quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #14 (Ano 2015).


Pura pancadaria.

Uma semana de espera pelo TOC valeu a pena, essa semana a Shonen Jump nos entregou uma classificação fantástica, cheia de surpresas. E ainda por cima a edição veio com a estréia de Ultra Battle Satellite, o mangá mais esperado pelos japoneses (e por muitos ocidentais também)... A pancadaria irá rolar solta nesta edição!

Shonen Jump #14 (02/03): 
Ultra Battle Satellite (Capa / Página Colorida de Abertura) 
01 - Shokugeki no Souma 
02 - One Piece 
Kaizou Ningen Roggy (Página Colorida) 
03 - Boku no Hero Academia 
04 - Haikyuu! 
Ansatsu Kyoushitsu (Página Colorida) 
Black Clover (23 Pg, Capítulo 03) 

05 - PSI Kusuo Saiki 
06 - Toriko 
Kagamigami (Capítulo 04)
07 - Nisekoi 
Bleach (Página Colorida) 
08 - Gintama 
09 - Hinomaru Zumou 
10 - Gakkyuu Hottei 
Kochikame 
11 - World Trigger 
12 - Takujou no Ageha 
Isobe Isobee Monogatari 

Issue #15 Prévia: 
Capa/Página Colorida de Abertura: One Piece 
Página Colorida: Boku no Hero Academia, Isobe Isobee Monogatari, Ultra Battle Satellite.


Ultra Battle Satellite, Lead Color Page.

Começamos pelos mangás não ranqueados, nesta edição tivemos a estréia de Ultra Battle Satellite, que parece que será uma obra que juntará uma boa pancadaria com artes marciais (Ao menos o karatê vai estar presente). Também tivemos página colorida de um outro novato, Roggy, que parece que foi bem recebido, se será o suficiente para sobreviver é outros 500. Espero que o mangá dê certo, pois parece uma obra bem interessante.

Quem já esta começando a ficar em uma situação delicada parece que é Kagamigami, que por causa do seu ritmo lento vem perdendo alguns leitores que conquistou com o primeiro capítulo, torcerei para que o autor aumente a velocidade e a marcha neste quarto capítulo e agrade os japoneses. E por fim temos Black Clover que teve os dois primeiros capítulos bem aclamados por várias pessoas, pode ser que finalmente Tabata Yuuki acertou em cheio. Mas é aquela coisa, todos os mangás dessa leva parecem muito bons, por isso vai ter mangá que foi bem aceito indo mal, infelizmente.

Para encerrar, também tivemos página colorida para Ansatsu Kyoushitsu, um modo de fazer publicidade do volume que será lançado na próxima semana. E também publicidade para Bleach que teve um capítulo bem emocionante, assim os editores decidiram deixar a obra em destaque para atrair quanto mais público possível. Isobe continua não sendo ranqueado, mas os editores estão comprovando que gostam do mangá, já que ganhará página colorida na próxima semana. O mangá é o novo Jaguar da Jump.

UBS, Color Page.

O TOC já começa com uma fantástica surpresa, quem ficou em primeiro lugar foi Shokugeki no Souma, é ótimo ver o mangá reconquistando as primeiras colocações, já que é uma obra que merece também estar disputando pelo topo da classificação. O mangá deu uma bela rasteira nos concorrentes e espero que nas próximas edições continue dando essas rasteiras, quem sabe após o anime essas posições não sejam ainda mais constantes.

Em segundo lugar tivemos One Piece, ainda falta muito para a obra ser encerrado e sua popularidade continua a todo vapor, com certeza Eiichiro Oda tem o objetivo de ultrapassar a marca de 1.000 capítulos (Marca alcançada por pouquíssimos mangás - Por dois motivos, primeiro porque a obra para chegar a este valor, obrigatoriamente deve ser semanal (Mensal duraria 83 anos para chegar a mil capítulos) e segundo deve se manter popular até alcançar a marca, um feito que One Piece demonstra que tem todo o fôlego para alcançar.

Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia que raramente esta sendo ranqueado abaixo da terceira colocação, e por mais que o "hype" sobre a obra já esteja caindo, continua conquistando ótimas posições. Com certeza os editores vão apostar bastante na obra para que "renove" o nome da Shonen Jump e para que atraia os leitores mais novos (Sempre é bom ter obras novas para atrair os leitores jovens), Boku no Hero tem um grande caminho e glorioso caminho pela frente, talvez não se torne um novo Naruto, mas provavelmente se tornará uma importante carta no baralho da Jump. Para manter o mangá bem em destaque, próxima semana Hero ganhará outra página colorida, entendo a decisão da Jump, mas acho que eles já começam a exagerar.

Kaizo Ningen Roggy, Color Page.

Em quarto lugar tivemos Haikyuu!! que por mais que não conquistou o primeiro lugar, posição que o mangá só obteve uma vez em toda sua "vida", conquistou um quarto lugar que é muito bom. Há um bom tempo que não vemos a série ficando abaixo do TOP 05, mostrando uma incrível estabilidade. Na verdade, o fato de Haikyuu!! ser o único mangá de esporte de fato muito popular na revista, ajuda-o a ter uma situação confortável na revista... Quem sabe em um futuro Zumou não se torne um real inimigo de Haikyuu!!. Em breve o mangá deve ganhar uma capa em comemoração ao seu aniversário de 3 anos.

Por fim, fechando o TOP 05, tivemos PSI Kusuo Saiki que conquista uma boa posição, nada de fantástico levando em consideração que o ranking esta bem vazio, mas não deixa de ser uma boa posição por parte do mangá, que após um periodo de montanha russa parece que vem se estabilizando na zona intermediaria. Continue esperando que na edição #29, quando PSI completa 3 anos de vida, seja comemorado o seu aniversário.

Na sexta colocação tivemos Toriko, de certo modo é uma boa notícia aos fãs esta posição - Já que ficar fora dos últimos cinco após a semana passada, já é uma vitória, mas mesmo assim não foi uma posição fantástica e continuo preocupado com o futuro da série. Toriko vem fazendo o mesmo percurso de Bleach, as vendas começaram caindo, o mangá se estabilizou na zona intermediária, conseguindo em algumas semanas ficar entre os cinco melhores ou até pegando uma primeira colocação, depois começou a ficar algumas edições no bottom, e cada vez foi se tornando frequente a ida do mangá aos últimos cinco, até quando chegou na situação que vemos hoje. Infelizmente a revista não esta apoiando o mangá que daqui a pouco completa 7 meses sem ganhar uma página colorida, o autor terá que se recuperar sozinho, demonstrando que o mangá é de altíssima qualidade e vale a pena ser votado.

Nisekoi ficou com o sétimo lugar, acredito que isto seja uma notícia, demonstra que tanto o público quanto os editores ainda querem ver o mangá sobrevivendo por mais algum tempo, as vendas do último volume, lançado neste fevereiro estão muito boas, incrivelmente Nisekoi já superou a marca de 300 mil cópias vendidas e já superou as vendas dos volumes anteriores, por mais que muitos não gostem da obra, devo assumir que o mangá se encontra em uma crescente de popularidade, quando o assunto é vendas. No TOC parece estar em decadência, mas ainda não alcançou uma situação precária, ao ponto de valer a pena ser cancelado, diferente do seu direto concorrente World Trigger que tem posições péssimas.

Ansatsu Kyoushitsu, Color Page.

Abrindo o Bottom 5, em oitavo lugar tivemos Gintama, se PSI Kusuo Saiki se estabilizou, Gintama esta uma montanha russa, conquistando em algumas semanas ótimas posições, em outras péssimas. O que não é uma ruim notícia, diferente de Toriko que antes se mantinha entre os primeiros e agora começa a frequentar os últimos, Gintama estava entre os últimos e começa a voltar a frequentar os primeiros colocados. Isso deve dar uma maior confiança e tranquilidade ao autor na hora de encerrar a obra, qualquer mangaká pega mais confiança sobre o rumo que esta levando o mangá quando este rumo é bem recebido pelo público.

Em nono tivemos Hinomaru Zumou que conquistou a sua pior posição, provavelmente isto deve ter sido o resultado de um capítulo ruim, mas também pode ser a consequência das baixas vendas do volume três. Os editores ao perceberem que o Volume três não teve quase nenhum aumento em relação ao anterior que já vendia muito pouco, devem ter "desanimado" em relação ao mangá, assim decidindo colocar obras como Nisekoi que tem vendas aumentando em mais destaque, mas essa teoria só será confirmada se o mangá continuar a ter estas posições baixas, confirmando a ideia que Zumou talvez tinha suas posições um pouco realçadas pelos editores (Um pouco, não muito). Por enquanto, acredito que seja simplesmente a consequência de um capítulo sem sal, assim que o público decidiu não votar.

Provavelmente as vendas de Hinomaru Zumou não irão melhorar tão cedo, como foi explicado por Yuusha na área de comentários, os japoneses tem vergonha de comprar os volumes de Zumou por considerarem o sumô um esporte vergonhoso, assim os mais jovens não serem visto com um volume do mangá nas mãos. Provavelmente entre o público mais velho, isso diminua, mas o público japonês em geral é muito orgulhoso (Até demais) e prezam pela boa imagem, assim será muito difícil quebrar este preconceito. Talvez com um Anime, mas qual estúdio se arriscaria a produzir um anime de uma obra que tem grandes chances não vender Blu-Ray/DVD... É uma situação complicada. 

Bleach, Color Page.

Em décimo tivemos Gakkyuu Houttei que por mais que tenha todo o apoio dos editores, não vem convencendo o público. De fato, a obra tem tudo para ser um novo Illegal Rare, só espero não ver algum mangá veterano sendo cancelado para que Gakkyuu Houttei seja salvo (Como cancelaram Soul Catcher (S) para salvar Illegal Rare, que não vingou mesmo assim e na leva seguinte também foi cancelado). Pelo menos devo assumir que Obata continua entregando uma arte impecável, muito, mas muito bonita.

Em décimo primeiro, na penúltima colocação tivemos World Trigger que conquistou uma posição MUITO ruim... Esta posição é agravada quando lembramos que o mangá também não ganha a muito tempo uma página colorida, para piorar, quando os editores haviam a possibilidade de dar a capa de aniversário na edição #15 (Lembrando que World Trigger completou 2 anos de vida neste mês), preferiram dar a capa para One Piece, que logicamente chama muito mais atenção, mas pior, nem dar uma página colorida em comemoração ao aniversário deram. Os editores estão simplesmente ignorando a existência do mangá e isto é muito preocupante. Espero que eles não façam a decisão louca de cancelar World Trigger para salvar Gakkyuu Houttei. Última colocação para Takujou no Ageha que está morto.

2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua.

Edição 11, Capa de Black Clover
Color Page: Kagamigami, Shokugeki no Souma e Hinomaru Zumou
Ausentes: Hunter x Hunter e World Trigger
FIM: E-Robot

Posição - Nome do Mangá - (Média de Votos) 

#01 - Gintama (3.95)
#02 - Black Clover (3.79) Primeiro Capítulo
#03 - Hinomaru Zumou (3.53)
#04 - E-Robot (3.16) Adeus, Eru-Robot!
#05 - Kagamigami (3.05) Segundo Capítulo
#06 - PSI Kusuo Saiki (2.79)
#07 - Isobe Isobee Monogatari (2.74)
#08 - Ansatsu Kyoushitsu (2.68)
#08 - Shokugeki no Souma (2.68)
#08 - Haikyuu!! (2.68)
#11 - Boku no Hero Academia (2.58) Pior posição de Hero.
#12 - Kochikame (2.26)
#13 - One Piece (2.05)
#14 - Nisekoi (1.95)
#15 - Bleach (1.47)
#16 - Gakkyuu Houttei (1.42) Gostaram dos ninjas, deu uma melhorada #Shock
#17 - Toriko (1.37)
#18 - Takujou no Ageha (1.26)
#19 - Tonkatsu DJ Agetarou (1.00) Capítulo Especial Jump +

Black Clover estreou muito bem, havia me confundido nos comentários, dizendo que o mangá estreou igual a Kagamigami com 3.71, mas na verdade teve uma estreia ligeiramente melhor. Estou surpreso pela recepção dos japoneses, e parece que pelo menos o próximo capítulo (Segundo) terá uma recepção também melhor que Kagamigami e Roggy. Será que Tabata Yuuki finalmente acertou? Tomara!

Boku no Hero Academia conquistou sua pior posição, para nossa tristeza. O "hype" em cima do mangá esta caindo e cada vez mais vem conquistando posições medianas, mas isso não deve influenciar tanto no TOC, já que deve ter um público votante fixo já, como acontece com Ansatsu Kyoushitsu e Shokugeki no Souma.

E por fim Gakkyuu Houttei teve uma leve melhora depois do capítulo do "ninja", parece que os japoneses se simpatizaram por este caso que é um pouco mais fantasioso que o normal, quem sabe isso não dê uma esperançã que Houttei se salve do cancelamento. Já Takujou no Ageha afundou de vez, pela primeira inclusive ficou abaixou de Houttei, mostrando que o mangá está simplesmente morto feat enterrado.

Manchete Otaku & Loja Shinohara

Pensou que ficaríamos sem recomendações essa semana? Nada disso, meu amigo. Primeiramente vamos falar da Loja Shinohara, o melhor lugar para vocês comprarem magazines japonesas, action figures, acessório de animes/mangás e outras variedades.  E sabe o que é melhor? Caso você não encontre o produto que estava procurando, você pode pedir para eles trazerem do Japão. É um serviço de altíssima qualidade e com ótimos preços.

Como eu não moro no Brasil, não posso comprar na Shinohara, mas digo, o preço que eles entregam é bem menor do que eu pago aqui na Europa, dá até vontade de voltar para o Brasil só para comprar umas action figures por um valor um pouco mais baixo. Deixarei abaixo o link da Loja Shinohara para vocês:

Loja Shinohara

A outra recomendação é de um Blog que esta começando agora, mas esta trazendo muitas matérias interessantes. Vocês sabem que sempre tento apoiar novos escritores, já que todo mundo começa pequeno e depois cresce, mas logicamente não apoio qualquer Blog, e sim aqueles que eu vejo potencial e que tem um diferencial perante aos demais.

O que é o caso do Manchete Otaku, que pelo fato de estar no início, tem poucas postagens, mas já tem várias matérias interessantes. Várias recomendações que são de fato muito boas, então, reservem um tempo da rotina de vocês e deem uma olhada nesse blog, vale a pena.

Manchete Otaku.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'