quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Análise: TOC Monthly Ultra Jump #09/Setembro (Ano 2014)


Hoje pode não ter o TOC da Weekly Shonen Jump (Explicação no Post), mas temos da ULTRA Jump!

Levei uma rasteira na cabeça da Shonen Jump - Por motivos inexplicáveis, a Shonen Jump ainda não entregou a edição 40 da Weekly Shonen Jump nas lojas, assim fazendo que nessa quarta-feiras ficássemos sem a Weekly Shonen Jump. Há fontes que dizem que este não seja somente um caso atípico, e sim a Shonen Jump que esta querendo mudar o dia de entrega das Magazines nas lojas de Quarta para Sexta.

Enquanto ainda temos essa incerteza sobre a data de lançamento da Shonen Jump, o site não pode parar - Assim, adiantei o TOC da Ultra Jump que eu iria postar na sexta-feira para hoje, quarta-feira. Sem mais delongas, vamos para esse TOC incrível:

Ultra Jump TOC, Issue 09:

DOGS Bullets & Carnage (Cover/Lead Color)
01 - Biorg Trinity
02 - Josei 67 Percent
03 - Pro Wrestling Rhapsody
Monster's Kindergarten (New short series)
04 - Q
05 - Jojolion
06 - Hayate X Blade 2
Selector infected WIXOSS - peeping analyze - (New Series, Color Page)
07 - Kuroda-san to Kadagiri-san
08 - Peace Maker
09 - Gingitsune
Ad Astra (Color Page)
10 - Momoiro Armet
11 - Koi wa Hikari
12 - Steins;Gate - Mugen Enten no Arclight
13 - Jumbor
14 - Minikui Kaeru no Musumo
15 - Choukakou
16 - Heaven's Prison

Nesta edição tivemos a bela página de DOGs que é um dos mangás mais bem queridos da Ultra Jump, tanto pelo público quanto pelos editores. Porém acredito que as atenções desta edição ficaram para o novato WIXOSS que é baseado no anime de mesmo nome. É interessante ver a Ultra Jump apostando em mangás baseado em animes.

Outra série estreou nesta edição, Monster's Kindergarten, que tem como autor um veterano em Hentai, podendo nos entregar várias cenas calientes. Porém, será uma mini-série com número de capítulos ainda não revelado (Mas não deve passar de 3 volumes). Dificilmente será traduzido, por isso o máximo que podemos nos contentar é com as raws.

E por último tivemos uma página colorida para Ad Astra, um mangá espetacular sobre império romano - Para quem é fã de mangás com ambientação histórica, e com batalhas baseadas em estratégias da era antiga, recomendo - Eu como estudante de arqueologia, sou simplesmente louco por Ad Astra, um dos melhores mangás da Ultra Jump.

Em primeiro lugar na TOC tivemos Biorg Trinity, desenhado pelo criador de Air Gear, o mangá vem tendo uma popularidade enorme na revista, e junto com Jojolion pode ser considerado o mangá que "carrega" a Ultra Jump - Com lutas fantástica e uma arte impecável, Biorg Trinity vêem deixando os leitores eufóricos, mesmo que a história continua tendo vários furos. Infelizmente tanto a tradução em inglês quanto em português não estão tão atualizadas com as raws, mas mesmo assim recomendo ler o mangá.

Em segundo tivemos Josei 67 Percent que estreou semana passada, juntamente com o terceiro colocado Pro Wresteling Rhapsody... Por isso essas posições são "irreais", é somente os editores deixando os mangás lá em cima para estimular o público a lê-lo. Somente na proxima issue poderemos ver as reais posições deste dois mangás.

Em quarto tivemos Q, mais outra série novata, porém, esta estreou a 3 issues atrás, ganhando inclusive capa - Pelo que tu indica Q foi muito bem aceita pelo público japonês, principalmente por entregar lutas épicas e muito, mas muito bem desenhadas - É uma série que tem muito futuro, além da protagonista tem um apelo comercial gigantesco, podendo fazer a série explodir após uma possível versão de anime (Que virá, no minimo daqui a 2 anos). Vamos ver como irá avançar o futuro de Q.

Em quinto tivemos Jojolion que, atualmente deu uma esfriada na história, mas continua sendo fantástico, talvez a melhor fase de todo o mangá. O drama interior do personagem principal, é talvez o ponto mais forte da história, de fato você se interessa em saber o seu futuro e principalmente, seu passado.


Hayate X Blade 2 deu uma grande melhora se compararmos as suas típicas posições, ficando em sexto, isso significa que mesmo tendo normalmente posições ruins, o mangá (muito popular) ainda tem os apoios dos editores e não deve ser cancelado tão cedo. Outro mangá, já menos famoso que teve uma melhora foi Gingitsune, mesmo com o anime fracassando, o mangá continue tendo o apoio dos editores, significa que eles tem planos de continuar o anime, mesmo sem uma clara perspectiva de melhora em vendas.

Quem parece que não foi muito bem aceito pelo público e pode dançar nas próximas edições é Momoiro Armet, para um mangá que ganhou capa no seu lançamento, sua posição é muito baixa - Levando a crer que os editores já não acreditam em um possível aumento de popularidade, e já estão largando a mão desta série. Para quem simpatizou pelo mangá, é uma péssima notícia, já que provavelmente nem traduzido irá ser.

A Ultra Jump esta lentamente tentando aumentar o número de mangás na revista, atualmente já alcançaram 18 séries ativas, e uma mini-série. O que para uma revista mensal ainda é pouco, o normal seria mais ou menos 22 séries. Por isso é bem capaz que algumas outras séries estreiam sem que alguma veterana seja cancelada, mas assim que a revista fique cheia, o que pode ser quando tivermos 20 à 22 séries, a Ultra Jump começará a cancelar algumas séries, o favorito a ser o primeiro a rodar é claramente Momoiro Armet.

Em décimo segundo tivemos Steins;Gate, diferente do caso de Momoiro Armet, Steins;Gate é uma série "veterana" com um público gigantesco por causa do anime de alta popularidade, deste modo o seu ranking baixo é proposital, para assim manter a revista equilibrada, do começo ao fim.

Logo após em décimo terceiro temos Jumbor, do mesmo criador de Shaman King, a verdade é que a Ultra Jump é uma revista que aos poucos esta se tornando muito madura para Jumbor (Que foi uma série inicialmente idealizada para a Shonen Jump, mas não fez muito sucesso lá, por o inicio ser bem ruinzinho mesmo e foi cancelada).  Deste modo, vejo Jumbor com um mangá que não esta combinando com os demais mangás da revista.

Se não fosse o fato da obra já ter sido lançada em vários outros países, vender relativamente bem no Japão e ter um autor famoso, diria que será cancelada - Mas todos esses fatores fazem que Jumbor, mesmo não combinando com esta nova Ultra Jump continue firme e forte na revista. Para quem não conhece, recomendo ler o mangá, é bem interessante, mesmo tendo um começo bem fraco.

A penúltima posição ficou com Choukakou, um mangá de um autor chinês é simplesmente fantástico, uma obra de arte - Suas baixas posições não significam nada, já que tem grande apoio dos editores, além de ter um autor super respeitado no comando. Choukakou é um obra que todos devem ler, porque é extraordinário. Além de também ter um fundo histórico, te ensinando muito sobre a china antiga, e como funcionavam a dinastias chinesas.  

Choukakou, ao meu ver se encontra tão "save" quanto Heaven's Prison que tem um claro objetivo na revista, chamar o público que gosta de ecchi com lolitas e personagens infantilizados, sinceramente não faz nem um pouco o meu gosto, simplesmente não consigo ler um mangá como Heaven's Prison, mas entendo a sua função na revista. 

Este foi o rápido TOC da Ultra Jump, por ser ranqueado pelos editores fica um pouco mais difícil ver quais mangás de fato serão cancelados - Já que muitos são propositalmente ranqueados no fundo, mas os editores não tem nenhum objetivo de cancela-lo. Como acontece em outras revista, como é o caso de Area D na Shonen Sunday e Innocent na Young Jump.

Porém vemos que alguns mangás que claramente não tem o apoio dos editores, por exemplo Momoire Armet que é um mangá que foi lançado a duas issues atrás e já esta conquistando péssimas posições no TOC - Significa que os editores não apostam mais na obra, por ter uma baixa popularidade.

Acredito que Choukakou e Heaven's Prison possam ser cancelados, pois ainda não temos uma confirmação se esta baixas posições são para equilibrar a revista ou de fato significam que o mangá tem uma baixa popularidade. Só nas TOCs futuras poderemos saber quem vai dançar na Ultra Jump!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'