quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #13 (Ano 2016).


Furacão.

E se um furacão tivesse passado pelo editorial da Weekly Shonen Jump e bagunçado a ordem de todas as revistas? Bem, isso é relativamente impossível, mas caso isto acontecesse, o resultado com seria um TOC como este. Várias séries colocadas em posições atípicas, e realmente poucas foram deixadas em suas posições habituais. Por isso, não vale mais a pena perder nenhum segundo e vamos analisar esta edição:

TOC Weekly Shonen Jump #13 de 2016 (29/02)
One Piece (Capa, Página Colorida de Abertura)
01 - Haikyuu!!
02 - Boku no Hero Academia
Ansatsu Kyoushitsu (Página Colorida)
03 - Black Clover
04 - Samon-Kun wa Summoner
05 - Gintama
Shokugeki no Souma (Página Colorida)
06 - Mononofu
Yuragi-Sou no Yuuna-San (Capítulo 04)
07 - Toriko
08 - Nisekoi
Kimetsu no Yaiba (Capítulo 03)
09 - PSI Kusuo Saiki
10 - Hinomaru Zumou
11 - Sesuji wo Pin! to
12 - Kochikame
13 - World Trigger
14 - BLEACH
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Próxima Edição #14:
Capa e Página Colorida de Abertura: Black Clover (Aniversário de 1 ano).
Página Colorida: Hinomaru Zumou, Samon-Kun wa Summoner e Mononofu.

Começando pelos mangás não ranqueados, One Piece ficou com a página colorida de abertura e entregou uma capa bem "retro" e "sério", diferente das suas capas anteriores que tendem a ser mais "alegres" e "bem-humoradas". Não é a primeira vez que Oda entrega uma capa mais séria, e mesmo esta não sendo as das mais sérias (podemos dizer que esta é uma capa "normal"), é sempre bom ver Oda mostrando este lado mais adulto de One Piece, já que a série mesmo tendo muitos elementos de comédia, sempre trás boas discussões sobre abandono, preconceito, justiça, liberdade, amizade, auto-estima e muitos outros temas. Por fim devo assumir que o rosto de Luffy ficou um pouco estranho, está parecendo um psicopata. 

Somente duas séries receberam páginas coloridas: Ansatsu Kyoushitsu e Shokugaki no Souma - Acho interessante comentar sobre o encerramento de Ansatsu Kyoushitsu em 25 de Março. Eu tinha esquecido que já havia sido anunciado a estréia de uma nova série de Naruto em abril, contudo existe uma dúvida se esta série será realmente o substituto de Ansatsu Kyoushitsu, já que o "Novo Naruto" será lançado mensalmente, já que Ansatsu é semanal. Sinceramente, não considero uma estratégia muito inteligente por parte dos editores transformarem Naruto o substituto de Ansatsu, justamente por causa da sua frequência. A série de Naruto pode entrar tranquilamente no espaço dos One Shots (Neste caso, os One Shots continuariam sendo publicados, mas uma vez ao mês a entregariam a vaga ao derivado mensal de Naruto). Caso de fato derivado se torne o substituto de Ansatsu Kyoushitsu, infelizmente teremos ainda menos séries na revista, ao menos em 3/4 das edições do ano. Enquanto muitos pedem para os editores aumentarem o número de séries na revista, os editores estão diminuindo-as.

Por fim, sobre as duas séries novatas: O segundo capítulo de Kimetsu no Yaiba continuou tendo uma ótima recepção, pelo menos na 2ch e WarotaChannel (Não conferi nos demais fóruns japoneses, por falta de tempo). Ainda é cedo para dizer se a série irá fazer sucesso, como eu disse na análise passada, precisamos analisar a recepção de todos os primeiros capítulos, mas devo assumir que os bons comentários sobre a série estão me deixando realmente esperançosos em relação ao seu sucesso. Já Yuragi-Sou no Yuuna-San se encontra em uma situação um pouco mais complicado, cada capítulo que passa o número de pessoas que não estão gostando da série, está aumentando. Podemos dizer que atualmente 60% do público não votaria na série de nenhum modo. O 40%, não é certo que votaria, mas podemos dizer que existe uma possibilidade. Ainda não está acabada as chances de Yuragi-Sou (É necessário somente cerca de 5 ou 6% do público votar na série, e como um romance / ecchi tende a pegar um público fanático, isso ainda é bem capaz de acontecer), mas a situação está complicada.

Chegando ao TOC em primeiro lugar tivemos Haikyuu!!, que finalmente pode ser promovido a "Kuroko no Basket da atualidade" - Não, não estou comparando a qualidades dos mangás, mas sim o desempenho no TOC mesmo - O que diferenciava a situação de Kuroko para Haikyuu!! na revista era a vontade dos editores em colocar Kuroko na primeira colocação. A verdade é que esta vontade não existia para "Haikyuu!!", os editores simplesmente não sentiam necessidade de fazer a série ser o segundo mangá em ordem de leitura, por isso até meados de 2015, o mangá tinha conquistando poucas vezes o topo da tabela. Contudo, da segunda metade de 2015 em diante os editores decidiram que valia a pena colocar mais frequentemente a série entre os primeiros, talvez por já estarem se preparando para o encerramento de Ansatsu Kyoushitsu. Assim, minha teoria que Boku no Hero Academia poderia dominar a primeira colocação juntamente com One Piece pode estar "ameaçada", pois é bem capaz que os editores retornem a utilizar a estratégia dos "trio principal", onde três séries disputam constantemente pela primeira colocação, ao invés de serem duas. Aliás, Boku no Hero Academia ficou em segundo lugar neste TOC.

Logo após, na terceira colocação tivemos Black Clover que receberá sua devida capa de aniversário e publicidade do novo volume na próxima semana. A posição alta da série nesta semana é um modo de "compensar" o atraso na publicidade do novo volume, que será lançado nesta semana. Se vocês repararem, tirando Bleach que os editores estão simplesmente ignorando, todas as séries que terão seus novos volumes lançados tiveram uma singela melhora de posição: Haikyuu!!, Ansatsu Kyoushitsu, Shokugeki no Souma, Samon-Kun wa Summoner, Mononofu, Gintama, e por fim o já citado Black Clover - Isto não é uma coincidência, estão dando destaque as obras que precisam de destaque - E mesmo essa posição da série ter sido estimulada pelo lançamento do seu quinto volume, devemos perceber que é realmente impressivo que entre todas essas séries, os que os editores escolheram para receber mais "publicidade" foi justamente Black Clover (Terceira colocação somado com uma bela capa). O que só comprova como o grupo editorial respeita bastante a série.

Em quarto lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que também recebeu uma melhora de posição por causa do seu novo volume, mas isso não exclui que os editores tem confiança na série, já que foi claramente a terceira melhor classificada entre as que receberão um novo volume. Serei sincero, estou realmente curioso para saber quanto melhorará as vendas de Samon-Kun wa Summoner, já que a série ganhou bem mais destaque após o surpreendente resultado do primeiro volume. É bem provável que mais pessoas devem estar dispostas a comprar o novo volume, podendo fazer que a série tenha um grande "boost" de vendas (Podendo até mesmo dobrar suas vendas). Espero que os editores entendam o potencial da série, e acabem colocando-a em quarto lugar na ordem de leitura, mesma colocação que deixaram Ansatsu Kyoushitsu nesta semana.

Em quinto lugar tivemos Gintama, a série, além de estar entregando um capítulo de ótima qualidade, tem o "bônus" de estar lançando um novo volume na mesma semana em que esta edição da Shonen Jump será lançada, por isso os editores se sentiram estimulados para colocar a série entre os cinco primeiros colocados. Isto só comprova o que venho dizendo a muito tempo, por mais que a série venha sendo classificada muitas vezes nas mesmas colocações que Toriko, World Trigger e Bleach, a sua situação não é a mesma, pois os editores realmente acreditam no potencial comercial de Gintama e a série continua sendo uma das mais lucrativas da revista (Em um dado que saiu em 2014, foi visto que Gintama era a terceira série mais lucrativa da revista, perdendo para Naruto e One Piece, atualmente deve estar atrás de Ansatsu Kyoushitsu e Haikyuu!!, mas deve continuar sendo mais lucrativa que obras como Toriko e Bleach). Logo após em sexto lugar tivemos Mononofu que acredito que no segundo volume aparecerá entre os cinquenta mais votados, conseguindo alcançar até mesmo o patamar de Hinomaru Zumou. Eu acho justo os editores terem colocado a série em uma posição alta e estarem dando uma página colorida na próxima semana, o mangá tem potencial de se tornar uma série com vendas relativamente boas.

Em sétimo lugar tivemos Toriko que por mais que não tenha tido uma grande melhora em posição por causa do seu novo volume, os editores foram "bondosos" e deixaram a séria acima de séries que eles, atualmente, estimam mais. Toriko acabou perdendo para todas as séries que vendem mais (Haikyuu!!, Ansatsu Kyoushitsu, Shokugeki no Souma, Gintama) ou tem potencial, daqui a um ou dos anos, para vender mais (Black Clover, Samon-Kun e Mononofu), deste modo os editores não tinham nenhuma razão para deixa-lo em uma posição melhor nesta edição. Contudo, fizeram questão de deixar o mangá acima de séries que não receberão volumes, como é o caso de Nisekoi, PSI Kusuo Saiki, Hinomaru Zumou e Sesuji wo Pin! to. Resumindo a série conquistou uma boa colocação esta semana, era o máximo que os editores podiam fazer para a série nesta semana. Em oitavo lugar tivemos Nisekoi que está curtindo os seus últimos dias na revista.

Shokugeki no Souma, Página Colorida.

PSI Kusuo Saiki ficou em nono lugar, a série em breve completará quatro anos de vida e todos estão esperando que seja anunciado o seu anime. Eu realmente espero que isto aconteça, mas devo dizer que não vale a pena ficar muito esperançoso em relação a isto. Infelizmente séries que tendem a comédia mais tradicional, não recebem animes, por isso as chances que PSI Kusuo Saiki acabe sendo encerrado (daqui a alguns anos) sem ter um anime são reais. Obras como Sket Dance, por exemplo, não entram no estilo de "comédias tradicionais", que são mangás que adotam propositalmente um traço simples, com piadas locais e por fim com casos cômicos que se resumem a somente um capítulo, como fosse uma obra publicada em jornal ou revista de passatempo. Sket Dance havia um traço bem elaborado, era mais voltado para a investigação e por fim, por mais que muitas vezes fosse um caso por capítulo, constantemente entregava pequenos arcos dramáticos. As chances de PSI Kusuo Saiki receber um anime não são nulas, eu diria que estão entre 30% à 40%, mas caso não receba, não seria nenhuma novidade. 

Logo após na décima colocação e décima primeira colocação, tivemos respectivamente Hinomaru Zumou e Sesuji wo Pin! to. Os dois mangás receberam colocações baixas pelos motivos já explicados: Os editores precisam dar mais destaque para os mangás que receberiam novos volumes. Por isso, mais do que justo deixar as séries que menos vendem nas últimas colocações (PSI Kusuo Saiki, Hinomaru Zumou e Sesuji wo Pin! to), enquanto realçam algumas séries que precisam receber publicidade. Talvez a situação possa se repetir na próxima semana, caso os editores querem continuar a dar publicidade para os mangás já citados, mas com certeza a partir da décima quinta edição tudo estará voltando ao normal. Eu só não conseguir entender o motivo de ter deixado Nisekoi acima desses dois mangás, Sesuji wo Pin! to até entendo, já que está passando por um arco de transição, mas será que valia a pena deixar acima de Hinomaru Zumou? Bem, eu sinceramente não sei, mas os editores devem saber o que estão fazendo. Aliás, próxima semana Zumou deve ganhar uma página colorida, sem nenhum motivo aparente, provavelmente a série entregará um capítulo emocionante e os editores querem dar um pequeno destaque a série. 

Por fim, nas últimas três colocações tivemos respectivamente Kochikame, World Trigger e Bleach - Todas essas três séries receberão um novo volume na próxima semana, contudo os editores não podiam colocar exatamente todos as séries que recebiam volumes em posições altas, isso resultaria em Hinomaru Zumou, Sesuji wo Pin! to e PSI Kusuo Saiki pegando posições vergonhosas, e para a moral dessas três séries, seria péssimo. Deste modo decidiram "sacrificar" três séries, deixando-as nas últimas colocações, as três escolhidas foram aquelas que precisam de menos publicidade entre os que lançariam um novo volume. Bleach na verdade não recebe nenhum tipo de publicidade a vários meses, os editores simplesmente ignoram a existência da série. Já World Trigger, talvez receba uma melhora de posição na próxima semana, veremos, mas os editores não devem ver muita necessidade de dar publicidade em uma série que alcança um público muito especifico. Para mim, a série deveria receber mais propaganda, pois tem um grande potencial de vendas, inclusive para mim seria mais inteligente entregar a capa desta semana para Black Clover e da próxima semana para World Trigger, assim já se livrariam da capa de aniversário da série e faziam uma publicidade básica ao novo volume lançado, contudo parece que os editores farão igual ano passado e adiaram ao infinito o aniversário de World Trigger.

*Peço desculpas pelo atraso na publicação da matéria sobre o funcionamento das scans. Estou escrevendo aos poucos e espero termina-la em breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'