domingo, 4 de janeiro de 2015

Análise: TOC Monthly Ultra Jump #01/Janeiro (Ano 2015).


20 anos de Ultra Jump!

Esta não é uma edição qualquer, é a comemoração de 20 anos de Ultra Jump com direito ao seu carro-chefe, JoJolion sendo capa da edição - A revista foi fundada em 1991 como Spin-Off da Young Jump, porém somente em 1995 se tornou uma revista independente, somente com ligações indiretas a sua "mãe". Vamos ver como foi o TOC desta edição tão especial:

Ultra Jump 01 (19/12):
Jojolion (Capa)

01 - No Guns Life
02 - Peace Maker
03 - Biorg Trinity
04 - Momoiro Armet
05 - Koi wa Hikari
Selector Infected WIXOSS - Peeping Analyze (Página Colorida) 
06 - Terra Formars Gaiden - Rain Hard
07 - Kaijin Youchien - Monster's Kindergarden
08 - Choukakou
09 - Jumbor
10 - Q
11 - Gingitsune
12 - Pro Wrestling Rhapsody
13 - Ad Astra - Scipio to Hannibal
14 - Dasei 67 Percent
15 - Hayate x Blade 2
16 - Heaven's Prison
17 - Dogs - Bullets & Carnage
18 - Minikui Kaeru no Musume
19 - Kuroda-san to Katagiri-san
#02:
Capa: Jojolion
Página Colorida: Koi wa Hikari
OS: Eiyuu Kyoushitsu - Prologo by Takashi Minakuchi
FIM: Minikui Kaeru no Musume

Além de uma interessante capa para JoJolion, que ganhará direito a ser capa novamente próximo mês, também tivemos uma página colorida para Selector Infected WIXOSS, mangá baseado no anime de cartas que fez um mediano sucesso - Normalmente vem junto com as edições uma carta do jogo de WIXOSS - Pelas posições conquistadas e pelo fato de estar ganhando página colorida, nos leva a crer que o mangá vem tendo um boa recepção do público.

Em primeiro lugar tivemos uma grata surpresa, No Guns Life (O mangá não se chama No Guns No Life, parecendo uma campanha armamentista, é No Guns Life). Quando vi No Guns Life logo percebi que era um mangá que combinava muito bem com o público da revista, mais maduro, sério e que gostava de temática mais "obscuras", não deu em outra, a obra já conquistou um primeiro lugar, demonstrando que os seus capítulos iniciais agradaram o público.

Logo após temos o veterano Peace Maker, mangá ambientado em um mundo parecido com o velho-oeste, é um claro sucesso, quem procura uma obra série e diferente, Peace Maker se torna uma fantástica escolha. Em terceiro lugar tivemos Biorg Trinity, como já dito em análises passadas, as vendas de BT já começam a dar uma recuada, isto é um perigo para um mangá que tem um pouco mais de 1 ano de vida, acredito que esta na hora da Ultra Jump aposta em um anime, ao menos capítulos o suficiente para uma temporada de 13 episódios, o mangá já tem.

Momoiro Armet conquista o quarto lugar, porém não sei quanto isto é de fato o mangá indo bem ou uma tentativa desesperada dos editores para ver o mangá um sucesso. Lembrando que a obra não teve uma recepção tão boa e os editores colocavam muita fé no mangá, inclusive ele estreou sendo capa da revista na edição #07 de 2014; Vamos torcer para que seja um reflexo de um aumento de popularidade do mangá. E fechando o TOP 05 temos Koi Wa Hikari que normalmente conquista posições medianas, mas esta semana conseguiu se destacar mais, mas não foi uma grande surpresa.

Q, Página Colorida (Edição de Dezembro)

Logo após em sexto lugar temos a estréia de Terra Formars Gaiden, o mangá é um spin-off de "Terra Formars" da Young Jump e foca em um personagem da série muito querido pelo público. Este foi o rank do primeiro capítulo, já era esperado que a obra fosse bem aceita, já que é um spin-off, esta sexta colocação só confirma que os editores da Ultra Jump acertarem em cheio em trazer "Terra Formars" a Ultra Jump. Em sétimo temos um mangá que deveria ser mini-série, mas acredito que fez tanto sucesso dentro da revista, já ganhou várias páginas coloridas, que o autor decidiu prolongar um pouco mais a vida do mangá.

Em oitavo temos uma grande surpresa, Choukakou, o mangá é escrito por um chinês (Podemos considerar a Ultra Jump a revista com mais autores internacionais de todas as revistas japonesas) e é ambientado justamente na época imperial chinesa. Para quem gosta de conhecer de forma mais verissímil como era o Império Chinês, um dos maiores impérios já existido na história da humanidade, talvez só perdendo para o império romano, recomendo a leitura de Choukakou que tem traduzido em inglês vários capítulos. A obra normalmente não tem grandes destaques na revista, sempre fazendo parte do grupo que a fecha, por isso, ficando nas últimas posições, mas esta semana foi classificado em uma posição mais alta, isto significa que provavelmente aconteceu algo de muito importante no capítulo e os editores quiseram dar mais destaque a obra.

Jumbor conquistou o nono lugar, eu continuo não acreditando que o mangá esta muito bem situado nesta mudança de estilo da revista, que vem se tornando cada vez mais madura e séria, a prova é que os editores não dão mais nenhuma publicidade para Jumbor, mas ainda é uma série com um nome famoso com um autor de respeito por trás (Jumbor é do mesmo autor de Shaman King), por isso, acredito que por enquanto o mangá irá conseguir sobreviver. Em décimo tivemos "Q" o novo queridinho dos editores, não se assustem pela posição, é normal demais de uma capa, darem um pouco menos de destaque a série, já que ela já recebeu destaque máximo na edição passada.

Décimo primeiro lugar para Gingitsune, o mangá já ganhou anime, vende bem para o padrão da revista, mas a verdade é que não tem mais perspectiva de explosão, por isso de se tornar um grande sucesso, deste modo os editores preferem dar apoio ao mangá, mas um apoio leve, uma página colorida esporadicamente como deram na edição passada. Décimo segundo lugar para Pro Wrestling Rhapsody, o Slice of Life de um autor francês que praticamente tem cadeira segura na revista e deve conseguir manter este mangá por quanto tempo quiser, já é um nome muito conhecido em todo mundo, é uma honra para a Ultra Jump ter uma obra dele sendo publicada na revista.

Gingitsune, Página Colorida (Edição de Dezembro)

Se Choukakou trata do maior império ORIENTAL, o nosso décimo terceiro colocado na classificação, Ad Astra, trata do maior império OCIDENTAL, para quem é apaixonado pelo império romano, acredito que Ad Astra é uma leitura obrigatória, pois consegue trazer de forma emocional as lutas da idade antiga, mostrando as estratégias geniais adotadas pelo império púnico, mostrando a hierarquia militar, seja do império púnico quanto do romano, que eram arqui-inimigos e vários outros detalhes que fazem a obra se tornar uma leitura obrigatória para qualquer que ama a história (Amar a história, não é só gostar da primeira e segunda guerra mundial). 

"Ad Astra" significa "Até as estrelas" em latim, e vem da frase: "Per Aspera Ad Astra", atravessando a asperidade até as estrelas, no sentido, que a via que leva aos "céus" é cheia de obstáculos. Esta frase, é usada porque o protagonista de Ad Astra é um dos maiores estrategista já visto na história, para muitos historiadores, o maior, Hannibal Barca, um dos poucos a conseguiram invadir roma e quase a dominar-la. A história é tem vários pontos fictícios, logicamente, mas se baseia em várias batalhas e feitos reais de Hannibal. Seu objetivo é destruir Roma, assim, chegar "as estrelas". Quem estúdou um pouco da rivalidade entre Cartago e Roma, saberá como terminará essa guerra. Quem não estudou, vale a pena ver um documentário sobre - Ad Astra infelizmente só tem 6 capítulos traduzidos.

Logo após em décimo quarto lugar tivemos o ecchi, Dasei 67 Percent, que deu uma queda gigantesca, mas era esperado, o mangá tem pouquíssimas páginas. Acredito que a Ultra Jump fará ele se tornar um mangá que "fecha a revista" juntamente com Dogs e Heaven's Prison. Pulando para a décima sétima posição temos Dogs - Bullets & Carnage, acredito que o mangá já esteja na sua reta final, já que vejo a Ultra Jump dando cada vez menos importância a obra, antigamente sempre estava no topo da revista, atualmente faz parte do grupo que fecha a revista e pior, não ganha nenhuma página colorida. Só ganhou uma capa no ano passado quanto voltou do hiatos. 

Em décimo oitavo lugar temos a comédia Minikui Kaero, o mangá será encerrado na próxima edição para minha tristeza, pois é uma das minhas obras preferidas da Ultra Jump - Provavelmente o mangá esta terminando de forma natural, mesmo que acredito que o autor pode ter adiantado o seu fim, já que MInikui Kaero é uma comédia muito infantilizada, que é focado em um Sapo em um universo de RPG, um estilo de comédia que esta indo aos poucos de contra ao novo estilo mais maduro adotado pela Ultra Jump, assim fazendo que Minikui Kaero se tornasse um "peixe fora d'água"... Sentirei saudades desta simpática comédia. E em último lugar temos Kuroda-San que ultimamente esta quase sempre fechando a Ultra Jump.

Na próxima edição teremos um prólogo de uma nova série de Takashi Minakuchi, conhecido pela série Touhou DJ - Praticamente todo os seus mangás tiveram um grande foco no ecchi, por isso é bem capaz que esta sua nova série também tenha um grande foco no ecchi, vamos ver. Também teremos página colorida para Koi wa Hikari e por fim mais uma capa para JoJolion, o que é totalmente compreensível já que o mangá é aquele que carrega a revista.

Prévia da Edição de Fevereiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'