segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Análise: TOC Weekly YOUNG Jump #45 e #46 (Ano 2015).


De volta à ação.

Após vários meses sem a análise da Young Jump, tenho o orgulho de trazer de volta a análise da maior revista seinen do Japão atualmente - A revista é responsável por vários lançamentos importantes, como Tokyo Ghoul, Terra ForMars, Kingdom e muitos outros mangás, além de ser extremamente popular, fazendo assim que se torne a melhor revista da atualidade para se lançar um seinen de sucesso. Vamos aos TOCs:

TOC Young Jump #45
Ginga Eiyuu Densetsu (Pagina Colorida de Abertura, Nova Série)
01 - Kingdom
02 - Himouto! Umaru-chan
03 - Tokyo Ghoul:re
04 - Golden Kamuy
05 - Youkai Shoujo
Gravuretry (Pagina Colorida)
06 - Bungo
07 - Motoyan
Premax (Pagina Colorida)
08 - Minamoto-kun Monogatari
09 - Gunjou Senki
10 - Mogusa-san
Asekusaikurushichika (One Shot)
11 - Amano-ke Yotsuko wa Ketsuekigata ga Zenin Chigau
12 - Gokukoku no Brynhildr
13 - Uyamae!! Ryuunen Senpai
14 - Boku Girl
15 - Keppeki Danshi! Aoyama-kun
16 - Kamisama no Hanari
Usogui (Ausente)
Terra Formars (Ausente)
Rikudou (Ausente)
Shiratama-kun (Ausente)
Salaryman Kintarou Gojussai (Ausente)


TOC Young Jump #46
Kingdom (Pagina Colorida de Abertura)
Ginga Eiyuu Densetsu (Capítulo 02)
01 - Tokyo Ghoul:re
02 - Terra Formars
03 - Himouto! Umaru-chan
04 - Gravuretry (Primeiro Rank)
05 - Golden Kamuy
Minamoto-kun Monogatari (Pagina Colorida)
06 - Rikudou
07 - Bungo
08 - Shiratama-kun
Motoyan (Pagina Colorida)
09 - Gunjou Senki
10 - Youkai Shoujo
11 - Usogui
Boku wa Otona ni Narenai (One Shot)
12 - Boku Girl
13 - Amano-ke Yotsuko wa Ketsuekigata ga Zenin Chigau
14 - Gokukoku no Brynhilr
15 - Premax
16 - Kamisama no Hanari
17 - Uyamae!! Ryuunen Senpai
Mogusa-san (Ausente)
Keppeki Danshi! Aoyama-kun (Ausente)
Salaryman Kintarou Gojussai (Ausente)


Antes de começarmos a analisar a revista, é importante eu deixar alguns pontos bem claros: Primeiramente, por falta de tempo, não irei analisar semanalmente a Young Jumg, mas sim cada 15 dias (Por isso sempre analisando dois TOCs de uma vez só). As minhas análises usarão a ordem do TOC mais novo, porém irei comentar mesmo assim irei comentar sobre o TOC antigo, caso a posição tenha sido relevante. Em relação aos mangás novatos, esperarei completar seis capítulo para começar a analisar suas posições, como eu faço com a Shonen Magazine - Uso esta estimativa, porque é quando os japoneses acreditam que os editores já tem a recepção dos três primeiros capítulos. Antes que eu me esqueça, a capa desta análise é da edição #44, porém como eu achei muito boa, eu decidi usar-la.

Por fim, a Young Jump é a maior revista seinen do Japão, mesmo que só tenha 20 mil unidades em circulação a mais que a Big Comic Original, fazendo assim que as duas revistas tenham um empate técnico em vendas, contudo não deixa de ser a maior, mesmo que divida esse título com outra revista. A Young é lançada toda a semana, porém nem todo os mangás lançados nela são semanais, alguns são lançados de maneira aleatório, como Real e outros são mensais, como é o caso de 87 Clockers. Os mangás mensais eu não contarei no TOC.

Na edição #46, os mangás que não foram ranqueados por receber página colorida foram: Kingdom que ganhou página colorida de abertura, Minamoto-Kun que ganhou página colorida para fazer publicidade do novo volume e por fim Motoyan que lançará o seu primeiro volume na próxima semana que terá que mostrar pelo que veio. O novato Ginga Eiyuu Densetsu que estreou na edição #45, foi muito bem ranqueado no seu segundo capítulo, porém não deixa de ser uma posição que cada vez mais os editores estão colocando os novatos, para assim terem ainda mais destaque. Assim que eu souber sobre o que se trata Ginga Eiyuu Densetsu direi a vocês.

Chegando ao TOC tivemoe em primeiro lugar Tokyo Ghoul:Re, que na edição anterior ficou na terceira colocação - O mangá é de longe a obra que mais vende na revista e os editores colocam o mangá constantemente entre os primeiros lugares, mesmo nessa nova fase que para muitos está sendo um pouco "chata" (Mesmo que muitos consideram chata, devemos assumir que a popularidade de Tokyo Ghoul não caiu e continua estável). Antigamente era muito raro ver um mangá pegar o primeiro lugar na Young, já que os editores sempre colocavam Kingdom em primeiro (Acredite, de 48 edições ao ano, 40 havia Kingdom em primeiro, nas demais, o mangá estava ganhando página colorida de abertura, isso quando Terra Formars e Tokyo Ghoul já vendiam mais que Kingdom), agora pelo menos Tokyo Ghoul e outros mangás estão podendo saborear esta alta colocação.

Outra notícia surpreendente sobre Tokyo Ghoul é que o mangá ganhará uma terceira temporada - Após o sucesso gigantesco que teve as duas primeiras, é lógico que iriam lançar outra - Mesmo assim não se animem, porque não sabemos sobre o que se tratá a terceira temporada. Para quem não sabe, a segunda foi totalmente "filler", por isso talvez a terceira também será "filler" ou eles darão um jeito de adaptar o "re", mesmo que não poderão adotar um ritmo rápido, já que o "re" tem só um ano de vida, por isso muitos poucos capítulos para ser adaptado. A primeira temporada de Tokyo Ghoul mesmo foi na sexta marcha, foi cobrindo vários capítulos em poucos episódios, se forem animar a saga "re", com certeza não poderão adotar o mesmo ritmo, se não o anime terá somente 6 episódios, o que é inaceitável.

Em segundo lugar tivemos Terra Formars que na edição passada ficou ausente. Eu digo que foi uma pena o anime de Terra ForMars não ter dado certo, eu acredito mesmo que a obra poderia se tornar um novo "Gantz", porém infelizmente, mesmo que os dois mangás tiveram animes ruins, Gantz conseguiu explodir mundialmente, já Terra ForMars não conseguiu explodir mundial como deveria, contudo, o mangá continua sendo um grande sucesso e vende muitos volumes no Japão, já que era uma obra auto-suficiente (Conseguia se destacar e sobreviver sem ter a necessidade de um anime para realçar-lo). Se o mangá tivesse um anime que adaptasse de maneira competente o mangá, com certeza chegaria nas casas do 1 milhão por volume, sonho que agora não acontecerá de nenhum modo.

Em terceiro lugar tivemos Himouto! Umaru-Chan que receberá um volume no dia 19. Estou realmente ansioso para saber quanto Himotou venderá, já que o mangá já conseguia aparecer entre os cinquenta primeiros antes do anime, agora que o anime foi lançado e teve uma boa recepção, acredito que as vendas estarão ainda mais altas. Será decepcionante se em 7 dias de vendas (Sim, o Ranking Oricon pegará 7 dias de vendas completos) não chegar a 100 mil cópias vendidas. Só acho estranho os editores não terem dado página colorida para o mangá, quem sabe farão isso na próxima edição, que será lançada no dia 22/10, mesmo que seja uma publicação um pouco tarde, já que o mangá estará em venda à alguns dias. Nem a desculpa de que acreditar no potencial da obra em vender sem publicidade é tão válido, porque Kingdom recebeu página colorida de abertura pelo seu novo volume (Tudo bem que os editores amam Kingdom, mas é um exemplo válido). É muito estranho os editores não terem dado nem uma página colorida para Umaru-Chan.

Quarta colocação para Gravuretry que teve o seu primeiro rank nesta edição e conquistou uma posição incrível - O mangá é uma comédia-ecchi com um traço simplificado que praticamente mostra peitos em quase todas as páginas, o que na Young Jump normalmente dá muito certo - Mesmo que sua posição de estreia tenha sido boa, não vamos no animar muito, os editores tendem a esperar o lançamento do primeiro volume para decidiram o futuro do mangá, por isso, ao menos que a obra seja classificada bem nas próximas edições, podemos considerar sua situação incerta. Quem está na situação aposta e tem a sua vaga na revista garantida é Golden Kamuy que ficou em quinto, o mangá já foi traduzido para português e recomendo vocês darem uma olhada, já que o mangá tem tudo para ser um dos grandes trunfos da revista.

Sexta colocação tivemos Rikudou que surpreende várias pessoas por não vender tanto assim, é importante pensar que primeiramente a maioria dos mangás lançados na Young raramente conseguem chegar em uma semana a 70 mil unidades vendidas, já que a revista por mais famoso que seja, não tem o tamanho da Shonen Jump - Assim, por mais que Rikudou não apareça entre os primeiros colocados, o mangá tem vendas boas e está seguro na revista. Mesmo que devo assumir que suas vendas não correspondem as suas posições no TOC, mostrando que os editores dão um bom empurrãozinho na obra (Como faziam com Gunjou Senki). Na sexta colocação tivemos Bungo, mangá de baseball que foi lançado este ano e vem conseguiu conquistar de jeito o público japonês, tendo assim o seu lugar na revista garantido. O motivo dos editores não terem dado página colorida para Bungo, fazendo assim publicidade do seu volume, é porque os editores da Young são bem casquinhas e não gostam de gastar com página colorida, assim deram para outros mangás que são uma prioridade bem maior para eles, que no caso é Motoyan (Primeiro Volume) e Minamoto-Kun (Sem motivo específico).

Pulando para nona colocação, já que em oitavo tivemos Shiratama-Kun que é uma comédia leve e está bem seguro na revista, tivemos Gunjou Senki que continua conquistando boas posições, mesmo que os editores após várias tentativas tenham largado o osso em tentar com que a obra seja um sucesso (Agora estão tentando fazer o mesmo com Rikudou e sinceramente espero que consigam, já que é um mangá muito bom). Mesmo que não deem mais posições maravilhosas para Gunjou Senki, os editores ainda respeitam muito o autor e a obra, e principalmente respeitam os leitores do mangá, que mesmo não seja um Terra Formars, tem fã-base bem sólida, deste modo, não vejo o mangá sendo cancelado tão cedo.

Em décimo lugar tivemos Youkai Shoujo que terá o seu sexto volume lançado nessa semana e entra no grupo gigantesco de obras ecchi que serão lançados esse mês (A Shueisha decidiu levar vários japoneses ao orgasmo mortal este mês). Na edição 46 a sua posição pode ter sido mediana (Na 45 ficou em quinto), porém o mangá continua muito seguro na revista e é amado pelos japoneses, provavelmente será um dos volumes da Young que mais venderá nesse mês. Outro que é amado pelos leitores da revista é Usogui que ficou em décimo primeiro, o mangá está a mais de 9 anos na revista e por incrível que pareça ainda não ganhou um anime, e do jeito que está andando as coisas, dificilmente irá ganhar. Porém conseguiu se tornar popular o suficiente para sobreviver por todos esses anos por conta própria.

Boku Girl ficou em décimo segundo lugar. Por muito tempo acreditei que o mangá corria risco de ser cancelado por conquistar posições tão baixas, porém após ver as vendas dos seus volumes logo notei que faz parte daqueles mangás que os editores da Young ranqueiam na parte inferior para deixar a revista bem mais dinâmica (Muitos mangás são ranqueados entre os últimos para assim os leitores citam vontade de ler toda a revista e não só as primeiras páginas), por isso, mesmo a obra conquistando posições baixas, não acredito mais que corra risco de cancelamento. O mesmo vale para o décimo quarto colocado, Gokukoku no Brynhildr, mangá da mesma criadora de Elfen Lied e que por mais que seja sempre mal ranqueado, é inegavelmente um sucesso.

Voltando uma posição, em décimo terceiro lugar tivemos o novato Amano-ke que estreou em Julho deste ano na revista, ainda é muito cedo para dizer que o mangá vai ser cancelado, devemos esperar as vendas do primeiro volume, mas suas posições estão bem decepcionantes, mostrando que talvez os editores já não coloquem tanta fé na obra. Amano-ke é uma comédia kawaii que tem um ecchi bem leve, o que podemos considerar mais um dos milhões de mangás deste estilo que são lançados na Young Jump, sem grandes novidades. Talvez seja justamente por isso que talvez não dê muito certo, é mais do mesmo (Ou talvez eu esteja enganado e mesmo sendo a mesma receita, os japoneses continuam se deliciando com obras como estas).  Em décimo quinto lugar tivemos Premax, que diferente de Amano-Ke podemos dizer que será cancelado em breve. As vendas do seu primeiro volume não foram convincentes e os editores já estão se preparando para lançar os volumes seguintes mais rápido possível, sim, estão se livrando de Premax, deve ser o próximo mangá a rodar.

Por fim, na última colocação válida, já que o último colocado mesmo é uma mini-série tivemos Kamisama no Hanari, que é uma comédia bem tranquila que talvez seja um dos novos mangás que serão sempre ranqueados nas últimas colocações, já que constantemente vem sendo ranqueado entre o último e o penúltimo lugar, algo muito incomum mesmo para os mangás que não foram bem recepcionados (Sim, os fracassos são mal classificados, mas raramente ficam entre as últimas colocações mesmo). Teremos certeza sobre o futuro da série quando for lançado o primeiro volume. Lembrando que por mais que uma obra na Young seja sempre classificada entre os últimos colocados, como fosse uma posição padrão, não significa que está segura, por isso é sempre bom analisar o desempenho dos volumes de todos os mangás lançados na revista.

Importante: One Punch-Man é lançado no website da Young Jump, mesmo que tenha alguns capítulos especiais lançados na própria Young Jump, como foi no caso da edição #44 que eu coloquei como capa desta matéria.

Volumes que serão lançado dia 19/10:
Young Jump: Kingdom [40], Gokukoku no Brynhildr [15], Minamoto-Kun Monogatari [08], Himotou! Umaru-Chan [07], Mogusa-San [07], Youkai Shoujo [06], Kako to Nisei Tantei [04-FIM], Bungo [03], PREMAX [02], Motoyan [01]
Miracle Jump: Tiger & Bunny The Comic [05], Jasmin [02], Girl's Note [02] e Boy Skirt [01]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'