terça-feira, 28 de abril de 2015

Análise: TOC Monthly Ultra Jump #05/Maio (Ano 2015).


Cyberpunk.

Levius/Est é o novo mangá da Ultra Jump - A obra foi transferida da Kikkis e foi muito bem recebida na Ultra, inclusive esta nova edição veio com um belo volume extra para que os leitores conheçam bem a obra. Mas então, será que ao menos o primeiro TOC que Levius/Est participa terá alguma surpresa? Sem mais delongas, vamos ao TOC:

Levius/Est (Capa)
01 - No Guns Life
02 - Ariadne no Kanmuri 
Eiyuu Kyoushitsu (Página Colorida)
03 - Biorg Trinity
04 - Hayate x Blade 2
05 - JoJolion
06 - Koi wo Hikari
07 - Gingitsune
08 - Dasei 67 Percent
09 - Jumbor
10 - Peace Maker
11 - Monster's Kindergarten 
12 - Heaven Prison (FIM)
13 - Q
14 - Select Infected WIXOSS
15 - Ad Astra
16 - Momoiro Armet
17 - Kuroda-San to Katarigiri-San
Levius / Est (Página Colorida / Volume Extra)
Dogs: Bullets & Carnage (Ausente)
Choukakou (Ausente)
*Página Coloridas não confirmadas

Primeiramente gostaria de dizer que esta capa de Levius / Est esta simplesmente fantástica, a Ultra ao meu ver tem como um dos pontos principais o fato de ter várias capas fantásticas, essa não foi diferente - Porém fiquei surpreso por colocarem o mangá no fundo da revista, isto bem estranho, talvez agora o mangá feche sempre a revista. Levius / Est foi transferido da revista Kiki e é uma história bem "cyber-punk" e séria, como a Ultra Jump tem pouco mangás bem sérios nesse tema (Somente No Guns Life), foi uma ótima adição. Para deixar ainda mais popular a obra para os leitores, os editores deixaram o e-book do primeiro volume de Levius grátis. 

Chegando ao TOC tivemos primeiro lugar ára No Guns Life, o mangá esta sendo um sucesso gigantesco para os padrões da revista, inclusive os editores darão capa e página colorida de abertura para o mangá na próxima edição, em uma revista mensal isso é um previlégio gigantesco, já que só tem 12 capas ao ano (Em uma mensal, são 48 capas). Em segundo lugar tivemos Ariadne no Kanmuri, como é o seu segundo capítulo é meio que esperado que seja ranqueado em uma posição alta como esta.

Em terceiro tivemos Biorg Trinity, uma coisa que se deve elogiar do mangá é a capacidade de desenho de Oh Great!, ao meu ver ele esta entregando páginas lindíssima e melhor, é o mangá com maior número de páginas da revista, mostrando a sua velocidade em desenhar, é difícil encontrar autores que conseguem desenhar tão bem e tão rapidamente, normalmente fazem uma coisa ou outra. Em quarto lugar tivemos Hayate x Blade 2 que deu um estranho pulo, o mangá normalmente é ranqueado na parte inferior, mas desta vez colocaram entre os cinco primeiros, isso significa que deve ter acontecido algo de muito importante no capítulo, por isso deram mais destaque. Também pode significar um possível fim se aproximando.

Em quinto tivemos JoJolion o carro chefe da revista, eu havia dito que as edições da Ultra estavam trazendo brindes relacionados a JoJo, esta edição não vem mais com estes brinde, o brinde desta edição foi o volume extra de Levius / Est - Lembrando que todas as edições da Ultra Jump vem com algo de especial. A decisão da Ultra Jump é mais do que correta, já foram várias edições que tiveram brindes de JoJolion (Ao todo quatro), é mais do que justo a quinta vim de outro mangá da revista, JoJolion é o carro chefe, mas não é a única obra existente na Ultra.

Em sexto lugar tivemos Koi wa Hikari que essa semana ficou fora do TOP 05 por causa da presença de Hayate x Blade 2, então, Koi wa Hikari é um grande sucesso dentro da Jump, a constância no TOP 05 do mangá é bem invejável, isso demonstra que o mangá tem apoio dos editores e também deve estar agradando muito o público leitor da revista. Infelizmente para nós a obra passa despercebida, mas entre os leitores japoneses da Ultra Jump é muito bem notada. Outro mangá que pode passar despercebido, mesmo com menor intensidade pois já teve anime é Gingitsune que ficou em sétimo lugar nessa semana, a obra já chegou até a ganhar página colorida este ano e é outro mangá de sucesso dentro da Ultra Jump, mesmo que se contarmos o universo inteiro de mangás, Gingistune passa longe de ser um sucesso (Talvez, da Ultra, sucesso só mesmo JoJolion por enquanto).

Em nono tivemos Jumbor, eu continuava a dizer que o mangá não condiz muito com o caminho em que a Ultra Jump esta traçando, para mangás mais sérios e alguns mais conceituais, porém ainda acho que Jumbor merece ficar na revista, mesmo não combinando muito bem com os demais mangás da Ultra - Falo isso porque a Ultra Jump sempre foi conhecida pela sua diversidade de obras, deste modo, conseguia conquistar um público de todas as idades (E isso é um dos motivos de não fazer tanto sucesso, pois a Ultra Jump não tem público alvo, tentar agradar a todos faz com que você não agrade ninguém). Quem lê a Ultra Jump atualmente é uma parcela pequena de leitores que gostam de tudo e que gostam também de mangás diversos do comum, deste modo, Jumbor é necessário para que a revista mantenha esse seu lado único.

Em décimo tivemos Peace Maker que é o terceiro mangá mais bem vendido da revista, vencendo até Biorg Trinity, Ad Astra e Dogs. Podemos considerar um mangá um grande sucesso relativo quando ele consegue vender acima das cópias da própria revista, exemplo a  Ultra Jump vende 60 mil unidades, Peace Maker vende 100 mil unidades, por isso Peace Maker vende 40% a mais que a sua própria revista. O mangá não é um sucesso gigante no aspecto total, contando todos os mangás de todas as revistas, mas é um grande sucesso relativo a sua revista, por isso eu falo que Peace Maker, Biorg Trinity, Ad Astra e etc, é um sucesso relativo. Isso não se compara somente a Ultra Jump, mas também a todas as revistas que vendem abaixo de 300 mil cópias (Ex: Jump Square). Em décimo primeiro tivemos Monster's que continua indo bem, mesmo que essa semana pegou uma posição bem mediana, mas nada que quem gosta da obra deve se preocupar.

Em décimo segundo lugar tivemos um triste adeus para quem gosta de ecchi, eu sempre disse que nunca gostei tanto assim de Heaven's Prison, porém assumo que o mangá era importante para a Ultra Jump, pois era o seu ecchi mais conhecido. Agora que a obra se foi, os editores terão que encontrar um substituto a altura, isso não é uma tarefa fácil, sabemos muito bem que não é tão fácil assim lançar um ecchi de sucesso, já que o mercado de mangás deste estilo já está bem saturado, então os editores da Ultra Jump terão que batalhar para encontrar um novo ecchi de sucesso, e 67 Dosei Percent (Que inclusive ficou em oitavo),  não é o substituto a altura, tem muitas poucas páginas por capítulo, fazendo só 1 volume ao ano, não serve para ser um ecchi de referencia.

Em décimo terceiro tivemos "Q" que teve uma posição um pouco baixa, o mangá atualmente não esta sendo tão bem ranqueado e isso é preocupante, é muito estranho os editores decidirem colocar uma obra que teoricamente tem um grande potencial na parte inferior da tabela, talvez isso signifique a popularidade de "Q" esteja diminuindo, ao ponto dos editores não verem mais tanta vantagem em coloca-lo na parte superior da tabela. Mesmo assim, na edição passada "Q" recebeu página colorida, mostrando que ainda o apoio dos editores e tem chance de se reerguer. Espero que em breve o mangá volte a conquistar boas posições.

Em décimo quarto temos WIXOSS que também já está chegando ao seu fim - O mangá veio como um modo de fazer publicidade do seu anime, conseguiu agradar o público da Ultra Jump e durou mais tempo que o esperado, mas agora deverá dizer adeus mesmo, provavelmente o "hype" em cima de WIXOSS foi abaixando após o final do anime, chegando ao ponto que já estava insustentável mante-lo na revista, já que não deveria ter mais tantas pessoas com muita vontade de ler o mangá. Em décimo quinto tivemos Ad Astra, a posição é preocupante, mas não acredito que os editores vão cancelar Ad Astra por enquanto, já que é um dos mangás referencias para a Ultra - Mesmo que tenho uma leve sensação que Ad Astra já esteja caminhando para sua reta final (Naturalmente).

Por fim na última colocação válida, já que Kuroda-San sempre fecha a revista, temos Momoiro Armet, então o mangá veio com um "hype" gigantesco, ganhando até capa no seu lançamento, mas não convenceu os leitores da Ultra Jump, por sorte os editores da revista são bem bondoso e nunca cancela um mangá imediatamente, mas esta certo que Momoiro Armet esta com os dias contados, não irá muito longe. Espero que o autor tenha uma outra chance ou quem sabe, em um grande milagre, não consiga reerguer Momoiro Armet não é? Tudo pode acontecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'