quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #03-04 (Ano 2016).


Luzes de Natal.

O ano está chegando ao fim, e é momento dos editores nos entregarem as famosas capas em grupo: Antigamente estas capas serviam para vermos quais mangás são os mais queridos pelos editores, atualmente não dá mais para nos espelharmos tanto assim nessas capas, já que muitos mangás que ganham destaque ao longo do ano são mal classificados e ignorados pelos editores. De qualquer modo ainda podemos nos espelhar no TOC para saber o que os editores pensam, então vamos ao TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #03/04 de 2016 (Edição dupla):
Elenco WSJ (Capa)
Ansatsu Kyoushitsu  (Página Colorida de Abertura)
01 - One Piece
02 - Boku no Hero Academia
03 - Hinomaru Zumou
04 - PSI Kusuo Saiki
05 - Sesuji wo Pin! to ~ Shikakou Kyougi Dance-bu e Youkoso ~
Haikyuu!! (Página Colorida)
06 - Black Clover
07 - Gintama
Cremators (Página Colorida, One Shot)
08 - Samon-Kun wa Summoner
09 - Shokugeki no Souma
10 - Mononofu
11 - Kochikame
Buddy Strike (Capítulo 06)
12 - Bleach
13 - Toriko
14 - World Trigger
15 - Nisekoi
Isobe Isobee Monogatari
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia da Edição #05/06 de 2016:
Capa: Elenco WSJ
Página Colorida de Abertura: One Piece
Página Colorida: Boku no Hero Academia, Black Clover e Zenei no Archer (One Shot de Fujimaki Tadatoshi, autor de Kuroko no Basket).


Ansatsu Kyoushitsu, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não ranqueados, nesta edição tivemos página colorida de abertura para Ansatsu Kyoushitsu - Os editores decidiram dar uma página colorida de abertura para fazer uma pequena publicidade, só não puderam dar uma capa, pois é de tradição a capa de natal e do ano ser com o elenco dos heróis da revista. Se nem para a primeira temporada do anime de Ansatsu eles quebraram essa tradição, não iriam quebrar agora.

Mas de todas as páginas coloridas, o grande destaque desta edição foi justamente o one shot de "Cremators", que tem a arte de Hiroshii Sabashi, autor de Mago e Illegal Rare, e o roteiro de um dos autores mais respeitados dos anos 90 e começo dos anos 2000, responsável pelo lançamento de "Fly" (Nome ocidental da obra), obra que teve ao todo 37 volumes lançados na Shonen Jump - Essa dupla promete entregar uma arte de altíssima qualidade, misturada com um roteiro que também deve ter altíssima qualidade. O único problema de "Cremators" é que não sabemos quanto Sanjo Riku conseguirá se adaptar ao novo público da Jump, muitos autores sofrem o problema de ficarem parados no tempo, não se adequando aos novos gostos da juventude. Cremators tem tudo para ser um grande one shot, e quem sabe não acabe sendo serializado, caso for bem recebido.

Para a encerrar a área de mangás não ranqueados, eu gostaria de comentar justamente sobre a situação de Buddy Strike: Três semanas seguidas que os editores já colocam a obra nas últimas colocações, isso já comprova o que eu havia visto nos fóruns japoneses: A recepção da série não foi boa e tem tudo para ser cancelado precocemente. Lembrando que é claro que os editores já tem a recepção do primeiro capítulo influência diretamente no ranking do quinto capítulo, já que os editores duram menos de 2 semanas para contar os votos, e a produção de uma nova revista deve estar duas edições a frente da lançada - Por isso quando estão editando a edição número 5, o lançamento nas lojas deve ser da revista número 3 ou 4, onde eles já tem a recepção da edição 01, talvez, até mesmo a edição 02.

Página Colorida, Ansatsu Kyoushitsu.

Em primeiro lugar no TOC tivemos One Piece, uma posição mais do que natural - Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que após ficar em primeiro na semana passada teve uma leve queda. De qualquer modo, a obra tem praticamente o apoio editorial absoluto, que estão ansiosos para o lançamento do seu anime. Não é por nada, Boku no Hero Academia tem um potencial de vendas enormes, a obra já deve conseguir alcançar em média 400 mil cópias nos volumes mais novos (Vendas contando 6 / 8 meses de vendas), números que são de obras que teoricamente já tiveram o anime lançado e assim já ganharam um bom boost - Deste modo é possível que Hero, caso o anime seja de sucesso gigantesco, pule para 800 a 1 milhão de cópias. Caso o anime não dê um grande boost, fazendo a obra ter um "leve" aumento de 200 mil cópias, já será o suficiente para superar obras como Nanatsu no Taizai.

Indo imediatamente para a terceira colocação tivemos justamente Hinomaru Zumou, os editores estão realmente realizando uma publicidade pesada na série, dando posições altíssimas para deixar este arco de lutas emocionantes em destaques, e quem sabe assim, não resultar em um aumento de popularidade da série - Eu gosto de ver como os editores apoiam a cultura tradicional japonesa, isto é muito importante, mas eles devem ter cuidado para não acontecer o efeito "Toriko", onde o público começou a odiar o mangá por achar que os editores estavam privilegiando o mangá sem a obra merecer de fato. O pior dessa ajuda é que sabemos que não resultará efeito, por mais que Zumou seja uma obra fantástica e muito bem desenvolvida, é claro que o público japonês não está disposto a comprar seus volumes. Talvez, se fazerem essa mesma publicidade quando o anime for lançado, não resulte em um aumento de vendas, atualmente, não resultará infelizmente.

Em quarto lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que continua sendo uma grande montanha-russa na TOC, contudo não é uma má notícia, porque enquanto os editores continuarem colocando-o nas primeiras colocações, significa que a obra está segura. O que me incomoda bastante em relação a PSI Kusuo Saiki é não termos mais nenhuma notícia do seu live-action. Parece que os editores o anunciaram só para não dizer que não tinha nada no seu aniversário de 3 anos, mas no fundo, nunca acreditaram no potencial desse live-action, ao ponto de nem darem mais publicidade ou uma página colorida para PSI para assim divulgar-lo (Eu mesmo nem sei quando vai ser lançado ou se já foi lançado, se alguém souber, por favor, dizer na área dos comentários). Em quinto lugar tivemos Sesuji wo Pin! to que conseguiu outra posição boa, os editores estão dando um tratamento parecido com Hinomaru Zumou, só que menos exagerado - O grande problema de forçar um mangá a ficar em posições altas mesmo não tendo um público para isso é que ao invés de criar muitos simpatizantes, faz o efeito Toriko, onde muitas pessoas passaram a odiar a obra pela publicidade exagerada dos editores.

Em sexto lugar tivemos Black Clover que após uma semana ótima, conquistou uma posição intermediária, mas mesmo assim alta - Bem, é estranho perceber que os editores estão priorizando outros novatos, como no caso de Sesuji wo Pin! to e Hinomaru Zumou, mesmo com Black Clover vendendo mais - Se analisarmos bem o motivo, sabemos que é porque Sesuji é bem mais novo e precisa melhorar suas vendas, e Hinomaru Zumou precisa melhorar suas vendas e convencer os estúdios que vale a pena fazer um anime. Black Clover está em uma situação confortável, com um público fiel e com vendas boas, os editores não pensam de nenhum modo cancelar-lo, contudo, também não acreditam que Black Clover, por enquanto, tem um potencial de vendas gigantesco, ao ponto de conseguir se tornar um Boku no Hero Academia e Shokugeki no Souma, já que vendiam 200 mil cópias no quinto volume. Podemos dizer que Clover está realmente na zona intermediária, bem estabelecido, mas sem ser tratado como um futuro pilar da revista.

Haikyuu!!, Página Colorida.

Em sétimo lugar tivemos Gintama que conseguiu dar uma boa subida após a posição ruim da semana passada, é claro que a sétima colocação não é as mil maravilhas, mas levando em conta que os seus companheiros de "situação" ficaram nas últimas, enquanto Gintama foi realçado, podemos levar em consideração que os editores não coloquem a obra no mesmo pacote que: Toriko, Bleach, World Trigger e Nisekoi. Não digo isso só por esta posição, porque faz uma conclusão do pensamento dos editores através de somente uma conclusão não é sábio, e sim, porque constantemente os editores demonstram que Gintama estava fora deste grupo, provavelmente por ter um anime em exibição e também por não estar tão perto do fim quanto Toriko, Bleach e Nisekoi - World Trigger é classificado entre os últimos por ter um público alvo específico e o autor estar doente (Não podemos culpar suas baixas posições só pela doença do autor, porque os editores já colocavam o mangá entre os últimos mesmo quando o autor estava mais saudável).

Em oitavo lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que pela terceira semana consecutiva ficou acima do seu inimigo "Mononofu", podemos dizer que a obra por mais que começou a corrida atrás, já conseguiu superar o seu inimigo. Na análise passada eu havia comentando que provavelmente somente um entre esses dois mangás iriam passar de 2016, o motivo foi explicado na análise passada, mas dessa vez eu direi porque eu acredito que o mangá que sobreviverá será Samon-Kun wa Summoner: A obra imediatamente conquistou o público japonês (Digo isso pela recepção por toda a internet que foi incrível, e não é que ela melhorou após os primeiros capítulos, continuou estavelmente alta), contudo, os editores claramente não acreditavam que a série tinha um potencial comercial comparado a Mononofu que havia também sido bem recebido, mas não tão bem quanto Samon-Kun wa Summoner - Assim, decidiram apostar em Mononofu.

Contudo, ao verem que a série mantinha uma ótima recepção devem ter mudado de ideia, assim decidiram que a decisão certa era estrear um mangá que pudesse ser cancelado precocemente: Buddy Strike - É claro que os editores em nenhum momento apoiaram Buddy Strike, é só reparar que as suas posições pré-rank. Até quando o mangá é mal recebido, os editores tendem a dar uma posição colocação entre o capítulo 4 e 6, para não serem tão crueis com o autor. A Shonen Jump não está dando nenhuma possibilidade de sobrevivência para Buddy Strike, como realmente quissessem que a obra fosse cancelada, mas o motivo é claro, para fazer com que Mononofu ou Samon-Kun sobrevivam por mais tempo, os editores tem duas opções: Cancelaram Buddy Strike precocemente e estrearem 3 obras, ou estrear duas obras (Entrando no lugar de Nisekoi e Best Blue), e deixar o cancelamento de Buddy Strike para a próxima leva. Nos dois casos, ajudaria Mononofu e Samon-Kun a sobreviver por mais tempo, no segundo caso inclusive, poderia ajudar uma das obras a sobreviver até por mais 6 meses. O primeiro caso deveriam cancelar um dos três novatos precocemente novamente ou fazer uma leva de somente um mangá, o que é aceitável se levarmos em conta que a leva anterior foi de três mangás.

Cremators, Página Colorida (One Shot).

Shokugeki no Souma ficou na nona colocação e conquistou uma posição péssima, entretanto não é uma má notícia, é normal mangás populares terem algumas quedas de posições ás vezes, só não é normal naquelas obras como One Piece, Boku no Hero Academia e Ansatsu Kyoushitsu que os editores tratam como as "estrelas" da revista, e por isso obrigatoriamente devem estar entre os primeiros colocados. Em décimo tivemos Mononofu, já comentei bastante do mangá nos dois parágrafos acima, mas não citei porque os editores achavam a obra mais vantajosa comercialmente: Samon-Kun wa Summoner é uma comédia tradicional, que tendem a vender menos, como acontece com PSI Kusuo Saiki que vende o mesmo que Black Clover mesmo sendo 2 anos mais velho. Já Mononofu é um mangá de esporte (sobre shogi), teoricamente esses mangás podem vender pouco quanto podem vender muito, por isso é uma aposta que vale a pena se tomar, porque tem 50% de dar certo, enquanto Samon-Kun provavelmente não passará de 150 mil cópias antes de ganhar um anime. De qualquer modo o volume dessas duas obras será lançado dia quatro de janeiro, e somente quando as vendas do volume começarem, poderemos saber qual dos dois será mais vantajoso comercialmente  falando para a Jump.

Abrindo as últimas colocações tivemos Kochikame que se mantém extremamente estável, acredito que todos só estão na espera da festa do seu volume 200, provavelmente a Shonen Jump fará um grandíssimo evento. Logo após em décimo segundo lugar tivemos Bleach que também continua bem estável, mesmo que não consiga mais sair das últimas colocações. Acredito que esteja mais do que na hora dos editores darem uma nova página colorida para a série, tudo bem que para os editores a obra é somente um morto-vivo que vende muito, assim decidem não dar nenhuma publicidade para o mangá, contudo não precisam ser tão radicais ao ponto de não darem nem uma página colorida a cada 15 edições, por exemplo. O que me irrita muito dos editores é que tem semanas que praticamente não tem quase nenhuma página colorida, mas preferem deixarem a revista sem páginas coloridas que dar uma para Bleach, Toriko ou World Trigger. Os editores acreditam mesmo que é jogar dinheiro fora gastar tinta com essas obras, chega a ser assustador.

Em décimo terceiro lugar tivemos Toriko que cada vez mais fica nas últimas colocações, mais perto da morte se aproxima. A sua situação não está nem um pouco favorável e a obra pode muito bem ser cancelada no segundo semestre desse ano, o que eu espero que não aconteça, já que ao menos gostaria de ver o mangá ser encerrado naturalmente, mesmo que seja as pressas. Ninguém quer ver Toriko terminando ao estilo de Beelzebub - Mas os editores estão deixando claro com essas posições que a obra já não consta mais nos planos em longo prazo da revista, e sua sobrevivência na revista depende mais do desempenho dos novatos, no sentido de que os editores ainda não cancelam a obra porque tem outros mangás que estão terminando e alguns novatos que valem a pena ser cancelados, mas se o ano de 2016 revelar entre três sucessos, por exemplo, é bem capaz que vejamos Toriko sendo cancelado ainda este ano - Se a Jump tiver outro ano de 2015, com 4 obras que conseguem passar da faixa dos 30 capítulos (Samon-Kun e Mononofu de certo passarão) e 5 obras que passaram da faixa dos 20 capítulos (Kagamigami é a quinta obra), Toriko acabará sendo cancelado ou ao menos transferido de revista, mas de qualquer modo cancelado da line-up da Shonen Jump.

Em décimo quarto lugar tivemos World Trigger que pegou uma posição relativamente baixa, contudo ainda tem o apoio dos editores e não correrá risco de vida. Quem parece que será encerrado em breve é Nisekoi, não é que a obra esta sendo tendo uma má recepção e os editores decidiram cancelar, muito pelo contrário, a popularidade de Nisekoi continua alta, a obra vende mais que Bleach, Boku no Hero Academia, World Trigger, Gintama, Toriko e vários outros mangás que estão na revista, contudo está claro que a obra está chegando ao seu fim naturalmente, assim os editores sabendo que a obra irá acabar em poucas edições, estão colocando-o nas últimas colocações, evitando dar publicidade em uma obra que não trará lucro em longo prazo (Lembrando que Ansatsu dá lucro em longo prazo, porque após o anime terá ainda vários outros produtos em venda). De qualquer é bem provável que no último capítulo da série os editores decidam dar uma bela página colorida de despedida para Nisekoi, como um pequeno agradecimento à tudo que a série fez para a revista. Não podemos esquecer que Nisekoi é o mangá de romance que mais durou na revista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'