domingo, 21 de abril de 2013

Hungry Joker 20: "O Fruto Negro" (Mangá Review).



Eu poderia fazer comentários diferentes sobre este capítulo, mas percebo que minha concepção dele é exatamente idêntica a muitos outros capítulos de Hungry Joker.

Yuuki nos apresentou novamente um capítulo muito bem desenhado, com habilidades visualmente muito bonitas. Um capítulo ótimo para se admirar, se você levar em consideração somente a beleza artística. Yuuki é fantástico quando se fala da arte.

Uma pena que Hungry Joker não está passando de um mangá com arte bonita, nada mais do que isto. É doloroso, eu um admirador do mangá (Sinto-me conectado a Hungry Joker por causa das reviews e das leituras semanais), mas é a realidade. Chegou a um ponto, que já dá para notar que este é o máximo de Yuuki, não haverá melhoras.

Hungry Joker daqui a para frente nos apresentará cada vez mais capítulos com uma arte impecável (Como você será no capítulo 21 e 22), porém fraco em todos os outros quesitos.

Não ouse questionar como saiu um buraco negro da combinação da Assistente e o Cientista. Não ouse questionar como ela conseguiu controlar tão bem o poder de repente. Não ouse questionar porque Heide foi imediatamente curado após a união dos poderes. Não ouse questionar, pois você não haverá resposta.

Yuuki está lançando cenas bonitas no mangá de forma compulsória, para ver se de algum modo consegue agradar o público japonês. Talvez ele e seu editor já tenha notado que em tão pouco é impossível cobrir uma deficiência roteirística.

Ás vezes penso se o ideal para Yuuki era se unir a um mangaká, e produzir uma série em conjuto. Tabata Yuuki cuida da arte e o outro cuida do roteiro, como vimos em Death Note. Poderiamos ter um mangá bem desenhado com um ótimo roteiro.

Talvez eu esteja subestimando Yuuki? Sim.Mas é o que eu vejo ao ler Hungry Joker, um mangá onde a deficiente está totalmente no autor que não sabe de nenhum modo gestir a sua ideia. Não tiro a culpa da Shounen Jump, ainda é culpa deleas, Yuuki precisava mais de treinamento.

Mas é impossível não questionar se mesmo com treinamento Yuuki seria capaz de criar um bom mangá, criatividade é um talento, esta é a verdade.

Neste capítulo também descobrimos sobre os Hungry Joker, mas temos poucas informações dele, assim prefiro não descorrer sobre isto. Porém, é um fato que Hungry Joker está entrando em sua saga final.

E eu sinceramente, estou feliz por isso... Hungry Joker será cancelado cedo ou tarde, então que Yuuki dê logo o final que deseja a esta obra.

9 comentários:

  1. Depois da ultima fala parece mesmo a saga final
    bom não tem mais o que fazer, com a posição que está no rank
    mas concordo que essa seja a ultima saga pois é melhor terminar do jeito que o autor quer mesmo
    TENDO O MELHOR FINAL POSSIVEL

    foi uma boa analise xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando criei a Review, Quinta-Feira não sabia que Hungry Joker ia terminar. Agora que soube disto, o meu argumento se anulou.

      Yuuki nos dará um final a pressas, infelizmente.

      Excluir
  2. Talvez escreva mais depois, mas Leonardo, acho que tá na hora de dar a colher de chá pra HJ. O mangá já está cancelado, então a única coisa que sobrou pro autor fazer foi preencher o que ele deixou aberto. E com talvez só mais 2 capítulos para fazer isso, seria no mínimo compreensível que tudo agora esteja correndo extremamente rápido e mal-explicado. Tanto é que nem tempo pra dar nome e explicar as Eurekas e os Mavros o Yuuki tem mais.

    Yuuki é um mangaká no mínimo fora do comum. Não sei se você sabe, mas na orelha da capa dos volumes encadernados, os autores geralmente contam uma piadinha pra se aproximar do público ou coisa parecida. Mas o Yuuki pegou esse espaço pra agradecer um/uma mangaká que sempre foi uma referência pra ele (se quiser posso te passar a fala completa). Não que isso justifique o enredo pobre de HJ, mas acho que esse autor tem um bom potencial para amadurecer. Quem sabe se juntando a um roteirista mesmo, talvez desta vez teríamos uma série mais longeva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente, Yuuki recebeu a notícia do cancelamento do seu mangá neste capítulo. Mas então, já li o 21 e o 22, que por algum motivo ainda não foram traduzidos.

      Pegarei leve nos próximos capítulos, pois de fato Yuuki terá pouco tempo para mudar as coisas. O mangá foi cancelado e ele está colocando um final do nada.

      Sobre o futuro de Yuuki, o cara tem um traço excepcional. Mas não sei sobre o seu potencial como autor, só temos 1 one-shot dele, que é Hungry Joker. Sobre outros trabalhos, não temos NADA. Então, não dá para tirar uma conclusão sobre a gama criativa dele.

      Yuuki pode ser daqueles autores, muito comuns, que tem ótimos traços, lêem vários mangás, mas no final só conseguem "copiar", e não criar algo. Este tipos de autores se tornam desenhista que trabalham junto com verdadeiro roteiristas (Caso de Ohba e Obata). É natural isto, criar histórias não é fácil.

      Falando sobre o espaço que Oda usa para responder dúvidas das pessoas, que Kishimoto simplesmente não utiliza, e Yuuki utilizou para agradecer. O mangá que para mim até agora mais bem utilizou este espaço foi Sket Dance, onde o autor no final de cada capítulo, utiliza este espaço para explicar como foi a criação do capítulo suas dificuldades, o que originou a ideia e tudo mais.

      Sket Dance é genial, em sí.

      Excluir
    2. Li por aí que os autores são geralmente avisados 10 semanas antes de seus mangás serem cancelados para finalizá-los. Ou seja, lá pelo cap 14 HJ deve ter recebido o aviso, que foi coincidentemente um capitulo que colocou o manga em último lugar. E depender das traduções do Mangapanda é uma tortura -.- além de demorar, sai mal-feito.

      Eu ainda estou tentando olhar alguma informação adicional sobre o Yuuki... Achei muito curioso um novato ter conseguido tanta popularidade assim, então estou vendo se consigo traduzir os comentários dos mangakás que saem junto com a ToC na Jump.

      E Oda soube aproveitar muito bem o espaço, o SBS é um sucesso enorme entre os fãs. Já Kishimoto... Só fala da vida chata dele -.- e não leio Sket Dance (ainda), mas esses comentários do autor parecem legais.

      Excluir
  3. Leonardo, acho que você já pode postar aquela dissecação especial para HJ. Foi confirmado que ele será cancelado na edição 24 da revista TT.TT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imediatamente que eu soube que Hungry Joker ia ser cancelado de fato, decide esperar o final do mangá, assim faço uma conclusão do que é Hungry Joker do começo ao final!

      Excluir
  4. Quando pretende postar a review do capítulo 21, 22 e 23??? Elas já saíram...

    ResponderExcluir
  5. o site esta desatualizado por que a demora?

    ResponderExcluir

onload='emoticon()'