terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Análise: TOC Monthly Jump Square #02/Fevereiro (Ano 2015).


Situação de risco.

Aos poucos a Shonen Jump vai se despedindo das suas séries antigas, que chegaram juntamente com a criação da revista em 2007: Claymore e Rosario + Vampire já se foram, com finais naturais. Embalming já anunciou que esta em sua última temporada, só restando Tegami Bachi, que por mais respeitado que seja, esta sofrendo com a consequência da idade, vamos ao TOC:

To LOVE-Ru Darkness (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Owari no Seraph

Hanna-sensei Shigoto wo Shitekudasai (Página Colorida)
Chihaya-san, Just the Way You Are (Capítulo 02)
Gag Manga Biyori GB (Capítulo 02)

Hotel Helheim (Página Colorida)
02 - Kono Oto Tomare!
03 - Boku no Manga
04 - The New Prince of Tennis
The Prince of Tennis Tribute
05 - Parman no Jonetsuteki na Hibi

Eisouhei no Shuki (Oneshot, Página Colorida)
06 - Gakumon!
07 - 7th Garden
Akuma no Tissue (One-Shot)
08 - Ao no Exorcist
09 - Sousei no Onmyouji
10 - Nightmare Funk
11 - u&i
12 - Shinai Naru Koroshiya-sama
13 - Tegami Bachi
14 - Embalming - The Another Tale of Frankstein - 
15 - Ii yo ne! Yonezawa-sensei 
*As posição das páginas coloridas ainda não foram reveladas (Hotel Helheim, Hanna-Sensei  Shigoto wo Shitekudasai e o One Shot da SQ Next Cup Entry #01)

Issue 03/2015:
Capa: The New Prince of Tennis (Resultado do concurso de popularidade)
Página Colorida: 7th Garden, Hetalia World Stars (Vindo da Jump +), Salaryman Exorcist (Vindo da Jump SQ.19), Tomodachi Inai Doumei (NisioIsin Oneshot), Ema-Chan To Boku (SQ Next Cup Entry #02), Hyouzen to Naru CM9 (Oneshot vencedor da 20th Crown Rookie Competition)
Novel Especial: Gag Manga Biyori GB
Caso tu não entenda como funciona o TOC da Jump Square, clique AQUI para entender.

Lembrando que a Jump Square funciona por votação e é bem provável que a votação seja referente a 2 edições atrás, por isso, a edição #12 de 2014 - Na "issue" deste mês tivemos uma bela capa para To LOVE-Ru Darkness, que continua o ecchi predominante da revista. Também tivemos páginas coloridas para Hotel Helheim e o One Shot da competição NEXT Cup Entry, lembrando que o vencedor irá ser serializado na revista.

Sobre as novas séries, temos Chihaya-San, que é uma comédia com uma dose baixa de ecchi, por enquanto, onde mostra a vida de forma humorada de Chihaya-San, tudo indica que será uma série de capítulos curtos, baseado em situações minusculas, como já é de costume na Jump Square, por isso nem esta ganhando um verdadeiro destaque na revista. Já a outra série que estreou na edição passada, é sobre uma garota, que se imerge em vários jogos dados por um amigo, sinceramente olhando somente o primeiro capítulo, não deu para ver do que se trata a série. De qualquer modo, não vejo um grande futuro em nenhuma destas duas séries.

Hotel Helheim, Página Colorida

Em primeiro lugar na classificação temos Owari no Seraph que vem conquistando várias boas posições, provavelmente causadas pela animação que irá ser lançada em abril deste ano. Falando no anime, ele será dividido em duas "cours" de 12 ou 13 episódios, a primeira "cour" como já dito, será lançada em Abril e durará até Julho. A segunda "cour" será lançada em Outubro e durará até Janeiro de 2016. Deste modo acredito que o estúdio poderá evitar fillers, estou ansioso pelo anime de Owari no Seraph, tudo indica que será de altíssima qualidade.

Em segundo lugar tivemos Kono Oto Tomare!, ultimamente o mangá estava um pouco desaparecido, mas esta posição comprova que continue firme e forte na revista, por mais que a obra não seja muito conhecida pelos leitores ocidentais, o mangá tem vários admiradores e conseguem pegar principalmente o público fujoshi, que é muito presente na Jump Square. Porém os editores já não querem apostar no mangá, estão preferindo focar em obras que possam ter um apelo comercial maior, já que um mangá como Kono Oto Tomare, que é sobre instrumentos musicais rústicos, não consegue ser tão atrativo para a maioria do público.

Terceiro lugar para a comédia curta, Boku no Manga... É interessante ver como os leitores da Jump gostam de votar nestas séries de comédias, das três opções disponíveis, quase todos reservam ao menos 1 delas para uma das comédias curtas, de em média 5 a 10 páginas, atualmente a revista tem de mangás neste estilo: Boku no Manga, Chihaya-San, Parman no Jonetsuteki e Talent Funsouki Koppy. Também tem as comédias que ficam no meio termo, poucas páginas para uma revista mensal, em média entre 10 à 20, como: Gakumon!, Shinai Naru Koroshiya-sama e Ii yo ne! Yonezawa-sensei, estes últimos três tendem a disputar mais igualmente com os demais mangás.

Em quarto lugar temos New Prince of Tennis, o manga esta presente na revista desde 2009 e de acordo com o autor a obra não chegou nem na metade, por isso, para quem gosta da série, poderá aproveita-la por um grande tempo. O mangá é o único mangá de esporte na revista, assim tendo uma situação mais confortável dentro da Jump Square - É uma pena os editores não apostarem na obra, mesmo vendo o sucesso do gênero em revista como Shonen Jump e Shonen Magazine... Vamos ver se neste ano vão estrear ao menos uma série de esporte nova, um substituto para o fantástico 1/11.

One Shot 01 da SQ NEXT Cup Entry 

Parman conquista o quinto lugar e fecha os cinco melhores votados da classificação. Logo após em sexto temos Gakumon!, para quem esta ansioso pela tradução do mangá, infelizmente terá que esperar muito, pois a série por ser de comédia é simplesmente ignorada pelas scans americanas, por exemplo PSI Kusuo Saiki praticamente não tem capítulos traduzidos, mesmo sendo da Weekly Shonen Jump. Em sétimo temos 7th Garden que conquistou uma posição mediana, o mangá de fato não é um sucesso enorme, mas pelo menos vai conseguindo se garantir na revista, podemos considera-lo o terceiro melhor mangá de 2014 em termo de desempenho, só perdendo para Sousei no Onmyouji e Gakumon!. Caso você queira ler nossas primeiras impressões sobre a série, clique aqui.

Oitavo lugar para Ao no Exorcist, uma posição bem fraca para a popularidade do mangá - Mas não é motivo para ficar preocupados, é normal na Jump Square os mangás variarem de posição, se torna alarmante a situação quando a obra começa a ficar de forma constante entre os últimos colocados, o que claramente não acontece com a obra que continua conquistando boas posições. 

Na verdade quem deve começar a acionar a sua "situação de risco" é Sousei no Onmyouji, na Jump Square o autor tem muito espaço para dar ao público um capítulo marcante e emocionante, isto porque como a revista é mensal, tem mais páginas a sua disposição. Uma obra popular deste modo, pode haver quedas, mas deve continuar constantemente entre os primeiros, a última vez em que Sousei no Onmyouji conquistou um TOP 03 foi na edição de Setembro de 2014, demonstrando que os últimos capítulos não foram bons o suficiente para fazer que o mangá ficasse entre os três melhores da edição. Nesta classificação, Sousei teve uma queda absurda, ficando com o nono lugar, uma péssima posição. É melhor o autor voltar a agradar o surpreender e animar os leitores japoneses, mesmo que por enquanto a obra continua muito segura.

Por fim, para encerrar a zona intermediária temos Nightmare Funk que esta em uma situação de risco altíssima. Como eu havia dito em algumas edições atrás, raramente na Jump Square um mangá começa mal ranqueado, tende a ser bem ranqueado nos primeiros capítulos e aos poucos vai caindo, o público leitor da revista é muito generoso na hora de votar, muito mais do que da Jump. Nightmare Funk é um mangá que esta extremamente estável na zona intermediaria, em uma revista como esta, significa que a qualquer momento pode despencar. É melhor o autor se cuidar, porque a obra não esta segura na revista, diferente de Sousei no Onmyouji.

Abrindo os últimos cinco colocado temos Mu and I, que entra perfeitamente no grupo de mangás que começam bem e vão caindo aos poucos na edição - Esta colocação já coloca claramente a obra em uma situação de perigo, o "urso do cancelamento" esta rondando, e infelizmente este mangá por ser novato, se torna uma presa fácil. É melhor o autor dar uma animada na história imediatamente, se não Mu and I não passará deste ano. Outro que esta em uma situação perigosa é Koroshiya-Sama (Dear Hitman), a obra vem constantemente pegando posições perigosas e eu diria que atualmente é o favorita para ser cancelado na próxima leva.

Quem pode salvar a vida deste dois mangás, é Tegami Bachi, que ficou em décimo terceiro - A obra vem a mais de 1 ano pegando posições baixíssimas, demonstrando que esta totalmente desgastando com o público. Os editores tem um grande respeito pela obra, por isso ainda a mantém na revista, mas tudo tem seu limite e não dá para manter uma obra por muito tempo pegando posições tão fracas. Espero que o autor decida dar uma boa conclusão a obra, encerrando-o naturalmente, como Embalming que ficou em décimo quarto será, pois Tegami Bachi é um dos meus mangás favoritos e não quero vê-lo sendo cancelado... Mas se ele tentar arrastar ainda mais o mangá, com certeza será.

E em último lugar temos Ii yo ne!, é uma comédia por isso é até aceitável esta última colocação, em uma revista que tem uma área tão concorrida, ao todo 8 mangás que são "gags", é natural um deles ficar na última colocação ou na penultima. Acredito por ser uma obra já bem estabelecida na revista, que normalmente conquista boas posições, na próxima edição já pegará uma posição melhor.

Capa da Jump SQ.19, Volume 17.

Próxima Edição e Sorteio da Jump Square

Como foi pedido, o sorteio de Fevereiro não será da Weekly Shonen Jump, será da Jump Square - Isto mesmo, a próxima edição que será lançada no ínicio de Fevereiro, que terá como capa New Prince of Tennis será sorteada para vocês. O sistema será o mesmo das outras votações e abrirei o "tópico de inscrições" no final deste mês de Janeiro.

Lembrando que a próxima edição virá com uma página colorida para 7th Garden, que esta sendo traduzido pela Kyodai Scans, página colorida para mais um One shot de NisioIsin e uma novel especial do mangá de comédia mais antigo da revista, Gag Manga Biyore! Com certeza, uma edição fantástica que vale a pena ter.

Aproveitando esta incrível vibe de Owari no Seraph, onde várias pessoas estão muito ansiosas pelos anime que sairá em Abril, produzido pela WIT Studios, mesmo estúdio que fez Shingeki no Kyojin. Deixo para vocês o PV do Anime legendado em inglês, assim quem entende inglês poderá saber o que esta sendo tido na prévia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'