segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Análise: TOC Monthly Jump Square #09/Setembro (Ano 2014)


Like a Phoenix.

Com um grande atraso (E peço desculpas por isso), trago o TOC da revista mensal Jump Square, um TOC muito interessante, já que demonstrou que alguns mangás que pareciam estar tendo uma queda de popularidade, ainda continuam firme e forte na revista. Uma boa TOC, sempre gera ótimas comentários, então vamos ao ponto:

Issue 09 ToC:

7th Garden (Lead color, New series)
01 - Owari no Seraph
Nightmare Funk (Center color)
02 - Ao no Exorcist (Cover)
μ&i (Center color)
03 - Sousei no Onmyouji
04 - Talent Funsouki Koppy
Top of the World (Center color, oneshot)
05 - Teiichi no Kuni
06 - Gakumon!
To LOVE-Ru Darkness (Center color)
07 - Boku no Manga
08 - Kono Oto Tomare!
09 - Gag Manga Biyori
10 - Tegami Bachi
Yurugi Beta Flash (Special chapter from Niconico Seiga)
11 - Parman no Jounetsuteki na Hibi
The New Prince of Tennis (Center color)
The Prince of Afterschool
12 - Ii yo ne! Yonezawa-Sensei
13 - Te to Kuchi
14 - Claymore
15 - Shin'ai naru Koroshiya-sama
16 - Gamma

 7th Garden, Lead Color Page.

PS: Lembrando que esse TOC, pelo que tudo indica é de duas edições atrás, por isso é o voto referente a edição número 07.
PS²: The Prince of Afterschool, spin-off de New Prince of Tennis não será ranqueado a partir desta edição, pois o mangá sempre é colocado, pelo editores, atrás de New Prince of Tennis, e não segue a ordem de votação.

Nesta edição tivemos a estréia do mangá 7th Garden, que foi anunciado já meses atrás, mas só nessa edição estreou - O mangá veio com um hype gigantesco por ser do mesmo criador do mangá, bem simpático, de Ano Hana. Pretendo fazer uma "Primeiras Impressões" sobre este mangá, já que tenho grande esperança de ser um mangá de altíssima qualidade.

Nightmare Funk recebeu página colorida, como é o esperado, já que estreou na edição passada - Porém, me surpreendeu foi o fato de u&i ter recebido outra página colorida, isso demonstra que o mangá tem um apoio enorme dos editores e provavelmente esta indo muito bem com o público. Quem também recebeu página colorida foi To LOVE-Ru Darkness que pode estar entrando em sua reta final (Ou já entrou, não sabemos). Em por último, a página colorida foi para New Prince of Tennis que há um bom tempo não recebia este privilégio. 

O primeiro lugar do TOC ficou com Owari no Seraph, na edição passada eu disse que a popularidade do mangá estava caindo, queimei minha língua, com este primeiro lugar inesperado, o autor provou que o mangá ainda  tem um público leitor fiel e que esta disposto a votar no mangá, caso o mesmo tenha um capítulo de alta qualidade.

7th Garden, Color Page.

Em segundo temos Ao No Exorcist... Agora que finalmente a autora deu uma acordada, esqueceu as comédias bestas e começou a avançar a história, Ao no Exorcist voltou a estar com tudo, pronto para ficar semana após semana nas primeiras colocações. Sobre a capa da edição, sinceramente o estilo de capa da Jump SQ não me agrada muito, esta não foi diferente, achei muito sem graça.

O terceiro lugar fica com a grande promessa da revista: Sousei no Onmyouji - Vamos ser sinceros, a Jump Square atualmente é uma revista de sucesso, mas tem um chão muito instável, pois sua popularidade depende principalmente de dois mangás, To LOVE-Ru Darkness e Ao No Exorcist. Um deles, pode terminar nos próximos capítulos, já o outro pode também terminar em um prazo de 2 anos. Deste modo, a revista esta apostando muito em Sousei no Onmyouji e Owari no Seraph para que eles sejam os dois mangás que irão "carregar" a revista no futuro. 

Vejo potencial tanto em Sousei quanto em Seraph, mas uma explosão de popularidade dos dois mangás depende unicamente de uma boa versão de anime... Caso nada funcione, acho que seria uma estratégia inteligente da revista, tentar "roubar" Beelzebub da Jump NEXT! para que assim tenha um solo mais seguro, com outro mangá de renome na revista. Vamos ver como a Jump Square nos próximos anos irá cuidar deste grande problema. 

Em quinto temos outro mangá que deu uma subida surpreendente, Teichii no Kuni, demonstrando que ainda é bastante lido pelos japoneses e não foi "esquecido", mesmo que as ruins posições estavam dando a entender que sim. O mangá ganhará um live action em breve, ou já ganhou, não tenho certeza quando sairá o filme, por isso a Jump Square aposta muito no mangá... Tudo indica que sua sequência de ruins posições foram momentâneas mesmo. 

Em sexto temos Gakumon!, que fiz as minhas primeiras impressões aqui. Ao meu ver Gakumon! é uma das melhores comédias já lançadas na Jump Square, o mangá é simplesmente hilário, e me acabo de rir em todas as páginas... É um dos poucos mangá da Jump Square que faço o esforço de ler em japonês, já que não traduzem nem para inglês. O mangá também vem agradando muito os japoneses, e até agora não conquistou nenhuma posição ruim... Se continuar assim se tornará o pilar das comédias na revista.

Nightmare Funk, Color Page.

Em oitavo tivemos Kono Oto Tomare! É considerado o terceiro pilar da revista, mesmo não tendo uma venda gigantesca... Esse título de pilar veio mesmo por ser extremamente popular DENTRO da revista, recebendo voto de quase todo mundo - É aquele mangá que todo mundo ama, mas por um motivo bizarro e desconhecido, não compra os volumes. Koto Oto Tomare! quando ganhar um anime, deverá ter um boost de vendas, já que deverá agradar muito o público feminino. 

Em décimo temos Tegami Bachi, o mangá conquistou uma sequência de ruins posições, isso é verdade, mas aos poucos vem se recuperando na nova saga... Tegami Bachi ainda deve durar muito tempo na magazine, já que o autor já demonstrou que não tem planos para termina-lo tão cedo. O problema mesmo é se ele vai continuar manter sua popularidade, que já esta baixa... Acredito que não, infelizmente.

Te to Kuchi ficou em décimo terceiro, e pelo que tudo indica deverá ser cancelado em breve, ou ao menos será transferido para a Jump SQ.19 para que assim seja encerrado de forma menos apressada - A verdade é que o mangaká não esta conseguindo desenvolver tão bem assim sua história, os capítulos estão TODOS soando "sem graça", não é que estão ruins, simplesmente estão na média, não conseguem chamar atenção do leitor e nem estimula-lo a ler mais sobre o mangá.

Outra grande surpresa foi em décimo quarto Claymore, o mangá não corre risco, mesmo não sendo um pilar da Jump Square tem um nome de potencia, e talvez seja o mangá da Jump Square mais respeito no ambiente "cult", deste modo sua ruim posição além de temporária, não significará nada ao mangá, já que a Jump SQ não pensa em cancela-lo de nenhum jeito.

To LOVE-Ru Darkness, Color Page.

Logo após tivemos uma péssima posição para Koroshiyama-Sama, mas também deve ser temporária, já que o mangá tem um história de boas posições... Talvez seu maior problema seja a chegada de Gakumon! que vem roubando bastante votos nas comédias, mesmo que a comédia de Koroshiyama é bem mais áspera e sarcástica, priorizando um público diferente. 

E em último, em uma posição perigosíssima temos Gamma... Nunca que o mangá conseguiu posições convincente, por isso qualquer ruim posição deve ser vista com más olhares, já que após Te to Kuchi quem tem mais risco de ser cancelado é Gamma. Mas vamos torcer que seja temporária, e próxima edição já consiga ir bem.

A Jump Square esta bem confusa, essa é a verdade... No final só tem dois mangás que tem um desempenho para ser cancelado, por isso devemos esperar e ver, quais são os mangás que os editores decidiram mandar embora nos próximos meses. Provavelmente Gamma ou Te to Kuchi irá dançar nas próximas duas edições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'