quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #49 (Ano 2015)


Um punho de cada vez.

Como já era esperado, nessa edição tivemos o grande anúncio do anime de um dos mangás mais importantes lançados na Shonen Jump nos últimos 3 anos: Boku no Hero Academia. Porém, esta edição revelou algumas outras surpresas e ajudou a nós, leitores, a entender o plano dos editores para muitos outros mangás, como por exemplo, Sesuji wo Pin! e Hinomaru Zumou. Por isso, sem mais delongas, vamos ao TOC.

TOC Weekly Shonen Jump #49 (02/11)
Boku no Hero Academia (Capa, Página Colorida de Abertura e Anúncio do Anime)
01 - Haikyuu!!
02 - One Piece
03 - Ansatsu Kyoushitsu
04 - Shokugeki no Souma
05 - Sesuji wo Pin! to 
Kung Fu Master (Página Colorida, One Shot)
06 - PSI Kusuo Saiki
Black Clover (Página Colorida)
07 - Mononofu (Primeiro Rank)
08 - Hinomaru Zumou
09 - Toriko
10 - Nisekoi
11 - Gintama
Samon-Kun wa Summoner (Capítulo 07, Pré-Rank)
12 - Bleach
Kochikame
13 - Best Blue
14 - Kagamigami
Isobe Isobee Monogatari
World Trigger (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia da Edição 50:
Capa e Página Colorida: Hinomaru Zumou (Terá uma colaboração com Kuroko no Basket)
Página Colorida: Sesuji wo Pin! to, Mononofu e Toriko.

Prévia da Edição 51:
Página Colorida: Sesuji wo Pin! to

Boku no Hero Academia, Página Colorida de Abertura

Começamos logicamente pela estrela dessa edição: Boku no Hero Academia. Após um pouco mais de 16 meses de vida, os editores anunciaram o anime da série que ainda não tem estúdio revelado e nem data de lançamento. O anime é extremamente cedo, isso é um fato, porém não signifique que caso façam uma temporada de 24 episódios, não consigam cobrir cerca de 90 capítulos do mangá, sem que nem ao menos coloquem algum filler. Nanatsu no Taizai por exemplo cobriu 103 capítulos em cerca de 24 episódios. Porém, caso o anime de Boku no Hero Academia seja sem pausa, como acontece com World Trigger, os problemas podem ser bem maiores. 

A obra de ficção cientifica, World Trigger, teve o seu anime anunciado em Junho de 2014, quando havia somente 63 capítulos lançados. Em Setembro do mesmo ano foi lançado o seu primeiro episódio do mangá, a obra na época deveria haver cerca de 76 capítulos. O estúdio da Toei dando o seu "jeitinho", adicionando pouco conteúdo canônico, conseguiu fazer com o anime durasse cerca de um ano, porém, assim que alcançou o mangá, foram obrigados a entregar uma gigantesca saga somente com conteúdo "filler". Podemos dizer que o estúdio se esforçou para entregar um material fiel a obra, mesmo não tendo uma qualidade técnica ótima, porém, o anúncio precoce obrigou com que o estúdio entregasse um conteúdo original, parecido com o que acontece com Naruto, produzido pela Pierrot (Mesmo que no caso de Naruto, a Pierrot exagera). Por fim, a última possibilidade de "Hero", caso adote um anime de longa duração, é utilizar o esquema de One Piece, um capítulo por episódio, porém, este esquema não é aconselhável no início do anime, já que o segundo e terceiro capítulo de "Boku no Hero Academia" são bem lentos e tem pouco conteúdo para que os produtores possam gastar tempo produzindo dois episódios sobre eles. Seria uma estratégia que ficaria somente sustentável, quem sabe, após o episódio 10 do anime, quando o público já está preso a série. Ainda é cedo para saber como será o anime, primeiro devemos saber o estúdio, vamos com um punho de cada vez.

Nesta edição também tivemos página colorida para Black Clover e o one shot Kung Fu Master. Samon-Kun wa Summoner ganhou o seu pré-rank que é relativamente bem baixo, nos levando a crer que a obra talvez não terá um futuro muito bom. Era claro que os editores iriam escolher entre Mononofu e Samon-Kun wa Summoner, as duas obras não tinham condições alguma de sobreviverem em conjunto na revista. Por mais que a grande maioria da "internet" japonesa preferiu Samon-Kun wa Summoner, a recepção de Mononofu não havia sido ruim, como eu já havia anunciado, deste modo, provavelmente o público mais comum deve ter gostado mais da obra de Shogi. Não acredito que Samon-Kun wa Summoner tenha sido realmente mal recebido, já que olhei em cerca de 5 fóruns/sites populares diferentes e em todos eles, a recepção de Samon-Kun foi positiva, mas na briga direta contra o seu concorrente, foi quem saiu perdendo. Ainda não é certo o cancelamento de Samon-Kun, mas normalmente mangás que tem um pré-rank tão baixo, acabam dançando em menos de 6 meses de vida.

Boku no Hero Academia, Página Colorida.

Em primeiro lugar no TOC tivemos o nosso querido Haikyuu!!, a obra havia ganho o primeiro lugar também na edição #47 deste ano. Nunca que o mangá ganhou dois primeiro lugares em um tempo tão curto de tempo, isso demonstra que os editores estão colocando muita fé na obra, dando o seu devido destaque. Logicamente a sua segunda temporada em exibição, deve estar estimulando ainda mais os editores a colocarem a obra em primeiro lugar, porém, caso fosse um mangá com popular mediana, nem mesmo uma segunda temporada faria este efeito - Deste modo, o fato de Haikyuu!! estar em primeiro lugar é mérito próprio, por ter se tornado um mangá de altíssima popularidade, mesmo que o motivo das suas ótimas colocações vão além da sua popularidade. Acredito que nas próximas edições veremos cada vez mais a obra ficando entre os três primeiros colocados. 

Em segundo lugar tivemos One Piece e em terceiro Ansatsu Kyoushitsu - Para muitos deve soar como uma grande preguiça sempre falar deste dois mangás ao mesmo tempo, porém a realidade é que não temos muito assunto para discorrer sobre estas duas séries. Os mangás são os dois maiores sucesso da Shonen Jump atualmente, suas vendas são altíssimas e os dois são bem populares dentro da revista - Os editores deste modo só fazem o que é natural, deixar as duas obras de tamanha importância sempre entre os primeiros colocados, já que muitos leitores só compram a Shonen Jump para ler estas duas obras, principalmente One Piece que deve ter cerca de 300/400 mil compradores que adquirem a revista para poder ler o mangá de piratas mais popular da história. Lembrando que a Jump tem cerca de 2.4 milhões de edições em circulação, mesmo parecendo pouco 300/400 mil, devemos lembrar que esse número é de quem deve comprar SÓ por causa de One Piece, outras pessoas compram por causa de One Piece e outro mangá, por exemplo. Tirei este dado de gráfico que mostrava a queda de vendas das edições da Jump quando a série de Eiichiro Oda não era lançada.

Em quarto lugar tivemos Shokugeki no Souma que continua com sua ótima constância. Mesmo com vários problemas relacionados a anime, a obra continua bem segura na revista e vai pegando, semana após semana, posições altas e constantes. Por fim, fechando o TOP 05 tivemos Sesuji wo Pin! to que vai ganhar nas próximas semanas um destaque bem alto por parte dos editores. O motivo? É bem simples, a obra terá o lançamento do seu primeiro volume em novembro e seu segundo volume em Dezembro. Por algum motivos os editores acharam melhor não dar nenhuma capa para a obra, mas mesmo assim fizeram o seu máximo, dando várias páginas coloridas, além de que nesta edição classificaram a obra em posições bem altas. Como eu disse na semana passada, é claro que os editores não estão tratando a obra como um futuro pilar, mas o importante é que ela se mantenha viva por mais ou menos dois anos, quando poderá ganhar um anime. O mangá de vôlei Haikyuu!! também tinha um rendimento muito parecido com Sesuji wo Pin! no início e foi logo após o anime que se tornou o monstro que hoje é.

Kung-Fu Master, Página Colorida.

Sexta colocação para PSI Kusuo Saiki que continua com seu rendimento bom e mais estável que o normal, é estranho ver a obra ficando em posições tão estáveis, sempre entre a quinta e a sétima colocação, antigamente o mangá tinha uma tendência a variar bastante. Em sétimo tivemos o primeiro "ranking" de Mononofu se usarmos a maneira ocidental de analisar o TOC - A obra conquistou uma boa posição de início, mesmo que não seja uma classificação na corda bamba. Muitas obras que estrearam entre a sétima e a décima colocação acabaram sendo canceladas cedo, algumas, como no caso de Black Clover que estreou em oitavo, terminam se tornando um grande sucesso. Podemos dizer que a sétima colocação não revela nada, CONTUDO, o fato do mangá ganhar uma outra página colorida na próxima semana revela muito. Isso significa que os editores gostaram bastante da recepção da obra e a estão apoiando. Isso é uma má notícia para Samon-Kun que mesmo não tendo sido mal recepcionado, não deve ser o bastante para conseguir sobreviver na revista. 

Hinomaru Zumou ficou na oitava colocação, uma posição mediana para o mangá que nas últimas semanas estava ficando constantemente entre os primeiros colocados, entretanto não vou considerar uma má notícia, por um simples motivo: Na próxima semana a obra receberá uma colaboração com Kuroko no Basket. O que isto significa? Os editores querem de qualquer modo fazer de Zumou um grande sucesso, isto é mais do que claro. Assim, decidiram fazer com que a obra colaborasse com um outro mangá de sucesso, para ver se assim Zumou pegue mais destaque e consiga atrair mais leitores. É claro que esta "união" não irá atrair parte do público feminino que gostava da obra por causa do "fujoshi", contudo, é claro que este público não gastava o seu dinheiro para comprar a Shonen Jump, preferiam comprar os volumes e os Blu-Rays, como também acontece com Haikyuu!!, então já era um público ausente na revista. Zumou irá atrair mais o público feminino e masculino que gostava do esporte ou da adaptação do basquete que Kuroko entregava. Normalmente essas colaborações não aumentam em nada a popularidade da obra, mas vamos ver se desta vez funcionará. 

Em nono lugar tivemos Toriko, o mangá conquistou uma outra posição mediana - Porém pelo menos o mangá trouxe aos leitores uma boa notícia nesta edição, na próxima semana os editores darão uma página colorida para a obra. A última vez que o mangá havia ganho uma página colorida, sem ser por causa do seu aniversário, foi em Agosto de 2014, mais de um ano... Até mesmo Kochikame havia ganho página colorida nesse período. Muitos devem estar se perguntando se esta página colorida representa uma REAL boa notícia, eu posso dizer que sim, não é uma notícia fantástica, não significa que a obra irá durar por mais 5 anos e agora o autor não precisará mais adiantar o final, essa realidade não foi modificado, o autor deverá sim termina precocemente a sua obra para evitar o cancelamento, porém, esta página colorida mostra que os editores, por mais que devem estar pedindo para Shimabukuro adiantar a história, ainda apoiam o mangá e querem que ele seja terminado naturalmente, mesmo que seja apressadamente. Em décimo lugar tivemos Nisekoi que continua seguro e deve ganhar sua capa de aniversário em breve.

Black Clover, Página Colorida.

Na décima primeira colocação tivemos Gintama que só deve ganhar sua próxima capa entre a edição #07 e #10 do próximo ano, já que será seu período de aniversário - Não tem nenhuma razão para os editores darem capa para o mangá antes disto, mesmo com o lançamento do seu novo volume em novembro deste ano. Talvez, o mangá ganhe antes do seu aniversário uma página colorida, isso já é bem provável. Logo após em décimo segundo lugar tivemos Bleach, antes eu dizia que a série montou barraca nas últimas colocações, contudo agora a obra já passou tantos meses entre os últimos lugares que eu já posso dizer que na verdade ele já tem uma casa própria nas últimas colocações, com direito a cartão de visita para cada novo mangá que quiser frequentar a sua casa, chamada: "Bottom". Mesmo com Bleach ficando sempre nas últimas colocações, os editores não planejam cancelar a obra e a deixará ser encerrada naturalmente. Perguntaram nos comentários da edição passada se era possível o anime de Bleach voltar: Então, possível é, pois tudo é possível, mas é MUITO improvável. O mangá continua tendo queda de vendas (Por isso a popularidade está cada vez pior) e o anime anterior foi cancelado por baixa audiência. Só voltaria caso a popularidade da série estivesse aumentando, o que garantiria uma boa audiência, como só está piorando, a Pierrot vai preferir apostar em outras séries que deve dar mais lucro.

Por fim nas duas últimas colocações tivemos Best Blue e Kagamigami, respectivamente. Os dois mangás já estão cancelados, no caso de Kagamigami eu dizia que havia uma possibilidade da série ser transferida, atualmente também podemos esquecer esta possibilidade, já que pelo que li de leitores do mangá, a obra está realmente em seu arco final e deve ser encerrado em poucos capítulos. Então, nada de vermos Kagamigami indo para a NEXT ou Plus, por exemplo... No máximo pode ir para Plus para publicar os últimos capítulos, como aconteceu com UBS e Gakkyuu Houtei, nada mais. As duas séries devem acabar dançando daqui a algumas edições, como eu já disse entre a edição #51 deste ano e #01 do próximo ano (Lembrando que a última edição do ano é a número 52). Acredito que veremos estreando somente duas séries mesmo, uma delas de algum autor veterano e a outra de um novato vindo da NEXT. 

Ausência de Postagem: Peço desculpa pela ausência de postagens nessa semana. Aconteceu que estou em uma semana muito corrida e não tive tempo para escrever nenhuma matéria completa (Demoro em média entre 1h 30m a 2h para escrever uma matéria, não é algo veloz. Até comecei a da Magazine, mas deixei na metade, devo publicar-la no Sábado mesmo). Peço desculpa do fundo do meu coração pelo atraso, não lembro a última vez que duas matérias da Jump ficaram coladas a outra aqui no Analyse It.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'