quinta-feira, 26 de março de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #18 (Ano 2015).


O poder dos Onmyoujis.

Em uma edição comemorativa, tivemos a tão esperada estréia de Kagamigami, será que a nova série conseguiu agradar o público japonês? Bem, talvez os TOCs anteriores não tinhamos muito sobre o que comentar, mas essa semana eu tenho muito a falar, por isso coloquem seus óculos (Quem usa), peguem seus pratos (Quem está com fome) e se preparem para mais uma análise do TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #18 (30/03)
Shokugeki no Souma (Capa, Página Colorida de Abertura e Poster)
01 - One Piece
02 - Boku no Hero Academia
Black Clover (Pré-Rank, Capítulo 07)
03 - Ansatsu Kyoushitsu
04 - Toriko
05 - Kagamigami (Primeiro Rank)
Nisekoi (Página Colorida)
Ultra Battle Satellite (Capítulo 05)
06 - Haikyuu!!
Gintama (Página Colorida)
07 - PSI Kusuo Saiki
08 - Hinomaru Zumou
09 - World Trigger
Kaizou Ningen Roggy (Capítulo 06)
Owari no Seraph (Página Colorida, Capítulo Especial vindo da Jump SQ)
10 - Bleach
Kochikame
11 -  Takujou no Ageha
12 - Gakkyuu Houtei
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Issue #19:
Capa e Página Colorida de Abertura: Boku no Hero Academia
Página Colorida: Ansatsu Kyoushitsu e One Shot
Prévia da Issue Dupla #22-23:
Capa e Página Colorida de Abertura: Naruto Gaiden (Mini-Série)

 Shokugeki no Souma, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não ranqueados, que por incrível que pareça, nessa edição foram todos os mangás da Shonen Jump que ganharão anime em abril (Com plus de um mangá da Jump Square que também ganhará anime, Owari no Seraph). Mas logicamente, o grande destaque da edição foi Shokugeki no Souma, que terá sua primeira temporada televisionada. Existe um "hype" enorme sobre o mangá, mesmo com o estúdio sendo medíocre. Espero que consigam entregar um resultado de boa qualidade e um produto que faça o mangá ter um bom boost de venda, chegando até a dobrar as suas vendas (Por isso, chegando a 600 mil de vendas por volume).

Nisekoi ganhará sua segunda temporada e isso deve ajudar o mangá a sobreviver por este ano. Gintama terá sua quarta temporada, o mangá esta chegando ao final, talvez o plano seja encerra-lo antes que o anime saia do ar, assim o anime também terá o final verdadeiro, e não um "filler". Mas isso é somente uma especulação com o fato da obra parecer que esta em sua reta final. E por fim tivemos página colorida de Owari no Seraph, que é uma das principais obras da Jump Square, revistas que nós do Analyse It também analisamos. Owari tem tudo para ser um dos maiores sucessos desta nova temporada de animes, perdendo somente para Digimon Adventure Tri.

Falando dos novatos, Black Clover teve um Pré-Rank espetacular, normalmente os mangás não variam muito entre o pré-rank e o ranking, mesmo que logicamente, existe exceções a esta regra - De qualquer modo, podemos esperar uma boa estréia por parte do novo mangá de Tabata Yuuki. Quem se encontra também em uma situação confortável é Ultra Battle Satellite que também foi bem ranqueado esta semana, será possível três sucessos nessas leva? Isso só aconteceu uma vez em toda a história da Shonen Jump. Roggy, que foi traduzido por nós do Analyse It, parece que não terá um grande futuro, mas vamos ter certeza disso a partir do Capítulo 07, na próxima semana.

 Shokugeki no Souma, Página Colorida.

Chegando ao TOC, em primeiro lugar tivemos por mais uma outra semana, One Piece, claramente esta primeira posição foi UNICAMENTE decisão dos editores (Caso a regra das 8 semanas seja colocada em prática), isso porque, este TOC teoricamente é referente a edição #11 que One Piece esta ausente e nem consta no cartão de votação. Então, por mais que o mangá conquistou um ótimo primeiro lugar, sabemos que não é muito válido, porque de certo não foi resultado da votação e sim da vontade dos editores. Próxima semana o ranking de World Trigger também será unicamente decisão do grupo editorial da Shonen Jump.

Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia que ganhará capa na próxima semana, em comemoração ao lançamento do seu terceiro volume - Já é a segunda capa do mangá neste ano, e acredito que até o final do ano chegamos a cinco capas de Hero, o que é um número bem alto - O mangá é um sucesso absoluto e a Jump deve continuar dando alta publicidade a obra, mesmo que um dos novatos possa roubar um pouco o destaque que os editores estão dando a Hero (Acho improvável que isto aconteça, mas não podemos descartar essa possibilidade).

Shokugeki no Souma, Poster 01.

Em terceiro lugar tivemos Ansatsu Kyoushitsu que vem ganhando semana após semana um pequeno boost nos seus volumes - Isso é um ótimo resultado a obra que já esta vendendo um pouco mais do que vendia antes do anime. É claro que o mangá não chegou a quota de 1 milhão como muitos acreditavam que chegaria, mas mesmo assim o anime ajudou a série a se firmar ainda mais no mercado de mangás. Agora só precisamos ver até quando o autor decidirá estender a sua história, teoricamente, o prazo dado pelo Koro-Sensei esta terminando, por isso o mangá pode estar caminhando para sua reta final.

Em quarto lugar tivemos Toriko que conquistou uma ótima posição, o mangá continua em uma incrível montanha russa, mas mostra força, esta "gritando" que ainda pode sobreviver nesta tão concorrida Shonen Jump - A obra precisa se estabilizar, sim, mas por enquanto parece estar segura, já que conquista posições boas esporadicamente, para um mangá ser cancelado precisa ter o pior rendimento da revista, Toriko esta tendo um rendimento instável, mas passa longe de ser o pior da revista atualmente.

Kagamigami, do autor de Psyren, ficou em quinto lugar. É o seu primeiro ranking, e sinceramente? Foi um ótimo ranking por parte do manga, demonstrando que ao menos o primeiro capítulo agradou os japoneses. Espero que a obra continue indo bem, na 2ch pelo menos tem várias pessoas que gostam da obra (O bastante para se manter nas posições intermediárias, não é um fanbase grande e louca)... Vamos ver como irá os próximos rankings de Kagamigami, estou esperançoso em relação a obra, tomara que o Iwashiro (Autor do mangá), continue usando seus poderes de Onmyouji e faça que seus Shinigamis votem toda semana em Kagamigami

Shokugeki no Souma, Poster 02.

Em sexto lugar tivemos Haikyuu!! que após vários meses sem sair do TOP 05, essa semana ficou com uma amarga sexta colocação, mas não é um grande problema para a obra que próxima semana já deve retornar aos cinco primeiro colocados. Claramente Kagamigami deu uma leve rasteira em Haikyuu!!, roubando a quinta colocação que normalmente seria da obra... É sempre bom ter novatos para bagunçar a Jump, sem essas surpresas, analisar o TOC seria muito, mas muito sem graça e tedioso. Em sétimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que novamente ficou em uma posição intermediárias.

Abrindo o Bottom tivemos Hinomaru Zumou, a posição pode parecer ruim, mas não é tão ruim assim, sua posição é simplesmente medíocre - É claro que Zumou não tem mais o fôlego do começo, esta conquistando cada vez mais posições medíocres, não conseguindo ficar acima de obras como PSI Kusuo Saiki - É lógico que os editores também estão um pouco decepcionados com as vendas do mangá, assim não estão mais tentando maquiar suas posições, inclusive estão fazendo agora pouca publicidade para o novo volume que sairá... Mas mesmo assim a obra já demonstrou que pode ser popular no TOC, precisa só voltar a conseguir conquistar o voto do seu público.

Gintama, Página Colorida.

Logo após, na nona colocação tivemos World Trigger que fica novamente em uma posição ruim. O sucesso de três novatos pode significar uma grande fria para a obra, parece que ao menos dois já vão dar certo (Black Clover e Kagamigami), se Ultra Battle Satellite também for bem recebido, como esta sendo na 2ch, World Trigger pode ser até cancelado na leva de Setembro, o que seria bem lamentável, já que o mangá esta tendo um claro aumento de vendas, lentamente se tornando mais popular. Sobre a página colorida de aniversário, rumores dizem que o mangá ganhará capa no seu capítulo 100, assim os editores comemorando 2 anos da obra e ao mesmo tempo o feito de ter 100 capítulos. Teoricamente, ele atingirá essa marca na edição #21 deste ano.

Em décimo tivemos Bleach que novamente ficou em uma posição ruim, mas nada preocupante, o mangá deve sobreviver ao cancelamento de maio, já como eu disse no caso de Toriko, os editores cancelam as obras que tem o piores desempenhos, neste caso são Gakkyuu Houtei e Takujou no Ageha - Muitos dizem que Bleach nunca foi cancelado por causa das suas vendas, talvez seja também esse motivo, mas é importante relatar que Bleach por mais que continua constantemente no bottom, nunca teve um desempenho de cancelamento, pois sempre teve mangás piores que ele, é simples. Nunca os editores tiveram motivos para cancelar Bleach - De qualquer modo acredito que a obra será encerrada naturalmente em Setembro.

Nisekoi, Página Colorida.

Takujou no Ageha ficou na décima primeira posição, uma boa colocação levando em conta que o mangá só fica em último - E quem roubou o fundo da tabela de Ageha foi Gakkyuu Houtei... Vamos ser sinceros os dois mangás estão já mortos feat enterrados, não tem nenhuma possibilidade de salvação, nenhuma mesmo. Só estão esperando a próxima leva chegar para darem adeus a revista (Não tem motivo dos editores cancelarem essas duas obras antes, até mesmo Ageha que por mais que esteja indo mal, não esta sendo uma tragédia em popularidade com o E-Robot foi).

É importante anunciar que em Abril teremos a volta de Naruto, com uma mini-série chamada de Naruto Gaiden... O mangá estreará na edição #22-23 e ainda não se sabe quanto tempo durará, mas não deve passar de 10 capítulos. É bem provável que os editores não cancelem nenhuma obra para a estréia de Naruto Gaiden, isso porque na leva passada os editores cancelaram 4 mangás (Juudouzu, Sporting Salt, Hi-Fi Cluster e E-Robot) e retiraram 1 capítulo de Isobe Isobee Monogatari (Lembrando que o mangá tinha dois capítulos por edição, agora só tem um). Levando em conta que estrearam 4 mangás, não tem lógica terem cancelado metade de Isobe, provavelmente foi já preparação para a estreia de Naruto Gaiden.

Nisekoi, Dupla Página Colorida (Resultado do Ranking de Popularidade).

2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua. Mas ao lado eu coloquei o resultado não contando esse "Não-Lido" como 0, assim vocês poderão saber mais da qualidade do capítulo, mas isso não deve simular tanto assim o ranking no TOC. O critério de desempate é justamente a segunda nota.

Edição 17, Capa de Haikyuu!!
Color Page: Hinomaru Zumou e Dondohare (One Shot)
Ausentes: Hunter x Hunter e World Trigger

Posição - Nome do Mangá - (Média de Votos) - Média Sem Não-Leitores

#01 - Boku no Hero Academia (3.45) 3.62
#02 - Hinomaru Zumou (3.36) 3.52
#02 - PSI Kusuo Saiki (3.36) 3.52
#02 - Ultra Battle Satellite (3.36) 3.52
#05 - Ansatsu Kyoushitsu (3.23) 3.23
#06 - Black Clover (3.18) 3.33
#07 - Kagamigami (3.00) 3.14
#08 - Dondohare (2.91) 3.37 One Shot
#09 - Isobe Isobee Monogatari (2.77) 3.05
#10 - Kaizo Ningen Roggy (2.73) 2.86
#11 - Haikyuu!! (2.68) 3.47
#12 - Gintama (2.64) 2.90
#13 - Shokugeki no Souma (2.50) 3.06
#14 - One Piece (1.73) 1.90
#15 - Takujou no Ageha (1.32) 1.53
#16 - Kochikame (1.27) 1.65
#17 - Bleach (1.27) 1.40
#18 - Toriko (1.05) 1.28
#19 - Nisekoi (0.91) 1.25
#20 - Gakkyuu Houtei (0.91) 1.18

Em primeiro lugar ficou surpreendentemente Boku no Hero Academia, este capítulo deve ter agradado muito os japoneses para o mangá conseguir dar este pulo de gato. Isso demonstra que a série ainda tem bastante força e as posições medianas que vinha conquistando era porque a saga não estava emocionante. Em segundo lugar tivemos três mangás, destaque para Ultra Battle Satellite que continua com uma ótima nota.

Quem também tem uma ótima nota é Black clover e Kagamigami, os dois mangás continuam sendo bem recebidos pelo público japonês, mesmo com algumas criticas. Já Roggy deu uma melhorada comparada a semana passada, porém continua o pior recebido desta leva, provavelmente o mangá irá fracassar, mesmo que não será um grande fracasso, já que a média de votos ainda esta boa (Boa para ser mantido na revista até a próxima leva).

Também é importante notar como a nota de Shokugeki no Souma e Haikyuu!! sobem quando é contado somente os verdadeiros leitores, quem esta lendo parece que esta gostando, mas infelizmente, muitos já droparam a série. E por fim temos o One Shot, nesse caso é melhor analisar somente a segunda nota, e este One Shot parece que foi muito bem aceito, quem não veremos no futuro dentro da revista?

Owari no Seraph, Página Colorida

Indicações - Rikudo & Fênix no Sekai

As indicações de hoje são um mangá e outro é um blog. Começamos com Rikudo, o mangá é uma obra de boxes, bem dramática que conta a história de um garoto que sonha em ser um lutador de boxes. Como eu já disse o mangá é bem dramático, e alguns momentos até exagera, mas tirando isso, as lutas de boxes da série são fantástica e bem emocionantes. Recomendo vocês darem uma lida, a Kyodai Scans já traduziu os 15 primeiros capítulos, então vale a pena ler já, enquanto tem ainda poucos capítulos:

Rikudou

Minha outra indicação é mais um blog que esta começando, se chama Fênix no Sekai e é um blog bem interessante. Ainda tem muito a melhorar, mas quase ninguém começa perfeito não é? Então recomendo vocês darem uma lida nas suas matérias, comentarem e fazerem criticas construtivas. Eles já postaram muitas matérias interessantes que vale a pena ser lida, além de um guia da nova temporada de animes que é bem completo. Visitem:

Fênix no Sekai

Prévia da próxima edição, número 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'