sexta-feira, 16 de maio de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #24 (Ano 2014).


E assim, concluindo o meu projeto de analisar várias TOCs, apresento a última revista que irá aparecer semanalmente aqui no Analyse It: Shonen Sunday. Umas das maiorias revista do japão, a terceira maior revista shonen, perdendo somente para Shonen Jump e Shonen Magazine.

Para quem não sabe, a grade de mangás atual da Shonen Jump é extremamente potente, tendo presente: Magi, Gin no Saji, Detective Conan, Kenichi, Rinne e vários outros mangás. O TOC da revista segue o estilo da Young Jump, não existe votação popular, são os editores que escolhem as posições, porém a popularidade do mangá é levada em consideração e normalmente o mangá cancelado é aquele que sempre esta nas últimas posições:

Sunday #24 (14/05):
Heavens Runner Akira (Cover & Lead Color Page, New Series, 58 pg.)
01 - Shijou Saikyou no Deshi Kenichi
02 - Be Blues!
03 - Joujuu Senjin!! Mushibugyo
04 - Keijo!!!!!!!!
05 - Magi
06 - Detective Conan
07 - Kyoukai no Rinne
08 - Character Times
Ginpaku no Paladin - Seikishi (Color Page, 23 pg.)
09 - Denpa Kyoushi
10 - Chousuinou Kei
11 - Hyoukyuuhime - Tokiwagi Kantoku no Kajou na Aijou
12 - Chrono Monochrome
13 - Nani mo Nai Kedo Sora wa Aoi
14 - Captain Earth
15 - Nobelu
16 - Fantasista Stella
17 - Kiriwo Terrible
18 - Hayate no Gotoku!
19 - Ane Log
20 - Kokushi Musou!!
21 - Area D
Arata Kangatari (Absent)
Gin no Saji (Absent)

Inubu! - Bokura no Shippo Senki (Hiatus)
Zettai Karen Children (Hiatus till Summer)

Não é só o Analyse It que esta vindo com novidades, a Sunday também - Nesta issue tivemos a estréia do mangá Heavens Runner Akira, pelo que entendi será um mangá de esporte (Maratona ?) bem exagerado e com um pouco de comédia - Assim que sair o raw darei uma olhada e formarei uma opinião muito mais concreta. 

O primeiro lugar da revista ficou com Kenichi - O mangá é um dos super veteranos da revista, já mais de 50 volumes e é lançado desde 2002 - A Sunday tem muito respeito por Kenichi e continuará dando a ele essas primeiras posições. O mangá merece e a sua atual saga continua com a sua tradicional boa qualidade (e tradicional peitões).

Em segundo lugar tivemos Be Blues! - Ao meu ver a Shonen Jump deveria aprender um pouco com a Jump Square, Weekly Morning e com a Sunday quando o assunto se trata lançar mangás de futebol: Esta mais do que óbvio que mangás exagerados não fazem sucesso, e principalmente mangás de futebol para o público fujoshi também não! A Jump precisa se basear em Be Blues! que pode ser considerado o maior mangá de futebol a ativa da atualidade, e criar uma história SÉRIE, SEM EXAGEROS e com um bom drama!

Em terceiro temos Mushibugyo - O mangá é extremamente bipolar, aparece na revista quando quer, mas por ser bastante popular na revista, quando aparece, esta bem ranqueado pelos editores. O quarto lugar ficou com Keijo!, olha, o mangá tava despencando em posição, mostrando os editores não estavam satisfeitos com o rumo do mangá (E provavelmente o público também não), mas nesta edição decidiram joga-lo para cima novamente, é um recado para os leitores que "por enquanto", Keijo esta salvo.

Em quinto tivemos Magi, eu sinceramente acho que pelo momento atual, o mangá merecia ser melhor ranqueado - A quinta posição não é ruim, mas os editores deveriam ter mais consideração ao mangá. Por ele ser popular e estar muito "safe", a Sunday não o joga no TOP 3 por não acharem necessário.

Lembrando que em revista onde os editores escolhem as posições, jogar algum mangá, além de declarar que ele tem o apoio da equipe para os leitores, é um modo de joga-lo em evidência, assim podendo dar um boost em popularidade. Capítulos que são considerados bombásticos pela equipe, podem ser jogados para cima para os leitores lê-los imediatamente (Não vamos esquecer que, nem todos os leitores lêem todas as revista e quem lê, chega no final da revista exausto, assim lendo com descaso os últimos mangás).

Em sexto temos Detective Conan, contagem regressiva para o mangá alcançar a margem dos 1000 capítulos! Não temos dúvida que a Sunday AMA Conan... Se perguntarmos a qualquer japonês um mangá que defina a revista, vão responder Conan. Eu acho Detective Conan super simpático, gosto de assistir o seu anime (Não vi todos os 700 episódios, lógico...) mesmo que seja voltado ao público infantil e coleciono os volumes dos mangás. Detective Conan é fantástico, posição mais do que merecida. 

A sétima posição ficou para outros super clássico da revista, Rinne... Podemos dizer que a Sunday tem a incrível capacidade de conseguir manter os mangás sendo lançados por muito tempo. Muitos mangakás consideram a Shonen Sunday a melhor revista para se trabalhar, já que a revista é bem descontraída e também o seu mangá terá um bom destaque no mercado, já que a Sunday é uma revista de respeito, acompanhada por mais de 500 mil japoneses semanalmente. 

Em oitavo tivemos o gag manga de tirinhas curtas, Character Times - Acho simplesmente hilário este mangá, só o raw já te fazer rir litros, se alguém traduzisse de fato aposto que vocês cairiam da cadeira de tanto rir. Em nono e décimo temos respeticamente Denpa Kyoushi e Chousuinou Kei. A décima primeira posição ficou para Hyoukyuuhime (Sou contra a qualquer nome grande, seja em inglês ou em japonês... O nome deste mangá é um exagero sem fim, pior que os albums do My Chemical Romance: "I Brought You My Bullets, You Brought Me Your Love" ou "Danger Days: The True Lives of the Fabulous Killjoys"... Piedade né? Nomes tão grande que até em sigla fica chato de se escrever. Se continuarem a lançar mangás com estes nomes gigantesco, vou começar a campanha: "NãoVaiTerDedo" em protesto a todos os editores que devem escrever diariamente este nome gigantesco na revista.

Em décimo segundo tivemos Chrono Monochrome, tirando o nome extremamente sem graça: Caso você crie um mangá não use nenhuma destas palavras/frases: Monogatari, Koi no ou Chrono, são clichês demais! De qualquer modo, tirando o nome sem graça, o mangá é bem interessante e vem conquistando o público japonês. É um mangá de xadrez que tem um bom toque de fantasia, muito interessante.

Logo após temos na décima terceira posição mais um mangá "NãoVaiTerDedo", porque não vou ser louco de chama-lo pelo nome inteiro e vou fingir que o nome dele se resume a "Nani" (Em português "O que"). Captain Earth ficou em décimo quarto lugar, o mangá faz um daqueles projetos de "dominação mundial", onde é lançado o anime e ao mesmo tempo um mangá sobre o anime. Se o anime parece que não conseguiu  ser o estouro que os produtores esperavam, o mangá conseguiu agradar tantos o público quanto os editores. Mas não sei se sobreviverá por muito tempo, tudo indica que não (Por estar muito atrelado ao anime).

Nobelu (Não é um japonês falando "Nobel", calma) é uma drama muito interessante, completou a pouco tempo 1 ano na revista e já vem se mostrando um pouco desgastado. A possibilidade do mangá completar 2 anos da revista esta cada vez mais irreal, já que sua popularidade só tende a cair. Mas por enquanto, não é um dos favoritos ao cancelamento.

Fantasista Stella é outro mangá de futebol, podemos dizer que diferente de Be Blues que tenta focar mais no drama real, Fantasista vai mais ao "fantástico", se aproximando muito a Tsubasa (Melhor mangá de futebol ever, pena que não passa da regra dos 12 anos, hahaha). A Sunday vem gostando muito do desempenho de Fantasista, esta posição podemos considerar até atípica, já que o mangá tende a ficar mais na décima primeira ou décima segunda posição. Baixas chances de cancelamento.

Kiriwo Terrible é o primeiro mangá da lista com chances de real cancelamento: Lembrando que demora em média 4 ou 5 semanas para os editores terem uma ideia real da popularidade de um mangá, por isso nas suas primeiras semanas Kiriwo se manteve no topo da revista, quando os editores viram a real popularidade do mangá, o jogou lá para baixo. As chances de Kiriwo Terrible ser cancelado é alta, mas o mangá ainda pode se salvar desta rodada.

Hayate no Gokotu! (Mangá em homenagem ao escritor do Gekkou Gears -q) conquistou uma péssima posição, atípica para o mangá que tende ficar no TOP 10 - O motivo dos editores terem jogado o mangá tão lá para baixo não sei dizer ao certo, mas isso é muito estranho. De qualquer modo Hayate tem quase 10 anos de revista e não deve ser cancelado.

Logo após temos Ane Log que acabou de vim de uma página colorida e não deve ser cancelado. O mangá vem pegando péssimas posições, mas os editores tem uma boa relação com o autor e deve continuar mantendo o mangá o máximo possível. Em vigésimo temos o praticamente cancelado Kokushi Musou, o mangá tem tudo para ser cancelado em breve... As chances de ser salvar são quase nulas. 

E por último temos Area D que vem pegando PÉSSIMAS posições, a popularidade não deve estar boa, mas ainda vende relativamente bem no seu volume individual - Tudo indica que será salvo, mas se continuar com este desempenho vergonhoso, a Sunday poderá cancelar. Area D tem sorte de estar na melhor revista shounen em termo de tranquilidade para trabalhar, a Sunday é extremamente flexível e tenta ao máximo ajudar o mangá a pegar posições melhores... Diferente da Weekly Shonen Jump que lança o mangá, e só se importa para ele se der dinheiro, se não...

Foi este o TOC da Weekly Shonen Sunday, espero que vocês tenham gostado. Foi revelado que o mangá Imawa no Kuni Alice - Spade of King será terminado na edição 29... O mangá não fez parte desta edição, por ter uma publicação atípica, com períodos próprios.

PS: Kokushi Musou já foi cancelado e deverá terminar nas próximas issues, hehe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'