quinta-feira, 26 de maio de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #26 (Ano 2016).


Sustentação.

Os pilares são a sustentação da revista. Quando decidimos quais são os três mangás que podemos considerar "pilares" da revista, não devemos observar simplesmente o TOC, mesmo porque, os editores constantemente classificam séries que eles acreditam que tem potencial nas primeiras colocações junto com aquelas que estimulam o público a comprar a revista. Além de comentar as posições de vários mangás, explicarei o que é pilar nesta análise, já que muitas pessoas tendem a interpretar erroneamente a função.

TOC Weekly Shonen Jump #26 (30/05)
World Trigger (Capa, Página Colorida de Abertura e Aniversário de 3 Anos)
01 - ONE PIECE
02 - Black Clover
Gintama (Página Colorida)
03 - Boku no Hero Academia
04 - Haikyuu!!
Shokugeki no Souma (Página Colorida)
Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chou (Capítulo 03)
05 - Hinomaru Zumou
06 - PSI Kusuo Saiki
07 - Kimetsu no Yaiba
Samon-Kun wa Summoner (Página Colorida)
08 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
09 - HUNTER X HUNTER
10 - Sesuji wo Pin! to ~ Shikakou Kyougi Dance-bu e Youkoso
11 - Mononofu
12 - Kochikame
13 - BLEACH
14 - Nisekoi
15 - Toriko
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Próxima Edição, #27:
Capa, Página Colorida e Aniversário de 2 anos: Hinomaru Zumou
Página Colorida: Kimetsu no Yaiba, Boruto

World Trigger, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não ranqueados, nesta edição tivemos capa e página colorida de abertura para o nosso querido World Trigger - O mangá está completando três anos de vida e parece que vai conseguir sobreviver ao ano de 2016 sem ter algum problema. É interessante perceber como os editores praticamente transferiram o aniversário da série para o mês de maio ou junho, sem nenhum motivo aparente, já que a série foi lançada em fevereiro de 2013, contudo, os dois últimos aniversários foram comemorados entre o mês de maio e junho. O importante é que mesmo com essa estranha e inexplicável mudança na data da comemoração, a série continue tendo o seu aniversário comemorando com uma capa, e não somente com uma página colorida, como já aconteceu com algumas séries no passado. 

Logo após tivemos três belas páginas coloridas, com destaque para Gintama que foi escolhido para restar na posição mais alta, acima de Shokugeki no Souma (que vende mais) e Samon-Kun wa Summoner (que é uma comédia com grande potencial). O motivo desta escolha pode ser vários, mas acredito que tenha sido por causa da importância do seu capítulo mesmo, já que normalmente a série é classificada abaixo, de pelo menos, Shokugeki no Souma. Esta ação do grupo editorial e também os seus irregulares picos, demonstram que a série, mesmo sendo constantemente classificada entre os últimos colocados, tem um grande apoio. O mangá pode não estar mais no seu auge, mesmo assim, continua sendo um dos mais importantes da revista, pelo menos é com certeza a comédia mais importante e relevante da revista atualmente. Já sobre Shokugeki no Souma eu poderia dizer que era preocupante estar abaixo de Gintama, mas os editores classificaram mesmo assim a série bem, e não vejo nenhum problema Souma está abaixo de uma série que teoricamente é mais popular entre o público geral.

Gintama, Página Colorida.

Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, a série continua soberana e logicamente pode ser considerada um pilar da revista, e sinceramente não deve sair desta posição tão cedo. As suas vendas são monstruosas, e dificilmente nos próximos anos chegarão a estar abaixo do 1 milhão, tem uma grande influências nos jovens, por isso continua constantemente atraindo novos leitores (o seu anime é de importância gigantesca para esta influência), tem um grande apoio editorial e provavelmente é a série com mais leitores dentro revista, é um monstro em vendas de gadgets, ótimos em bilheterias quando lança filmes, e etc. Resumidamente, ONE PIECE é simplesmente um grande monstro e podemos dizer que é o simbolo máximo da Weekly Shonen Jump. Aliás, a série não é simplesmente o maior sucesso da atualidade, é o maior sucesso da história dos mangás. Ainda deve nascer no território nacional um mangá tão popular quanto esta série de piratas do "bem". 

Em segundo lugar tivemos Black Clover, que já algumas pessoas chamando de "pilar", por causa das suas posições no TOC - O dia que a revista tiver um pilar que não vende nem 200 mil cópias, podemos dizer que a Shonen Jump está realmente "lascada" - Brincadeiras à parte. Pelo menos motivo que não considerei Boku no Hero Academia pilar antes do anime, não posso considerar Black Clover também. A série sim está sendo melhor classificada que, por exemplo, Haikyuu!!, mas tem uma popularidade infinitivamente menor: A série vende três vezes menos (ou talvez até quatro vezes menos), tem uma influência em novos leitores pequeníssima, e principalmente, não tem nem perto o apoio dos editores que Haikyuu!! tem - O que?!? Como assim não tem o mesmo apoio? A média de posição de Black Clover é melhor que Haikyuu!! este ano. - O pessoal ainda acredita mesmo que simplesmente pelo mangá ser bem classificado, significa que os editores preferem esta obra? A prova que os editores dão muito mais importância para o mangá de vôlei são suas regulares capas. Os editores sabem muito bem que Black Clover ainda não é forte o suficiente comercial, mesmo que acreditem (justamente) em seu potencial, deste modo, preferem não dar capas para série. Enquanto Haikyuu!!, que sabem que atrai muitos leitores, os editores enchem de capas.

Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia que, por mais que já tenha ele como um novo pilar, ainda não é confirmada a sua posição (mesmo que esteja quase certa). Digo isto, pois ainda devemos confirmar quanto o anime ajudou a série. O "boost" de vendas parece ter sido grande o suficiente para a série conseguir igualar suas vendas à Haikyuu!!, além disso, o mangá parece também ter ganho vários leitores novos, que estão realmente interessados em continuar acompanhando a série. Um pilar da revista não é um mangá que vende bem, é bem classificado no TOC ou tem traços realmente bonitos, e sim os mangás que atrai mais leitores para a revista. Aqueles que sustentam as vendas de cada edição, independente do gênero, se uma obra é um dos três mangás que mais atraí leitores à comprar a Weekly Shonen Jump, será considerado um pilar. Por isso, eu digo que é muito importante a influência que uma obra tem sobre os público economicamente ativo, e parece que o anime de Boku no Hero Academia realçou a série a um patamar parecido com o de Haikyuu!!, por isso os editores inclusive estão dando muitas capas para série - Diferente das páginas coloridas, que são usadas para destacar certas obras, a capa serve para destacar a própria revista. O que quero dizer, os editores colocam as séries mais populares como capa, para assim chamar atenção das pessoas que conhecem a série, estimulando-as a comprar a revista - Acredito fielmente que em breve poderemos dizer soletrando cada palavra que Boku no Hero Academia é um novo pilar!
Shokugeki no Souma, Página Colorida.

A quarta colocação ficou com o mangá de esporte mais popular da atualidade, Haikyuu!!. Um dos leitores trouxe um ponto muito interessante sobre a revista normalmente não fazer um mangá de esporte como pilar, usando como o único exemplo Slam Dunk - que poderia ser considerado uma divergência na regra - Contudo, devo discordar desta ideia, mesmo que ela seja bastante sensata. Primeiramente devemos retirar de nossas mentes essa ideia de que a revista é a mesma, a probabilidade do grupo editorial dos anos 90, ou mesmo de dez anos atrás, são os mesmo que atualmente é bem pequena. Existe possibilidades muito reais dos membros que participam na organização da revista tenham mudado consideravelmente, alguns por se aposentarem, outros por mudarem para uma revista que lhe pagasse melhor ou desse mais liberdade de organização, tem vários motivos. Além disso, atualmente o mangá de esporte voltaram a ter um protagonismo no mercado dos mangás, que não tinham a muito tempo (desde os anos 90), se tornando mais vantajoso colocar-los como pilares da revista. Deste modo, devo discordar dessa opinião que Haikyuu!! não teria prioridade em ser um pilar, se vendesse tão bem quanto um terceiro B-Shounen. Se analisarmos bem, Slam Dunk não foi o único pilar, tivemos um bem recente: Kuroko no Basket - A série, por mais que tivesse posições irregulares no TOC, ganhava constantemente capas e em seus capítulos mais importantes, os editores faziam questão de coloca-lo no primeiro lugar, pois sabiam da sua grandíssima importância. Quando Kuroko no Basket acabou, os editores imediatamente deram a vaga de pilar para Haikyuu!!, que deve continuar entre os primeiros até quando uma obra o supere em influência (seja uma obra de qualquer gênero, a questão é a influência da série sobre os leitores, eu digo SUPERE, pois eu acredito que caso uma nova obra, seja de comédia ou b-shounen, se iguale em influência a Haikyuu!!, os editores preferirão manter Haikyuu!! como pilar - Isso seja as outras duas vagas já forem ocupadas por B-Shounen).

Em quinto lugar tivemos Hinomaru Zumou que esta semana foi bem classificado pelos editores, e parece que na próxima semana será quem abrirá a revista. A capa será de comemoração aos seus dois anos de vida, entretanto, parece que não terá nenhum grande anuncio relacionado a série, o que praticamente confirma que o mangá não estará ganhando um anime por enquanto, deste modo, a série infelizmente deve continuar vendendo muito pouco e se mantendo na revista mais por não termos tantas que séries que realmente vendem bem. Lembrando que na próxima semana teremos a nossa tradicional (tão tradicional quanto o sumô) análise com termos em sumô, se preparem para aprender um pouco mais sobre esta fantástica arte marcial. Logo após, na sexta colocação tivemos PSI Kusuo Saiki, que para mim deveria estar ganhando mais publicidade por parte dos editores. Como comentei na análise anterior, provavelmente eles não acreditam que o anime será um sucesso, mas pelo menos podiam fingir que acreditam, dando algumas páginas coloridas para série neste meio período. A série tem uma popularidade gigantesca para uma obra de comédia mais tradicional e situacional, e eu acredito que após o anime, o mangá poderá conseguir vender tão bem quanto Gintama, por isso entre 250 a 300 mil cópias por volume. Por mais que para muitos as vendas podem parecer altas, não são, a série já vende em média 150 mil cópias por volume, por isso, estou somente esperando que as suas vendas aumentem, em ao menos 75%, o que não é uma expectativa irrealista, se levarmos em conta que muitas séries triplicam suas vendas após o anime. 

Em sétimo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que parece ter superado de uma vez por todas Yuragi-Sou no Yuuna-San. A série vem ganhando posições melhores que o seu companheiro de leva, e próxima semana ganhará uma página colorida em "comemoração" ao lançamento do seu primeiro volume, diferente de Yuragi-Sou no Yuuna-San que parece que vai ficar chupando dedo. Devo assumir que desta vez me deixei influenciar pela baixas posições dos editores e meu pensamento em relação a Kimetsu no Yaiba ainda está influenciado, pois, mesmo tendo sendo mais racional possível, não consigo enxergar a série como um futuro sucesso, para mim, a série venderá tão bem quanto Mononofu em seu primeiro volume. Este pensamento vai um pouco de contra ao que vejo nos fóruns, já que os leitores estão realmente gostando da série, mesmo que não a tratem como um grande sucesso - Isto vem acontecendo desde o primeiro capítulo (e deixei isto claro, inclusive declarando que a recepção de Kimetsu no Yaiba tenha sido mais positiva que a de Yuragi-Sou no Yuuna-San), contudo, ao mesmo tempo que veja a série com uma recepção positiva, a vejo tão positiva quanto a de Mononofu. Kimetsu no Yaiba pode ser uma grande rasteira em minhas previsões. Yuragi-Sou no Yuuna-San, que ficou na oitava colocação, pode ser uma outra grande rasteira. Sobre a série não ter ganho página colorida, acho um erro por parte dos editores, mas quem sabe, isto não signifique a série ganhando uma capa na edição #28?

Samon-Kun wa Summoner, Página Colorida.

Em nono lugar tivemos HUNTER X HUNTER, que como eu já disse na semana passada, terá seu novo volume lançado no começo de junho, por isso, já na próxima semana, teoricamente. Por causa das vendas altas da série, muitos podem considera-lo um pilar, mas como eu já havia explicado nas semanas anteriores, uma série tão irregular, não pode ser tratado e colocado como um pilar. O pessoal confunde "pilar" com "série de maior sucesso", as duas coisas podem estar relacionadas, mas não são os mesmo pontos, de modo algum. Uma série pode ser um grande sucesso, mas por causa da sua irregularidade ou das suas vendas instáveis, pode não ser um pilar. Uma série deve ser sólida e atrair constantemente muitos leitores para a revista para ser considerado uma das bases principais da revista, HUNTER X HUNTER não tem condição de uma base sólida para a Weekly Shonen Jump, de modo algum. Logo após na décima colocação tivemos Sesuji wo Pin! to que continua sendo classificado em posições baixas, mesmo que essa semana não foi tão ruim comparado as semanas anteriores. A situação da série está começando a ficar muito complicada, e talvez o mangá acabe tendo o mesmo fim que o já finado Soul Catcher (S). Mesmo assim, acredito que por enquanto o mangá está a salvo, os editores não devem estar planejando cancela-lo. 

Em décimo primeiro lugar tivemos Mononofu que deve estar nos planos de cancelamento dos editores, mas primeiro eles devem esperar ver a recepção de Yuragi-Sou no Yuuna-San e Kimetsu no Yaiba, para assim decidir qual será o futuro da série de Shogi. Caso os dois mangás acabem vendendo mal, existe uma grande possibilidade de Mononofu conseguir sobreviver por mais uma outra semana, caso ao menos um desses mangás seja um sucesso, as chances diminuem consideravelmente. Se por fim, todas as duas séries acabem vendendo mais que Mononofu, sem nem precisar ser um sucesso, é quase certo o seu cancelamento. Daqui a duas semanas teremos a resposta sobre o seu futuro. Logo após tivemos Kochikame que está chegando ao seu volume número 200, ainda este ano deve alcançar esta marca, provavelmente em agosto ou setembro, fico me perguntando quantos volumes serão impressos para comemorar este grande feito. E por fim tivemos nas três últimas colocações, respectivamente BLEACH, Nisekoi e Toriko que já comentei, nas semanas anteriores, tudo que eu tinha que comentar sobre essas séries. Aliás, tenho dizer uma coisa sobre Nisekoi, a série conseguiu enganar todo mundo em relação ao seu encerramento, parece que o mangá ainda vai durar mais algumas semanas, para a tristeza de muitas pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'