domingo, 31 de agosto de 2014

Análise: TOC Monthly Jump Square #10/Outubro (Ano 2014)


Estamos presta à presenciar uma nova era da Jump Square.

Já comentei muito sobre a Jump Square, como sou fã da revista, e coleciono todas as suas edições - E devo dizer, estamos a presenciar o nascimento de uma nova era da Monthly Jump Square, uma era onde a revista é mais formada por sucesso próprios do que continuações de mangás de outras Magazines. Mas antes de nos aprofundar nisso, vejamos o ToC:

Owari no Seraph (Cover, Lead Color Page, Anuncio do Anime)
01 - To LOVE-Ru Darkness
02 - Gag Manga Biyori
03 - Kono Oto Tomare!
04 - Sousei no Onmyouji
7th Garden (Color Page)
05 - Rurouni Kenshin: Master of Flame (End)
06 - Gakumon!
07 - Nightmare Funk
Photogenic (Oneshot, Color Page)

08 - μ&i
09 - Ao No Exorcist
Dear Hitman/Shin'ai Naru Koroshiyama-Sama (Color Page)
10 - The Prince of Afterschool
11 - Ii yo ne! Yonezawa-sensei
13 - Tegami Bachi
14 - Parman no Jounetsuteki na Hibi
Te to Kuchi (Color Page)
15 - Claymore
16 - Boku no Manga
17 - Teiichi no Kuni
18 - Gamma
19 - Talent Funsouki Koppy

Absent: The New Prince of Tennis

Issue 11:
Cover/Poster: The New Prince of Tennis
Lead Color Page: Hotel Helheim (New series by Nishi Osamu, winner of the first SQ Next Cup)
Color Page: Sousei no Onmyouji, Gag Manga Biyori, Claymore (End)

Para os que não conhecem muito da Jump Square, a revista é ranqueada por votos (Vem com cartãozinho de voto, onde tu escolhe os 3 melhores mangás da edição, e exatamente todos os mangás podem ser votados, sem nenhuma exceção), e o ranking é sempre referente a duas edições atrás. Por isso, o ranking da edição 10 é referente a edição número 8.

Comecemos assim com o grande anuncio da edição, Owari no Seraph ganhará, finalmente um anime - Ainda não sabemos o estúdio, a equipe de dublagem, nem a data de lançamento, só teremos mais informações na edição da semana que vem... Mas fico muito eufórico em saber esta notícia. Owari no Seraph é um dos maiores sucessos próprio da revista, e conseguiu uma grandíssima popularidade no Japão, e também nos EUA por causa da sua serialização da Weekly Shonen Jump Americana.

Este anime é o começo de uma nova era para a Jump Square, após apostar muito em continuações de mangás que vêem de outra revista, a Jump Square começa a batalhar para fazer os seus próprios sucessos, saindo da sua zona de conforto. Aos poucos, as continuações estão acabando, próximo mês é Claymore, em breve To LOVE-RU e talvez também Tegami Bachi. Em um futuro tão caotico, onde de continuação só sobraria The New Prince of Tennis, a Jump Square percebeu que esta na hora de começar uma era de criações próprias.

Deste modo, vemos a revista apostando alto em novos autores, inexperiente, mas muito talentosos... E não é por nada que vários ótimos mangás estão nascendo, mangás criativos e muito bem desenhados - Temos Sousei no Onmyouji, Owari no Seraph, Kono Oto Tomare, Nightmare Funk e Gakumon! São várias "crias" que estão dando certo.

Porém, infelizmente a Jump Square depende diretamente que esses mangás tenham uma boa adaptação em anime, é por isso que digo que a nova era esta para começar - Para que a revista exploda, para que estes mangás "explodam" e comecem a vender, ao menos mais de 250 mil cópias, é necessário que eles tenham uma boa adaptação em anime. Esta empreitada da Jump Square só dará certo se ela conseguir contratar bons estúdios para fazer este minucioso trabalho. Se eles falharam, a revista passará por maus bocados. 

Falando mais sobre a ToC desta semana, tivemos o primeiro lugar de To Love-Ru Darkness, mês passado ganhou uma ótima página colorida, já esta semana veio com tudo para conquistar o primeiro lugar - Em segundo tivemos Gag Manga Biyori que é o mangá de comédia tradicional mais antigo da Monthly Jump Square, sendo lançado praticamente junto com a estréia da Magazine, em 2007.

Em terceiro lugar tivemos Kono Oto Tomare, aos poucos o mangá vai perdendo o seu posto de pilar, sendo roubado lentamente por Sousei no Onmyouji e Owari no Seraph - Talvez, como já me alertaram nos comentários, os dois mangás já sejam um pilar da revista. É uma teoria muito aceitável, mesmo que eu ainda os veja como promessas em ascensão, mais ou menos como é Shokugeki no Souma na Weekly Shonen Jump.

Falando em Sousei no Onmyouji, o mangá se encontra no quarto lugar, e continua semana após semana nas primeiras colocações - Ainda é cedo para uma versão de anime, mas acredito que já no começo de 2015 poderemos ver este ESPETACULAR mangá sendo animado. Já consigo ver, em um futuro próximo uma Jump Square sendo liderada por Ao No Exorcist, Sousei no Onmyouji e Owari no Seraph.

Em quinto lugar, fechando o TOP 5 temos a mini série de dois capítulos de Rurouni Kenshin - Esperava mais do rendimento da mini-série, mas devemos lembrar que muitas pessoas deixaram de votar no mangá por ser uma mini-série.

Em sexto temos Gakumon!, novamente devo realçar este mangá que vem sendo a comédia mais bem sucedida dos últimos tempos na Jump Square, com ótimas piadas, vem conquistando todo o público japonês - É impossível ler Gakumon! sem cair na gargalhada... O mangá já foi lançado com posto de estrela, ganhando anime em flash já no primeiro capítulo, e os três primeiros capítulos ganharam página colorida. A Jump SQ apostou tudo neste mangá e não é que deu certo? Quando se aposta em algo de boa qualidade, bons frutos se tem.

O sétimo lugar ficou com Nightmare Funk, este é o primeiro ranking do mangá, e até que foi bem classificado... Não conseguiu um rendimento surpreendente, mas o bastante para conseguir sobreviver nesta revista que esta cada vez mais concorrida. O fato de ganhar mais votos que Ao no Exorcist já é um grande feito. Mesmo assim o futuro de Nightmare Funk na revista é nebuloso, o mangá foge dos padrões da Jump SQ, tanto no desenho quanto no desenvolvimento da sua história, apostando em algo mais técnico, lento e sério... Não acredito que veremos Nightmare Funk explodindo, se tornando um pilar, mas se continuar fazendo bons capítulos pode conseguir ficar na área intermediária. 

Oitavo lugar foi de u&i, o mangá por incrível que pareça teve uma boa aceitação, e sua popularidade pode aumentar ainda mais após o possível final de To Love Ru... Por isso, com certeza a Jump Square vê um grande futuro na obra. Em nono tivemos Ao No Exorcist, que teve uma leve queda, mas deve voltar em breve nas altas posições.

Da décima posição à décima sexta tivemos vários mangás de zona intermediária, no final eles sempre ficam nestas posições - Destaque para Claymore que irá terminar no próximo capítulo, na edição de Novembro da Jump Square... Este possível fim de Claymore pode ter salvado o mangá Gamma do cancelamento.

Gamma, que nasceu como uma mini-série, mas por seu inicial sucesso já se tornou uma série, ficou na décimo oitava posição - O mangá vem edição após edição nas últimas posições, por mais que ele tenha um grande apoio dos editores, sem o apoio do público o mangá não conseguirá ir longe. A cúpula editorial da Jump Square acabou de dar uma mensagem indireta aos leitores, com a página colorida para Te to Kuchi que por enquanto o mangá esta salvo, piorando a situação de Gamma, o mangá de super heróis da Jump SQ (Porque agora todas as magazines da Shueisha deve ter um mangá de super herói, só falta você Ultra Jump!). O futuro de Gamma esta bem obscuro.

Na próxima edição já teremos uma série nova,  Hotel Helheim é um mangá que une terror com uma boa dose de comédia, trazendo algo mais no clima família adams, por isso com um bom humor negro... Foi o vencedor da primeira SQ Next Cup! e estou ansiosíssimo para ver como se sairá o mangá. Esta é a página colorida de Hotel Helheim na época que o One Shot foi lançado:


No final, este ToC foi importantissímo para conseguirmos ver a real situação dos mangás da Jump SQ - Enquanto Gamma esta lutando pela sobrevivência, todos os novatos da revista estão indo relativamente bem, deixando que alguns mangás mais antigos passem por maus bocados. Aos poucos a Jump SQ vai mudando, se tornando cada vez mais SQUARE e menos " A REVISTA QUE SÓ CONTINUAÇÕES DE MANGÁS".

Não significa que a Jump SQ não pegará continuações daqui em diante, quem sabe não veremos Kuroko no Basket sendo serializado na Jump SQ? Não podemos esquecer que a Magazine mensal que mais se aproxima da Weekly Shonen Jump é a Jump Square, assim é natural que as séries que terminem na Shounen Jump tenham uma continuação na Square, mas os editores perceberam que não vale a pena só depender das continuações, é necessário criar bons mangás próprios, e é isso que estão fazendo. VIDA LONGA A JUMP SQUARE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'