segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #11 (Ano 2018).


Dois veteranos perto do fim

escrito por Diego Felipe

O ano de 2018 pode não estar mais no comecinho mas também não está perto de sua metade. E já temos duas obras para nos despedir em breve: os veteranos Fuuka e Tsurezure Children. Ambos foram obras com bom nível de vendas de volumes que ganharam uma adaptação em anime que não ajudou a alavancar a popularidade desses mangás e por isso perderam seu potencial de expansão comercial. Vale ressaltar, porém, que ainda que essas obras sejam finalizadas longe da melhor fase possível, os autores provavelmente ainda serão valorizados na revista. Sem mais delongas, eis o índice da vez.

TOC Weekly Shonen Magazine #11 (2018):
Senryuu Shoujo (Capa Digital, Página Colorida de Abertura) (capítulo 71)
01. Fuuka (capítulo 188)
02. Daiya no Ace - Act II (capítulo 112)
03. Nanatsu no Taizai (capítulo 253)
04. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 22)
05. Domestic na Kanojo (capítulo 175)
06. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 44)
07. Tokyo Revengers (capítulo 49)
Kindaichi Shounen no Jikenbo Gaiden: Hannintachi no Jikenbo (Minissérie, Página Colorida) (capítulo 01)
08. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 30)
09. En En no Shouboutai (capítulo 115)
10. Runway de Waratte (capítulo 35)
11. Real Account (capítulo 150)
12. Tsurezure Children (capítulo 173)
13. Hoshino、Me o Tsubutte。 (capítulo 86)
Boku no Kanojo Saikou Desu! (Capítulo Especial)
Sensei、Suki desu。 (Pré-Rank) (capítulo 07)
14. Gotoubun no Hanayome (capítulo 25)
15. DAYS (capítulo 235)
16. 8-jou Carnival (capítulo 12)
17. Seishun Soukanzu (capítulo 22)
18. Seitokai Yakuindomo (capítulo 459)
19. Fumetsu no Anata e (capítulo 56)
Ahiru no Sora (Ausente) (pausado no capítulo 570)

TOC Weekly Shonen Magazine #12 (2018):
Capa Digital, Página Colorida de Abertura: Kanojo, Okarishimasu
- Página Colorida: Nanatsu no Taizai

TOC Weekly Shonen Magazine #13 (2018):
- Página Colorida: Nanatsu no Taizai

A capa digital e a página colorida de abertura foram para o gag mangá Senryuu Shoujo, que tem mais de um ano de publicação e conseguiu achar seu lugar ao sol na revista no último semestre, com uma média de vendas de 60 mil cópias por volume em pouco mais de um mês, além de manter uma boa recepção. Esses resultados são a vitória de um mangá que estreou sem receber quase nenhum destaque por parte dos editores. A outra página colorida foi para uma minissérie especial da franquia Kindaichi Shounen no Jikenbo, que se chama Kindaichi Shounen no Jikenbo Gaiden: Hannintachi no Jikenbo.

O novato Sensei、Suki desu。está em seu sétimo capítulo e passará a ser ranqueado a partir da próxima edição, quando seu oitavo capítulo será lançado, mas vale destacar que esse último pré-ranqueamento foi numa posição baixa na ordem de leitura. Tivemos ainda um capítulo especial de Boku no Kanojo Saikou Desu!, que é um mangá lançado na revista mensal Bessatsu Shonen Magazine e que já tem traduzidos em espanhol. O único ausente dessa edição foi o veterano mangá de basquete Ahiru no Sora, que continua em situação favorável na revista. Ahiru provavelmente retornará na próxima edição.

O primeiro lugar entre os ranqueados foi justamente para um dos mangás mais próximos de acabar: Fuuka. Apesar da boa relação do veterano autor Kouji Seo com o grupo editorial, o fracasso do anime e a perda de popularidade entre os leitores reduziram as chances de permanência da obra por um tempo maior. Mas creio que Kouji Seo não demorará muito a voltar com um novo mangá após o eventual fim de Fuuka. A segunda posição foi para o mangá de beisebol Daiya no Ace - Act II. Recentemente um dos dubladores do anime que adaptou Daiya deu a entender que o anime pode voltar em breve, quando a frente de capítulos for maior. Isso é bem provável, considerando o sucesso de audiência que Daiya foi nas telinhas japonesas e ainda é nas vendas de volumes.

Página Colorida de Abertura: Senryuu Shoujo

O pilar Nanatsu no Taizai ficou com o terceiro lugar, se mantendo em alta na revista até mesmo nas posições da ordem de leitura, que costumam não pesar muito para a sua permanência asseguradíssima, já que é a obra mais popular e rentável sendo publicada na Weekly Shonen Magazine. Em quarto está o novato Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, que ainda luta para se estabilizar, mesmo que o risco do cancelamento seja real.

Quem ficou  na quinta posição foi Domestic na Kanojo, ou DomeKano. É uma obra que ainda mantém um bom rendimento e continua querida pelo público, embora  nem sempre ela receba tanto destaque por parte dos editores (embora eles continuem satisfeitos com DomeKano). A sexta colocação é de Kishuku Gakkou no Juliet, mangá transferido há alguns meses da Bessatsu Shonen Magazine e que atualmente tem média de vendas de 100 mil cópias por volume. Juliet continua em alta na line-up e deve se manter assim por um bom tempo.

A sétima colocação foi para o novato Tokyo Revengers, que completou um ano de publicação e segue em situação estável na line-up. Revengers não apresenta um nível elevado de vendas de volumes mas tem uma boa recepção e apoio editorial. O mesmo vale para esse outro novato da oitava posição: Kanojo, Okarishimasu (embora esse venda um pouco mais que Revengers). Kanojo, inclusive, ganhará a capa digital e a página colorida de abertura da próxima edição.

Página Colorida: Kindaichi Shounen no Jikenbo Gaiden: Hannintachi no Jikenbo (Minissérie)

A nona colocação foi para En En no Shouboutai, que também continua valorizado no plantel, com uma boa recepção e um bom nível de vendas. As possibilidades de um anime de En En ser anunciado em breve são reais. Em décimo quem deu as caras foi Runway de Waratte, novato que tinha recebido a capa digital e a página colorida de abertura da edição anterior. Runway segue em situação tranquila na revista, sem grandes riscos de cancelamento. Real Account pegou a décima primeira posição, ou seja, outra vez pegou uma posição medíocre. Apesar de estar conseguindo se manter na revista, acredito que pouco tempo após a estreia da live-action (cuja data de estreia ainda não foi anunciada) o mangá já estará bem próximo do fim.

Perto de seu fim, Tsurezure Children ficou com o décimo segundo lugar. Tsurezure perdeu o destaque que tinha outrora na revista por causa do fracasso do anime e da dificuldade em expandir seu rendimento comercial. Ainda assim, como já expliquei anteriormente, é bem provável que o autor do mangá ainda tenha crédito com os editores e retorne com uma nova obra após o fim de Tsurezure, que deve acontecer no segundo semestre do ano editorial de 2018.

A décima terceira colocação é de Hoshino、Me o Tsubutte。, que está cada vez mais perto da marca de cem capítulos publicados. Hoshino vem conseguindo satisfazer as expectativas dos editores e por isso não corre riscos de cancelamento. Gotoubun no Hanayome ficou na porta do bottom, com o décimo quarto lugar. Gotoubun continua com um nível de vendas de volume satisfatório e uma boa recepção, o que facilita as suas chances de permanência a longo prazo.

Página Colorida: Kindaichi Shounen no Jikenbo Gaiden: Hannintachi no Jikenbo (Minissérie)

Quem abre o bottom dessa vez, no décimo quinto lugar, é o mangá de futebol DAYS, que segue em alta na revista e com apoio dos editores, além do nível acima do satisfatório no que diz respeito às vendas de volumes (média de 150 mil por volume). Os novatos 8-jou Carnival e Seishun Soukanzu pegaram a décima sexta e a décima sétima colocações respectivamente e seguem correndo o risco altíssimo de serem cancelados em breve, uma vez que os editores nem mesmo estão dando mais apoio a eles.

O veterano gag mangá Seitokai Yakuindomo pegou a décima oitava posição da vez e continua com um bom nível de vendas (100 mil cópias por volume), embora apresente o desgaste causado pelo peso de uma década completa de publicação. Ainda assim a obra continua rendendo bem na visão do grupo editorial, ainda mais nas edições limitadas com OVAs. A situação de Seitokai é tranquila por ora e o mangá só acabará se o autor assim quiser.

Ausente na edição anterior, Fumetsu no Anata e retornou nessa TOC #11 e pegou a última posição da ordem de leitura, sendo ranqueado no décimo nono lugar. Fumetsu pode não ter um nível de vendas de volumes enorme, mas seu rendimento é considerável (80 mil cópias por volume), além da obra ainda manter uma boa recepção. Não descarto que futuramente a obra receba algum tipo de adaptação para a mídia japonesa.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros a Longo Prazo: Ahiru no Sora, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo
Seguros a Curto/Médio Prazo: Gotoubun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Runway de Waratte, Tokyo Revengers
A Serem Finalizados em 2018: Fuuka, Tsurezure Children
Novato: Sensei、Suki desu。
Em Risco de Cancelamento: 8jou Carnival, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Seishun Soukanzu


LEMBRETE

Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como ultimamente as raws acessíveis ao público ocidental foram as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Nessa edição, Hajime foi o único mangá a receber páginas coloridas. Como o mangá não sai digitalmente, não foi possível ter acesso às páginas coloridas.


Bem, pessoal, assim termina a análise da edição de nº 11 da Weekly Shonen Magazine em 2018.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'