quarta-feira, 16 de março de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #16 (Ano 2016).


Ofensiva.

Os editores não estão de brincadeira. Vendo o possível impacto negativo que a revista poderia receber com o encerramento de Ansatsu Kyoushitsu, o grupo editorial da Jump partiu para ofensiva e anunciou várias "medidas" para diminuir o impacto negativo nas vendas. É uma ofensiva bem inteligente e que nós trouxe notícias incríveis, principalmente para aquelas pessoas que estavam ansiosas, esperando a volta de Togashi. 

TOC Weekly Shonen Jump #16 de 2016 (19/03)
Haikyuu!! (Capa, Página Colorida de Abertura e Anúncio da 3 Temporada)
01 - Boku no Hero Academia
02 - One Piece
Shokugeki no Souma (Página Colorida)
03 - Black Clover
04 - World Trigger
Ansatsu Kyoushitsu (Página Colorida, FIM)
Koro-Sensei Q! (Especial vindo da Saikyou Jump)

05 - Hinomaru Zumou
06 - Samon-Kun wa Summoner
Yuragi-Sou no Yuuna-San (Página Colorida, Capítulo 07, Pré-Rank)
07 - Mononofu

08 - Toriko
09 - PSI Kusuo Saiki
Kimetsu no Yaiba (Capítulo 06)
10 - Sesuji wo Pin! to
11 - Kochikame
12 - BLEACH
13 - Gintama
14 - Nisekoi
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Próxima Edição #17 (28 de Março):
Capa e Página Colorida de Abertura: Boku no Hero Academia
Página Colorida: Kimetsu no Yaiba, Nisekoi, Sesuji wo Pin! to
One Shot: "Boze" de Hirano Ryouni
Capítulo Especial: Tsuyu-Chan no Kero Kero Nikki

Prévia da Próxima Edição #18 até a 21:
Bangahein de Ansatsu Kyoushitsu

Prévia da Próxima Edição #20 (18 Abril):
Página Colorida: Hunter x Hunter (Retorno)

Prévia da Próxima Edição #22-23 (25 Abril):
Página Colorida: Naruto Gaiden - Michita Tsuki ga Terusa Michi -

Haikyuu!!, Página Colorida de Abertura

Começando pelos mangás não ranqueados, nessa edição tivemos como abertura "Haikyuu"", a série também anunciou que a sua terceira temporada está confirmadíssima. Isto é uma grande notícia para o público do anime, mesmo que já era bem óbvio que a série ganharia mais uma temporada, já que sua popularidade e vendas estão altíssimas. Este anúncio também vai fortalecer a série dentro da revista, acredito que a partir de hoje será bem mais raro ver a série fora dos primeiros cinco colocados. É sempre bom ver que a série continua firme e forte, e que deve se manter assim por mais alguns anos.

Nesta edição também tivemos página colorida para outras três séries: Destaque para Ansatsu Kyoushitsu que está chegando ao seu fim e provavelmente deixará muita saudades - Contudo está claro que os editores planejam continuar lucrando com a série, já parece que vão manter vivos os seus spin-offs por ainda muito tempo. Isso demonstra que a série deve vender bastante em gadgets, por isso não vale a pena simplesmente "se livrar" dos seus produtos derivados. De qualquer modo, é muito improvável que a série tenha uma condição, então, ao longo dos meses, os seus produtos venderão cada vez menos, acabando não vendendo quase mais nada. Neste momento, os editores simplesmente se livrarão dos derivados da série. Sobre Yuragi-Sou que recebeu página colorida, parecia uma ótima notícia, até vermos que Kimetsu no Yaiba também recebeu. Deste modo, podemos dizer que a situação ainda está totalmente em aberto.

Antes de começar a comentar sobre os mangás ranqueados, eu gostaria de fazer um rápido comentário sobre as próximas estréias: Para a alegria de muitos, Hunter x Hutner está de volta, e acredito que irá durar ao menos alguns meses na revista. Podemos dizer que Hunter x Hunter deve ajudar a revista a manter a balança da Shueisha estável, já que os seus volumes vendem o mesmo que Ansatsu Kyoushitsu, contudo não penso que os editores estejam utilizando da obra como uma salvação a lungo prazo. É bem provável que queiram deixa-lo como um dos principais mangás em vendas, até quando encontrarem mais novos sucessos, o que parece estar sendo bem complicado, já que as novas séries não estão vendendo tanto assim. Já Naruto deve anular a perda de lucro causado pelo fim de Nisekoi (e assim a diminuição de vendas dos volumes da série). O fim dessas duas séries, provavelmente não devem influenciar nas vendas das edições das revista, pois difícilmente alguém comprava a Shonen Jump somente por Ansatsu Kyoushitsu e Nisekoi.

Shokugeki no Souma, Página Colorida.

Chegando ao TOC, em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia que parece que está já pronto para incorporar o espirito de Ansatsu Kyoushitsu e assim se tornar o novo escolhido dos editores para disputar o TOC de igual para igual com One Piece. Ainda é cedo para colocar o mangá como um dos pilares da revista, como eu já expliquei, os três pilares deviam ser as principais obras que fazem os leitores comprarem a revista - Contudo, próximo mês, com a estréia do tão esperado anime, acredito que finalmente poderemos promover a série a este patamar, pois com o encerramento de Ansatsu Kyoushitsu a vaga de "pilar" esta em aberto. Teoricamente a vaga deveria ir para Shokugeki no Souma, mas caso Boku no Hero Academia consiga superar em vendas e popularidades o nosso querido "Souma", a vaga irá para Hero mesmo. Lembrando que os outros dois pilares são One Piece e Haikyuu!!. Em segundo lugar tivemos o grupo de piratas mais legais do mundo.

Em terceiro lugar tivemos Black Clover, que com a ausência de Shokugeki no Souma, Ansatsu Kyoushitsu e Haikyuu!! viu seu caminho livre para o TOP 3 - A série continua bastante popular, mas não acredito que chegará a ser um pilar da revista. Caso o anime não dê um boost realmente gigantesco, acredito que a série se tornará um novo Shokugeki no Souma, por isso uma série muito, mas muito popular, mas que não chega a se configurar entre os três mais populares da revista. De qualquer modo, uma série não precisa ser um dos pilares da revista para conseguir entrar na história, tivemos várias séries importantes que nunca conseguiram realmente entrar no TOP 03, por exemplo: Katekyo Hitman Reborn, Gintama, Death Note, são três grandes exemplos de séries que marcaram os anos 2000, e mesmo assim não se tornaram um pilar da revista, que na época era dominado por: One Piece, Naruto e Bleach. Acredito que Black Clover poderá se tornar uma série de grandíssimo sucesso, mas dificilmente será um dos comandantes da revista.

Em quarto lugar tivemos World Trigger que essa semana deu mais um pulo do gato. Bem está cada vez mais comum ver a série dando grandes "pulos", e não é uma mera coincidência a série estar dando menos pausas - Provavelmente a saúde do autor melhorou, deste modo os editores estão se sentindo mais seguros em dar boas posições para a série. Ainda por cima, as vendas dos seus volumes continuam aumentando, por isso os editores ainda se sentem confiantes em colocar a série entre os primeiros colocados, entretanto não dá para saber quanto tempo ainda irá durar essa "boa fé" dos editores. Primeiramente coloco entre "aspas", justamente porque os editores podiam ser bem mais bondosos com World Trigger, dando suas devidas capas de aniversário no momento certo (Ano passado a série só foi receber sua devida capa meses depois do seu real aniversário) e também dando mais páginas coloridas para a série, mesmo seja uma produzida por artistas secundários. Segundo ponto é que os editores provavelmente começaram a classificar constantemente a série, voltando a não dar mais nenhum pico, quando suas vendas começarem a cair, por isso a situação de World Trigger está bem complicada.

Ansatsu Kyoushitsu, Página Colorida (FIM).

Em quinto lugar tivemos Hinomaru Zumou que levou a preferência sobre os outros novatos que vendem praticamente o mesmo que a série (Por isso, ganhou na concorrência direta com Sesuji wo Pin! to, Samon e Mononofu). O seu aniversário de dois anos está realmente se aproximando, e cada vez menos acredito na possibilidade de anunciarem um anime para a série, infelizmente. Simplesmente não temos sinais positivos ou negativos que indicam se a série terá um anúncio neste aniversário, simplesmente não existe, por qualquer especulação é baseada somente no achismo. Talvez, se pensarmos que as páginas coloridas entregues foi para preparar um terreno para um anime que estreará este ano, podemos considerar um sinal, contudo, as páginas coloridas também podem ter sido somente uma tentativa de impulsionar as vendas da série. Resumidamente, não temos sinais claros que o anime está a chegar, deste modo, recorro ao meu "achismo", e por mais que antes eu estava otimista sobre a possibilidade, atualmente começo a não acreditar que veremos juntamente com a capa de aniversário, um belo anúncio da adaptação para TV de Hinomaru Zumou.

Em sexto lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner, que como expliquei, por ser uma comédia está mais segura que "Mononofu", mesmo os dois vendendo relativamente pouco. De qualquer modo, se as próximas levas os editores conseguiram lançar séries que conseguem vender realmente muito bem, não acredito que nenhum dos dois mangás conseguiram sobreviver por muito tempo. Inclusive, acredito que Mononofu deve acabar sendo cancelado este ano - A possibilidade do mangá conseguir sobreviver, na minha opinião, são realmente baixas. O mangá vende muito pouco, com a volta de Hunter x Hunter, os editores simplesmente não devem ter quase nenhuma série para cancelar, deste modo devem acabar cancelando Mononofu e um desses dois novatos. A situação na revista está realmente complicada, e por ter muitos sucessos, e sim pelos editores estarem dando mais chances para séries que não vendem tão bem, algo que antigamente não acontecia. Ah, antes que eu me esqueça, Mononofu ficou na sétima colocação, logo após Samon-Kun wa Summoner.

Em oitavo lugar tivemos Toriko que esta semana conseguiu conquistar uma colocação mais "tranquila", que na semana passada, em qual foi colocado na última colocação pelos editores. O que isto representa? Nada de realmente importante, pois como eu já venho dizendo a várias semanas, o mangá não está realmente correndo risco de cancelamento atualmente, e na verdade, nem acredito que acabará sendo cancelado - O autor parece que tem um plano claro para ser seguido, por isso a série deve ser encerrada antes mesmo que os editores se sintam obrigados a cancelar-lo. E os editores devem estar de acordo com o plano apresentado pelo autor. Resumidamente, Toriko deve ser encerrado antes que corra risco reais de ser cancelado, por isso suas posições são realmente irrelevantes.

Yuragi-Sou no Yuuna-San, Página Colorida.

Logo após tivemos PSI Kusuo Saiki em nono e Sesuji wo Pin! to em décimo, as duas séries foram mal classificadas esta semana, contudo diferente de Sesuji wo Pin!, PSI Kusuo Saiki já está bem acostumado em estar entre os primeiros colocados - Isso significa que os editores começaram a ver Sesuji wo Pin! de maneira diversa? Eu acredito que não está acontecendo isto, provavelmente a série foi colocado nos últimos colocados por causa de um capítulo mais "mediano" mesmo. Só esclarecendo, eu não direi que esta página colorida é realmente uma boa notícia, pois os editores estão entregando-a para fazer publicidade do novo volume que deve ser lançado uma semana antes da estréia da próxima edição, então podemos dizer que era previsível que a série receberia página colorida na edição #17 ou #18 (Até mesmo nas duas). Nisekoi que também recebeu página colorida é por causa do novo volume que será lançado no próximo mês. Já PSI Kusuo Saiki infelizmente não deve receber página colorida para comemorar o lançamento do seu décimo sétimo volume.

Em décimo primeiro tivemos Kochikame, seguidos por BLEACH e Gintama - A verdade é que essas séries teoricamente devem ser classificadas nas últimas colocações por quase todo o ano, somente Gintama que deve dar alguns pequenos saltos, mas na grande parte dos TOC's deve ficar entre os últimos colocados. Sinceramente, eu gostaria de ver os editores colocando BLEACH entre os cinco primeiros colocados por ao menos uma edição este ano, para mim seria bem mais satisfatório e surpreendente, do que vermos a série recebendo a sua capa de aniversário. Contudo, sabemos muito bem que dificilmente isto acontecerá, pois a série está sendo ignorada pelos editores. Por fim, na última colocações tivemos Nisekoi que também não está ligando muito, pois sabe que está chegando ao seu fim. A dúvida é se o mangá será encerrando em maio ou julho, de qualquer modo, muito dificilmente chega vivo no quatro trimestre deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'