quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #12 (Ano 2018).


Em busca de novos hits


escrito por Diego Felipe


Mal vimos três novatos passarem a ser ranqueados, vemos agora também mais três estreando, com direito a retorno de alguns autores veteranos.  Fica a torcida para que alguns desses seis novatos se mostrem grandes sucessos na revista (o que não será fácil). Bem, sem maiores delongas, eis o índice da edição.

TOC Weekly Shonen Sunday #12 (2018):
Tonikaku Kawaii (Capa, Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá) (capítulos 01 e 02)
Atarashii Chizu (One-shot)
01. Aozakura - Daigakkou Monogatari (capítulo 78)
02. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 125)
Be Blues! ~ Ao ni Nare (Página Colorida) (capítulo 320)
03. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 110)
04. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 55)
05. Major 2nd (capítulo 127)
06. Hatsukoi Zombie (capítulo 113)
07. Tenshi to Akuto!! (capítulo 152)
K・O・I - King of Idol (Página Colorida) (capítulo 34)
08. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 88)
09. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 10)
10. Dagashi Kashi (capítulo 178)
11. Shinobino (capítulo 28)
12. Marry Grave (capítulo 08)
13. Saike Mata Shite Mo (capítulo 104)
14. Daiku no Hatou (capítulo 39)
15. Hoankan Evans No Uso ~Dead or Love~ (capítulo 42)
16. Soukyuu no Ariadne (capítulo 09)
Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashiteru (One-shot Especial)
17. Zettai Karen Children (capítulo 495)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 30)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 10)
Souboutei Kowasu Beshi (Ausente) (pausado no capítulo 89)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1008)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)


TOC Weekly Shonen Sunday #13 (2018):
- Página Colorida de Abertura, Novo Mangá: Kimi wa 008
Página Colorida: Hatsukoi Zombie
Mangá Mensal: Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai
- Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #14 (2018):
- Página Colorida de Abertura, Novo Mangá: Memesis
Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko


Página Colorida de Abertura: Tonikaku Kawaii

A capa e as quatro páginas coloridas de abertura foram para o estreante Tonikaku Kawaii, novo mangá de Kenjiro Hata (autor de Hayate no Gotoku!). A obra, inclusive, já teve o seu primeiro capítulo traduzido para o português pela Gekkou Scans. As outras páginas coloridas foram para o mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare, que continua em boa situação na revista e acaba de voltar de um breve hiato, e do novato K・O・I - King of Idol, que ainda está em busca de sua firmação na line-up, uma vez que não está seguro na revista a médio prazo.

Tivemos ainda o lançamento de dois one-shots, que são Atarashii Chizu (que pegou uma posição alta na ordem de leitura) e one-shot especial de Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashiteru, que foi um mangá publicado na Weekly Shonen Sunday entre 2016 e 2017 e de autoria do veterano Hiroyuki Nishimori (autor dos bem-sucedidos Kyou Kara Ore Wa!! e Tenshi na Konamaiki). Os mangás Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Nouen sempre ficam na penúltima e na última posições da ordem de leitura respectivamente e por isso nunca são ranqueados. Souboutei Kowasu Beshi esteve ausente, mas retornará na próxima edição.

Página Colorida de Abertura: Tonikaku Kawaii

Com o retorno de Be Blues! ~ Ao ni Nare e de Saike Mata Shite Mo, só falta um mangá publicado com frequência voltar de hiato: o grande pilar Detective Conan. Outros mangás, como Gin no Saji, Arata Kangatari e Ryoko, já não são mais parte dos planos do plantel principal, digamos assim. Isto é, Gin no Saji deve voltar eventualmente para ter alguns capítulos lançados e depois voltar pro hiato. Já Arata e Ryoko provavelmente nunca mais terão capítulos lançados na revista.

O primeiro lugar foi para Aozakura - Daigakkou Monogatari, que continua em situação bem tranquila e estável na Weekly Shonen Sunday, mantendo sua boa recepção e seu nível de vendas de volume satisfatório. A segunda colocação é de Komi-san wa、Komyushou Desu。, obra muito promissora e com boas chances de receber uma adaptação em anime em breve. Curiosamente Komi-san não recebe páginas coloridas desde a edição #32 do ano passado, embora continue se destacando na revista e sendo bem-avaliado comercialmente pelos editores.

Página Colorida de Abertura: Tonikaku Kawaii

A terceira posição vai para Amano Megumi wa Suki Darake!, que está pegando posições alta na ordem de leitura com grande frequência, além de continuar agradando os leitores. Amano Megumi também é uma obra promissora e com chances de ganhar uma adaptação em anime mais pra frente (embora isso não signifique a obra vai MESMO ganhar anime - até mesmo Komi-san corre risco de ficar sem adaptação).

Primeiro mangá a estrear em 2017, Maiko-san chi no Makanai-san têm se mantido tranquilamente na revista em seu pouco mais de um ano de publicação, contando com uma média de vendas de volumes satisfatória (60 mil cópias por volume). Ausente na edição anterior, Major 2nd retorna e fica com o quinto lugar. A continuação de Major continua em ótima fase, que pode melhorar com a estreia do anime no mês de abril. Fica a expectativa para expansão do rendimento comercial ou para que o anime tenha uma boa repercussão. O sexto lugar vai para Hatsukoi Zombie, que não deve ser finalizado tão cedo, considerando que o enredo segue em desenvolvimento. O mangá de comédia romântica ecchi ainda está em boa fase e o apoio editorial que a obra recebe é grande, ao menos por enquanto.

Página Colorida de Abertura: Tonikaku Kawaii

A sétima posição ficou para Tenshi to Akuto!!, que segue em situação bem calma, com um baita destaque dos editores mesmo com o desempenho comercial da obra pendendo mais pro razoável. A recepção interna, no entanto, continua boa. A oitava posição ficou para Maou-jou de Oyasumi, que repousa tranquilamente na Shonen Sunday e ainda assim não dorme no ponto: a obra tem vendas satisfatórias (60 mil cópias por volume) e sua recepção continua positiva.

Depois de algumas posições no bottom, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu enfim pega uma posição melhor na ordem de leitura e fica com a nona posição. Tantei Zeno ainda briga por sua estabilização, diferente do veterano Dagashi Kashi, que pegou a décima colocação. Dagashi Kashi segue em alta na revista, com a segunda temporada de seu anime em exibição e com uma média de vendas de 200 mil cópias por volume.

Página Colorida: Be Blues! ~ Ao ni Nare

O novato Shinobino pegou a décima primeira posição, após ter ficado ausente na edição anterior. O rendimento comercial de Shinobino por ora não é expressivo e a permanência da obra não está garantida a médio prazo. Quem dá as caras na porta do bottom é outro novato. Marry Grave, que está sendo ranqueado pela primeira e pega o baixo décimo segundo lugar. Marry ainda está brigando por sua estabilização, então sua situação na revista ainda não está definida. Após retornar do hiato na edição anterior e ganhar duas páginas coloridas, Saike Mata Shite Mo abre o bottom nessa edição, na décima terceira colocação. Saike não chega a ter resultados muito expressivos nas vendas de volumes, mas segue com uma boa aceitação interna e com apoio editorial. 

Depois de posições altas na ordem de leitura, Daiku no Hatou dessa vez não escapou do bottom e ficou no décimo quarto lugar. A obra está ficando cada vez mais próxima de completar um ano de publicação, porém não está segura a médio prazo. Hoankan Evans No Uso ~Dead or Love~ ficou na décima quinta posição, mais uma vez dando as caras no bottom. Ultimamente o mangá tem aparecido muito entre as últimas posições, o que não é muito legal para a obra. Mas por enquanto Hoankan Evans está em situação estável na revista.

O novato Soukyuu no Ariadne ficou na décima sexta colocação, um ranqueamento péssimo para uma obra lançada recentemente. Mas ainda é cedo para dizer se Soukyuu está ou não em riscos de cancelamento, uma vez que a quantidade de capítulos ainda é pequena. Quem pega o décimo sétimo e último lugar entre os ranqueados é Zettai Karen Children, que está muito perto do 500º capítulo publicado. Zettai já não vive mais sua melhor fase, estando bem longe de seu auge, mas ainda conta com o respeito do grupo editorial, além do fato de estar em seu arco final, cada vez mais perto do último capítulo.

Página Colorida: K・O・I - King of Idol


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan (em hiato)
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros: Daiku no Hatou, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, K・O・I - King of Idol,Shinobino, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen
Em Busca de Estabilização: Sokyuu no Ariadne, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Marry Grave
- Estreou: Tonikaku Kawaii
A Estrear: Kimi wa 008 e Memesis
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)

Bem, pessoal, assim termino a análise da edição #12 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'