quarta-feira, 18 de junho de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #30 (Ano 2014).


Será? Anime vindo aí?


Este TOC em questão foi muito interessante, por vários motivos diferentes... Teve posições de alguns mangás bem surpreendente, e também teve algumas informações sobre a próxima issue que nos deixaram com um gosto de "vem logo próxima quarta!"

Issue 30
One Piece (Cover/Lead Color)
01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - Naruto
Takujou no Ageha (Oneshot, Center color)
03 - PSI Kusuo Saiki
04 - Kuroko no Basket
05 - Shokugeki no Soma
Hinomaru Zumou
06 - Nisekoi
Haikyuu (Color Page)
07 - Gintama
08 - Bleach
Isobe Isobee Monogatari (Color Page)
Oneshot (World Trigger subsitute)
09 - Illegal Rare
Kochikame
Hunter x Hunter
10 - Stealth Symphony
11 - Soul Catcher(S)
12 - iShoujo

Absent: World Trigger, Toriko

Issue 31
Cover/Lead CP Ansatsu Kyoushitsu (Ultra Important Announcement)
Color Page: Shokugeki no Soma, Tokyo Ghoul (series from Young Jump), Sore ike! Yuugou-kun (Short serialization, 3 chapters total)



Primeiramente gostaria de dizer que com a confirmação do tradutor chefe da JBC que Hunter x Hunter NÃO é ranqueado, eu retirei da classificação Hunter x Hunter, deixando-o no mesmo nível que Bleach - Outra informação é que, os mangás ausentes, não são ranqueados na semana, simplesmente as pessoas NÃO podem votar nele, pois eles não estão no cartão de votação (Confirmei isso lendo a própria Jump, uma que tinha um One Piece ausente).

Deste modo, quando um mangá é ranqueado referente a uma revista não presente, a posição dele é provavelmente dada pelos editores... Já que é bem dificil eles ranquearem de acordo com os votos da semana anterior.

Essa semana tivemos a volta de One Piece, com um bela capa "ao vivo", porém bem feia se vemos pela internet (A tonalidade preta a deixa bem bonita vendo em mídia física). Por fim, Toriko entrou em pausa por vontade própria do autor, já World Trigger deve ser porque o autor não conseguiu terminar o capítulo a tempo, já que deve voltar semana que vem.

Outra boa notícia é a ótima posição que esta sendo Zumou, falta somente mais 3 issues para que tenhamos o primeiro rank dele, e a Jump continua a colocar o mangá em posições altas, isso indica que o mangá pode ter sim um ótimo desempenho... Normalmente mangás que recebem poucos votos, os editores os classificam no final da revista, mesmo antes de ser oficialmente ranqueado pelo voto popular.

O primeiro lugar ficou com Ansatsu Kyoushitsu que ganhará um "Ultra Importante anuncio" semana que vem, que tudo indica será um anime... Isso é uma ótima notícia para os fãs do mangá, já que após o anime tudo indica que Ansatsu começará de fato sua dominação mundial (Sem brincadeiras agora, é bem capaz do mangá se tornar um HIT como Shingeki no Kyojin).

Levando em conta os seus números de capítulos, é bem capaz do anime ser ao estilo de One Piece e Naruto, sem pausa, diretamente, sobrevivendo não pela base da venda dos DVDs/Blu-Ray e sim na base da audiência. Para quem não sabe, animes vendido por temporadas, como Kuroko no Basket e Haikyuu! tem como prioridade a venda dos DVDs/Blu-Ray dos episódios em questão... Já os animes "continuados" como de One Piece e Naruto, tem como prioridade a audiência na TV, assim tendo normalmente vendas baixíssimas do DVD.

O que aumenta as chances de Ansatsu Kyoushitsu ser um mangá continuado, é o fato de Toriko ter saido da grade da TV TOKYO, sendo substituido por Dragon Ball Kai, a saga de Majin-Boo. Teoricamente, o anime de Toriko voltaria a transmissão da última saga de Dragon Ball terminar, porém como ainda não tivemos nenhuma notícia sobre uma possível volta de Toriko, é possível que a Toei (Que tem uma ÓTIMA relação com a Jump) produza o anime de Ansatsu Kyoushitsu e o coloque após One Piece, deixando o time-slot fortíssimo, com um potencial de audiência muito maior que deixar Toriko.

O segundo lugar de Naruto é bem tranquilo, mesmo que ainda acredito que o mangá tinha potencial para estar pegando vários primeiros lugares. O terceiro lugar é surpreendente, ficou na mão de PSI Kusuo Saiki, acho que a Jump deveria parar de lançar Flash Anime do mangá e anunciar logo um verdadeiro anime - O mangá é um sucesso e tem potencial de se tornar uma febre das comédias... Mas levando em conta que a Jump esta já com dois animes em espera (Kuroko e World Trigger), é bem capaz que eles adiem mais ainda o anime de PSI.

One Shot, Color Page.

Kuroko no Basket conquistou o quarto lugar, uma ótima posição - Quanto mais o jogo chega em seu climax, mais exagerado fica, mais os japoneses vão amando o mangá... Bem provável que até o final do jogo, veremos raramente o mangá fora do seu TOP 5. Ai Ai Ai, Japas, como conseguem gostar tanto dessa partida?

Em quinto, após um primeiro lugar temos Shokugeki no Souma - O mangá é muito popular, mas é um mangá que ainda não tem uma fã base tão grande ao ponto de manter sempre nas 3 primeiros lugares... Por isso, é normal que o capítulo fique fora do TOP 3, conquistando um ótimo quinto lugar. Não estou menosprezando a fã base de Souma, mas é praticamente um fato consumado que ela é menor que as dos respectivos mangás: One Piece, Ansatsu Kyoushitsu, Kuroko no Basket e Naruto. 

Abrindo as posições intermediárias temos Nisekoi, conquistando uma posição "normal", se levarmos em conta a ausência de muitos mangás no rank (Ao todo, entre páginas coloridas e ausências, 6 mangás não foram ranqueados - WT, Isobe, Haikyuu!!, Toriko, One Piece e Zumou... Exemplo na próxima semana somente 3 não serão ranqueados, Ansatsu, Souma e Zumou. Na porta do bottom, como o de costume temos Gintama.

Abrindo o bottom, temos o lindo mangá Bleach - Se Hunter x Hunter fosse ranqueado, de fato o mangá estaria sim fora do bottom, mas se eu aceitasse ranquear HxH, após a confirmação que ele não pode ser votado, eu também teria que aceitar os ranks de Zumou e Kochikame que, por motivos diversos, são ranqueados pelos editores. Então, o jejum de Bleach continua :(

Illegal Rare dá uma melhorada, mas nada demais... As posições do mangá ainda são o suficiente para ele se salvar, mas continuam extremamente ridículas e insuficiente para sobreviver por muito tempo na revista. O autor deve começar a acelerar a história, antes que seja tarde demais! Em décimo temos Stealth Symphony que vai dando um sinal de respirada, mas ainda acho muito dificil sobreviver, pois as posições continuam ruins.

O que pode salvar SS, mesmo que eu ache improvável, é se Soul Catcher (S) continue a conquistar posiçõe tão ruins assim! A posição do mangá essa semana foi péssima, a penúltima colocação o deixou em uma situação perigosa, mesmo que ainda acredito que ele não será cancelado por enquanto.

Em último temos iShoujo que após conquistar uma antepenúltima colocação na TOC passada, voltou novamente ao último lugar. Sinceramente, não acho que iShoujo será salvo mesmo com todo o volume 1 sendo vendido de forma digital, totalmente colorida ou com seu APP de relacionamento.

Chance de Cancelamento:

99% - iShoujo (Vai ter que rolar peitinho para se salvar).
97% - Stealh Symphony (Só se salvar se IR ou SC comece a ficar em último lugar todas as issues).
60% - Illegal Rare (Pode ser cancelado, mas acho que a Jump preferirá deixa-lo por mais tempo).
40% - Soul Catcher (Se tiver outras posições ruins assim, o que acho improvável, pode ser cancelado).
01% - World Trigger (Se o autor quebrar o pulso de um jeito que não consiga mais escrever, quem sabe...)

Tirei Bleach, chances zero com as posições atuais... Se World Trigger uma sequência de boas posições, também abaixo para zero as suas chances.

Próxima Issue:

Teremos capa e página colorida, com grande anuncio para Ansatsu Kyoushitsu - Tudo indica que seja um anuncio da versão de animes. Página colorida para Souma, o mangá merece, passa por um periodo fantástico. Teremos uma nova mini-série que não está na revista para substituir World Trigger, já que tudo indica que ele voltará semana que vem. Essa mini-série só comprova que a Jump tem espaço para colocar mais séries, ficando com 21/22, como venho propondo e comentando a muito tempo.

E também teremos um One-Shot especial de Tokyo Ghoul que ajudará na publicidade do seu anime que estreará em Julho (1 semana após a issue 31, que estará esse One-Shot ser publicada). Como um grande fã do mangá, estou muito curioso em saber como será o capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'