sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #45 (Ano 2017).


Kawaiiiii

Agora sério: que porra é essa? 

TOC Weekly Shōnen Jump #45 (07/10/2017)
Tomatoypoo no Lycopene (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Ohishi Kouji)
01 - Haikyuu!! c273
02 - One Piece c881
Dr. Stone c30 (Página Colorida)
03 - Black Clover c128
04 - Boku no Hero Academia c155
Hinomaru Zumou c164 (23 Paginas e Página Colorida)
05 - Kimetsu no Yaiba c81
06 - Shokugeki no Soma c234
Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c34 (Página Colorida)
07 - Yakusoku no Neverland c58
08 - Yuragi-sou no Yuuna-san c82
09 - Saiki Kusuo no Sainan c262
10 - Gintama c654
11 - Spring Weapon no. 1 c47
12 - Robot x Laserbeam c34
13 - Shudan c17
14 - Cross Account c14
15 - Harapeko no Marie c31
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo c257
Ausentes: Hunter x Hunter c371 (Hiato) e World Trigger c165 (Hiato)

Prévia da Weekly Shōnen Jump #46 (16/10/2017)

Capa e Página Colorida de Abertura: Saiki Kusuo no Sainan (Publicidade do Live-Action)
Página Colorida: Tomatoypoo no Lycopene, Isobe Isobee Monogatari e Boruto

Anuncio Importante: Isobe Isobee Monogatari 
Páginas Extras: Shudan (23p)
Ausente: One Piece


Prévia da Shonen Jump #47:
Capa e Página Colorida de Abertura: Fulldrive (Nova Série de Ono Genki)

Prévia da Shonen Jump #48:

Capa e Página Colorida de Abertura: Golem Hearts (Nova Série de Ohsuga Gen)

Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos a estreia de uma nova série intitulada de Tomatoypoo no Lycopen, de um autor que já acostumado a criar séries do gênero. Sendo sinceros muitos devem estranhar uma série do gênero estreando na revista, contudo, se olharmos o passado da WSJ, percebemos que séries para o público infantil sempre estiveram na revista, e muitas delas conseguirem alcançar um grande sucesso. Se o One Shot foi realmente bem recepcionado, acredito que Tomatoypoo pode ser uma boa aposta que acaba dando certo. Ao menos o autor é experiente e tem capacidade de entregar um material diferente e agradável. Sendo sincero estou curioso para lê-lo. 

Também tivemos página colorida para para Dr.Stone, Hinomaru e Boku-tachi nessa edição. Além disso descobrimos que Fulldrive, nova série que estreará na edição #47, muito provavelmente será um mangá de ping pong, que é um esporte que à muito tempo os editores estão tentando emplacar na revista. A última tentativa foi com Ageha, que unia o esporte com uma boa quantidade de ecchi, e mesmo me agradando inicialmente, devo assumir que não conseguia passar muita emoção nas partidas, o que é MUITO importante nos mangás do gênero. E justamente por causa desse defeito a série acabou sendo cancelada. 

Em primeiro lugar tivemos Haikyuu!!, que após várias semanas variando em posições, inclusive pegando posições realmente baixas, deu um grandíssimo pulo do gato, e voltou a ficar em primeiro. Provavelmente os editores acreditavam que este capítulo deve ter sido muito impactante (inclusive levando em conta as páginas coloridas pode significar que estão gostando da sequência de capítulos), contudo, não acredito que a série restará entre os primeiros por muito tempo, em breve deve retornar as zonas intermediárias. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que na próxima semana retornará a ter sua pausa tradicional. Como descobrimos algumas semanas atrás, Oda precisa viajar ao redor do mundo para "relaxar". Próxima semana aposto que irá visitar a Africa do Sul, assim indo para um continente totalmente novo (para Oda). Bem que Oda poderia criar um instagram para assim postar cada uma das suas viagens. 

Em terceiro lugar tivemos a série que está nos holofotes, Black Clover. Ainda não assisti o primeiro episódio, porém pretendo assistir muito em breve para publicar minhas primeiras impressões (devo publica-la entre domingo e segunda - já que serão dois dias que estarei em casa). O novo volume que foi lançado essa semana não deve receber o boost do anime nesta semana - provavelmente recebeu um pequeno boost por causa do hype do anime, mas não é relacionado a qualidade do primeiro capítulo -, mas a partir da próxima semana podemos começar a ver se teve uma melhora nas vendas da série, principalmente analisando as vendas dos três primeiros volumes (um dia após já teve um pequeno boost, mas é melhor esperar a próxima semana). Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que após muitas semanas entre na zona intermediária finalmente retornou entre os primeiros colocados. Talvez estava na hora de dar uma posição melhor para a série, que recebeu por muitas semanas consecutivas colocações baixas.

Em quinto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que entre os novatos foi aquele mais bem classificado (Black Clover não é mais novato). Essa TOC ficou muito parecida com a política antiga, e talvez tenha sido por causa da combinação de dois fatores: o primeiro é que Dr.Stone recebeu página colorida, por isso não aparece no Ranking, mas se repararmos na ordem de leitura continua em uma colocação muito alta. O segundo motivo é a estreia de uma nova série: os leitores devem pensar somente nesse novato nesta edição e não nos demais. Por isso, é melhor realçar ao máximo Tomatoypoo no Lycopene (dando capa e página colorida de abertura, como fazem com todas as estreias), e os demais novatos serem colocados em colocações mais "escondidas" ou melhor na zona intermediária. Também pode ter outros fatores que não sabemos (e provavelmente tem), mas esses são os mais visíveis para nós mortais. Em sexto lugar tivemos Shokugeki no Souma que essa semana recebeu uma colocação mais baixa, para poderem dar destaque a outras séries.

Em sétimo lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que também recebeu uma colocação baixa pelo mesmo motivo de Shokugeki no Souma: para poderem dar destaque a outras séries. Em no máximo duas edições veremos a série retornando as cinco primeiras colocações, mesmo com novas séries estreando - no máximo dão uma página colorida e classificam em uma colocação bem alta, como fizeram com Dr.Stone -. Yakusoku no Neverland é o novato que os editores estão mais apostando e isto não deve mudar até o seu aniversário de dois anos. Em oitavo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que vi alguns comentários na TOC passada sobre as vendas da série, muitos tendo uma visão erronea (contudo natural levando em consideração as notícias recentes), por isso vou deixar bem claro: a série ainda vende mais que Kimetsu no Yaiba. O seu irmão de leva pode estar aumentando de vendas, volume após volume, e Yuragi-Sou realmente está tendo algumas dificuldades em manter sua popularidade, contudo, mesmo com essas problemáticas ao redor da série, ela continua vendendo mais que Kimetsu no Yaiba. 

Em nono lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que receberá capa e página colorida de abertura na próxima semana: eu estava cogitando o motivo pelo qual teria este buraco, e eu tinha esquecido o motivo óbvio: dar a capa de ANIVERSÁRIO e ao mesmo tempo de publicidade pelo lançamento do seu filme a PSI Kusuo Saiki. Raramente um filme aumento as vendas da série, mas como os japoneses adoram comédia exageradas com vários elementos non-sense, eu acredito que PSI pode acabar tendo um ganho de popularidade com esse filme. Em décimo lugar tivemos Gintama que mesmo lançando uma nova temporada do anime parece que não vai receber publicidade por parte da revista: talvez por ser a sexta temporada eles não vêem muita vantagem em dar uma grande divulgação. Provavelmente vão utilizar as páginas de publicidade para divulgar a série.

Em décimo primeiro lugar tivemos Spring Weapon Number One que pode ter recebido um grande inimigo - se realmente SWN1 agrada mais o público infantil da revista, a nova série Tomatoypoo pode acabar roubando um pouco do público (mesmo que sabemos que é perfeitamente possível duas séries do mesmo gênero sobreviver na revista). Além disso a série tem uma possibilidade baixa de continuar sobrevivendo, se levarmos em consideração que leva de Fevereiro (que deve ser a próxima) normalmente tem muitos mangás estreando (esse ano tiveram seis, mas é normal ter quatro estreias), e que estão com poucos mangás para serem cancelado: Spring tem tudo para rodar. Em décimo segundo lugar tivemos Robot x Laserbeam que está voltando as suas posições baixas e intermediárias. Esse é o "natural" da série, e os editores só vão dar destaque quando acharem necessário - não é daqueles mangás como Dr.Stone e Yakusoku no Neverland que o raro é não estar em destaque - A posição baixa não representa nenhum risco de cancelamento.

Em décimo terceiro lugar tivemos Shuudan! que na próxima semana receberá página extra que provavelmente significa que os editores estão acelerando o mangá para ser encerrado já na próxima edição ou em no máximo duas edições. Infelizmente a série não conseguirá sobreviver na revista, e espero ver o autor retornando. Em décimo quarto lugar tivemos outra série que deve ser cancelada, mas em um milagre (decisão de ultima hora dos editores) pode ser transferida para Jump Plus, pois seu primeiro volume não vendeu tão mal assim, inclusive superou as vendas de Harapeko no Marie. É o suficiente para considerarmos um sucesso? Não, mas para uma série que SEMPRE esteve entre os últimos colocados e não tem autor veterano é um bom resultado. Em último lugar tivemos Harapeko no Marie que também será cancelado nessa leva.

Por fim eu gostaria de comentar sobre Isobe Isobee Monogatari, a série que sempre é classificada entre os últimos, e na próxima semana receberá página colorida (o que não é nada de novo) e um anúncio importante. Esse anúncio realmente me deixou preocupado, será uma segunda temporada do anime? Um anúncio de um Live-Action (que esse sim seria GENIAL)? Ou é uma notícia ruim, no caso que a série será transferida para a plataforma online? Essa última opção é válida, mesmo sendo muito, mas muito raro os editores fazerem um anúncio importante para tal. O que faz dessa opção válida é justamente a queda de vendas que Isobe vem tendo, se elas não estiverem migrando para a digital, podemos chegar a conclusão que a popularidade da série vem caindo, edição após edição, e talvez chegou ao ponto dos editores não acharem a série mais viável. Contudo, olhando o histórico de anúncios importantes, é bem provável que seja uma boa notícia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'