terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #07 (Ano 2017).


Investindo em Obras com Potencial


Os editores estão tentando realmente emplacar mangás novatos e/ou expandir comercialmente mangás com mais rodagem para assim aumentar o rendimento da revista. No começo do ano editorial, por exemplo, começou a ser televisionado o anime de Fuuka, vimos a estreia de dois mangás de esporte promissores e, de quebra, também estamos vendo uma ampla divulgação de Fumetsu no Anata e, botando muita fé em seu potencial. Mas Fumetsu não é a única obra recentemente lançada considerada promissora, vide Enen no Shouboutai e Vector Ball (pra quem acha que continuações contam, dá pra acrescentar ainda Daiya no Ace - Act II).

E em meio a essa busca por expansão comercial, temos uma das edições mais interessantes até agora, pois contou com o retorno de Nanatsu do hiato, mais uma página colorida pra Fumetsu, a "prévia" de um anúncio importante de Yamada-kun to 7-nin no Majo para a próxima edição e o cancelamento de Dr. Prisoner. Bem, vocês podem conferir a TOC logo abaixo.


TOC Weekly Shonen Magazine #07 (2017):
Mayu Watanabe (Capa Física)
Daiya no Ace - Act II (Capa Digital, Página Colorida de Abertura, 25 pg.) (capítulo 64)
01. Nanatsu no Taizai (capítulo 202)
02. Enen no Shouboutai (capítulo 63)
Fumetsu no Anata e (Página Colorida) (capítulo 09)
6cm no Kizuna (Pré-Rank, 34 pg.) (capítulo 03)
03. DAYS (capítulo 183)
04. Vector Ball (capítulo 35)
05. Domestic na Kanojo (capítulo 125)
06. Ahiru no Sora (capítulo 540)
8-gatsu Outlaw (Pré-Rank, Página Colorida) (capítulo 04)
07. Kindaichi Shounen no Jikenbo R (*)
08. Yamada-kun to 7-nin no Majo (capítulo 238)
09. Fairy Tail (capítulo 517)
10. Senryuu Shoujo (capítulo 15)
Koisuru Suizoku-man (Capítulo Especial)
11. Fuuka (capítulo 139)
12. Acma:Game (capítulo 188)
13. Hoshino、Me o Tsubutte。 (capítulo 38)
14. Area no Kishi (capítulo 488)
15. Baby Steps (capítulo 489)
16. Real Account (capítulo 99)
17. Tsurezure Children (*)
18. Seitokai Yakuindomo (capítulo 407)
19. Dr. Prisoner (Fim) (capítulo 31)
Hajime no Ippo (Ausente) (pausado no capítulo 1168)

LEGENDA
(*) - Numeração do capítulo não identificada


TOC Weekly Shonen Magazine #08 (2017):
- Capa Física: Sakurai Hinako
- Página Colorida de Abertura: Hajime no Ippo
- Página Colorida: Yamada-kun to 7-nin no Majo (26 pg.)
- One-shot: Gotoubun no Hanayome, por Haruba Negi (42 pg.)


A capa física da vez foi estampada pela cantora e idol Mayu Watanabe, do grupo Stage48. Já a capa digital ficou para o mangá de beisebol Daiya no Ace - Act II, que é um dos pilares da revista e uma das obras mais rentáveis da editora Kodansha atualmente. As outras páginas coloridas ficaram para os novatos 8-gatsu Outlaw e Fumetsu no Anata e

Aliás, falando um pouquinho sobre Fumetsu, o seu primeiro volume passou a ser publicado hoje (17 de janeiro) no Japão. Mais pra frente saberemos como será o desempenho comercial da obra, que é da autora de Koe no Katachi e está contando com um baita marketing da revista, por meio de páginas coloridas, anúncios e com o lançamento aproveitando o boost nos volumes e Koe no Katachi e do sucesso de seu filme animado. Fica a torcida para que todo esse marketing valha a pena e consiga fazer Fumetsu ter um ótimo rendimento nas vendas de volumes.

Koisuru Suizoku-man, apesar de já estar cancelado, curiosamente teve um capítulo publicado nessa edição. Provavelmente foi um capítulo especial pra divulgar o lançamento do novo volume. Suspeito que foi um capítulo especial pra fazer esse tipo de divulgação. O novato 6cm no Kizuna ainda está em seu terceiro capítulo e por enquanto não está sendo ranqueado, só passando a ser ranqueado a partir do capítulo 08. O veterano mangá de boxe Hajime no Ippo, que ainda é um dos mangás com melhores vendas de volumes do plantel todo, ficou ausente nessa edição mas retornará na próxima edição, com direito à página colorida de abertura.

No primeiro lugar ranqueado da edição tivemos um grande retorno: Nanatsu no Taizai. O mangá, um dos pilares da revista, entrou em um breve hiato logo na primeira edição do ano do ano editorial de 2017. Foram quatro edições seguidas sendo lançados capítulos de Nanatsu no Taizai Side Stories (histórias paralelas do mangá em capítulos de quatro páginas cada). E agora está de volta... Não ganhou uma página colorida mas em compensação ficou com uma das posições mais altas da ordem de leitura (e no primeiro lugar dos mangás ranqueados).

Página Colorida de Abertura: Daiya no Ace - Act II

Mas até que a Shonen Magazine conta com um plantel cheio de mangás que tem boas chances de se expandir comercialmente caso recebam um anime futuramente. Um deles é justamente Enen no Shouboutai, segundo lugar entre os mangás ranqueados dessa TOC. O sexto volume da obra vendeu pelo menos 100 mil cópias, uma quantia que não chega a ser fantástica por ora mas que ainda pode se expandir mais, como já foi explicado. E, se por um lado Enen ainda pode ter seu potencial comercial explorado mais pra frente, por outro DAYS já teve seu potencial comercial explorado esse ano com a adaptação para um anime. Esse anime conseguiu um sucesso moderado aparentemente e uma continuação desse anime está confirmada. O mangá de futebol teve um aumento modesto mas positivos nas vendas de volumes. DAYS passou a vender em média 175 mil cópias por volume.

Em quarto lugar está Vector Ball, cujo lançamento do terceiro volume conseguiu ser mais rentável do que os lançamentos do último volume de Acma:Game e Yamada-kun to 7-nin no Majo. Apesar de não se mostrar um mangá com vendas de grande impacto por um lado, por outro o desempenho de Vector Ball é promissor e tem boas chances de se expandir comercialmente lá na frente com uma possível adaptação em anime. Já Domestic na Kanojo, quinto lugar dessa TOC, pode não vir a ganhar um anime devido à sua temática. Porém, comercialmente falando, o mangá tem um desempenho considerado bom (pelo menos 100 mil cópias vendidas por volume). O mangá de Kei Sasuga por ora continua em uma situação tranquila e por ora só será encerrado quando a autora quiser.

No sexto lugar ficou o mangá de basquete Ahiru no Sora, que apesar de ter sofrido uma pequena queda nas vendas considerando os resultados de seu volume mais recente, continua muito seguro na revista. Aliás, já faz muito tempo que Ahiru está merecendo uma adaptação em anime, uma vez que a obra continua popular mesmo após pouco mais de uma década de publicação. Acredita-se que o motivo de Ahiru ainda não ter ganhado anime tenha sido por vontade do autor, mas nada foi comprovado até agora. Em sétimo lugar está Kindaichi Shounen no Jikenbo R, que continua em uma situação muito confortável na revista, uma vez que ainda mantém o sucesso alcançado pela franquia de Kindaichi, iniciada em outubro de 1992. Ou seja, no mês de outubro desse ano, a franquia Kindaichi completará 25 anos desde a publicação de seu primeiro capítulo.

Página Colorida de Abertura: Daiya no Ace - Act II

Em oitavo lugar ficou Yamada-kun to 7-nin no Majo, que na próxima edição terá um anúncio importante. Ainda não se sabe sobre o que é esse anúncio, mas considerando que o anime não fez sucesso comercialmente (o que dificulta muito as chances de sair uma segunda temporada), a queda nas vendas dos volumes (o que também complica a permanência da obra a longo prazo) e os acontecimentos dos últimos capítulos o mais provável é que anunciem que a obra está em sua reta final, a poucos capítulos de acabar. Apesar de estar em desgaste, o fim de Yamada-kun aparentemente não dificulta o trânsito da autora Miki Yoshikawa pela revista, visto que Yamada-kun é o segundo mangá que ela consegue emplacar na revista (o anterior foi Yankee-kun to Megane-chan). É possível que em breve Yoshikawa tente lançar seu terceiro mangá na revista.

Na nona posição ficou Fairy Tail. Essa edição é uma das poucas em que Fairy Tail fica muito abaixo dos outros dois pilares (Nanatsu no Taizai e Daiya no Ace - Act II) na ordem de leitura. A verdade é que a situação de Fairy Tail já não é mais tão favorável quanto antes, uma vez que o mangá está sofrendo uma queda nas vendas de seus volumes e em sua popularidade. O 59º volume do mangá de Hiro Mashima vendeu 274.893 cópias em 24 dias de vendas. Não é uma quantia ruim para se manter na revista (ainda é um dos mangás que mais vendem do plantel todo da Weekly Shonen Magazine) mas o mangá já chegou a ter resultados muito melhores nas vendas. Bem, resta a Kodansha seguir procurando mangás com um potencial altíssimo para compensar a recente queda de produção de Fairy Tail.

Em décimo, ou seja, fechando o Top 10 quem aparece é o gag mangá Senryuu Shoujo, que por enquanto vai conseguindo se manter na revista, embora não seja garantido que a obra durará por muito tempo ou mesmo a médio prazo. Mas em comparação com outro gag mangá também lançado sem muito alarde na Shonen Magazine recentemente (Koisuru Suizoku-man), Senryuu Shoujo parece ter chances um pouco maiores de sobreviver. Aliás, falando em Koisuru, esse, como explicado acima, teve um capítulo especial (pelo menos parece ser um capítulo especial) publicado para divulgar o lançamento de seu volume. O interessante é que esse capítulo ficou abaixo de Senryuu Shoujo na ordem de leitura.

Em décimo primeiro está Fuuka, mangá que ganhou anime recentemente. A possibilidade de que o anime consiga dar um boost nas vendas dos volumes do mangá é relativamente boa, embora não seja garantido que o anime faça sucesso, apesar de por enquanto o material adaptado entregue ter sido satisfatório (ao meu ver). Só o tempo dirá se o anime de Fuuka será um sucesso e se o mangá conseguirá se expandir comercialmente. Mas o importante, por ora, é que a editora Kodansha não desperdiçou o potencial comercial do mangá do experiente Kouji Seo.

Página Colorida: Fumetsu no Anata e

O décimo segundo lugar é de Acma:Game, que é atualmente é um dos mangás estáveis que menos vendem volumes, ao lado de Tsurezure Children, Vector Ball e Real Account (Hoshino、Me o Tsubutte。não é tão estável assim). A situação de Acma:Game continua estável por ora e a obra continará sendo publicada com tranquilidade para o autor tomar as decisões que o julgar considerar apropriadas. O fato é que por enquanto Acma:Game está seguro e não corre riscos.

Em décimo terceiro está o "sobrevivente" Hoshino、Me o Tsubutte。. Interessante ver que o mangá não consegue apresentar um nível alto de vendas de volumes, inclusive, diferente da grande maioria das obras publicadas na Weekly Shonen Magazine, as vendas de Hoshino não figuram no Top 50 de vendas de mangás do Ranking Oricon. No entanto a recepção interna de Hoshino é bem positiva, o que faz com que o mangá tenha conseguido durar um pouco mais. No entanto não é garantido que Hoshino esteja seguro. Pode-ser dizer que a obra até tem potencial quanto às críticas, mas não é tão promissora no quesito "expansão comercial". Na verdade, se começarem a surgir novatos com rendimento melhor ou muito bom para a revista Hoshino estará em maus lençóis... Mas ao meu ver, considerando as vendas e a boa recepção, diria que não seria uma má ideia transferir o mangá pra Bessatsu Shonen Magazine, onde pelo menos talvez conseguisse manter vendas razoáveis sem ficar ameaçado (caso o tempo de intervalo entre a publicação dos volumes não cause grande interferência).

Na décima quarta posição, justamente na porta do bottom, está o mangá de Area no Kishi. Pode-se dizer que esse mangá é daqueles que os editores não esperam muito além das boas vendas dos volumes mas cuja boa relação com o autor e o desenhista garante que o mangá siga publicado enquanto os seus responsáveis quiserem. A obra ainda consegue ter um rendimento melhor que alguns mangás que estão sendo atualmente publicadas na revista, tais como Vector Ball, Yamada-kun to 7-nin no Majo, Real Account, Acma:Game, Tsurezure Children e Hoshino、Me o Tsubutte。.

Abrindo o bottom na décima quinta colocação dessa edição, Baby Steps, que completará dez anos de publicação em outubro desse ano, segue com um alto nível de popularidade. Pode-se dizer que o mangá é o mais rentável da revista depois dos três pilares. Aliás, não seria errôneo (ao menos ao meu ver) considerar Baby Steps um dos pilares da revista, visto que a obra continua em um bom nível de rentabilidade por ora. Fora que atualmente a situação do mangá de tênis é mais tranquila que a de Fairy Tail, que está longe de sua melhor forma.

Página Colorida: 8-gatsu Outlaw

Em décimo sexto lugar está Real Account, que completará 100 capítulos na próxima edição mas não ganhará nenhuma página colorida pra comemorar (ao menos aparentemente). O mangá consegue vender pelo menos 35 mil cópias nos primeiros sete dias de lançamento de um novo voluime, quantia que não é espetacular mas é suficiente para satisfazer os editores. Real Account veio transferido da Bessatsu Shonen Magazine em 2015, pois os editores acreditaram que a obra tinha potencial para ter um bom desempenho comercial na Weekly Shonen Magazine, o que de fato aconteceu. E um possível anime pra Real Account poderia aumentar o rendimento comercial da obra. No entanto, isso não garante que o mangá receberá mesmo um anime, é apenas uma suposição pessoal.

Em décimo quem dá as caras é Tsurezure Children, que continua em situação bem estável na revista, apresentando um nível satisfatório de vendas de volumes (pelo menos 30 mil cópias em média em sete dias de vendas). Vale lembrar que Tsurezure não foi lançado originalmente na Weekly Shonen Magazine, mas veio transferido da Bessatsu Shonen Magazine (assim como Real Account), onde começou a ser publicado entre 2012 e 2015. Desde a TOC #20 do ano de 2015 Tsurezure tem sido publicado na principal revista semanal da editora Kodansha. Mas aí pergunto a vocês: qual o motivo da transferência de um mangá bem-sucedido na Bessatsu para a Weekly Shonen Magazine? Potencial. Os editores viram potencial na obra e consideraram que com uma publicação em período semanal mais volumes seriam lançados e maior seria o rendimento da obra na revista.

No décimo oitavo/penúltimo lugar aparece Seitokai Yakuindomo, que já tem um filme animado anunciado para ser lançado nos cinemas em 21 de julho deste ano e continua com um bom desempenho nas vendas de seus volumes (seu 14º volume já vendeu pelo menos 120 mil cópias). Mesmo com quase dez anos de publicação Seitokai ainda se mostra um mangá com um rendimento bastante satisfatório, ainda mais sendo um mangá de comédia curta. Mangás de comédia curta geralmente levam mais tempo para terem volumes lançados, já que para encher um volume são precisos mais capítulos, e muitas vezes acabam não conseguindo ter vendas altas ou não conseguem manter as vendas em alto nível após um longo tempo de publicação (e felizmente esse não é o caso de Seitokai).

E na última posição, não só dos mangás ranqueados, mas da ordem de leitura em si, está Dr. Prisoner. Apesar de ser visto como um novato promissor pelos editores e até ter obtido uma boa recepção inicial (embora não tenha sido nada de fantástico), as vendas dos volumes se revelaram muito aquém do esperado e o mangá está sendo finalizado após 31 capítulos publicados. Pode-se dizer que Dr. Prisoner, quando foi lançado, era uma obra promissora... mas infelizmente seu potencial não se materializou em resultados suficientes para ser mantido. Bem, melhor sorte para o autor na próxima.

Antes de encerrar a matéria, vocês podem conferir abaixo as situações dos mangás do plantel da Weekly Shonen Magazine:


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

- Intocáveis: Daiya no Ace - Act II, Fairy Tail, Nanatsu no Taizai
- Muito Seguros: Ahiru no Sora, Baby Steps, Hajime no Ippo, Kindaichi Shounen no Jikenbo R
Seguros e Estáveis: Acma:Game, Area no Kishi, DAYS, Domestic na Kanojo, Enen no Shouboutai, Fuuka, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Tsurezure Children, Vector Ball, Yamada-kun to 7-nin no Majo (*) 
- Aparentemente Seguro: Senryuu Shoujo
- Em Busca de Estabilização: 6cm no Kizuna, 8-gatsu Outlaw, Fumetsu no Anata e 
- Em Risco de Cancelamento: Hoshino、Me o Tsubutte。
- Cancelado: Dr. Prisoner

LEGENDA
(*) Deve ser encerrado em 2017.


Bem, pessoal, e assim termina a análise da edição #07 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'