sábado, 28 de março de 2015

Análise: TOC Monthly Ultra Jump #04/Abril (Ano 2015).


Bayonetta na Ultra Jump?

Calma, não é exatamente Bayonetta que está na Ultra Jump, mas este mangá que esta na capa da edição, é do mesmo character design de Bayonetta 2 - Porém esta não é a única surpresa desta edição, também tivemos várias outras novidades e um TOC bem, mas bem interessante. Então, sem mais delongas, vamos ao TOC:

TOC Monthly Ultra Jump #04
Ariadne no Kanmuri (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Dasei 67 Percent
Biorg Trinity (Página Colorida)
02 - Peace Maker
03 - Monster's Kindergarten
04 - No Guns Life
Q (Página Colorida)
05 - Koi wa Hikari
06 - Eiyuu Kyoushitsu
07 - Jojolion
08 - Dogs - Bullets & Carnage
09 - Ad Astra
10 - Heaven's Prison
11 - Selector Infected WIXOSS
12 - Gingitsune
13 - Hayate x Blade 2
14 - Choukakou
15 - Momoiro Armet
16 - Kuroda-San to Katarigiri-San

Prévia da Próxima Edição #05/Maio:
Capa e Página Colorida de Abertura: Levius Est (Nova Série, Transferida da IKKI)
Volume Extra: Levius Est
Heaven's Prison (FIM)

Nessa edição tivemos a estreia de Ariadne no Kanmuri, o mangá é um romance do character design de Bayonetta, uma grande adição a revista que pode, no futuro, trazer grandes frutos. O fato de terem dado capa para o mangá, mostra como os editores sabem da importância dessa aquisição e dá uma publicidade que é no nível do nome do autor, mesmo que o mangá não lembra Bayonetta de nenhum modo, tanto no conteúdo quanto na arte, o autor preferiu adotar uma arte mais limpa, branca e podemos dizer, bem "conceitual", um mangá bem estilo da Ultra Jump, que não funcionaria em uma revista mais "mainstream" - E devo dizer mais uma coisa sobre a arte, que capa lindíssima, uma das melhores que a revista já teve.

Nesta mesma edição tivemos página colorida para Biorg Trinity, que continua tendo um grande apoio por partes dos editores, quem sabe após uma versão de anime, o mangá não exploda em popularidade? Se eles entregarem o mangá para um bom estúdio, em termo de animação vamos ter um ótimo resultado, e isso pode compensar o roteiro que é um pouco fraco e confuso. Q também ganhou página colorida e continua tendo um grande apoio dos editores, outro mangá que pode ter um ótimo futuro após um possível anime.

Em primeiro lugar no TOC tivemos Dasei 67 Percent, uma grande surpresa os editores colocaram o mangá para abrir a revista - Quem não sabe, Dasei é um ecchi bem curto, com máximo 10 páginas por edição. O mangá parece que esta tendo uma popularidade alta, mas não acho inteligente a Ultra Jump apostar muito nele, já que é um mangá que só terá no máximo 1 volume por ano e que dificilmente ganhará anime. Não é um mangá que conseguirá carregar a revista.

Em segundo lugar tivemos o veterano Peace Maker, o mangá também ficou na segunda colocação na semana passada, isso comprova a importância que a obra tem para a revista - O mangá é um dos carros chefes da revista e merece toda esta publicidade. Para quem não sabe, Peace Maker é um mangá ambientado no faroeste e é bem interessante, por mais que o mangá não seja tão famoso no Japão, para os padrões da revista, é um dos maiores. Podemos considerar os mangás mais famosos da revista: Jojolion, Peace Maker, Ad Astra, Jumbor e Biorg Trinity.

Em terceiro temos Monster, que inicialmente seria uma mini-série, mas esta preste a completar 1 ano na revista - O sucesso do mangá provavelmente fez o autor mudar de ideia e aumentar a duração da série. Aconteceu algo parecido com Gamma da Jump Square, que também nasceu como uma mini-série, mas por causa da boa recepção, teve seu tempo de vida aumentado. No final, Gamma durou até quatro volumes e foi cancelado, mas parece que Monster durará muito tempo, já que dentro da revista, estando muito mais bem recebido que Gamma foi na SQ.

Em quarto tivemos No Guns Life, o mangá estreou na posição 208 em vendas, uma posição bem baixa, mas podemos dizer que esta no "padrão" para os primeiros volumes da Ultra Jump. Isso comprova que o mangá, por mais que conquistou o público da Ultra Jump, ainda não conseguiu chamar atenção das pessoas que não leem a revista. Lembrando que a Ultra Jump pega um público bem restrito, um público mais aberto que gosta de obras mais internacionais e menos "clichês" de Seinen ou Shounen, então, qualquer mangá da revista se não for de autor famoso, tende a vender pouco nos seus volumes. Em quinto tivemos Hikari novamente.

Em sexto tivemos o novato Eiyuu Kyoushitsu, que estreou na edição passada. Como o TOC é ranqueado pelos editores, decidi ranquea-lo mesmo que provavelmente os editores não saibam a recepção - Eiyuu Kyoushitsu é um mangá estilo medieval, com cenário parecido com Sword Art Online e tem uma ótima arte. Eu sinceramente, gostei do que vi do mangá e acho que ele tem capacidade de agradar o público jovem. O diferencial da Ultra Jump para as demais revistas, é que tem mangás para todas as idades.

Em sétimo tivemos JoJolion que em todas as edições do ano até agora tiveram um brinde relacionado ao mangá - Nesta veio dois broches para tu usar na sua mochila ou camisa. É bem comum a revista dar brindes, fazia isso desde o ano passado, mas agora estão fazendo só de Jojolion em comemoração a sua nova temporada, acredito que a partir da próxima edição isso já pare, já que o brinde da próxima é um "volume extra" da nova série, Levius. Em oitavo tivemos Dogs que na edição passada ganhou página colorida, o mangá se mantém nas posições intermediárias e parece estar bem seguro na revista.

Em nono tivemos Ad Astra, mangá ambientado na antiguidade, como sempre o mangá conquistou uma posição mediana, quem sabe quanto estiver em uma saga emocionante, não seja colocado no topo. Heaven's Prison que esta no seu final (Este foi o penúltimo capítulo) teve uma boa subida, para ficar com um destaque um pouco maior neste climax (O mangá normalmente fecha a revista), para quem gosta de ecchi, com certeza o mangá fará falta na revista, mas quem sabe o autor não volte com um novo projeto que também tenha uma alta dose de ecchi. Heaven's Prison ficou em décimo nessa edição.

Em décimo primeiro tivemos WIXOSS que conquistou uma posição mediana, os editores já perceberam que o mangá não trará mais público para a revista, já que quem conhece o anime, já deve ter sabido a muito tempo da existência do mangá dentro da revista, então eles já estão diminuindo a publicidade sobre WIXOSS, de qualquer modo, acho que o mangá por enquanto esta seguro. É como Gingistune, que ficou na décimo segunda posição, também não deve entregar mais nenhum leitor novo a revista, já que teve já anime e ele não foi tão bem aceito, mas é um mangá que os editores gostam muito e também os leitores da revista gostam, por isso deve continuar na revista. Em décimo terceiro tivemos Hayate x Blade 2 que também esta bem seguro na revista.

Choukakou ficou em décimo quarto, o mangá é de um autor chinês e conta a história de uma familia real da antiga china. O mangá é bem interessante, e para quem torce pelo mangá, não deve ficar preocupado pela posição, a obra faz parte do grupo que normalmente fecha a revista, assim é ranqueado propositalmente no fundo, então a posição não é preocupante - Agora que Heaven's Prison esta terminando, veremos ainda mais o mangá na penúltima ou antepenúltima posição.

Em décimo quinto tivemos Momoire Armet que ficou em penúltimo, a posição é péssima e pode significar duas coisas. O mangá agora será o substituto para Heaven's Prison no sentido de estar fechando a revista juntamente com Choukakou e Kuroda-San, ou o mangá esta sendo mal recebido e corre risco de ser cancelado, saberemos isso nas próximas edições - Por fim, em último tivemos Kuroda-San que já de costume fechar a revista, infelizmente perderá na próxima edição o seu colega Heaven's Prison, os dois sempre andavam juntinhos no fundo da revista.

Na próxima edição teremos mais uma outra série, Levious/Est, ainda não sei sobre o que é a série, mas pela prévia deve ter uma arte bem bonita e o conteúdo deve ser mais "seinen" que de fato "shounen", o mangá vem de outra revista, onde lá era muito popular, então é uma boa edição da Ultra. Lembrando que a Ultra varia muito no seu público alvo, tem muitos leitores abaixo dos 20 anos e muitos acima dos 25 anos, assim, a Ultra Jump é uma revista para todas as idades, e é por isso que estreia séries como Eiyuu Kyoushitsu que é para o público mais jovem, e duas edições depois estreia de Levious Est que parece ser para o público mais adulto. Achei interessante esta transferência e acredito que adicionará muito a revista.

Prévia da Próxima Edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'