo longo tempo de publicação, é estável, o nível de vendas ainda é um pouco acima do satisfatório (60 mil cópias por volume em até um mês) e o mangá só será encerrado naturalmente, coisa que, no entanto, pode acontecer ainda esse ano.

Já o novato Daiku no Hatou (que ficou na décima quarta posição), apesar do apoio dos editores, não vai ter vida tão fácil e correrá riscos de cancelamento por um bom tempo, haja visto o baixo nível de suas vendas de volume. Apesar de estar na corda bamba e com riscos de cair fora, Daiku no Hatou ao menos não será finalizado em duas edições, tal como os finados Tenshou no Quadrable e Inseki Shoujo.

Os citados moribundos pegaram as duas últimas posições e serão cancelados nas próximas duas edições: Tenshou no Quadrable ficou com o décimo quinto lugar e será cancelado na edição #08. Já Inseki Shoujo -Meteor Girl- ficou com o décimo sexto lugar e será cancelado na edição #09. Graças à boa vontade dos editores, as duas obras serão canceladas com mais de 30 capítulos lançados. Mas não tinha como manter a obra por mais tempo. Fica o desejo de boa sorte aos autores em suas próximas obras para que não repitam o fracasso desses mangás.

Página Colorida: Tenshi to Akuto!!

SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan (em hiato)
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare (entrará em hiato em 2 edições), Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros: K・O・I - King of Idol, Youkai Giga
Em Busca de Estabilização: Sokyuu no Ariadone, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Marry Grave, Tokachi Hitoribocchi Nouen
Em Risco Relativo de Cancelamento: Daiku no Hatou, Shinobino
Cancelado Na Próxima Edição: Tenshou no Quadrable
Cancelado em Duas Edições: Inseki Shoujo - Meteor Girl,
Não São Mais Lançados: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)

Bem, galera, assim termina a análise da edição #07 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'