sexta-feira, 25 de julho de 2014

Análise: TOC Weekly YOUNG Jump #34 (Ano 2014)


E o primeiro ato de Zetman chega ao fim.

Após 12 anos, o primeiro ato do mangá Zetman, criado Masakazu Katsura chega ao fim - Juntamente com este "final" tivemos uma revista muito interessante, onde foi anunciado novos mangás, além do TOC dar dicas de quais podem ser os próximos cancelamentos.

#34

Zetman (COVER)
Kingdom (Lead Color Page)
01 - Tokyo Ghoul
02 - Terra Formars
03 - Gunjou Senki
04 - Youkai Shoujo
Beshari Gurashi (Color Page)
05 - Gokukoku no Brynhildr
06 - Purple Shikibu
07 - Mogusa-san
08 - Yokohama-sen Doppelgänger
09 - Shishunki Circus
10 - Rikudou
11 - Kamen Teacher Black
12 - Himouto! Umaru-chan
13 - Boku Girl
14 - Usogui
15 - Liar Game
16 - Cyclops Shoujo Saipuuuu
17 - Barcelona no Taiyou
18 - Kakuriyo Monogatari
19 - Innocent
20 - Zetman (Color Page/Act 1 FIM)

#35 (31/07) :
Inaba So-he- / Shiratama-kun (New Série, Color Page)
Real (Returns, Color Page)

Primeiramente gostaria de pedir desculpas por não trazer o TOC da Weekly Young Jump tão frequentemente, mas o problema desta vez não é meu... Simplesmente o TOC da edição número 32 e 33 não foram postada em nenhum lugar da internet (Na verdade o do 32 foi postada a imagem, que foi retirada do ar e depois ninguém fez questão de fazer o reupload). Mas sem mais delongas, vamos analisar a edição número 34 da terceira maior magazine japonesa.

Nesta edição tivemos o fim do primeiro ato de Zetman, como já dito previamente - O mangá por isso ganhou uma bela capa, além de ter o direito de fechar a revista com uma página colorida. Acredito que o autor decidirá dar uma longa pausa antes de reiniciar o mangá, quem sabe até se envolver em projetos paralelos. 

Foram mais de 12 anos escrevendo Zetman, 20 volumes... Um trabalho impecável, invejável por vários autores. Nós bem sabemos que é muito raro conseguir escrever um mangá semanal ou quinzenal por mais de 10 anos, parabéns Masakazu Katsura! Que venha o segundo ato!


Zetman, Color Page.

Nesta edição também tivemos o anuncio da volta de Real, acredito que agora ele será publicado regularmente (Pode ser quinzenalmente ou mensalmente), e a chegada de uma nova série chamada Shiratama-Kun, o autor é famoso, a sua obra Heisei Policemen!! (14 Volumes com direito a versão de anime) era publicada na Young Jump até o começo deste ano - Estou curioso para ver como será essa sua nova empreitada. Desejo boa sorte ao autor.

Agora vamos ao TOC, os dois primeiros lugares ficaram com os pilares da revista: Tokyo Ghoul e Terra Formars (O terceiro pilar ganhou Lead Color Page, significa, NADA mudou na Young Jump em relação a isto). Tokyo Ghoul ainda tem o "plus" de ter seu anime passando na TV, os seus volumes individuais ganharam um boost muito parecido com os de "Haikyuu!!", mostrando que o anime foi bem aceito por grande parte do público japonês.

Porém, ainda é muito cedo para declarar se de fato o anime foi um sucesso, pois devemos esperar as vendas do primeiro volume do Blu-Ray/DVD para ter uma opinião mais concreta. Em minha opinião, a Pierrot vem fazendo um bom trabalho com Tokyo Ghoul, mesmo não tendo uma animação impecável (O que já era esperado levando em conta o estúdio) pelo menos nos entregaram um produto coeso e bem feito.

Já o anime de Terra Formars não vem me animando muito, se Tokyo Ghoul já sofreu com os problemas da censura, imagina Terra Formars que é muito mais violento? Tenho medo do anime ser todo "picotado", ao menos que o estúdio encontre algum modo criativo de dar o impacto das mortes dos personagens, mas sem ser tão violento, mais ou menos o que fizeram com Shingeki no Kyojin.

Logo após temos Gunjou Senki, um mangá que estava um pouco desaparecido a vários issues atrás, mas ultimamente vem tendo grande destaque por parte dos editores - Isto é uma ótima notícia, e pode significar que esta saga atual esteja sendo muito bem aceita pelos japoneses. Gunjou Senki ainda não ganhou um anime, mas vejo isto acontecendo em um futuro próximo.

Youkai Shoujo, juntamente com Rikudou, são os dois mangás novatos de maior sucesso da revista atualmente. Youkai vem sendo colocado constantemente nas 5 primeiras posições e raramente sai de lá - Só não consegue ter mais espaço na revista por causa que a Young Jump tem três mangás gigantesco em seu auge: Kingdom, Terra Formars e Tokyo Ghoul.

Fechando o TOP 5 temos Gokukoku no Brynhildr, o mangá tem um grande apoio dos editores, mas não vem passando por uma boa fase - Acredito que esta sua posição, se não for repetida nas próximas semanas, seja um modo dos editores tentarem fazer que o mangá volte a ser popular... De fato eles não querem cancelar Gokukoku, assim joga-lo para cima em alguma issue é necessário, para que consiga mais destaque.

Outro que teve uma grande melhora, ficando em oitavo lugar foi Yokohama-Sama. Irei assumir que este mangá é uma caixinha de surpresas, normalmente fica na parte baixa da tabela, mas sempre dá esses seus pulos... Pode ser um modo dos editores avisarem que o mangá tem o apoio dos editores, e mesmo estando lá em baixo, não tem intensão de cancela-lo por enquanto.

Uma posição que me surpreendeu foi Rikudou, o mais novo grande sucesso da Young Jump - O esporte boxes é muito popular no Japão, então mangás deste genero tem uma grande possibilidade de fazer sucesso, MAS somente se forem bem feitos. O que é o caso de Rikudou! Com lutas emocionantes e uma arte bem diferente, o mangá conseguiu conquistar o público japonês, e sempre está no TOP 5

E é por isso que estranhei esta décima posição ao mangá... De fato não consegui entender qual foi o motivo dos editores terem o jogado no meio da tabela. Provavelmente eles queriam que nesta edição Yokohama-Sama e Gokukoku tivessem mais destaque, assim jogaram um mangá popular no meio da tabela? É a única hipótese crível para mim. 

Em décimo primeiro temos Kamen Teacher Black, como o mangá é sempre bem instável nos seus lançamentos, até parece o One Piece da Young Jump neste sentido (Porque sabemos que o Hunter x Hunter da Young Jump é Real), os editores preferem deixa-lo no meio da tabela. Não vale a pena dar destaque à um mangá instável, mesmo que tenha uma boa qualidade.


Páginas promocionais do anime de Terra Formars.

Em décimo quarto temos Usogui, olha a situação do mangá ainda não esta alarmante, mas devo dizer que me preocupa o fato dele estar constantemente na parte de baixo da tabela... Não daria muito tempo para ele ser encerrado. Usogui é um grandíssimo mangá, mas infelizmente esta sofrendo o mal da sua idade. Liar Game também pegou uma péssima posição, mas acredito que próxima semana já volte ao 10 primeiros, como é de costume.

Porém que esta em uma situação verdadeiramente tensa na revista é a de Cyclops Shoujo Saipuuuu. O mangá vem tendo a um bom tempo posições de cancelamento, me levando a crer que pode ser um dos próximos a dar adeus a revista. Ao meu ver tem mangás piores, mas se essa é a decisão dos editores (E de certa forma do público japonês), o que podemos fazer? Nada.

Barcelona no Taiyou também corre sérios riscos, mas de vez em quando consegue boas posições, me levando a crer que deve sobreviver - Ao menos que aquelas posições foram frutos de uma publicidade referente a copa do mundo, e agora que a Copa terminou, jogaram o mangá na posição que os editores acham que merece. 

Então, se minha teoria sobre o mangá ter ganhado aquelas boas posições, inclusive a página colorida, foi fruto de uma publicidade para atrair o público entusiasmado pela copa do mundo, PORÉM, esta publicidade não surgiu efeito: Barcelona será cancelado.

Os dois últimos mangás sempre ficam em último. Este foi o TOC da Weekly Young Jump, até a domingo, onde teremos um podcast sobre: NARUTO! (Vamos inclusive comentar sobre essa possível nova era).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'