terça-feira, 10 de novembro de 2015

Análise: TOC Monthly Jump Square #12/Dezembro (Ano 2015).


A grande aposta.

A Jump Square sempre foi uma revista bem tímida no Japão, sendo mais conhecida pelo público ocidental do que pelo próprio oriental - Isso acontece, pois, por mais que a revista abrigue várias continuações, esses mangás, em grande parte, já estavam com vendas baixas e muitos leitores não eram mais interessados no seu conteúdo - E quando o assunto é mangás originais, a revista nunca foi conhecida por lançar mangás originais de sucesso, tendo lançado somente dois grandes sucessos: Ao no Exorcist e Owari no Seraph. Por isso, Platinum End não é só mais um mangá de Ohba e Obata, mas sim uma grande aposta da Square.

TOC Monthly Jump #12:
Platinum End (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Ohba e Obata)
01 - Owari no Seraph
Serapuchi!!
02 - Happy Milly
Yami Abaki Kuraumiko (Página Colorida)
03 - Oomori Satisfaction
04 - Sousei no Onmyouji
05 - Taishau Wotome Otogibanashi
06 - Gag Manga Biyori GB
Kono Oto Tomare! (Página Colorida)
07 - Ao no Exorcist
Salaryman Exorcist
08 - Chihaya-San, Just The Way You Are
09 - Shin Tennis no Oujisama 
Houkago no Oujisama
10 - Wonder Rabbit Girl
11 - Parman no Jounetsuteki na Hibi
12 - To LOVE-Ru Darkness
13 - 7th Garden
Tegami Bachi (Página Colorida, FIM)
14 - Mu & I
15 - Gakumon!
16 - Teiichi no Kuni
Iiyone! Yonezawa-Sensei

Prévia da Edição #01/Janeiro 2016:
Capa e Anúncio Importante: Sousei no Onmyouji
Página Colorida de Abertura: Contrast 88 (Série sobre um pianista de Chu Kawasaki) 
Página Colorida: 7th Garden, Gag Manga Biyori, Wonder Rabbit Girl, Mu & I, Platinum End, Thus Spoke Kishikibe Rohan
Posters: Owari no Seraph e Sousei no Onmyouji. 

Começando pelos mangás não ranqueados: Platinum End estreou nessa edição e é claramente uma grande aposta por parte dos editores da Square - Ter dois autores de grande respeito na revista, vai trazer em curto período bastante atenção, fazendo assim que vários leitores passem a comprar a revista, caso esses novos leitores gostem do conteudo atual da Square, podem acabar se tornando fieis. Logicamente, caso não gostem, mas acabem gostante de Platinum End, como é bem possível de acontecer, provavelmente não irão comprar a revista, somente os volumes da nova série de Ohba e Obata.

Nesta mesma edição tivemos página colorida para o novato: Yami Abaki Kuraumiko. Para o veterano Kono Oto Tomare!, em comemoração ao lançamento do seu novo volume, e por fim, uma página colorida para Tegami Bachi que após muitos anos de existência, acabou sendo encerrado naturalmente - Os últimos anos de vida do mangá não foram fáceis. As vendas do volume caiam e suas posições na Square também, porém os editores respeitavam muito a obra e assim fizeram de tudo para que pudesse ter um final natural, como aconteceu. Tegami Bachi foi um mangá que marcou muitas pessoas e com certeza não esquecerei nunca. Espero ver o autor de volta a Square em um futuro bem próximo.

Kono Oto Tomare!

Chegando a classificação pura, em primeiro lugar tivemos Owari no Seraph que ultimamente vem sempre pegando a primeira colocação. O motivo é mais do que claro, por mais que não seja o mangá que mais vende da revista, é o que mais está em destaque, já que acabou de lançar um anime que fez um sucesso relativamente alto. Enquanto Owari no Seraph continuar sendo uma das séries mais "quentes" da revista, os editores continuarão a colocar-lo entre os primeiros colocados. Não há nenhum motivo, para deixar-lo em posições mais escondidas. Quem sabe, com Platinum End o mangá possa ganhar mais uma concorrência nas primeiras colocações, além de Ao no Exorcist, mas mesmo assim, deve continuar entre os primeiros colocados. A verdade é que na revista só tem três mangás que atraem uma grande quantidade de leitores: Owari no Seraph, Ao no Exorcist e To LOVE-Ru Darkness, os demais, podem até atrair uma pequena quantidade, mas nada que os façam merecer ser considerados um pilar. 

Pulando para a quarta colocação, já que o segundo e terceiro são novatos que normalmente são classificados bem pelos editores, sem grandes novidades. Em breve veremos Happy Milly e Satisfaction pegando suas posições reais - Voltando para a quarta colocação, quem conquistou esta posição foi Sousei no Onmyouji que terá um grande anúncio na próxima semana. Todos apostam que seja um anime e eu sinceramente acredito nessa possibilidade, contudo, não é para se animar tanto, já que a série não tem vendas tão altas, por isso dificilmente após o anime conseguirá superar a marca de 200 mil cópias nas duas primeiras semanas (Atualmente vende cerca de 50 mil cópias nas duas primeiras semanas). Nem Kekkai Sensen que foi um dos animes de maior sucesso da sua temporada, chegando a vender mais de 10 mil cópias em seu Blu-Ray, conseguiu um boost bom o bastante para superar a marca de 200 mil cópias, infelizmente (Lembrando que Kekkai Sensen é lançado na revista trimestral, SQ Crown, onde também é lançado D.Gray-Man e Ultimo).

Em quinto lugar tivemos Taishau que foi lançado na edição #08 deste ano e já tem ao todo cinco capítulos lançados - Os editores continuam classificando bem o mangá, o que pode ser um sinal positivo, porém ao mesmo tempo vimos outras séries que só começaram a ter sua queda de popularidade após o sexto capítulo (É bem comum, séries mal recebidas chegarem a ter 1 ano de vida na Square), então por mais que seja uma boa notícia a série continuar entre os primeiros, é muito cedo para confirmar que o mangá será um sucesso. Para quem não sabe, Taishau é um mangá que une slice of life com comédia e é uma obra bem leve que pode facilmente agradar o público leitor da SQ. Talvez, só saberemos o seu verdadeiro desempenho quando vemos as vendas do primeiro volume.  

Tegami Bachi, Página Colorida (FIM).

Na sexta colocação tivemos Gag Manga Biyori GB, mangá curto que terá o primeiro volume da sua nova fase lançado no próximo mês, justamente por este motivo que os editores estão dando mais uma nova página colorida para a obra - As vendas boas são praticamente garantidas, já que a mudança de fase da série foi muito parecida com a de Tokyo Ghoul:re - Não teve nenhuma pausa real, somente um "time-skip" na história para assim o autor poder trazer uma saga totalmente diferente. Gag Manga Biyori GB não teve um "time-skip", mas esta mudança de nome serviu justamente para o autor trazer uma roupagem nova para série, que pelo que estamos vendo, está agradando bastante os leitores, mas só teremos a confirmação no começo de dezembro, quando for lançado o volume. Em sexto lugar tivemos Ao no Exorcist que por mais que conquistou uma posição mediana esta semana, continua mais seguro que nunca, já que é a obra que mais vende na revista.

Em oitavo lugar tivemos um novato que claramente está dando certo na revista, a comédia curta Just The Way You Are, o mangá une uma comédia escolástica com um pouco de ecchi (A velha combinação que agrada qualquer japonês com os hormônios a flor da pele) - O mangá vem agradando os japoneses e os editores deste modo continuam colocando a obra em posições relativamente altas. Em nono lugar tivemos Shin Tennis no Oujisama que ficou mais uma semana em uma posição mediana. A obra foi cancelada da Jump por baixas vendas, mas quando chegou na SQ conseguiu ter um leve aumento de vendas e rapidamente se estabilizou nas faixas dos 150 mil cópias por volume, o que é um valor aceitável para uma revista de médio porte como a Monthly Jump Square. Não esperem que a obra tenha um aumento de vendas, pois isto não irá acontecer, mas podemos torcer para que as suas vendas continuem estáveis, assim o mangá continuará muito, mas muito seguro. 

Em décimo lugar tivemos Wonder Rabbit Girl, os editores colocaram o mangá nesta semana em uma posição relativamente baixa, porém não considero ainda uma má notícia, já que a obra recebeu página colorida no mês passado, mesmo não sendo lançado nenhum volume. Isto comprova que os editores acreditam no potencial de WRG. Além disto, as vendas do seu primeiro volume foram muito boas, superando seu concorrente direto Mu & I, que mesmo sendo um pouco mais velho, vende menos que Wonder. Deste modo, mesmo as duas obras sendo classificadas em posições baixas, acredito que WRG esteja a salva, mas não posso dizer o mesmo de Mu & I que está cada vez mais próximo do cancelamento - O estranho dessa edição, é que todos os ecchi's foram inexplicavelmente classificados em posições baixas, até mesmo To LOVE-Ru Darkness que ficou na décima segunda colocação. O que os editores estavam pensando ao colocar todos os ecchi reunidos no fundão? Será que ao menos queriam manter as primeiras páginas mais limpas?

Yami Abaki, Página Colorida.

Pulando para a décima terceira colocação tivemos 7th Garden que sinceramente começa a correr um leve risco de ser cancelado, acredito que séries como Gakumon! e Mu & I estão correndo mais risco - De qualquer modo 7th Garden precisa melhorar imediatamente o seu rendimento, porque conquistando posições tão baixas não conseguirá ir tão longe. Já foram lançados três volumes da série e nenhum deles conseguiu alcançar os 50 primeiros do Ranking Oricon, o que deve estimular ainda mais os editores a cancelarem a série, já que praticamente cancelaram Nightmare Funk pelo mesmo motivo (Mesmo que esteja claro que as vendas de 7th Garden estão ligeiramente melhor). O seu terceiro volume chegou próximo de entrar entre os cinquenta primeiros, então, acredito que caso vejamos o quarto volume da série chegando a tão amada marca, os editores darão ainda mais tempo para a série, caso não alcance, é bem capaz que seja cancelado entre a terceira e a quinta edição do próximo ano. 

Por fim, nas duas últimas colocações, já que Teichii no Kuni é sempre classificado entre os últimos, tivemos Mu & I e Gakumon!, as duas séries estão em uma corda bamba - Acredito que um dos dois mangás será o próximo cancelado, o que é uma notícia bem triste, já que os dois tiveram uma possibilidade real em se tornar um grande sucesso. Gakumon! mesmo chegou no ano passado a ser um dos poucos mangás a conquistaram um primeiro lugar no TOC, um feito muito raro para um mangá de comédia curta, porém, nas últimas edições sua popularidade teve uma grande queda e parece que os editores estão cogitando realmente em cancelar-lo. A verdade é que o fim de Tegami Bachi salvou essas duas obras, mas eu tenho quase certeza absoluta que até a terceira edição do próximo ano, um desses dois mangás serão cancelados, talvez, podem cancelar no lugar 7th Garden, mas acho bem improvável. Aposto que Mu & I acabará sendo cancelado, infelizmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'