terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Análise: TOC Weekly YOUNG Jump #09 e #10 (Ano 2015).


Wombo Combo!

Após algumas semanas sem o Table Of Contents da Weekly Young Jump trago a vocês a análise, com o combo de dois TOCs ao mesmo tempo. Uma das maiores revistas Seinens do Japão esta com tudo, apostando em novos mangás e fazendo o máximo para manter vivos e fortes os veteranos. Sem mais delongas, vamos a classificação:

Weekly Young Jump #09
Keppeki Danshi! Aoyama-Kun (Nova Série, Página Colorida de Abertura)
01 - Kingdom
02 - Terra Formars
03 - Tokyo Ghoul: re
04 - Himouto! Umaru-Chan
Golden Kamui (Capa e Página Colorida)
05 - Bungo 
06 - Rikudou
07 - Kako to Nise Tansei
08 - Shiratama-Kun
Minamoto-Kun Monogatari (Página Colorida)
09 - Runin (Segundo Capítulo)
10 - Youkai Shoujo
11 - Gunjou Senki
12 - Purple Shikibu
13 - Gokukoku no Brynhildr
14 - Usogui
15 - Mogusa-san
16 - Hibi Rock
17 - Nijigen Jumpin'
18 - Shishunki Circus
Innocent (Ausente)
Boku Girl (Ausente)


Weekly Young Jump #10
Youkai Shoujo (Página Colorida de Abertura)
01 - Kingdom
02 - Terra Formars
03 - Tokyo Ghoul:Re
04 - Golden Kamui
05 - Keppeki Danshi! Aoyama-Kun (Segundo Capítulo)
Kako to Nise Tansei (Página Colorida)
06 - Runin (Terceiro Capítulo)
07 - Himouto Umaru-Chan
08 - Gunjou Senki
09 - Shiratama-Kun
10 - Bungo
Rikudou (Página Colorida)
11 - Purple Shikibu
12 - Mogusa-San
13 - Usogui
14 - Boku Girl
15 - Shishunki Circus
Gokukoku no Brynhildr (Página Colorida)

16 - Innocent
17 - Nijigen Jumpin'
18 - Hibi Rock
Minamoto-Kun Monogatari (Ausente)

Então, a ordem de Análise vai ser a partir do número #10, mas farei várias referências a edição #09. Primeiramente gostaria de dizer que temos duas novas séries, Keppeki Danshi! Aoyama-Kun e Runin, como a Young Jump é classificada unicamente pela decisão dos editores, aceitaria o ranking das duas séries. Também, neste período sem TOCs no Analyse tivemos o cancelamento do veterano, Liar Game que estava na revista desde 2005.

Na edição #10 tivemos uma página colorida de abertura para Youkai Shoujo, a série continua tendo um grande destaque na revista, que aos poucos via esquecendo Boku Girl e focando todo o público que gosta de ecchi em Youkai Shoujo. Acho que na altura do campeonato, a briga desta duas séries já foi encerrada, Youkai Shou venceu de lavada.

Quem ganhou página colorida nesta edição foi: Gokukoku no Brynhildr, mangá da criadora de Elfen Lied. Rikudou também ganhou página colorida, os editores ainda dão uma boa importância para o mangá, mesmo que já não o vêem como um futuro pilar. E por fim, temos o novato Kako to Nise Tansei ganhando página colorida, levando a crer que o manga vem tendo muito bem aceito pelos leitores da revista.

Chegand ao TOC, tanto na nona edição quanto na décima, os três primeiros lugares ficaram com os três pilares da revista (Kingdom, Terra Formars e Tokyo Ghoul), estes mangás estão completamente em outro patamar, principalmente quando o assunto é vendas. É inegável que muitos compram a Young Jump só para ler ao menos dois dessas três séries. A tendência é que por muito tempo estes mangás continuem liderando a revista, mas tem um mangá que parece que veio para roubar uma vaga.

Este mangá ficou em quarto lugar e é Golden Kamui, a obra conseguiu estrear entre os 50 primeiros do Ranking Oricon, teve capa já várias páginas coloridas e na edição #09 foi capa da Young Jump (Raramente dão a um mangá a capa da revista), isto demonstra que o mangá esta tendo um grande sucesso, podendo no futuro se tornar um grande pilar. Com certeza os editores irão apostar suas fichas neste mangá, que tem muito potencial.

Em quinto e sexto lugar temos os dois novatos (Keppeki Danshi e Runin, respectivamente) que logicamente são classificados na parte superior da tabela, só daqui a quatro ou cinco edições poderemos saber de fato qual foi a recepção destes mangás, lembrando que o TOC é feito pelos editores, porém tu mesmo assim pode votar nas suas três séries preferidas da revista, por isso os editores sabem qual séries estão sendo bem aceitas e quais não estão. Esperamos que ao menos um desses dois mangás consiga se firmar na revista, na Young Jump isto não é muito difícil, como na Shonen Jump.

Capa da Weekly Young Jump #10

Em sétimo temos Himouto, que agora que foi anunciado que irá ganhar anime, vem tendo melhores classificações por parte dos editores, provavelmente para dar mais publicidade ao mangá quando o anime sair. Estou esperançoso que o anime aumente um pouco a popularidade do mangá, assim fazendo que a obra se firme por uma vez por todas na revista. É esperar demais que se torne um sucesso de vendas como Tokyo Ghoul, mas vender entre 200 mil cópias já é uma grande vitória. Em oitavo lugar temos Gunjou Senki, que parece que após o sucesso de Golden Kamui, os editores decidiram largar o osso.

Pulando para décima colocação temos Bungo, que é o novato que estreou junto com Kako to Nise, infelizmente o mangá não vem tendo um rendimento tão bom quanto o seu colega, mas por enquanto é o bastante para consegui sobreviver na revista. As chances de Bungo ter uma piorada de posições é alta, mas vamos esperar que isto não aconteça, é legal ter um mangá de esporte coletivo na revista, é um estilo pouco aproveitado pelos editores da Young. De qualquer modo, os editores sabem da importância do autor para a revista e já devem dar uma página colorida ao mangá na próxima semana, não vai deixa-lo simplesmente "morrer". Em décimo primeiro temos Purple Shikibu que é bem estável na revista, ficando sempre nas posições intermediárias.

Em décimo segundo temos Mogusa-San que vai aos poucos perdendo a atenção dos editores e ficando no meio da tabela, isto é uma situação perigosa, porque pode resultar em um cancelamento no futuro, a verdade é que muitos novatos estão dando certo, assim os editores estão tendo que cancelar cada vez mais os veteranos (Vide Liar Game). Em décimo terceiro temos Usogui, espero que ainda sim o mangá ganhe um anime, mesmo que seja quase impossível, é triste perceber que o mangá já alcançou 30 volumes e ainda não tem um anime. Agora que a sua popularidade não é mais tão alta, a situação fica ainda mais difícil.

Boku Girl fica em décimo quarto e esta uma situação bem difícil, deve demorar um pouco até chegar a próxima leva, já que a última estreou na edição #10, mas mesmo assim, Boku Girl é o mangá com a situação mais delicada, só perdendo para Hibi Rock, que esta bem ruim. Devemos torcer para que os editores não decidam cancelar Boku Girl, lembrem que ela já foi bem popular e talvez tenha a capacidade de recuperar a popularidade perdida (Os votos que Youkai Shoujo roubou em massa).

Os três mangás seguintes, Shishunki Circus, Innocent e Nijigen Jumpin' parece que tem uma situação especial na revista, por isso são propositalmente ranqueado na parte inferior, para assim fecharem a revista. Innocent, ao menos, é praticamente certo. Nijigen Jumpin' ainda é um incógnita se é de fato pegando poucos votos ou é ranqueado na parte inferior para assim poder fechar a revista, mas levando em consideração que o mangá sobreviveu já a vários cancelamentos tendo essas posições ruins e que o autor já é um veterano na revista, tudo leva a crer que seja "especial."

E por fim, temos em último lugar, em décimo oitavo, Hibi Rock que pegou uma péssima posição, o mangá começou a ser muito mal ranqueado após a estreia dessa nova leva, provavelmente os editores estão pré-anunciado o seu cancelamento. Pode também ser uma mudança de direção, agora o mangá será uma obra que fecha a revista, entrando também no grupo de mangás especiais, mas acho bem provável. Atualmente os dois mangás que correm mais risco de cancelamento é Hibi Rock e Boku Girl.

Prévia da Edição #11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'