quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #43 (Ano 2017).


Quem Não Tem Novato Promissor Caça com Veterano


escrito por Diego Felipe


É, se está difícil emplacar um mangá novato, o jeito é apelar pra um mangá que já deu certo em outra revista. É isso que a Shonen Magazine está fazendocom Kishuku Gakkou no Juliet, que achou seu lugar ao sol na Bessatsu Shonen Magazine e agora está transferido para a Weekly Shonen Magazine. Bem, sem maiores delongas, eis a análise.

TOC Weekly Shonen Magazine #43 (2017):
Kishuku Gakkou no Juliet (Mangá Transferido da revista Bessatsu Shonen Magazine, Páginas Coloridas de Abertura, 55 páginas) (capítulo 26)* 
01. Baby Steps (capítulo 450)
02. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 11)
03. Tsurezure Children (capítulo 159)
Gotobun no Hanayome (Pré-Rank, Página Colorida) (capítulo 07)
04. DAYS (capítulo 217)
05. Tokyo Manji Revengers (capítulo 31)
Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (Pré-Rank) (capítulo 04)
Seishun Soukanzu (Pré-Rank) (capítulo 04)
06. Daiya no Ace - Act II (capítulo 95)
07. Domestic na Kanojo (capítulo 158)
08. Hoshino, Me wo Tsubutte (capítulo 69)
09. Nanatsu no Taizai (capítulo 226)
10. Fumetsu no Anata e (capítulo 40)
Sekai ka Kanojo ka Erabenai (Capítulo Especial, mangá da revista Bessatsu Shonen Magazine)
11. Runway de Waratte (capítulo 17)
12. Fuuka (capítulo 173)
13. Tsue Petit Mahou Tsukai♀ no Bouken no Sho (capítulo 20 e 21)
14. En En no Shouboutai (capítulo 97)
15. Senryuu Shoujo (capítulo 51)
16. Real Account (capítulo 133)
17. Seitokai Yakuindomo (capítulo 441)
18. World End Crusaders (capítulo 15)
19. Kessen no Kuon (capítulo 08)
Hajime no Ippo (Ausente) (pausado no capítulo 1193)
Kindaichi Shonen no Jikenbo R (Ausente) (?)
Ahiru no Sora (Em hiato) (pausado no capítulo 561)

TOC Weekly Shonen Magazine #44 (2017):
- Páginas Coloridas de Abertura: En En no Shouboutai
- Página Colorida: UQ Holder (Capítulo Especial)
- Ausente: Domestic na Kanojo
- Em Hiato: Ahiru no Sora

A capa digital e as páginas coloridas de abertura foram para Kishuku Gakkou no Juliet. O mangá está estreando na Weekly Shonen Magazine... mas não é nenhum novato. O mangá já teve 25 capítulos publicados anteriormente na Bessatsu Shonen Magazine. Os editores ficaram tão empolgados com o rendimento que decidiram transferir a obra de uma revista mensal para a revista semanal mais importante da Kodansha atualmente. Um acerto a meu ver, já que está difícil emplacar mangás novatos. Vale lembrar que, como Kishuku é uma obra transferida e que já teve muitos capítulos lançados, já ranquearei o mangá a partir da próxima edição.

A outra página colorida foi para o novato Gotobun no Hanayome, que passará a ser ranqueado a partir da próxima edição, com o lançamento de seu oitavo capítulo. Os novatos Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai e Seishun Soukanzu ainda estão no quarto capítulo (cada obra), em fase de pré-ranqueamento. Os dois mangás só passarão a ser ranqueados a partir do oitavo capítulo. Nessa edição também saiu um capítulo especial de Sekai ka Kanojo ka Erabenai, obra publicada na Bessatsu Shonen Magazine e que já é traduzida para o português.

Embora não seja possível conferir as posições de Hajime no Ippo nos índices das edições em que saem capítulos (o mangá não é lançado nas edições digitais da Weekly Shonen Magazine), a notificação consta que ele ficou ausente nessa edição, mesmo nas edições físicas. Quem também esteve ausente foi Kindaichi Shonen no Jikenbo R, obra com rendimento muito bom para a revista e que costuma ter ausências ou entrar em hiatos com relativa frequência. Tanto Kindaichi quanto Hajime no Ippo seguem tranquilamente no plantel. O veteano mangá de basquete Ahiru no Sora seguem em hiato, sem previsão de retorno devido aos problemas de saúde de seu autor.

No lançamento de seu 450º capítulo, eis que Baby Steps sai do bottom para ficar no primeiro lugar entre as obras ranqueadas. Baby Steps pode até não ser mais uma obra passível a maior exploração comercial, mas os editores parecem continuar satisfeitos com o desempenho que o mangá vem apresentando. Em segundo temos Kanojo, Okarishimasu, que recentemente passou a ser traduzido para a língua portuguesa pela Scan Mangá Host. A obra por enquanto vai conseguindo posições estáveis, mas é preciso esperar por mais tempo para ver se o mangá se segura na revista.

A terceira colocação foi para Tsurezure Children, que continua em situação estável na revista, embora não tenha sofrido nenhum aumento notório de rendimento após a exibição de seu anime. Mas acho que isso já era esperado mesmo por parte dos editores. Na quarta posição quem deu as caras foi o mangá de futebol DAYS, que continua apresentando um rendimento satisfatório. Há um bom tempo foi anunciado que seu anime receberia uma continuação, porém até agora não surgiram maiores novidades. Para todos os efeitos, DAYS continua em segurança, mesmo a longo prazo.

O novato Tokyo Manji Revengers ficou em quinto lugar. A obra vai sendo mantida, porém seu nível de vendas de volumes ainda não impressiona. É torcer para que a obra melhore seu rendimento, senão, com o tempo, será cancelada. Quem não corre riscos de cancelamento, de forma alguma, é o pilar Daiya no Ace - Act II, que ficou na sexta colocação. Daiya tem uma média de vendas de 300 mil cópias em média vendidas por volume, algo muito impressionante se levarmos em conta que na revista poucas obras conseguem passar da marca de 150 mil cópias vendidas por volume em média.

A sétima posição é de Domestic na Kanojo, que continua com seu rendimento satisfatório e sem riscos de cancelamento. DomeKano continua fazendo um sucesso moderado que garante a obra por um bom tempo de publicação se essa for a vontade da autora Kei Sasuga. Já na oitava colocação está Hoshino, Me wo Tsubutte, que continua numa situação estável na revista. O mangá não tem um nível elevado de vendas (55 mil cópias em média vendidas por volume) mas possui uma aceitação interna considerável, além do respaldo do grupo editorial.

O nono lugar foi para o pilar Nanatsu no Taizai que continua numa situação bastante tranquila no plantel e deve permanecer assim até o fim da obra, que aliás já está em seu arco final (que por sua vez deve levar um bom tempo para ser desenvolvida). A décima posição foi para Fumetsu no Anata e, que mais uma vez fica no meio de tabela. Fumetsu conseguiu se estabilizar e apresenta vendas satisfatórias, além de manter uma boa aceitação interna. Mas confesso que esperava um rendimento comercial melhor dessa obra cuja autora é a mesma de Koe no Katachi.

O décimo primeiro lugar foi para o novato Runway de Waratte, que pega uma posição medíocre na ordem de leitura após ter recebido a capa digital e a página colorida de abertura da edição anterior. Runway ainda está na briga por sua estabilização e só o tempo dirá se conseguirá se firmar. Já na décima segunda posição está Fuuka, que segue com estabilidade no plantel, mas já não é vista como uma obra com rentabilidade notável. Resumindo: Fuuka está no limbo do esquecimento e de lá não deve sair até que o último capítulo seja lançado.

A décima terceira posição ficou para o novato Tsue Petit Mahou Tsukai♀ no Bouken no Sho, que ainda briga por espaço no plantel. A obra vai se mantendo por enquanto, mas sua estabilização não será nada fácil, ainda mais com a dificuldade para os novatos se estabilizarem na line-up e com a chegada do "veterano" (e bem-sucedido) Kishuku Gakkou no Juliet. Na porta do bottom, em décimo quarto lugar, está En En no Shouboutai, que está cada vez mais perto  da marca de cem capítulos publicados. En En consegue apresentar um nível de vendas de volumes próximo a 100 mil cópias por volume, algo muito bom para os padrões da revista e para a própria obra, que é atualmente uma das que tem mais chances de receber uma adaptação em anime.

Quem abre o bottom dessa vez é Senryuu Shoujo, que fica na décima quinta colocação.  A obra por enquanto vai se mantendo na revista, mas sua estabilidade não está garantida mesmo a médio prazo. Isso dependerá do ponto de vista dos editores, que vão levar em conta se a obra tem um rendimento satisfatório para ser mantida e se o cancelamento não é uma melhor opção. E vale lembrar que as vendas do primeiro volume não foram nada impressionantes.

A décima sexta posição ficou para Real Account, que ainda mantém um rendimento estável no plantel, mas raramente recebe destaque por parte dos editores. A obra não ganha páginas coloridas desde a edição #27. As vendas de volumes, vale lembrar, continuam satisfatórias. O décimo sétimo lugar ficou para o veterano gag mangá Seitokai Yakuindomo, que continua seguro na revista com um rendimento muito bom e tendo um rendimento que satisfaz o grupo editorial. Nada mal para uma obra com uma década completa de publicação.

Na décima oitava e na décima nona colocações ficaram os novatos World End Crusaders e Kessen no Kuon, respectivamente. Se já não é surpresa para muitos o cancelamento iminente de World End Crusaders, Kessen no Kuon decepcionou na edição em que foi ranqueado pela primeira vez. A obra simplesmente fechou a revista. A situação desses dois mangás não é nada otimista e é questão de tempo para que ambos sejam cancelados.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros e Estáveis: Ahiru no Sora (Em hiato), Baby Steps, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kindaichi Shounen no Jikenbo R, Kishuku Gakkou no Juliet, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Tsurezure Children
Aparentemente Seguros: Senryuu Shoujo, Tokyo Manji Revengers
Em Busca de Estabilização: Gotobun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Kessen no Kuon,  Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Runway de Waratte, Seishun Soukanzu, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho
Em Risco de Cancelamento: Kessen no Kuon, World End Crusaders


LEMBRETE

Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como ultimamente as raws acessíveis ao público ocidental foram as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação.

MAS... Dessa vez parece que foi possível ao menos descobrir que Hajime estava ausente. Espero que mais pra frente seja possível ver novamente as posições de Hajime nas ordens de leitura das edições.


Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #43 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'