A terceira força.
Continuando a tão pedida série "Conhecendo Magazines Japonesas", para quem ainda não conhece, já apresentei a história das seguintes revistas: Ultra Jump, Shonen Champion, Jump Square, Shonen Magazine e Young Jump - Nessa edição, vamos continuar a saga começada na Shonen Magazine, vamos contar a história de uma das maiores revista Shonen do Japão, a terceira força na grande batalha de vendas, a Weekly Shonen Sunday.
Com a primeira edição lançada no domingo de 5 Abril de 1959, a Shonen Sunday surgiu como uma resposta da Shogakukan ao crescimento do mercado "Shonen" no Japão - A empresa jogou pesado, percebeu que o mercado estava dando um bom lucro e investiu bastante na revista, assim conseguindo contratar e encontrar vários autores talentosos que logo deram prestígio a revista que apenas havia iniciado sua longa jornada neste tão competitivo mercado - Um dos principais mangás que foram lançados juntamente com a revista foi Dr.Thrill (1959 / 1 Volume), do lendário Osamu Tesuka. Com certeza o fato de ter um nome tão famoso já no lançamento da revista, ajudou a revista a ter imediata visibilidade.
Se vocês repararem, a Shonen Magazine (Lançada em Março de 1959) e a Shonen Sunday (Lançada em Abril de 1959) foram lançadas praticamente juntas, tendo uma diferença minuscula de 20 dias do lançamento de uma para a outra - Isso mostra como as duas empresas tinham uma visão de quanto o mercado estava crescendo e decidiram apostar no mesmo período no novo negócio - Muitos dizem que a Sunday foi lançada em resposta a Shonen Magazine, isto é escrito inclusive no Wikipédia, mas por causa da pequena diferença de tempo, é bem capaz que as duas já planejavam o lançamento, e a Magazine foi um pouco mais rápida.
As duas primeiras década da revista foram bem satisfatória, o público estava crescendo, por isso cada ano as vendas aumentavam mais ainda. Mesmo assim a revista nunca conseguiu superar a Shonen Magazine, que por ter mangás mais atrativos, conseguia vender mais - Em 1968 surgiu a Shonen Jump que deixou a situação ainda mais bagunçada, agora as revistas Shonen tiveram mais uma grande concorrente. Aos poucos, a Sunday começou a ficar atrás do seus concorrentes, principalmente a Shonen Magazine que encontrou vários sucessos desde o começo dos anos 70.
As duas primeiras década da revista foram bem satisfatória, o público estava crescendo, por isso cada ano as vendas aumentavam mais ainda. Mesmo assim a revista nunca conseguiu superar a Shonen Magazine, que por ter mangás mais atrativos, conseguia vender mais - Em 1968 surgiu a Shonen Jump que deixou a situação ainda mais bagunçada, agora as revistas Shonen tiveram mais uma grande concorrente. Aos poucos, a Sunday começou a ficar atrás do seus concorrentes, principalmente a Shonen Magazine que encontrou vários sucessos desde o começo dos anos 70.
A revista começou a "explodir" mesmo foi na década de 80, a revista começou a apostar em várias séries relacionadas a romance/ecchi e esporte, uma das primeiras a fazer um grande sucesso foi justamente "Touch" (1981 / 26 Volumes / 100 Milhões de Cópias) - O mangá de baseball conquistou o coração de vários japoneses e se tornou rapidamente um grandíssimo sucesso - A foi de extrema importância para a revista, já que a ajudou a pegar uma visibilidade mundial. "Touch" não foi só importante para a Sunday, o mangá revolucionou o modo de fazer mangás, já que entregou um romance misturado com baseball - Os japoneses não se importavam mais só com o jogo, queria ver também o desenvolvimento da vida pessoal dos personagens que circundavam aquela história, foi muito, mas muito além de um mangá de esporte. Touch até hoje é o segundo mangá mais vendido da história da Sunday e a revista é muito grata ao autor (e o autor a revista), a parceria entre os dois dura até hoje, e vocês verão que por anos, vários mangás famosos do autor serão lançados na Sunday.
Touch, 1982 (100 Milhões de Cópias Vendidas)
Outros mangás também explodiram no começo dos anos 80, como Cyborg 009 (1979 / 36 Volumes / Obra baseada em um Filme) e Urusei Yatsura (1978 / 34 Volumes / 35 Milhões de Cópias) são outros dois grande exemplo, que foram lançados no final dos anos 70, mas só foram explodir somente nos anos 80. O grande Urusei Yatsure mesmo, explodiu nos anos 80 por causa do seu anime que foi lançado em 1981 e ficou no ar até 1986, um longuíssimo período para um anime. O obra foi um grande sucesso e todos se apaixonaram pela "protagonista afrodisíaca", inclusive o mangá teve 20 OVAs e 6 Filmes, para vocês verem como foi grande o sucesso. Para quem não conhece a obra, o autor é o mesmo de InuYasha e Ranma 1/2, dois mangás que foram de extrema importância para a Shonen Sunday.
Com a revista tendo ainda mais visibilidade dos anos 80, ficou mais fácil dos editores encontrarem autores famosos - Mas os autores não foram bobos, prefeririam apostar em variedade dentro da revista, ao invés de fazer como a Shonen Magazine que encheu a revista de mangás de esporte. Foi no final dos anos 80 que a Sunday de fato explodiu, em 1987 por exemplo foram lançados vários, mas vários sucessos: Ryuu (7 Volumes), Rough (12 Volumes / 15 Milhões de Cópias / Do autor de Touch) , Ranma 1/2 (38 Volumes / 53 Milhões de Cópias) e Magic Kaito (4 Volumes) foram revelados todos no mesmo ano e fizeram a revista ter uma visibilidade enorme. Ranma 1/2 mesmo teve um sucesso gigantesco por todo o mundo, até hoje tem vários canais na Europa e nos Estados Unidos que passam os episódios do anime do mangá que conquistou o coração de várias pessoas (Lembrando que Ranma é do criador de Urusei Yatsura).
Ryuu trazia a ação que a revista precisa, Rough o romance que muitos japoneses gostavam, Ranma 1/2 uma ótima comédia com lutas que tanto faz sucesso no Japão e Magic Kaito o bom mangá de mistério que muitos gostam de ler - A revista simplesmente subiu a um patamar e conseguiu finalmente começar a lutar de igual para igual com a Shonen Magazine e a Shonen Jump (Que também explodiu nos anos 80, com várias outras obras mais focadas no shonen de luta sangrento). Ainda nessa reta final foi lançado outros mangás que ficaram bem famosos, Patlabor (1988 / 22 Volume / 19 Milhões de Cópias), o famosíssimo Kyô Kara Ore Wa!! (1988 / 38 Volumes / 40 Milhões de Cópias) e Spriggan (1988 / 11 Volumes). Nesta mesma década foi lançado o famoso mascote da Sunday, o "Peixe de Capacete" que continua o principal mascote da revista até hoje.
Porém, a época de ouro da revista chegou a década de 90. O mundo começou a conhecer ainda mais a Sunday por causa dessas séries que explodiram no final dos anos 80, e os editores souberam aproveitar muito bem esse aumento de vendas dos volumes, lançaram ainda mais séries que agradaram o público japonês e o mundial - Já em 1990, os editores lançaram o incrível Ushio & Tora (1990 / 33 Volumes / 26 Milhões de Cópias), um mangá de batalha bem "dark" que podia lembrar um pouco alguns mangás da Shonen Jump e também lançaram no mesmo ano o ótimo Niji Iro Togarashi (1990 / 11 Volumes / Autor de Touch).
Ranma 1/2, 1987 (53 Milhões de Cópias Vendidas).
A estratégia utilizada pelos editores foi bem simples, procurar autores que estavam dispostos a lançar séries que durassem no minimo 2 anos, por isso tivessem mais de 10 volumes, além de tentar fazer a revista sendo mais diversificada possível, já que perceberam que a Magazine perdeu público nos anos 80 por ter uma revista muito fechada. Assim, vimos vários mangás diferentes sendo lançados nos 90, e vários sucessos novos chegando a revista, os editores conseguiram perfeitamente se adaptar a realidade da época.
Uma outra estratégia que os editores adotaram foi tentar reproduzir séries que deram certo adaptada na realidade da época, assim os editores saíram em busca de autores que estavam dispostos a lançar uma nova série de baseball, já que "Touch" (Segunda série de maior sucesso da história da Sunday), já havia terminado em 1986, e era o maior sucesso da Sunday até o momento. A longa procura por mais um novo mangá do gênero deu ótimo frutos, e os editores na década de 90 lançaram H2 (1992 / 34 Volumes / 55 Milhões de Cópias / Autor de Touch) e Major (1994/ 78 Volumes / 50 milhões de cópias), dois grandes sucessos que ajudaram a revistar a chegar em um patamar ainda maior, a revista já estava vendendo acima de 1.5 milhões de cópias, um resultado espetacular. A revista continuou como a terceira força, porém, vendia muito mais do anteriormente.
Mas Major não foi único sucesso dos ano de 1994, nesse mesmo ano foi lançado o mangá o incrível Detective Conan, a série de maior sucesso da história da revista que vendeu mais de 140 milhões de cópias... Foi nesse momento que a Sunday chegou em um novo patamar, explodiu como jamais visto, mas falarei mais desse mangá e da revista na segunda parte que será lançada na próxima semana: Se preparem para o ápice da época de ouro, o fim da época de ouro e a decadência da Shonen Sunday. Espero que vocês tenham gostado dessa primeira parte.
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