terça-feira, 14 de março de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #15 (Ano 2017).


Muitos Vão Cair Fora


Escrito por Diego Felipe.

Adianto a vocês que muitos mangás da Weekly Shonen Sunday que estão no plantel não vão estar mais na revista em 2019. Alguns deles não chegarão nem mesmo a 2018. São muitas as obras que podem ser canceladas ou já tiveram o final anunciado. Só fica a dúvida se isso será sinônimo de levas recheadas de mangás ou se vão estrear mangás aos poucos. Mas é bem possível que vejamos mais estreias em breve, considerando que esse ano só tivemos um lançamento: Maiko-san chi no Makanai-san.

TOC Weekly Shonen Sunday #15 (2017):
Maria Makino & Haruna Ogata (Capa)
Komi-san wa、Komyushou Desu。(Página Colorida de Abertura) (capítulo 62)
01. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 340)
02. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 44)
03. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 45)
04. Kyoukai no Rinne (capítulo 364)
05. Ryoko (capítulo 19)
06. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 65)
07. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 10)
08. Major 2nd (capítulo 88)
09. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。(capítulo 50)
10. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 108)
Hana no Michi (One-shot, 45 pg.)
11. Hatsukoi Zombie (capítulo 68)
12. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 281)
13. Tenshi to Akuto!! (capítulo 107)
14. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 290)
15. Hayate no Gotoku! (capítulo 562)
16. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 38)
17. Zettai Karen Children (capítulo 472)
18. Dagashi Kashi (capítulo 134)
19. Keijo!!!!!!!! (capítulo 171)
20. Denpa Kyoushi (capítulo 244)
21. Dameterasu-sama。(capítulo 18)
22. Oni wo Tadorite Ikuseisou (Último Capítulo) (capítulo 37)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 44)
Detective Conan (Ausente) (pausado no capítulo 989)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)
Saike Mata Shite mo (Em pausa) (pausado no capítulo 72)


TOC Weekly Shonen Sunday #16 (2017):
- Capa, Página Colorida de Abertura: Komi-san wa、Komyushou Desu。
- Página Colorida: Saike Mata Shite mo
- One-shot: Baka to Tensai, por Takeru Atsumi (24 pg.)
- Ausentes: Kyoukai no Rinne e Zettai Karen Children
- Em hiato: Arata Kangatari e Gin no Saji

TOC Weekly Shonen Sunday #18 (2017):
- Fim: Denpa Kyoushi

TOC Weekly Shonen Sunday #20 (2017):
- Fim: Hayate no Gotoku!


A capa da edição foi estampada pelas cantoras de j-pop Maria Makino e Haruna Ogata, de 16 e 18 anos respectivamente. Já a página colorida de abertura (sim, foi uma só) ficou para Komi-san wa、Komyushou Desu。, que continua em alta com os leitores da revista e mantém um bom nível de popularidade, mostrando um bom potencial comercial.

Também tivemos o one-shot Hana to Michi, do novato Nishi Aikawa. Na próxima edição também teremos mais um one-shot... Bom, é torcer para que isso seja sinal de que mais one-shots estão mesmo sendo publicados na revista, já que essa era a "promessa" do novo editor-chefe que mais parecia longe de se concretizar. Vale lembrar que Sunday Hikagaku Kenkyujo sempre fecha a revista e portanto não é ranqueado. Mas é interessante notar que o mangá está perto de completar um ano de publicação. É muito mais do que vosso autor esperava que fosse durar.

Nessa edição o grande pilar Detective Conan esteve ausente mas deve retornar na próxima edição. Vale lembrar que Conan está cada vez mais próximo de chegar à marca de 1000 capítulos publicados, algo que deve acontecer até o primeiro semestre desse ano no mínimo. E adivinha quem segue em hiato? Isso mesmo. Arata Kangatari e Gin no Saji, que seguem sem previsão de retorno. Isto é, Gin no Saji até pode voltar em breve (ou nem tão em breve assim) mas o retorno de Arata é uma possibilidade que se mostra cada vez mais remota ou complicada. Outro que está sem ter capítulos publicados é Saike Mata Shite mo, que está em pausa... mas esse volta na próxima edição para uma nova parte, com direito a página colorida.

Na primeira posição temos um dos pilares da revista atualmente: Magi ~ The Labyrinth of Magic. Mesmo tendo perdido bastante popularidade e decaindo nas vendas de seus volumes, Magi conseguiu vender pouco mais de 410 mil cópias de seu trigésimo segundo volume, sinal de que as vendas ainda estão em um nível muito elevado para os padrões da Weekly Shonen Sunday. Pena que a Sunday tenha que se preparar para o fim desse mangá, que já está em reta final e deve ser finalizado ainda esse ano.

Já na segunda colocação temos Maou-jou de Oyasumi, gag mangá que aos poucos vai conseguindo chegar a uma média de 50 mil cópias vendidas por volume, um nível de vendas bom para os padrões da Weekly Shonen Sunday e pelo rendimento costumeiro que um mangá de comédia curta costuma apresentar. Caso as vendas continuem a melhorar, além do aumento na média das vendas dos volumes, é possível que as chances de Maou-jou ganhar um anime mais pra frente se tornem notórias, assim como aconteceu com Dagashi Kashi.

No terceiro lugar está Souboutei Kowasu Beshi, que vive uma fase comercialmente promissora: o terceiro volume da obra vendeu quase 100 mil cópias em 40 dias. Não chega a ser uma quantidade extraordinária, mas é ótima para os padrões da Weekly Shonen Sunday, em que a maioria dos mangás novatos dificilmente passa de 70 mil cópias em média vendidas por volume. Mas também é importante notar que, se por um lado as vendas são boas, por outro estão estáveis, não havendo um aumento ou boost no lançamento de novos volumes.

Em quarto lugar tivemos Kyoukai no Rinne. Inclusive, está anunciado para o dia 22 de março uma notícia de um anúncio importante para os fãs da autora de Rinne, Rumiko Takahashi - que, vale lembrar, também é responsável por sucessos como Ranma 1/2, Urusei Yatsura, Maison Ikkoku e InuYasha. Ainda não se sabe do que se trata essa novidade ou se ela tem relação com Kyoukai no Rinne, mas vale ressaltar que junto com esse anúncio também veio a notícia de que Rinne estará ausente por duas semanas, voltando a ser lançado no dia 29 de março. A terceira temporada do anime desse mangá estreia em abril.

Dando um pulo do gato com relação á posição baixa da edição #14, o novato Ryoko aparece na quinta colocação nessa edição #15. As vendas do mangá foram baixas e será difícil para o mangá conseguir permanecer no plantel. Mas é possível que os editores não desistam tão cedo de Ryoko, ainda mais pelo enorme potencial que viram na obra. Isso faz com que Ryoko ainda tenha chances de se firmar. Só o tempo dirá se isso vai acontecer ou não.

Já a sexta colocação é de Amano Megumi wa Suki Darake!, que continua ganhando destaque por parte dos editores e fazendo barulho. Mesmo que as vendas de volumes não sejam sensacionais a média apresentada é satisfatória e garante que Amano Megumi fique seguro por um bom tempo no plantel, sem risco algum de cancelamento. Isso sem falar que o rendimento das vendas de volumes continua melhorando (ainda que aos poucos).

No sétimo lugar quem dá as caras é Maiko-san chi no Makanai-san, que deu uma bela subidinha de posições nessa TOC. Se na edição anterior o novato ficou entre o Top 10 e o bottom, dessa vez Maiko-san ficou mesmo foi no Top 10. Esse novato ainda está na busca por sua estabilização e vai depender das boas vendas de seu primeiro volume para se firmar na Shonen Sunday. Fica a torcida pelo sucesso da única estreia da revista nesse ano editorial de 2017 (sim, vocês já leram isso no primeiro parágrafo da matéria). E em oitavo está o pilar Major 2nd, que continua numa situação extremamente confortável na revista e sendo a principal esperança da Shonen Sunday para expansão comercial nos períodos vindouros.

E, surpreendentemente, vemos nessa edição Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。ficar com um nono lugar. Hiiragi-sama é um mangá com um nível de vendas satisfatório mas que quase nunca (pra não dizer "nunca") recebe páginas coloridas. Mesmo sem receber muito destaque Hiiragi-sama ainda consegue vender bem e melhor, por exemplo, que Hatsukoi Zombie e Tenshi no Akuto!!, que ganham páginas coloridas frequentemente. É possível que essa história de não receber páginas coloridas tenha relação com o cansaço e a idade avançada do autor Hiroyuki Nishimori, que aliás faz pausas eventualmente na publicação de Hiiragi-sama.

Quem fecha o Top 10 dessa edição é Tokiwa Kitareri!!, que além de subir de posições com relação à edição passada, mais uma vez aparece fora do bottom. Dá pra notar que a média de posições de Tokiwa na ordem de leitura melhorou nos últimos meses e o mangá está começando a aparecer menos no bottom. Comercialmente falando o mangá ainda está com um rendimento razoável, que pode se expandir caso a obra ganhe um anime mais pra frente.

Já no décimo primeiro lugar quem marcou território foi Hatsukoi Zombie, que pelo visto tem ficado realtivamente mais para o meio da tabela do que para o Top 10. Tem sido raro ver Zombie aparecendo no Top 10 mas também tem sido raro ver o mangá pintar no bottom. O mangá atualmente está em situação tranquila e não corre riscos de ser cancelado por ora. Mas é melhor que o autor não protele o desenvolvimento do enredo por um tempo muito longo.

Página Colorida de Abertura: Komi-san wa、Komyushou Desu。

Um mangá que parece que brinca de gangorra a julgar por suas posições na ordem de leitura é a obra de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare, que varia entre posições altas, medianas e baixas. Mas o importante mesmo é que as vendas são elevadas para os padrões da Shonen Sunday e o mangá vende em média pelo menos 170 mil cópias por volume, quantidade que, digo pela enésima vez, poderia aumentar se a obra ganhasse um anime. É torcer para que mais para frente os editores não percam a chance de dar um anime para Be Blues!

Outro que varia bastante suas posições é o décimo terceiro lugar da vez: Tenshi no Akuto!!. Embora não tenha vendas elevadas ou seja um mangá muito chamativo seu rendimento é satisfatório o suficiente para que a obra permaneça na revista por um bom tempo. Não está descartada a possibilidade de Tenshi no Akuto!! receber uma adaptação em anime, mas considero tal possibilidade algo remoto ou relativo, visto que não parece ser um mangá capaz de trazer grande retorno financeiro.

Em décimo quarto lugar está Joujuu Senjin!! Mushibugyo, cujo baixo nível de vendas evidencia que o mangá não será mantido por muito tempo. Provavelmente Mushibugyo será finalizado até 2018, inclusive, embora não dê pra saber os acontecimentos dos capítulos recentes apenas observando as raws (a tradução em inglês vai só até o capítulo 57) acredito que o mangá já está perto do fim, uma vez que o autor Hiroshi Fukuda não deve estender o desenvolvimento da obra por muito mais tempo.

E, se Mushibugyo provavelmente não passa de 2018, Hayate no Gotoku! já tem o fim confirmado para a edição #20, restando apenas mais cinco edições para capítulos serem lançados. A obra se despede pela vontade do próprio autor, Kenjiro Hata, que optou por não estendê-la por muito mais tempo (foram quase treze anos de publicação). O fim da Hayate será uma perda relativamente significativa para a Sunday, já que o mangá vendia bem, mesmo tendo sofrido uma queda nessas vendas de volume e em sua popularidade nos últimos anos.

Após ter ganho as páginas coloridas de abertura na edição anterior, vemos Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari ficar apenas do décimo sexto lugar, uma posição que dá a entender que, com o sucesso dos colegas de leva Komi-san e Maou-jou, a manutenção de Aozakura não é uma das prioridades. Não é que Aozakura esteja realmente ameaçado de cancelamento, mas a obra não deve obter o mesmo destaque que alguns outros novatos com melhor rendimento.

Na porta do bottom, na décima sétima colocação, está o veterano Zettai Karen Children, que não é mais tão popular quanto no passado mas ainda apresenta um nível de vendas melhor do que muitos novatos considerados promissores ou estáveis que estão no plantel. Zettai, assim como muitas obras do plantel, dificilmente ficará na revista para além de 2018. Isso não se deve por baixas vendas mas sim por um provável (evidente?) cansaço do autor Takashi Shiina e pelo longuíssimo tempo de publicação.

E pelo visto Dagashi Kashi, assim como Be Blues!, não deve parar de brincar de gangorra tão cedo. O mangá de comédia tem variado muito suas posições. E nessa edição o mangá ficou em décimo oitavo lugar após ter ficado em terceiro lugar na edição anterior. Dagashi Kashi não está correndo risco algum de cancelamento devido ao seu bom nível de vendas, porém os editores diminuíram o destaque que o mangá costumava receber. Em suma, Dagashi está seguro mas deixado mais pra escanteio pelos editores.

Se Dagashi Kashi não tem problemas com vendas de volumes, o mesmo não pode-se dizer de Keijo!!!!!!!!, que mais uma vez aparece no bottom, dessa vez na décima nona posição. O mangá está no limbo do esquecimento e apresenta um nível de vendas apenas razoável para um mangá que já teve seu potencial comercial explorado com o anime que ganhou ano passado. Dificilmente Keijo!!!!!!!! permanecerá na revista por muito tempo, o que não significa que a obra não pode ter um fim natural mas sim que se o autor quiser fechar o mangá da forma como desejar é melhor já ir se preparando ou já estar preparado para o desenvolvimento da reta final.

Na vigésima e penúltima posição entre os mangás ranqueados está Denpa Kyoushi, que será finalizado em três edições. Sim, essa informação está confirmada. O mangá está mesmo à beira de seu fim (natural). Apesar do anime de boa audiência, Denpa vinha sofrendo uma queda de popularidade e perdido destaque nas mãos dos editores. Mesmo assim o autor ao menos vai encerrar a obra antes que o desgaste seja maior. Por ser um autor experiente e querido na Shogakukan, não descarto que até 2018 ele não volte com uma nova obra.

Oni wo Tadorite pode até estar acabando mas a Shonen Sunday já achou (infelizmente) um novato pra cancelar em breve: Dameterasu-sama。, que não conseguiu atrair os leitores e está sendo um fracasso. Não necessariamente um fracasso retumbante mas sim um mangá mal-sucedido que não agradou muito em um plantel em que precisam surgir novatos mais emocionantes e chamativos. Uma pena para o autor Shun Fujiki, que já havia conseguido emplacar mangás de êxito moderado como Hajimete no Aku.

Após 37 capítulos publicados e um bom tempo de manutenção, enfim Oni wo Tadorite Ikuseisou, vigésimo segundo lugar e último entre os ranqueados, se despede da revista. O mangá teve seu último capítulo lançado nessa edição. A obra até obteve uma boa recepção inicial, mas ela foi insuficiente para que fisgasse um bom público e vendesse bem seus primeiros volumes. Com isso esse novato será encerrado. Mas a julgar pela forma como os editores deram liberdade para o autor Shinji Tonaka desenvolver e encerrar a obra, não descarto a possibilidade de vermos o autor retornar à revista com um novo mangá em breve. Vale lembrar que ele já tem experiência e já conseguiu uma serialização a longo prazo no passado.



SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Gin no Saji (**)(****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*), Major 2nd.
Muito Seguros: Be Blues! - Ao ni Nare, Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Keijo!!!!!!!!, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo (**), Tenshi no Akuto!!, Tokiwa Kitareri!!, Zettai Karen Children.
Aparentemente Seguro: Sunday Hikagaku Kenkyujou
Em Busca de Estabilização: Maiko-san chi no Makanai-san
Em Risco de Cancelamento:  Dameterasu-sama。, Ryoko
Em Reta Final: Denpa Kyoushi, Hayate no Gotoku
CANCELADO: Oni wo Tadorite Ikuseisou

Bem, pessoal, assim se encerra mais uma análise de TOC da Weekly Shonen Sunday. Agradeço novamente pelas críticas, considerações e conteúdo apresentado nos comentários.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'