segunda-feira, 26 de junho de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #30 (Ano 2017).


Variando Posições.


escrito por Diego Felipe

Embora seja mais comum vermos variações grandes de posições nas ordens de leitura a cada nova edição na Weekly Shonen Magazine, a Shonen Sunday também tem seus pulos do gato ou pulos do gato reversos. Enquanto isso vemos o promissor Komi-san wa Komyushou Desu seguir em alta na revista, com direito a capa. Sem mais delongas, vamos à análise.

TOC Weekly Shonen Sunday #30 (2017):
01. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (Capa) (capítulo 83)
02. Daiku no Hatou (capítulo 09)
03. Amano Megumi wa Suki Darake (capítulo 79)
04. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 354)
05. Dagashi Kashi (capítulo 147)
06. Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (capítulo 10)
Inseki Shoujo -Meteorgirl- (Pré-Rank, Páginas Coloridas) (capítulo 06)
07. Hatsukoi Zombie (capítulo 82)
08. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 59)
09. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 24)
K・O・I - King of Idol (Pré-Rank) (capítulo 07)
10. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capíutulo 293)
11. Tenshi to Akuto!! (capítulo 121)
12. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 57)
Hatsukoi Boueigun (Capítulo Especial da Sunday Webry)
Obutsu wa Shoudoku desu (Capítulo Especial da Sunday Webry)
13. Tenshou no Quadrable (capítulo 11)
14. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 50)
15. Kyoukai no Rinne (capítulo 375)
16. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 304)
17. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 62)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 08)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 58)
Detective Conan (Ausente até a edição #33) (pausado no capítulo 996)
Major 2nd (Ausente) (pausado no capítulo 99)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Saike Mata Shite Mo (Em hiato) (pausado no capítulo 82)
Zettai Karen Children (Em hiato) (pausado no capítulo 476)

TOC Weekly Shonen Sunday #31 (2017):
- Capa: Magi ~ The Labyrinth of Magic
- Páginas Coloridas: Birdmen, Major 2nd, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (Capítulo Duplo)
- Ausente: Detective Conan (pausado até a edição #33)
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko, Saike Mata Shite Mo, Zettai Karen Children

TOC Weekly Shonen Sunday #32 (2017):
- Capa: Gin no Saji
- Página Colorida: Saike Mata Shite mo

TOC Weekly Shonen Sunday #33 (2017):
- One-shot: Shinobino, por Rokurou Ogaki (autor de The Unlimited - Hyoubu Kyousuke e de Hourousha)

TOC Weekly Shonen Sunday #34 (2017):
- One-shot #1: Senobi no Arisa-chan, por Atsumi Takeru
- One-shot #2: 50kg no Kanojo, por Inoue Koharu
- One-shot #3: Ami-chan wa Warawanai, por Torisu Fumitaka

TOC Weekly Shonen Sunday #35 (2017):
- One-shot: (Nome indefinido), por Adachi Mitsuro (autor de Cross Game, Touch, H2, Katsu!MIX)

A capa da edição foi para Komi-san wa、Komyushou Desu。... mas como o mangá só ganhou uma capa e não recebeu páginas coloridas a obra ainda está sendo ranqueada. Por isso falarei sobre a obra mais abaixo. As duas únicas páginas coloridas da revista dessa semana foram para o novato Inseki Shoujo -Meteorgirl- , atualmente em seu sexto capítulo publicado.

Apesar de ter chegado a seu oitavo capítulo, Youkai Giga sempre fica na penúltima posição da ordem de leitura. Portanto nunca é ranqueado. O mesmo vale para Sunday Hikagaku Kenkyujo: a obra sempre fica na última posição da ordem de leitura e por isso nunca é ranqueada. Já K・O・I - King of Idol, novo mangá de Tamiki Wakaki (autor de The World God Only Knows e Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto), atualmente em seu sétimo capítulo, deve ser ranqueado a partir da próxima edição se não tivermos nenhuma surpresa. De quebra, assim como na edição passada, nessa edição tivemos o lançamento de dois capítulos especiais de mangás da Sunday Webry. Os escolhidos pelos editores desta vez foram Hatsukoi Boueigun e Obutsu wa Shoudoku desu.

Dois pilares estiveram ausentes nessa edição: Detective Conan e Major 2nd. O mangá de beisebol deve retornar já na próxima edição. Já Conan, o grande pilar da revista, só deve ter seu 997º capítulo publicado na edição #33, ou seja, o mangá sofrerá de três edições. Mas se por um lado Conan retorna em três edições, o mesmo não se pode dizer do seguinte quintento: Arata Kangatari (esse talvez nunca mais volte), Gin no Saji (a autora já está planejando o retorno da obra, que pode acontecer entre o fim do ano editorial de 2017 e o início de 2018), Ryoko (outro que acredito que não voltará mais), Saike Mata Shite Mo (que acredito que retornará até setembro) e Zettai Karen Children (com retorno confirmado para a estação de verão japonesa).

Na primeira posição, com direito a capa, está Komi-san wa、Komyushou Desu。 , simplesmente um dos novatos mais promissores da revista. Seu volume mais recente chegou a vender 47 mil cópias em menos de uma semana, quantidade muito boa para os padrões da Sunday. Para se ter uma ideia, Hatsukoi Zombie, obra estável, leva talvez até um mês e meio para alcançar esse nível de vendas. Ainda veremos Komi-san durar na revista por um bom tempo.

Após ter ficado na parte do meio da ordem de leitura na edição passada, Daiku no Hatou, atualmente em seu nono capítulo, foi ranqueado na segunda colocação não apenas entre os mangás ranqueados mas também na ordem de leitura em si. Apesar de ser uma ótima posição na ordem de leitura ainda é muito cedo para se empolgar com Daiku no Hatou, que ainda não está estabilizado. Vale lembrar também que o já cancelado Dameterasu-sama, por exemplo, chegou a ser ranqueado em segundo lugar antes de começar a aparecer no bottom. Fica o desejo de que Daiku no Hatou, que ainda briga por espaço, tenha um destino positivo.

Em terceiro está Amano Megumi wa Suki Darake, um dos mangás com potencial comercial que a revista lançou recentemente. Amano Megumi havia empolgado muito os editores na época de sua transferência da Shonen Sunday Super para a revista principal da editora Shogakukan. O destaque não diminuiu de lá pra cá, mas a obra teve que dividir atenção com outros novatos promissores e/ou estáveis como Komi-san, Souboutei, Aozakura e Maou-jou de Oyasumi, além de alguns novatos que haviam estrelado antes, como Major 2nd e Hatsukoi Zombie. Mas o nível de vendas e a manutenção da boa recepção garante a Amano Megumi uma situação muito confortável.

Página Colorida: Inseki Shoujo -Meteorgirl- 

A quarta colocação ficou com o pilar Magi ~ The Labyrinth of Magic, que está muito perto do fim. Inclusive, vale lembrar que Magi receberá a capa da próxima edição... Como não receberá páginas coloridas, o mangá de Shinobu Ohtaka continuará sendo ranqueado mesmo assim. E se na edição passada Dagashi Kashi abriu o bottom, desta vez o gag mangá fecha o grupo dos cinco primeiros melhores ranqueados e fica também com o quinto lugar da ordem de leitura. Dagashi Kashi segue em situação tranquila, sem correr nenhum risco.

O gag mangá Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, atualmente em seu décimo capítulo, ficou com a sexta posição. A obra que mistura faroeste com comédia romântica (pelo menos isso é o que a premissa sugere) parece ter empolgado os editores, pelo menos mais do que Tenshou no Quadrable. Aliás, eu diria que Hoankan Evans, na pior das hipóteses, tem (ao menos por ora) mais chances de se estabilizar do que Quadrable. Mas se isso realmente vai acontecer, só o tempo dirá.

E eis que no sétimo lugar vemos Hatsukoi Zombie, dando um pulo do gato após ter aparecido no bottom na edição passada. Entrando em um arco que pode ser significativo para o desenvolvimento da obra, era de se esperar que Zombie ao menos conseguisse uma posição mais alta na ordem de leitura após ficar numa posição baixa. O mangá, como já expliquei anteriormente por diversas vezes, tem um nível apenas satisfatório de vendas de volumes, mas sua recepção interna e a relação do autor com o grupo editorial são muito boas, o que garante a permanência desta comédia romântica.

Outra obra que volta a pegar uma posição mais elevada após ter aparecido no bottom é Souboutei Kowasu Beshi, que volta a dar as caras no Top 10, na oitava posição. A aparição de Souboutei entre as últimas posições da ordem de leitura foi realmente atípica, surpreendente. Mas isso não deve se repetir com grande frequência, visto que o mangá de Kazuhiro Fujita (mesmo autor de Ushio to Tora) é um dos poucos novatos lançados recentemente a superar a marca de 100 mil cópias em média vendidas por volume. Quem ficou com o nono lugar é Maiko-san chi no Makanai-san. Ao que parece a obra é daquelas que não apresenta um desempenho muito elevado nas vendas de volumes mas consegue apresentar um nível razoável o bastante para buscar a estabilização e permanecer na revista por um bom tempo. Vamos ver se o tempo confirmará esta hipótese.

Ausente na edição passada, Be Blues! ~ Ao ni Nare volta à revista para fechar o Top 10 da vez. O mangá de futebol segue em alta na revista e recebe destaque dos editores na época do lançamento de novos volumes. A obra já está muito próxima da marca de trezentos capítulos, feito impressionante a ser alcançado e que também evidencia que a frente de capítulos do mangá já é muito longa se houver planos para uma adaptação em anime ou para alguma scan em inglês dar continuidade ao projeto.

Outra vez acima do bottom mas abaixo do Top 10, Tenshi to Akuto!! ficou com a décima primeira colocação. O mangá, como explicado, tem um nível razoável de vendas e continua sendo mantido na revista, embora os editores estejam dando um destaque mais contido ao mangá, talvez por não acreditarem mais tanto assim no potencial comercial que a obra possui. Para todos os efeitos ao menos por ora Tenshi consegue se manter estável.

Página Colorida: Inseki Shoujo -Meteorgirl- 

E se na edição anterior Maou-jou de Oyasumi apareceu no terceiro lugar entre os ranqueados (quinta posição na ordem de leitura), dessa vez o gag mangá da princesa dorminhoca deu as caras na porta do bottom, com o décimo segundo lugar. Porém, acredito que se trate apenas de uma posição passageira e que na próxima edição a obra pegue uma posição mais alta (quem sabe até não dá o pulo do gato e fica entre os primeiros?). A verdade é que o nível de vendas da obra é superior a 40 mil cópias em média por cada volume lançado, um nível de rendimento bem satisfatório para os padrões da revista e que garante Maou-jou numa situação bastante confortável no plantel.

Parece que um dos novatos já está começando mal a trajetória de busca pela permanência na revista: Tenshou no Quadrable abriu o bottom desta vez, na décima terceira colocação. É verdade que é bem cedo para dizer se Quadrable correrá riscos de cancelamento ou se é apenas uma posição baixa passageira, mas se o mangá começar a aparecer demais no bottom já temos um possível alvo para cancelamento para ser substituído nas próximas levas.

Depois de ter ganho as páginas coloridas de abertura na edição passada, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari volta a ser ranqueado e aparece justamente na zona do bottom, justamente no lançamento de seu quinquagésimo capítulo. O mangá não chega a obter um rendimento de nível elevado, mas ao menos consegue alcançar um rendimento satisfatório para se manter na revista e até ganhar páginas coloridas eventualmente.

A décima quinta colocação ficou para o veterano Kyoukai no Rinne, que já tem oito anos de publicação. Rinne ainda se encontra em uma situação estável, embora mais pelo sucesso de audiência de seu anime do que necessariamente pelas vendas do mangá, que são muito baixas pelo menos se comparadas a outras obras bem-sucedidas da autora Rumiko Takahashi. Para todos os efeitos Rinne, embora não seja exatamente um dos mangás que mais se destacam na revista atualmente, também não é dos que está no limbo do esquecimento ou com riscos de cancelamento, como ocorre com Joujuu Senjin!! Mushibugyo.

E, falando em Joujuu Senjin!! Mushibugyo, cada vez mais desgastado na revista, o mangá ficou na décima sexta posição. Apesar de ter superado recentemente a incrível marca de trezentos capítulos lançados, a situação do mangá está bem desgastada e não está descartada a possibilidade do encerramento da obra em não muito tempo. Mushibugyo até contou durante muito tempo com o apoio dos editores, ganhando páginas coloridas mesmo em seus tempos de decadência, mas não creio que esse apoio permanecerá por tanto tempo.

Ocupando o décimo sétimo e último lugar entre as obras ranqueadas e ficando acima apenas de Youkai Giga e Sunday Hikagaku Kenkyujo na ordem de leitura,  Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。volta a ficar no fundo do bottom. Hiiragi-sama até consegue apresentar um bom nível de vendas para os padrões da revista (40 mil cópias em média por volume), mas pelo visto o rendimento da obra não está acompanhado com destaque.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilar: Major 2nd.
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Zettai Karen Children (****).
Aparentemente Seguros: Saike Mata Shite mo (**), Sunday Hikagaku Kenkyujou, Tenshi to Akuto!!
Em Busca de Estabilização: Daiku no Hatou, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Inseki Shoujo -Meteorgirl-, K・O・I - King of Idol, Tenshou no Quadrable, Youkai Giga
Aparentemente Seguro: Maiko-san chi no Makanai-san (**)
Em Grande Risco de Cancelamento:  Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Ryoko (**) (****)
Em Reta Final: Gin no Saji (****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*)


Bem, pessoal, e assim dou um fim na análise da edição #30 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima análise, meu povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'