sábado, 16 de fevereiro de 2013

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #12 (Ano 2013).



Sem One Piece, a briga pelo topo do TOC aumentou esta semana - Os principais mangás: Naruto, Toriko, Ansatsu Kyoshitsu e Kuroko No Basket lutaram pelo o topo. Quem será que venceu está batalha? Será que um outro mangá sem ser este, surpreendeu e pegou o primeiro lugar? Veja agora, nesta análise do TOC número 12!

Primeiramente, antes de mostrar a classificação... Direi os mangás que não participaram: Hakyuu!, que ganhou Capa e Página colorida (Aniversário de 1 ano de publicação), também ganharam páginas coloridas foram World Trigger e Gintama. Já Koi Suru Edison não foi ranqueado por ser novo demais, já One Piece ficou ausente (Oda foi curti umas baladas nesta semana de férias).

Agora vamos ver como foi a classificação:

  1. Toriko (Capítulo 215)
  2. Ansatsu Kyoshitsu (Capítulo 24)
  3. Shokugeki no Souma (Capítulo 04)
  4. Naruto (Capítulo 613)
  5. Kuroko No Basket (Capítulo 194)
  6. PSI Kusuo Saiki (Capítulo 32)
  7. Nisekoi (Capítulo 55)
  8. Sket Dance (Capítulo 261)
  9. Beelzebub (Capítulo 185)
  10. Bleach (Capítulo 519)
  11. Medaka Box (Capítulo 175)
  12. Cross Manage (Capítulo 13)
  13. Shinmai Fukei Kiruko-San (Capítulo 05)
  14. Hungry Joker (Capítulo 06)

Zona Segura:


O topo do TOC ficou com Toriko, surpreendendo a maioria das pessoas - Na verdade, para todos os leitores deste mangá, Toriko vem passando por uma ótima fase, porém, o fato de que bons capítulos não conseguiram boas posições, fizeram muitas pessoas crerem que os japoneses não estão gostando tanto assim desta saga!

Este medalha de Ouro provou que esta saga de Toriko caiu na graça dos japoneses e conseguiu uma boa posição. Outro que caiu na graça dos japoneses é Shokugeki no Souma, que ficou em terceiro logo atrás de Ansatsu Kyoshitsu.

O mangá culinário (Sem Battle Shounens) conseguiu mais um terceiro lugar, confirmando ser o novato com melhor recepção. Se conseguirá manter esta popularidade inicial é outros 500, mas pelo menos sobreviverá a mais uma rodada de cancelamento!

Em quarto tivemos Naruto, parece que o público não gostou tanto assim da verdadeira forma do Juubi, mesmo que esta posição não foi ruim (Se esperava muito mais de um capítulo tão impactante). Quem sabe o próximo que tem outra cena impactante não consiga o primeiro lugar?

Kuroko No Basket fechou a Zona Segura, o TOP 5... Outra boa posição do mangá que está com uma popularidade gigantesca. Nesta semana conseguiu estrear muito melhor que Toriko no Oricon Raking, mas falarei disto na "Zona Extra", no final desta analise

Zona Intermediária:


Quem abra a Zona intermediaria é PSI Kusuo Saiki, a vida de um gag mangá é bastante irregular... De repente estes tipos de mangás tem quedas absurdas em popularidade. Isto ainda não aconteceu com PSI, mas está claro que ele está tendo dificuldade em entrar no TOP 5 - Já que todos os mangás presentes na Zona Segura (Mais One Piece) estão passando por uma fase espetacular.

Nisekoi, conseguiu de novo uma boa posição. O seu público é bastante fiel, por isso, dificilmente sai da Zona intermediaria. O problema é que também, dificilmente, sairá subirá para Zona Segura, já que a sua base de fãs e votantes não é tão grande.

Sket Dance, o gag mangá sem elementos de Battle mais antigo da revista ficou na sua habitual posição. Já a surpresa é Beelzebub, que por mais que não conseguiu uma posição tão boa quanto a ultima Semana (Ficou em sexto), se manteve fora do Bottom 5... Parece que o autor finalmente voltou a entrar em sintonia com o público japonês.

Zona de Perigo:


Esta semana a Zona de Perigo foi bem assustadora. Bleach, mesmo passando por uma boa fase, voltou a frequenta-la. Mesmo que não corra nenhum risco de cancelamento (Está na fase final e ainda por cima vende muito bem), é muito para um autor ver que o seu mangá não está sendo tão bem recebido.

Medaka Box, que já montou um acampamento no Bottom 5 e decidiu que dali não sai... Ficou em uma boa posição e parece que fugirá por um triz do cancelamento, de novo. Cross Manage consegue uma recuperação, mas o mangá já está praticamente cancelado - Romance, misturado com um esporte desconhecido para os japoneses, não dá certo!

Em penúltimo lugar temos Shinmai Fukei Kiruko-San... Cada semana que ela passa nestas posições terríveis, aumentam as chances de cancelamento. E no último lugar tivemos Hungry Joker, que se continuar assim pode ser cancelado.

Caso a Jump decida cancelar dois mangás, provavelmente teremos o adeus de Cross Manage e Kiruko-San . Caso a Jump cancele três mangás, podemos acrescentar nesta lista Hungry Joker - Mas isto depende muito de quantos a Jump irá cancelar.

Mas um fato é... Cross Manage já está fora da revista!

EXTRAS (Oricon Raking):


Outro detalhe que influência muito no cancelamento de um mangá, é a venda dos seus volumes. Aqui mostrarei rápido as vendas das semanas 04/02 até 10/02 deste ano... E farei um leve comentário (Só mostrarei os mangás da Jump):

01. Kuroko no Basket #21 (430,505 / 432,056) - Lançado esta semana
02. Toriko #23 (255,518 / 256,505) - Lançado esta semana
03. Gintama #48 (245,087 / 140/442) - Lançado esta semana
06. Sket Dance #29 (122,781 / 123,075) - Lançado esta semana
09. Medaka Box #19 (108,070 / 108,368) - Lançado esta Semana
32. Sket Dance DVD Bundle Edition #29 (19,190 / 20,641) - Edição Especial Volume 29
33. Ansatsu Kyoushitsu #2 (18,573 / 506,361) - Lançado a 1 mês
41. Ansatsu Kyoushitsu #1 (17,177 / 609,178) - Lançado a 3 meses
46. Naruto #63 (15,962 / 1,061,003) - Lançado a 1 mês
50. One Piece #68 (15,171 / 2,850,298) - Lançado a 2 meses

Quem liderou as vendas de volume desta semana, foi Kuroko, confirmando sua extrema popularidade. Inclusive humilhou Toriko em termo de vendas.

O interessante mesmo é ver Gintama, que por mais que vá ruim nos TOCs, as boas vendas fazem que ele seja renovado... Nem corre risco de cancelamento! - Já Sket Dance teve duas edições, por isso vendeu 140 mil, e não só 123 mil (Devemos juntar as vendas das duas edições) - Por isso, teve uma venda boa... Mas não espetacular

Medaka Box vendeu o seu habitual, que não é tão bom para a Jump... Porém, não é ruim o bastante para ser cancelado. Este 108 mil volumes vendidos devem ajuda-lo um pouco a ser renovado.

Ansatsu Kyoshitsu continuou no Raking (Que é dos 50 mais vendidos)... Mostrando a sua popuralidade. Naruto está com mais de 1 milhão de cópias vendidas, e por incrivel que pareça se manteu no TOP. E One Piece, também conseguiu se manter no top... E já tem em vendas totais 2,85 milhões!

É isto aí, até mais pessoal! E hoje mesmo, teremos as primeiras impressões de World Trigger! A imagem final desta review é a página colorida de Gintama, que também tem uma divulgação do seu primeiro filme:


2 comentários:

onload='emoticon()'