quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #52 (Ano 2015).


Medíocre.

Chegamos a edição #52 do ano de 2015, tradicionalmente a última edição do ano, mas não desta vez - Por motivos que explicarei mais abaixo, este ano a Shonen Jump terá uma edição a mais. Por isso, já entra no clima anômalo, os editores também entregaram um TOC muito estranho, com mangás, pegando algumas posições bem extras, vamos ao índice:

TOC Weekly Shonen Jump #52 (21/11)
Haikyuu!! (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - One Piece
02 - Ansatsu Kyoushitsu
Buddy Strike (Página Colorida)
03 - Shokugeki no Souma

04 - Boku no Heroo Academia
05 - Sesuji wo Pin! to
Full Charge!! Kaden-Chan (One Shot, Página Colorida)
06 - Mononofu
07 - Toriko
Hinomaru Zumou (Página Colorida)
Kochikame
Nante Koddai! Pharaoh-Kun (One Shot, Tapa Buraco)
08 - Black Clover
09 - PSI Kusuo Saiki
10 - Bleach
11 - Samon-Kun wa Summoner
12 - Gintama
13 - Nisekoi
14 - Best Blue (FIM)
Isobe Isobee Monogatari
World Trigger (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)


Prévia da Próxima Edição (#53):
Capa e Página Colorida de Abertura: Nisekoi
Página Colorida: Ansatsu Kyoushitsu, Black Clover e One Shot de Tomohiro Hasegawa (Autor de Koi no Cupid). 

Haikyu!!, Página Colorida de Abertura.

Começando pela rápida explicação do motivo do TOC sair um dia mais cedo nesta semana: Por causa de um feriado na segunda-feira, o lançamento da revista foi adiantado para Sábado, fazendo assim que a Shueisha enviassem as cópias da edição mais cedo para as lojas, que imediatamente vazaram várias informações, entre elas o TOC. A partir da próxima semana, com o lançamento da revista voltando para a segunda-feira, os TOC's voltarão a ser divulgados na quinta-feira. Em relação a edição #53 de 2015, bem, isso já aconteceu outras vezes, como no caso de 2009 e 2004: Os editores são obrigados a lançar uma edição extras com uma certa periodicidade, isso porque, todas as primeiras edições do ano de 2016 devem ser lançadas na primeira segunda-feira de Dezembro e ainda falta duas semanas para chegar Dezembro, assim poderiam lançar mais uma edição, além da #52, ou simplesmente não lançar nenhuma edição - Preferiram lançar mais uma.

Nesta edição também tivemos página colorida de abertura e capa para Haikyuu!!, que com o fim eminente de Ansatsu Kyoushitsu tem tudo para se tornar o segundo mangá que mais vende na revista, perdendo somente para One Piece. Hinomaru Zumou, o one shot Full Charge!! e o novato Buddy Strike também ganharam páginas coloridas, mas tirando Zumou, os outros dois praticamente ganharam página colorida "obrigatórios", já que quase todos os one shots que não são tapa-buracos ganham página colorida e todos os novatos que estão a lançar os seus respectivos capítulos também ganham este pequeno presente dos editores. Por fim eu gostaria de comentar a posição altíssima que Kochikame foi classificado, é raro ver o mangá ficando tão bem classificado, aliás, a partir da edição #01 de 2016 farei como os japoneses e começarei a contar as posições conquistadas pela obra.

Haikyuu!!, Página Colorida.

Em primeiro lugar tivemos One Piece e logo em seguida tivemos em segundo lugar Ansatsu Kyoushitsu - Os editores da Jump sempre gostam de colocar duas obras que constantemente pegam as primeiras colocações, por muito tempo foram: One Piece e Ansatsu Kyoushitsu - Mas com a pequena decadência de popularidade de Naruto, somado ao fato de estar em sua reta final, os editores preferiram deixar a obra como o "terceiro concorrente", e assim promoveram, logo quando estreou, Ansatsu Kyoushitsu ao posto de obra ficar constantemente na primeira e segunda colocação. Acredito que com o lançamento do anime de Hero e com o fim eminente de Ansatsu Kyoushitsu, a obra que será promovida ao companheiro de trono de One Piece, será justamente Boku no Hero Academia. Outra opção seria também Haikyuu!!, mas os editores normalmente não dão esta vaga para mangás de esporte.

Em terceiro lugar tivemos Shokugeki no Souma, que por estar em uma sequências de capítulos bem impactantes e emocionantes, os editores não estão perdendo nenhum segundo e colocando a obra em posições altíssimas - Escolha sábia, já que deste modo o mangá terá bem mais destaque, atraindo mais leitores e por fim, podendo recuperar alguns leitores que por vários motivos podem ter abandonado a série (Todas séries perdem leitores, porém algumas ganham mais do que perdem, assim aumentando suas vendas. É necessário colocar alguns mangás em posições altas em capítulos específicos, justamente para atrair esses novos leitores e também recuperar aqueles que por alguma razão, tenham largado a série). Por mais que Souma não tenha se tornado o sucesso que muitos esperavam, suas vendas são altas e a obra traz muita publicidade para a Shonen Jump - Deste modo, não será tão cedo que os editores irão largar o mangá.

Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia que em breve terá seu anime lançado e o estúdio Bones não está perdendo nenhum segundo - Muitos animes após serem anunciados duram algumas semanas ou meses para receberem notícias reais, no caso de World Trigger mesmo, só fomos receber alguma notícia real faltando menos de dois meses para o seu lançamento. Porém, o estúdio Bones sabe como é importante a publicidade, deste modo já está lançando várias imagens e teasers do anime que ainda não tem data de lançamento (Mas acredito que será lançado em Abril de 2016). Nesta edição também tivemos um anúncio do lançamento de um video-game do mangá, ainda é cedo para saber se será mais um jogo de baixo orçamento, feito para ganhar dinheiro dos fãs, como infelizmente, quase todos os jogos sobre os mangás da Jump são.

Buddy Strike, Página Colorida.

Fechando o TOP 05 tivemos Sesuji wo Pin! to, que após várias semanas na zona intermediárias voltou a ficar entre os primeiros colocados: A conquista do mangá foi facilitada pela ausência de Haikyuu!! e Hinomaru Zumou, porém mesmo assim a obra conseguiu ficar acima de Black Clover e PSI Kusuo Saiki, mangás que teoricamente tendem a ficar mais nas primeiras cinco colocações que a nossa querida série de dança - Por mais que já seja claro que Sesuji wo Pin! venderá mais do que Hinomaru Zumou, as duas séries se encontram em situações parecidas. Os dois mangás agradam os leitores, tem grande apoio dos editores, porém, não são obras comerciais o bastante para conseguir vender milhões de cópias ao redor do Japão. Acredito que a grande diferença entre Sesuji e Zumou, é que por causa do seu apelo sonoro e ao mesmo tempo seu estilo que se aproxima facilmente do público japonês que tende a comprar os DVD/Blu-Rays de anime, Sesuji wo Pin! tem uma grande possibilidade de ter um aumento de vendas quando for adaptado a TV. Já Zumou se encontra em uma situação complicada, já que muitos espectadores devem nem se interessar em ver uma obra sobre sumô, principalmente o público japonês que renega de forma ridícula as suas próprias raízes.

Mononofu ficou com a sexta colocação; A obra vai aos poucos se estabilizando na revista e demonstrando que tem capacidade de ao menos sobreviver por um ano - Será que teremos mais um autor vindo da Gold Future Cup que finalmente encontrou o seu sucesso? Talvez a competição não ajude a revelar muitos mangás de sucesso, mas com certeza está sendo bem sucedida quando o assunto é revelar autores de sucesso. Em sétimo lugar tivemos Toriko que conquistou mais uma boa posição, levando em consideração a situação, já que analisando a posição em si, é bem medíocre - O mangá está sendo beneficiado pelo fato de Black Clover estar em uma sequências de capítulos bem mornos, assim os editores estão preferindo colocar-lo nas posições mais baixas, enquanto deixa Toriko em posições um pouco mais altas que o normal (A revista precisa ficar equilibrada e com uma leitura orgânica, não podem passar muitas páginas sem algum B-Shounen), porém mesmo assim é bom ver que os editores ainda acreditam na força e potencial de Toriko, se não acreditassem, colocaria Black Clover na frente mesmo com um capítulo randômico.

Full Charge!, Página Colorida. 

Falando no demônio, Black Clover ficou na oitava colocação - Como expliquei no parágrafo acima, a obra está conquistando estas posições medíocres nestas últimas semanas justamente por estar entregando capítulos bem parados, voltados para a comédia e interação entre personagens - Mesmo assim, devo assumir que esta semana a sua posição foi muito ruim, mesmo para um capítulo sem conteúdo. Sim, na edição número 50, Black Clover ficou em nono lugar, o que teoricamente seria uma posição pior, porém, mesmo sendo um nono lugar, mas em ordem de leitura, foi o décimo terceiro mangá. Em seu ranking de Estréia, que foi em nono lugar também, em ordem de leitura foi a décima primeira colocação - Nesta semana, mesmo sendo um oitavo lugar no ranking editado, Black Clover conquistou sua pior posição em ordem de leitura, por isso ranking puro, então sim, esta foi a pior posição conquistada pelo mangá até hoje (Lembrem-se que o TOC é o índice da revista, por isso quanto mais baixo o mangá está, mais páginas os leitores devem passar para chegar a obra). De qualquer modo, não se preocupem, o mangá deve voltar a ficar em posições mais altas quando voltar a entregar capítulos emocionantes, o que acredito que começará já na próxima semana com sua página colorida. Em nono lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que continua com sua incrível variação de posições.

Bleach ficou em décimo lugar e por pouco não escapou do bottom. Por mais que não tenho nenhuma informação interessante a comentar sobre a série, tenho uma curiosidade extra sobre um dos seus produtos. O jogo Bleach:Brave Souls que foi lançado celular chegou a 4.5 milhões de downloads somente no Google Play. Com certeza este é um grande feito para a série, que mesmo não podemos utilizar como parâmetro para sua popularidade (Já que é um jogo de celular grátis, onde muitos compradores adquiriram o jogo mais pelo fato de ser divertido, e não por ainda lêem Bleach), este feito é muito importante para a série, já que fará que ao menos algum produto da série fique em destaque, podendo assim atrair novos leitores. Digo isso como uma possibilidade, já que dificilmente acontecerá, devemos estar cientes que os downloads são mundiais (Não só no Japão) e ao mesmo tempo, muitos japoneses que baixaram foram pelo fato do produto ser divertido de se jogar. World Trigger chegou a 3 milhões de downloads custando 3.99 dólares. Este sim é um número bem mais expressivo. Em décimo primeiro lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que vai afundando aos poucos, mas o fato dos editores ainda não o terem colocado na última colocação comprova que sua popularidade não é um desastre total, mesmo assim não deve acaba se salvando.

Hinomaru Zumou, Página Colorida.

Em décimo segundo lugar tivemos Gintama que à um bom tempo não conquista uma posição tão ruim, mas não acredito que é algo para se preocupar - Gintama também é uma comédia, mesmo não sendo voltado ao estilo mais tradicional, deste modo a obra tende a ter alguns capítulos que para os editores não são engraçados ou não são interessantes o suficiente para merecer uma colocação de mais destaque. Não deixa de ser exagerado coloca-lo em uma posição mais altas, mas por algum motivo os editores pensaram que talvez, Bleach e Samon-Kun entregaram um conteudo mais satisfatório. O mesmo vale para Nisekoi que também é uma comédia, mais voltado ao romance, contudo ainda continua sendo uma comédia. Não lembro de ver a obra conquistando uma posição tão baixa (Décimo oitavo lugar em ordem de leitura, praticamente fechando a revista), mas não digo que seja uma terrível notícia sua colocação, principalmente se levarmos em consideração que próxima edição a série receberá capa e página colorida de abertura em comemoração ao seu quarto ano de vida.

Por fim, em décimo quarto lugar e última colocação tivemos Best Blue que desta vez se afogou na próxima piscina e acabou sendo cancelado. Este foi a segunda obra do autor, que já havia lançado Shinmai Fukei Kiruko-San, que também foi cancelado com pouquíssimos capítulos. O maior problema de Best Blue foi o seu exagero, ritmo e principalmente personagens que não eram carismáticos o suficiente para manter a série em pé. Acredito que o autor precise voltar para as comédias, pelo menos, em Kiruko-San conseguiu agradar um número razoavel de leitores, foi justamente por isso que a Jump decidiu dar-lo mais uma possibilidade, já que o autor por causa de Kiruko-San conseguiu atrair vários admiradores. Porém, com Best Blue estes admiradores que gostaram da comédia de Masahiro Hirakata, se depararam com uma obra que entregou um produto totalmente diferente, que nem parecia vim do mesmo autor, para piorar, o autor entregou que não agradou nem seus admiradores (Já decepcionados) e também nem os demais leitores da Jump, fazendo assim que a obra vendesse muito mal no seu primeiro volume e fosse cancelado com apenas 19 capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'