quarta-feira, 30 de julho de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #36 (Ano 2014).


Este é o momento de Haikyuu!!

Parece que a Shounen Jump continuará nos surpreendendo semana após semana... Desta vez tivemos vários mangás que pegaram posição mais interessantes, e principalmente, que nos ajudaram a perceber alguns detalhes sobre a composição de votos da revista atualmente.

Weekly Shonen Jump #36 (04/08)
Bleach (Cover & Lead Color)
01 - Haikyuu!!
02 - One Piece
Assassination Classroom (Color Page)
03 - Toriko
04 - PSI Kusuo Saiki
Yoakemono (Capítulo 03)
Kentarou Fukuda / Devily-man (Oneshot, Color, 47p)
05 - Naruto
06 - Shokugeki no Souma
07 - Hinomaru Zumou
Mitsukubi Condor (Capítulo 04)
08 - Kuroko no Basket
Boku no Hero Academia (Capítulo 05)
09 - Nisekoi
10 - Isobe Isobee Monogatari
11 - World Trigger
12 - Gintama
Kochikame
13 - Illegal Rare
Hunter x Hunter (Absent)

Weekly Shonen Jump #37-38 (11/08) :
One Piece (Cover, Lead Color)
Hinomaru Zumou (Color Page)
Yûya Kawada (art) x Ishin Nishio (story) / Aru Asa Okitara (Oneshot, 47p, Color)
Masaru Miyokawa (art) x Ishin Nishio (story) / Henshin Ganbô! (Oneshot, 47p, Color)

Bleach, Lead Color Page.

Comecemos, como já é de tradição, com os mangás não ranqueados. Quem recebeu capa e a Lead Color Page esta semana foi o mangá Bleach, que logicamente vem passando por um momento de crise, mas acho admirável o fato da Jump continuar apoiando-o, independente de suas quedas de vendas e baixíssimas posições no TOC.

A capa é bonita, mesmo que não tem nenhum diferencial se comparar a antigas capas que o mangá já teve, o que é uma pena, pois fica cada vez mais raro ver o mangá como capa da revista, em um total de 48 edições, Bleach só abre a magazine em 1 edição.

Também tivemos página colorida para Assassination Classroom, e para Devily-Man que é um dos mangás que estão disputando a Golden Future Cup deste ano. Sinceramente, o que menos me chamou atenção, mas espero que me surpreenda e seja um bom One Shot.

Yoakemono que teve um segundo capítulo MUITO BEM aceito pelo público japonês, eu diria mais bem aceito que o primeiro, foi colocado no topo da revista - Acredito que este mangá irá vingar, talvez não seja um novo One Piece, onde conseguirá ficar nas primeiras posições sempre, mas acredito que terá um desempenho bom o bastante para sobreviver na revista.

Já Boku no Hero Academia conquistou uma posição aparentemente ruim, mas se analisarmos, ainda não considero péssima - A revista da Shonen Jump esta bem cheia, fazendo que os editores sejam obrigados alguns novatos em posições aparentemente ruins, mas se analisarmos cuidadosamente, veremos que Boku no Hero vem depois de "Kuroko no Basket", um dos mangás com mais leitores da Weekly Shonen Jump. Deste modo, ele, mesmo em uma posição baixa, tem a oportunidade de continuar sendo lido, pois vêem logo após de um mangá de grande porte. Outro ponto positivo para Boku no Hero, que pode deixar muitos animados é o fato dele ganhar um poster na Jump NEXT! do mês de Setembro (Que terá como capa Soul Catcher), isso demonstra que os editores estão apostando alto em Boku no Hero.

O mesmo vale para Mitsukubi Condor que além de estar em uma posição mais alta, se aproveita estrategicamente do "Lead-In" de Zumou, onde quando muitos leitores terminaram de ler o fantástico mangá de Sumo, já se encontram com Condor, fazendo assim que mesmo em uma posição baixa para novatos, o mangá continue sendo lido e tenha chance de ser popular. A Shonen Jump vem se aproveitando desses TOC confusos de forma genial, assim podendo colocar mangás novatos em posições estratégicas, mesmo que "aparentemente" pareçam baixas. O terceiro capítulo de Condor foi o mais bem recebido, mas continua sendo o mangá com a pior recepção em fóruns dos 3, no segundo capítulo mesmo muitos criticaram dizendo que parecia que esta lendo uma mangá onde algumas páginas foram "arrancadas", pois o mangá tinha cortes de cenas muito bruscos. 

Bleach, Color Page.

Chegando ao TOC logo após esta grandinha análise das posições dos novatos temos Haikyuu!! em primeiro - Sinceramente, esta sim é uma grandíssima notícia. Eu estava preocupadíssimo sobre o desempenho do mangá de vôlei, principalmente depois da nona posição que o mangá conquistou semana passada, mas essa semana ele nos provou que TEM SIM capacidade de conquistar o topo da revista, tendo mais voto que o veterano One Piece.

Mas mesmo assim, isso não é uma garantia que Haikyuu!! tenha uma grande fã base, principalmente se analisarmos que juntamente com o crescimento repentino de posição de Haikyuu!! (Foi do nono lugar para o primeiro) teve a queda repentina de posições de Hinomaru Zumou (Do segundo para o sétimo). Significa: Haikyuu!!, Kuroko no Basket e Hinomaru Zumou provavelmente estão dividindo o mesmo público masculino. Assim, se um consegue uma enormidade de votos, consequentemente pelo menos um desses mangás (Ou mesmo os dois) terá uma queda de posições.

Então, Haikyuu!! esta em uma situação muito perigosa, ao ponto do cancelamento? Não, mas esta provavelmente em uma situação desconfortável, pois luta diretamente com outros dois mangás de esporte... Por sua sorte, o mangá de vôlei tem uma qualidade incrível e seu autor é muito competente, podendo assim disputar como um tigre asiático contra os outros dois mangás. Estou muito feliz em vê-lo no primeiro lugar. 

One Piece ficou em segundo, não existe fandom mais fiel do que a de OP, independente do capítulo eles continuam votando. Dá no que dá, o TOC fica mais bagunçado que o meu quarto, mas ao mesmo tempo One Piece continua estável nas duas primeiras posições. 

Em terceiro lugar temos outra grande surpresa: TORIKO. Outro mangá que a maioria não estava mais colocando fé (Me incluo nesta maioria), por causa da sequencias de posições ruins. Desta vez ele fez questão de provar que ainda continua vivo na revista, mesmo que não seja mais um mangá que consiga conquistar várias primeiras posições, demonstrou ter a capacidade de ao menos estar entre os três primeiros em TOCs esporádicos.

Em quarto temos PSI Kusuo Saiki, tenho uma boa notícia para os que estão esperando uma anime do mangá: Além dele ser o segundo novato mais antigo, a Shonen Jump parou a um bom tempo de produzir o Anime em Flash do mangá, levando a crer que já devem estar negociando um anime para o mangá. Esta é só uma teoria minha, analisando o movimento da revista em relação a PSI Kusuo Saiki.

Logo após, em quinto temos Naruto - O mangá continua bem abaixo do esperado, o capítulo desta edição e o da semana passada, na minha opinião, foram os melhores desde que começou a batalha final, deste modo acredito profundamente que daqui a 6/7 edições, Naruto consiga uma melhora de posição, conquistando pelo menos um terceiro ou segundo lugar. 

Tanto Naruto quanto Bleach vêem mudando alguns direcionamentos da sua saga final para conseguir agradar mais o público (Pois é inaceitável um mangá em seu climax estar tendo quedas em vendas e posições no TOC, é simplesmente inaceitável): Enquanto Kubo em Bleach deu uma leve adiantada nas batalhas, trazendo de voltas personagens carismáticos, já Kishimoto em Naruto, como não pode trazer de voltas personagens carismaticos, como Shikamaru e Hinata, pois estão no sono profundo, preferiu aumentar a carga emocional do seus mangás, fazendo uma bela cena entre Sakura e Sasuke - E voltando a trazer toda a dramatização presente no personagem Obito.

Assassination Classroom, Color Page.

Em sexto lugar temos Shokugeki no Souma, infelizmente saiu do TOP 6, mas não considero sua posição ruim de qualquer jeito... Como comentei na análise passada, a Shonen Jump esta muito disputada, temos ao todo, atualmente, 11 mangás com capacidade de conquistar um TOP 5, somente: Bleach, Gintama, World Trigger e Illegal Rare dificilmente conseguem chegar entre os 5 primeiros colocados da magazine. Com uma magazine tão disputada, chega a ser natural ver Shokugeki no Souma fora do TOP 5.

Então, não é nada se desesperar, o mangá continua muito popular, só não teve um capítulo fantástico ao ponto de receber muitos votos, mas o fato de conseguir ficar entre os seis primeiros já é um grande notícia. O mesmo vale para Zumou que conseguiu conquistar um sétimo lugar, a pior posição do mangá desde sua estréia.

Mas ao mesmo tempo, como já explicado no paragrafo sobre Haikyuu!!, o motivo desta "ruim" posição de Zumou é por causa que provavelmente boa parte do seu voto masculino migrou para Haikyuu!! - Não é por nada que quando Zumou conquistou o seu segundo lugar semana passada, Haikyuu!! ficou com uma péssima nona posição.

Kuroko no Basket também vem sofrendo com a presença de Zumou, percebemos que desde a estréia do mangá de Sumo, o mangá de basquete se estagnou na sétima/oitava posição, simplesmente estagnou. Não sobe, nem desce - Isso esta acontecendo, porque provavelmente, o público casual masculino migrou para Zumou (Nesta semana migraram para Haikyuu!!, mas acredito que daqui a no máximo 2 TOCs já voltam para Zumou) deste modo Kuroko no Basket esta sobrevivendo somente da sua fandom, que é grande e fiel o bastante para mante-lo nas posições intermediárias.

Detalhe, não estou dizendo que o público masculino casual abandonou Kuroko no Basket, e sim que estão preferindo votar em Zumou (E outros 2 mangás aleatórios, dificilmente tem alguém vote nos 3 mangás de esporte... Na verdade é raro encontrar alguém que vote em 2 mangás de esporte ao mesmo tempo). Deste modo, como estão preferindo votar em Zumou, em um capítulo de alta qualidade de Kuroko no Basket, pode ser que eles voltem a dar seus votos a Kuroko no Basket... Assim, o mangá pode estar estagnou na oitava posição, mas tem capacidade em um capítulo bombástico de pegar até o primeiro lugar.

Primeiramente fico satisfeito do fato do mangá continuar trabalhando o fator do trabalho em equipe, mesmo tendo depois de todo aquela drama sobre a Zona (Não entro em mais detalhes para não dar spoilers), porém ainda quero o mangá seja encerrado: Isso só depende unicamente do autor Fujimaki (Nem tanto da própria Shounen Jump)... Logicamente, um final de Kuroko no Basket ajudaria bastante Haikyuu!! que poderia "roubar" os votos femininos, e também ajudaria Hinomaru Zumou que assim poderá "roubar" os votos masculinos que Kuroko no Basket ganha.

Logo após, em nono temos Nisekoi - Acredito que Nisekoi esta com seus dias contados, o que não é uma péssima notícia, já que é um mangá que tem toda a capacidade de terminar sua história em um arco de 5/6 capítulos. Na verdade, eu acredito que é isso que o autor espera, continuar arrastando a história, até o momento que os editores da Jump disseram: "Olha, Naoshi Komi, vamos ter que cancelar seu mangá infelizmente"... Ele vai dar um belo sorriso, fazer uma saga final bem simples e engraçada que fechará PERFEITAMENTE o mangá e partirá para uma nova empreitada. Simples.

Em décimo temos Isobe Isobee Monogatari abrindo o bottom (Lembrando que estou considerando o bottom os 4 últimos, isso até a edição número 40, onde irá estrear Boku no Hero Academia). O mangá pode ter conquistado uma péssima notícia, mas Isobe é aquele mangá que sempre será uma montanha russa, pois depende unicamente da qualidade do seu capítulo - Se for engraçado, o povo vota, se não for, o povo não vota. Como o autor é muito experiente e competente, não acredito que o mangá será cancelado tão cedo.

Em décimo primeiro temos World Trigger... Do mesmo modo que Kuroko no Basket se estagnou na oitava posição, World Trigger se estagnou no bottom. O motivo desta queda? De certeza não sei, mas acredito que seja por causa da incrível qualidade e emoção dos demais mangás da revista: Enquanto World Trigger vem nos entregando uma ótima saga, os demais vem nos entregando uma FANTÁSTICA SAGA... A Shounen Jump esta em um nível tão alto, mas tão alto, que World Trigger mesmo tendo bons capítulos não consegue acompanhar os demais. 

Ao meu ver, é o mesmo problema que Gintama, que esta na décima segundo posição esta tendo... O que falta no mangá é um novo arco de fato espetacular, que sabemos que o autor tem capacidade de fazer, já que vimos incríveis arcos vindo por parte de Gintama. Talvez o pessoal da 2ch não leia mais o mangá, mas grande parte dos leitores casuais da Shonen Jump ainda lêem Gintama, deste modo o mangá tem capacidade SIM de voltar à pelo menos nas posições intermediárias. 

Em último temos Illegal Rare, ainda tem gente que acredita que IR não será cancelado, talvez sejam as pessoas que acreditam em um cancelamento surpresa de One Piece e Assassination Classroom na mesma semana em que termina Naruto e Kuroko no Basket (Com Bleach ficando em primeiro no TOC)... Illegal Rare provavelmente será cancelado, o que não é de total uma ruim notícia, se levarmos em conta que o autor tem capacidade de produzir mangás melhores que Illegal Rare, talvez fará bem para ele este cancelamento, já que revisará seus erros e poderá trazer um novo mangá de alta qualidade.

PS: O post do TOC da edição passada já foi atualizado com as páginas coloridas de Yoakemono e do One Shot da Golden Future Cup, Nejiyama-San. Se quiserem ver as páginas coloridas, clique aqui

Próxima Issue

A próxima edição será dupla, isso significa que daqui a 2 semanas... Daqui a 2 SEMANAS não terá TOC, infelizmente. Mas para não deixar a quarta-feira de vocês chatas, trarei a quinta parte do "CONHECENDO AUTORES DA WEEKLY SHONEN JUMP"!

Agora vamos a próxima issue, teremos dois One Shots de Ishin Nishio, nenhum dos dois fazem parte da Golden Future Cup. Isso demonstra que a Jump tem interesse na volta deste grandioso autor para a revista (Para quem não sabe, ele produziu Medaka Box). Tenho interessante de fazer a análise dos dois one shots, caso eles forem traduzidos para inglês.

Também teremos a tão esperada página colorida de Hinomaru Zumou e capa para One Piece que esta comemorando o aniversário de 17 anos... É muito tempo! E por último, Hunter x Hunter volta na semana que vem.

2Ch Ratings.

Agora vamos ao 2ch Ratings... Lembrando que esta é uma votação do fórum dos japoneses referente a edição número 34, onde teve a estréia de Yoakemono: Cada votante deve dar uma nota de 1 à 5 em cada capítulo da edição número 34. Lembrando que este sistema de votação é diferente da oficial da Weekly Shonen Jump, onde cada leitor deve votar nos seus 3 mangás favoritos da edição.

#Posição - Nome do Mangá (Total de Pontos) Média de Pontos

TOP 05:

#01 - Hinomaru Zumou (211) 3.77
#02 - Hunter x Hunter (200) 3.57
#03 - Boku no Hero (171) 3.05
#04 - Yoakemono (166) 2.96
#05 - Shokugeki no Souma (159) 2.84

BOTTOM 05:

15 - Illegal Rare (97) 1.73
16 - Nisekoi (82) 1.46
17 - Mitsukubi Condor (75) 1.34
17 - Toriko (75) 1.34
17  - Gintama (75) 1.34

PS: Não estou considerando Kochikame no ranking.

Então, vamos a nossa rápida análise do 2ch - Hinomaru Zumou continua suberano no fórum, é incrível como o pessoal do 2ch ama este mangá... Pelo menos desta vez isso esta sendo transferido também para os leitores casuais da revista. Esperemos que Boku no Hero Academia também seja tão popular quanto é no fórum do 2ch.

Yoakemono também teve um bom começo, eu acredito que o segundo capítulo terá uma média de votos ainda maior, isso é uma ótima notícia. Quem esta mal mesmo é Condor que tem tudo para também fracassar na Weekly Shonen Jump.

Nos fóruns japoneses em geral, percebemos críticas durissimas ao mangá, mas ainda tem chances dele fazer sucesso, devemos lembrar que o protagonista do mangá é bem carismático, talvez o mais carismático desta nova leva, se conseguir conquistar de fato o público pode conseguir votos o bastante para sobreviver. Vamos ver, estou curioso para saber como vão ser recebidos os novos mangás... Falta pouquíssimo, só mais 3 edições!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'