terça-feira, 3 de março de 2015

Reflexões Semanais #30: Mitologia Japonesa, "Onmyouji"


Onmyouji & Shikigami

Como prometido, estou trazendo a continuação da série "Mitologia Japonesa", na parte anterior falamos sobre "Kitsune" e toda a mitologia que roda em torno deste fantástico animal. Desta vez vamos retornar a falar sobre espíritos, vamos falar sobre Onmyoujis e Shikigamis, um assunto que esta em alta no Blog por causa dos mangás, "Sousei no Onmyouji" e "Kagamigami".

Shikigamis é o termo utilizado para designar espíritos ou demônios que são invocadas por Onmyoujis (Adivinhos ou sacerdotes da corte no periodo de  Heian) no intento de defender-lo ou ajuda-lo em vários tarefas, para se invocar estes espíritos o sacerdote deve controlar muito bem as forças Ying e Yang, já que cada shikigami são criaturas invocadas ou criadas da própria energia do seu sacerdote... Deste modo requer uma grande um grandíssimo esforço.

Os Onmyoujis não eram simples sacerdotes, eram especialista em magias, os menores serviam de conselheiros em vilas ou pequenas cidades, os mais poderosos trabalhavam na corte do imperador, tendo como função auxiliar o imperador em decisões políticas, proteger a cidade de espíritos malignos, adivinhar eventos que poderiam prejudicar o império e por fim controlar e organizar o calendário. Após o periodo de Heian, com a declínio da corte imperial, a importância política dos Onmyoujis foi perdendo força.

Nos mangás a função de um Onmyouji em grande parte é banalizada, como qualquer pudesse se tornar, mas era um trabalho muito longo e exaustante, era necessário vários anos de treino espiritual, por causa da importância que a função tinha e tem para a sociedade japonesa (Poucos ainda acreditam, mas mesmo assim em centro Xintoístas ou Taoista podemos encontrar alguns). Como já foi dito, não um Onmyouji não era somente um mago que havia a sua disposição uma grande força mágica, era também um conselheiros e adivinho, sendo assim consultado para decisões simples de um síngulo homem ou para decisões mais abrangentes, como se um império vale a pena ou não entrar em guerra com um outro império.

Nos mangás também vemos Onmyoujis invocando vários espíritos, para a cultura japonesa era muito difícil um Sacerdote conseguir invocar mais de um shikigami, isto porque a energia necessária para conseguir invocar e manter apenas um é gigantesca, praticamente deixa qualquer Onmyouji extremamente "exausto". Mesmo assim, existe histórias que relatam alguns Onmyouji que invocavam mais de um espirito, como o famoso Abe no Seime que chegou a conseguir invocar até doze shikigamis que o serviam fielmente.

Abe no Seimei foi um ilustre Onmyouji que teve uma grande importância na história do Japão, sendo responsável por várias decisões políticas de vários imperadores, já que ele trabalhava na corte, como conselheiro espiritual e adivinho do governo Heian (O período Heian durou de 794 até 1185). Por causa dele ter vários animais ao seu redor, de conseguir adivinhar vários acontecimentos e ter vivido por tanto tempo, sem ter nenhuma doença grave, o povo acreditava mesmo nos poderes mágicos vindo do Onmyouji, as histórias relatam inclusive várias batalhas mágicas épicas entre e seu arqui inimigo, Ashiya Doman, que queria usurpar a posição na corte que havia Abe no Seimei. Também é dito que Seimei não era totalmente humano, era filho de um humano (Abe no Yuzuna) com uma Kitsune (Kuzunoha).

Após a sua morte, o imperador ordenou que construisse um santuário em sua homenagem, que se localiza em Kyoto. Existe vários outros monumentos no Japão em sua homenagem, a sua importância é tão grande que inclusive um asteroide, descoberto em 1976 levou o seu nome. Além disso em mangás também vemos referências ao grande Onmyouji, como o em Nurarihyon no Mago, onde temos um grande sacerdote chamado "Abe no Seimei (Nue)" que é o vilão principal da história.

Por isso, os Onmyoujis eram pessoas muito respeitadas no Japão antigo, e de fato muitas pessoas, incluindo os imperadores, acreditam nas suas forças sobrenaturais. Porém, somente os mais fortes conseguiam crescer o bastante ao ponto de se tornar famosos, a grande maioria eram mais fracos, por não haver um controle da energia forte o bastante ao ponto de conseguir invocar muitas entidades, como já foi dito, invocar um Shikigami exigia um gasto de energia enorme, assim sendo quase impossível invocar mais de dois.

Em "Kagamigami" vemos o personagem principal invocando Shikigamis de várias formas, mas em grande parte das vezes, essas criaturas assumiam aspecto de aves ou pequenos animais, raramente de forma "estranhas" (Não conheço nenhum relato de Shikigamis que assumiam outra forma sem ser de um animal) - No máximo, os mais poderosos Shikigami podem assumir o formato de seres humanos, mas é necessário que o Onmyouji seja muito experiente e poderoso. Também é possível que um Shikigami possua um outro animal, assim conseguindo a forma deste animal, mas novamente era muito difícil de se realizar isto, já que o Onmyouji deveria ser muito poderoso.

Também haviam várias batalhas entre Onmyoujis, dependendo da força deste Onmyoujis, as lutas poderiam ser devastadoras. Além disso, um Onmyouji caso fosse mais forte poderia conseguir roubar o Shikigami do outro, utilizando o Shikigami com a força dobrada contra o próprio invocador (Já que haveria a energia do Onmyouji original somado a força do Onmyouji agora detentor). Esta manobra era chamado de Shikigami Gaeshi. Como já dito, as batalhas mais épicas vieram de Abe Seimei contra Ashiya Doman, dois grandes Onmyoujis do período Heian.

Por fim, temos vários outros mangás, animes ou filmes japoneses que tratam deste assunto ou fazem uma referência, Shaman King, onde os xamãs mais fortes eram chamados de Onmyoujis, "A viagem de Chihiro", onde os pássaros são Shikigamis, o anime Red Data Girl é ambientado neste universo de Onmyoujis... "Negima", "xxxHolic", "Sousei no Onmyouji" e vários outros mangás, também tem co-relação com Onmyoujis e Shikigamis. Espero que a postagem tenha sido útil para vocês e até a próxima reflexão! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'