quarta-feira, 4 de março de 2015

Análise: TOC Weekly YOUNG Jump #13 e #14 (Ano 2015).


Lutando pela sobrevivência.

É o momento de vermos e analisarmos mais um TOC da Young Jump, a maior revista seinen da empresa Shueisha. Como sempre, as classificações da revista, por mais que sejam organizadas pelos editores, nos revelam grandes surpresas. O que esta por trás de cada posição? Vamos tentar descobrir logo abaixo!

Weekly Young Jump #13
Golden Kamui (Página Colorida de Abertura)
01 - Tokyo Ghoul:re
02 - Kingdom
03 - Himouto! Umaru-Chan
04 - Gunjou Senki
05 - Minamoto-Kun Monogatari
06 - Bungo 
Usogui (Página Colorida)
07 - Youkai Shoujo
08 - Rikudou
09 - Kako to Nise Tansei
Junsei Electric (One Shot)
Keppeki Danshi! Aoyama-Kun (Página Colorida)
10 - Ruunin

11 - Shiramata-Kun
12 - Gokukoku no Brynhildr
13 - Mogusa-san
87 Clockers (Página Colorida / Mensal)
14 - Purple Shikibu
15 - Boku Girl
Sanmi Ittai (One Shot)
16 - Nijigen Jumpin'

17 - Shishunki Circus
Terra Formars (Ausente)
Innocent (Ausente)

Weekly Young Jump #14 (Capa do Post)
Gunjou Senki (Página Colorida de Abertura)
01 - Terra Formars
02 - Tokyo Ghoul:re
03 - Himouto! Umaru-Chan
04 - Golden Kamui
05 - Bungo
06 - Minamoto-Kun Monogatari
Boku Girl (Página Colorida)
07 - Rikudou
08 - Keppeki Danshi! Aoyama-Kun
09 - Youkai Shoujo
10 - Shiramata-Kun
Stand (Página Colorida, One Shot de Me Nekokuemon)
11 - Usogui
12 - Purple Shikibu
13 - Mogusa-san
14 - Gokukoku no Brynhildr
15 - Kako to Nise Tansei
16 - Ruunin
17 - Nijigen Jumpin'
18 - Shishunki Circus
19 - Innocent
Kingdom (Ausente)

Prévia da Edição #15
Página Colorida de Abertura: Rikudou
Nova Série, Página Colorida: Yokokuhan - The Copycat - 


Decidi parar minha maratona nostálgica de Digimon (Só me resta ver o Adventure mais dez vezes antes de chegar a tão esperada terceira temporada) para escrever esta incrível análise da minha revista seinen preferida, a Young Jump. Novamente, venho com um combo de depois, onde comentarei da edição #14 com referências a número #13 e acredito que temos vários detalhes para se comentar.

Começamos pelos mangás não ranqueados, Boku Girl ganhou página colorida e ultimamente vem ganhando este previlégio várias vezes, isso demonstra que os editores tem uma grande vontade em fazer que a série consiga recuperar sua popularidade, acho que o autor deve aproveitar de todos os modos estas páginas coloridas, porque se deixar essa oportunidade passar, de certo a série será cancelada. Outro mangá que ganhou página colorida, mas para ele foi de abertura, por isso ainda mais importante foi Gunjou Senki, que também tem um grande apoio dos editores, assim recebendo mais do que de fato dá para a revista.

Em primeiro lugar no TOC tivemos Terra Formars, que com a ausência de Kingdom ficou com o caminho livre para liderar. Logo após, na segunda colocação tivemos Tokyo Ghoul, que na edição passada ficou acima de Kingdom, um feito espetacular para a série que é considerada a "terceira força" da revista, perdendo somente para Terra Formars e justamente Kingdom - Espero que esse reinado de "Kingdom" perca força, não que eu não goste do mangá, mas quero ver mais obras disputando pelo primeiro lugar.

Em terceiro lugar tivemos Himouto! que vem ganhando bastante força dentro da revista por causa do seu anime que se aproxima, acredito que em breve também ganhará uma página colorida de abertura, só não deve ganhar capa, porque não é popular o bastante, quem sabe após o anime. Em quarto temos Golden Kamui que continua firme e forte dentro da revista, suas vendas estão crescendo lentamente, como é o esperado de qualquer mangá da Young e acredito que daqui a 1 ano, a obra terá mais destaque. Também espero ver alguma scan gringa traduzindo o mangá, estão perdendo uma mina de oura.

Em quinto lugar tivemos Bungo, outro mangá que vem tendo um ótimo rendimento, parece que a Young Jump encontrou finalmente um mangá de esporte (Baseball) que pode trazer muito dinheiro para a revista, estou ansioso para ver como serão as vendas do primeiro volume da obra. É raro na Young, um mangá de esporte coletivo ir tão bem, por isso, tudo indica que o mangá de fato é muito bom (Pelo menos na opinião do público alvo da revista, que é justamente jovens de acima de 25 anos de idade).

Em sexto lugar tivemos Minamoto-Kun, que esta tendo uma constante incrível, sempre ficando entre os seis primeiros... Antigamente colocava a luta entre Boku Girl VS Youkai Shoujo, mas acredito que o cenário acabou de mudar, com Boku Girl indo muito mal, lutando mais pela sobrevivência do que qualquer outra coisa, parece que a batalha entre mangás com alta dose de ecchi esta entre Youkai Shoujo e Minamoto-Kun, por enquanto, quem esta ganhando esta batalha é Minamoto-kun.

Capa da Edição #13 da Young Jump

Em sétimo temos Rikudou que ganhará página colorida de abertura na próxima semana, de fato a obra não correspondeu as expectativas dos editores, mas continua tendo um ótimo rendimento, então acho justo continuar apoiando-o e dando algumas páginas coloridas de abertura de vez em quando. Logo após temos Keppeki Danshi, na oitava colocação, o novato esta indo bem e tem tudo para conseguir sobreviver a esta concorrida revista. Youkai Shoujo ficou em nono lugar, uma boa posição, mas sabemos que a obra tem capacidade de conseguir mais.

Décimo lugar para Shiratama-Kun que é extremamente estável nas posições intermediárias, o mangá tem uma situação bem confortável na revista, e logo após temos Usogui que também se encontra em uma situação muito confortável dentro da revista, os editores vem dando constantemente páginas coloridas e suas posições, por mais que medianas, são o suficiente para que a obra, que já passou de 30 volumes, consiga sobreviver. Pulando para a décima terceira colocação temos Megusa-san que começa a ficar em uma zona mais perigosa, mas por enquanto, não corre risco de cancelamento, mas sinceramente, esta caindo aos poucos, se continuar neste ritmo, em breve estará na zona de risco.

Em décimo quarto lugar temos Gokukoku no Brynhildr que já dá uma melhorada, mas continua dentro da zona de risco, o mangá tem algumas almofadas, como Boku Girl, Ruunin e Kako to Nise Tansei, mas suas posições estão me preocupante. O fato do mangá já ter um anime, descarta a possibilidade dos editores quererem salva-lo, o que pode ajudar, é o fato da autora ser muito importante para a revista, já que foi a criadora de Elfen Lied, assim, os editores decidam manter o mangá na revista, mas se a popularidade cair muito, de certo Gokukoku será cancelado.

A dupla de novatos Kako to Nise Tansei e Ruunin, estão indo bem mal - Acredito que a situação esteja ainda mais séria para Ruunin, que é uma leva mais novo que Kako (Ruunin foi na edição #08, a pouquíssimo tempo) e já se encontra em uma posição MUITO delicada. Os editores parecem que não tem nenhum objetivo de salvar o mangá, diferente de Kako to Nise Tansei, que por mais que foi mal ranqueado nesta semana, na passada conseguiu um bom ranking. De qualquer modo, aos que torcem por Boku Girl, estes dois mangás podem ser a salvação de Boku.

Nas últimas três colocações temos mangás que tem "carteirinha vip", Nijigen Jumpin', Shishunki Circus e Innocent respectivamente, por isso são ranqueados propositalmente no fundo da revista. Próxima semana teremos a estréia de uma nova série, talvez isso significa que em breve alguma das séries veteranas poderão dançar, os que estão correndo mais risco são: Ruunin, Boku Girl e Kako to Nise Tansei. Lembrando que Hibi Rock já foi cancelado e deu adeus para a revista, por isso uma dessas três séries só serão terminadas, caso estreie mais uma série nesta nova leva.

Agradeço à Lucas Felipe, por ter me enviado o TOC e a capa da Edição #13 da Young Jump.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'