sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #08 (Ano 2017).


Águas mais calmas.

Depois de várias estreias consecutivas, no qual muitas séries não acabaram dando certo, os editores retornaram ao "marasmo" do começo do ano de 2016: isso não significa que não estão mais a busca de novos sucessos, mas que provavelmente estão esperando terminar o mês de janeiro, para assim voltarem a estrear novas séries. Esse período de marasmo será útil para reafirmarmos a situação de várias séries, por isso, vamos a TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #08
Yakusoku no Neverland c23 (Capa e Pagina Colorida de Abertura)
01 - Boku no Hero Academia c123
02 - Black Clover c94
03 - Hinomaru Sumou c129
Haikyuu!! c238 (Pagina Colorida)
04 - Kimetsu no Yaiba c46
05 - Shokugeki no Souma c199
GOLEM HEARTS (One-Shot, Página Colorida)
06 - Gintama c620
Spring Weapon No. 01 c13 (Página Colorida)
07 - Sesuji wo Pin! to c82
08 - Yuragi-sou no Yuuna-san c47
Whim (Oneshot)

09 - Samon-kun wa Summoner c65
Ole Golazo (Capitulo 07, Pré-Rank)
10 - PSI Kusuo Saiki c228
11 - Demon's Plan c08 (Primeiro Rank)
12 - Ibitsu no Amalgam c14
Isobe Isobee Monogatari c218
ONE PIECE c853 (Ausente)
Boruto c09 (Ausente, Mensal)
World Trigger c165 (Hiatos)
Hunter x Hunter c361 (Hiatos)


Prévia da Edição #09:
Capa e Pagina Colorida de Abertura: Gintama
Página Colorida: Boruto, Shokugeki no Soma, Asagaya Geijutsu Kokou Eizou-ka e Youkoso (One-Shot)


Página Colorida de Yakusoku no Neverland

Começando pelos mangás não ranqueados, nessa edição tivemos capa e página colorida de abertura para Yakusoku no Neverland - o novato vendeu muito bem no seu volume, e se continuar com um crescimento exponencial, podemos dizer que a será muito em breve conseguirá superar o novato (sem anime) de maior sucesso da revista atualmente, que é Black Clover. A Shonen Jump, na minha opinião, deve continuar apostando nessas ideias criativas, seja um mangá de mistério ou mesmo de ação, o importante é que traga conceitos novos e tenha uma narrativa muito interessante; muitos podem acabar não dando certo, mas quando um mangá consegue agradar o público, agrega muito a revista, podendo se tornar uma das obras de referencial, como é o caso de ONE PIECE e Haikyuu!!, atualmente.

Também tivemos nessa semana três páginas coloridas: uma para a série de vôlei Haikyuu!!, que como eu disse na semana passada em breve deve ganhar uma capa de aniversário. Página Colorida para Spring Weapon No.01, o que pode significar um aumento de popularidade da série, devemos ver quais serão as posições da série nas próximas duas semanas. E também tivemos uma página colorida para o one shot Golem Hearts, e realmente estou muito feliz que os editores estão retornando a lançar vários One-Shot's na revista, eu realmente estava sentindo falta deles - E sobre Ole Golazo, comentarei sobre a situação da série no momento que eu comentar a posição de Demon's Plan.

Em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que com a ausência de ONE PIECE e a página colorida de Haikyuu!!, só tinha a frente um inimigo real - Black Clover, que justamente ficou na segunda colocação. Os dois mangás devem disputar muito mais vezes o primeiro lugar nos próximos meses, será bem interessante ver qual das duas séries terá mais primeiro lugar; eu aposto que Black Clover, por causa da primeira temporada do anime, terá uma prioridade maior por parte dos editores, deste modo é bem possível que tenha um pouco mais de primeiras colocações que Boku no Hero Academia. ONE PIECE também está presente nessa briga, mas suas ausências, excesso de páginas coloridas e capas (lembrando que a série foi aquela que mais recebeu capas no ano de 2016, e ainda por cima normalmente é o mangá que recebe página colorida de abertura quando tem as edições duplas, e levando em conta que estamos nos 20 anos da série, bem, vocês já sabem quanto a revista vai destacar a série).

Em terceiro lugar tivemos Hinomaru Zumou que se beneficiou dos dois pilares não serem ranqueados (OP e Haikyuu!!), e conseguiu dar um grande pulo de posição. De qualquer modo, é inegável que os editores estão fazendo de tudo para que esse novo arco da série consiga atrair tanto novos leitores quanto novos patrocinadores (isso é muito importante) - pode ser que a série esteja chegando ao seu fim, e após esse arco seja encerrado. É uma possibilidade real, pois a série provavelmente não ganhará um anime e também não deve melhorar muito em vendas, por isso não tem nada de errado no autor decidir encerrar acabar a série após esse arco - a história conseguiria se encerrada de maneira bem satisfatória -. A outra possibilidade para tanta publicidade é querer atrair patrocinadores, como já comentei, mas também dar mais confiança nos estúdios para adaptar um anime da série. Sinceramente, não acredito que veremos um anime de Hinomaru Zumou, mas se fosse anunciado um no seu aniversário de três anos, me deixaria realmente feliz, tanto pelo autor quanto pela revista.

Em quarto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que essa semana nos trouxe boas notícias: terá um reprint dos seus volumes, o que demonstra que a série continua aumentando de vendas, mesmo que lentamente. Esse "reprint" pode ter sido consequência da sua capa na semana passada, muitas pessoas se interessaram pela obra depois de vê-la como capa da Weekly Shonen Jump, ou pode ter sido somente uma coincidência mesmo (levando em conta que a revista foi lançada nessa segunda-feira, e a notícia foi liberada na quarta, as chances de ser simplesmente uma coincidência é realmente muito grande, mas existe uma pequena possibilidade que seja uma consequência da capa. Semana passada comentei que a série não tinha tradução em português, mas essa semana um seguidor da série decidiu começar a traduzi-la em português. É um "one man scan", mas a qualidade da tradução e da edição são muito boas, por isso recomendo olharem a sua página Facebook, Jump Scans. Finalmente poderemos acompanhar a série em português.

Em quinto lugar tivemos Shokugeki no Souma, que foi muito beneficiado pela ausência de algumas séries, contudo, não devemos menosprezar essa quinta colocação, pois o mangá conseguiu ficar acima de dois mangás que receberam página colorida, mostrando que realmente os editores queriam colocar Shokugeki no Souma em uma posição um pouco melhor nessa semana.  A série pode estar muito instável nas suas posições ultimamente, e dificilmente consegue pegar uma primeira colocação, contudo, ainda está muito longe de estar em um estado terminal, como era o caso de Toriko e Bleach nos seus últimos meses de vida. Shokugeki no Souma continua vendendo muito bem (mesmo as vendas estarem em queda livre), e parece ter uma boa popularidade na revista. Deste modo, os editores nem sonhando vão pensar em cancelar a série por enquanto, o que pode acontecer é os dois autores começarem a mudar seus planos para a série, ao invés de pensa-la durando 10 anos, começam a planejar encerra-la no sexto ano, por exemplo. As quedas de vendas e popularidade pode parar? Pode, mas isso raramente acontece, por isso não vale a pena correr o risco de manter o planejamento de 10 anos, e acabar ver sua série sendo encerrada com apenas 6 ou 7 anos, sem ter uma verdadeira conclusão.

Em sexto lugar tivemos Gintama, que está cada vez mais próximo de ter o seu live-action lançado - mais cenas inéditas estão sendo divulgada, e mesmo poucas sendo direcionadas a comédia, tudo indica que o live-action será engraçado (e ao mesmo tempo sério, com grandes cenas de ação). Eu estou realmente acreditando que esse filme será de uma qualidade, pelo menos, boa. Outra notícia que tivemos em relação a Gintama foi que a nova temporada provavelmente terá somente doze episódios (pois foi divulgada que será dividida em quatro DVD's, e normalmente cada DVD tem três episódios), isso só pode significar duas coisas: a primeira é que essa não seja a última temporada do anime, e por isso teremos mais uma outra temporada, para alegria do mundo. A segunda opção, é a que ninguém gostaria que acontecesse, o mangá fosse encerrado antes do mês de junho (o que é possível), por isso esses doze episódios conseguiriam cobrir o encerramento do mangá, do mesmo modo que o anime de Ansatsu Kyoushitsu conseguiu.

Em sétimo lugar tivemos Sesuji wo Pin! to, que depois de receber um grandíssimo destaque por parte dos editores, voltou a suas posições intermediárias (mas continua melhor do que nos últimos meses do ano passado). Essa edição será lançada um One-Shot de dança, levando em conta que já lançaram um de dança quando a série tinha apenas sido lançada, não considero realmente uma ruim notícia para série, mesmo que devemos ficar um pouco de alerta, pois os editores realmente podem estar procurando um substituto para o mangá (seria muito estranho e ineficiente substituir uma série que agrada os leitores, por uma de temática igual, faria que a nova série tivesse muito odiadores, antes mesmo de ser lançada). Eu ainda acho que Sesuji wo Pin! to corra risco em longo termine, mas pelo menos para a próxima leva, parece estar muito seguro. Logo após tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que também está muito seguro na revista, devemos ver até quando suas vendas continuaram aumentar e se a série conseguirá superar Black Clover, pelo que tudo indica não conseguirá e provavelmente será ultrapassada por Yakusoku no Neverland.

Em nono lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que ultimamente vem pegando posições medianas, e se analisarmos, deve ter uma média de colocação pior que Sesuji wo Pin! to, assim se configurando como a série do quarteto não-fantástico com o pior rendimento nos últimos dois meses. Entretanto, não acredito que esteja correndo risco imediato de cancelamento. A série está em uma situação parecida como aquela do mangá de dança, em relação a próxima leva está seguro, mas se analisarmos em longo termine, pode acabar sendo cancelado. Esses são os dois mangás do quarteto que estão em uma corda bamba. Em décimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que pode ter sido classificado em uma colocação baixa, mas não corre risco algum de ser cancelada: terá sua segunda temporada do anime, e ainda por cima, vende mais que qualquer um dos mangás do quarteto não-fantástico, por isso os editores simplesmente não tem nenhum motivo para cancelar uma obra que só ajuda a revista nesses tempos complicados.

Em décimo primeiro lugar tivemos Demon's Plan - a série recebeu o seu primeiro "rank" (se seguirmos o sistema ocidental de ler a TOC), e infelizmente como previ na semana passada, foi muito baixo. O mangá agradou o público japonês no primeiro capítulo, contudo como eu havia comentado, os seguintes não conseguiram agradar muito, e sua popularidade foi caindo muito rapidamente. Provavelmente os editores perceberam a boa recepção do primeiro capítulo, mas quando viram os resultados dos dois capítulos seguintes (e talvez também do quarto, levando em conta as pausas de natal e ano novo), perceberam que a série acabou não agradando os leitores da revista, e assim é melhor cancelar-lo imediatamente. Existe um risco da série ser cancelada já na próxima leva, se tornando assim um cancelamento precoce. Isso depende de somente dois fatores: nenhum veterano ser encerrado e Spring Weapon Number One ser salvo, que pode muito bem acontecer, já que recebeu uma página colorida nesta edição.

E antes de comentarmos do último colocado, falarei um pouco de Ole Golazo: o seu pré-rank foi realmente muito ruim, e sinceramente não acredito que a série conseguirá vingar. O primeiro capítulo teve uma recepção bem ruim, como eu já tinha comentado previamente. O segundo teve uma recepção melhor, mas o terceiro e quarto não foram muito bem aceitos, deste modo na próxima semana veremos o resultado da análise editorial do rendimento da série nesses quatro capítulos e nos cartões diretos (o protagonista deve ter sido muito criticado, pelo que vi). As chances de Ole Golazo se salvar, é do quinto capítulo em diante conseguir mudar a opinião dos japoneses, mas tirando as comédias, isso é muito raro de acontecer. Em último lugar tivemos Ibitsu no Amalgam, que provavelmente será cancelado. O mangá não conseguiu agradar o público, e os editores só estão esperando as novas séries estarem prontas para serem lançadas, para assim cancelar o mangá, e iniciar uma nova leva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'