domingo, 15 de outubro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #46 (Ano 2017).


O Fim de Magi


escrito por Diego Felipe

Senhoras e senhoras, essa é provavelmente uma das edições mais marcantes de 2017 (senão a mais marcante, vai do ponto de vista do leitor). O bem-sucedido mangá Magi ~ The Labyrinth of Magic chega ao fim. O pilar de longa data alcança sua conclusão nessa edição #46. Bem, vamos à análise.

TOC Weekly Shonen Sunday #46 (2017):
Magi ~ The Labyrinth of Magic (Capa, Página Colorida de Abertura, Capítulo Final) (capítulo 369)
01. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 94)
02. Shinobino (Paginas Extras) (capítulo 13)
03. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulos 103 e 104)
04. Dagashi Kashi (capítulo 162)
05. Hatsukoi Zombie (capítulo 97)
06. Major 2nd (capítulo 113)
Tenshi to Akuto!! (Página Colorida) (capítulo 136)
07. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 63)
08. Kyoukai no RINNE (capítulo 389)
09. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 26)
10. K・O・I - King of Idol (capítulo 21)
11. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 72)
Saike Mata Shite mo (Páginas Coloridas, Retorno) (capítulo 93)
12. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 307)
13. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 74)
14. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 39)
15. Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。(capítulo 74)
16. Zettai Karen Children (capítulo 483)
17. Daiku no Hatou (capítulo 24)
18. Tenshou no Quadrable (capítulo 26)
19. Inseki Shoujo - Meteor Girl (capítulo 21)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 32)
Nekottake! (Capitulo Especial da revista Shonen Sunday Super)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1006)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)

TOC Weekly Shonen Sunday #47 (2017):
Capa, Página Colorida de AberturaMajor 2nd (Anúncio Importante)
Página Colorida: Shinobino, Maou-jou de Oyasumi, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai
Ausente: K・O・I - King of Idol
- Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #48 (2017):
Capa: Komi-san wa、Komyushou Desu。
Página Colorida de AberturaShinobino
Página Colorida: Maou-jou de Oyasumi
Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko


É, colegas... chegou o último capítulo de Magi ~ The Labyrinth of Magic. A obra, lançada em 03 de junho de 2009, fez bastante sucesso desde seu lançamento, o que lhe rendeu oito anos de publicação, além de duas temporadas de anime, cinco OVAs e um spin-off muito bem sucedido (Sinbad no Bokuen), que alías também ganhou uma adaptação em anime (de 13 episódios).

O arco final de Magi foi anunciado ainda no fim do ano editorial de 2016 e foi se desenvolvendo desde então. Apesar da queda nas vendas de volumes nos últimos anos, Magi ainda era/é uma obra bastante rentável comercialmente e fará muito falta ao plantel. Fica o desejo de sorte à autora Shinobu Ohtaka em seus próximos projetos. As demais páginas coloridas foram para Tenshi to Akuto!!, que segue em situação estável na line-up, e para Saike Mata Shite mo, que retorna após uma breve pausa entre as edições #43 e #45.

A penúltima posição da ordem de leitura sempre é ocupada por Youkai Giga, que nunca é ranqueado. Aliás, serei franco: parece que eu estava desatualizado com a numeração de capítulos de Youkai Giga. Lamento por isso e passarei a numeração atual. O último lugar da ordem de leitura, outrora ocupado pelo recém-finalizado Sunday Hikagaku Kenkyujo, ficou para o capítulo especial de Nekottake!, mangá publicado na Shonen Sunday Super.

Página Colorida de Abertura: Magi ~ The Labyrinth of Magic

Parece que o grande pilar Detective Conan deve ficar um bom tempo sem ter capítulos lançados (vou considerar isso um hiato). Mas acredito que esse hiato será curtinho. Dificilmente Conan não ganhará a capa da primeira edição do ano editorial de 2018 (que sai em dezembro de 2017 devido à organização editorial). Outros três mangás estão em hiato e dois deles não tem nenhuma previsão de retorno: Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko. Estipulo que apenas Gin no Saji deve realmente voltar em determinado momento do ano que vem. Arata e Ryoko provavelmente não voltarão a ter capítulos lançados nunca mais.

Como tem sido frequente ultimamente, Amano Megumi wa Suki Darake! mais uma vez é ranqueado na primeira posição. Se nas edições anteriores Amano Megumi estava mais pra escanteio, ultimamente os editores o deixaram mais em evidência. Nem falo só dos ranqueamentos elevados mas também das páginas coloridas da edição anterior. A segunda colocação foi para Shinobino, que receberá bastante destaque nas próximas edições, quando ganhará duas páginas coloridas nas TOCs #47 e #48. Nessa edição o mangá já recebeu páginas extras e uma posição elevada na ordem de leitura. É, os editores farão de tudo para emplacar esse novato, cuja recepção inicial se mostrou positiva.

Uma das obras mais promissoras da revista, Komi-san wa、Komyushou Desu。continua em situação confortável na line-up. Komi-san continua em alta com os leitores e voltará enfim a receber um pouco mais destaque. Segundo as prévias, Komi-san ganhará a capa da edição #48... como receberá "apenas" a capa, o mangá ainda será ranqueado nessa edição. A quarta posição ficou para Dagashi Kashi, que apenas aguarda pela segunda temporada de seu anime em 2018. Dagashi Kashi tem um nível muito bom de vendas para um gag mangá (200 mil cópias em média por volume, em um mês de vendas).

Página Colorida: Tenshi to Akuto!!

O quinto lugar foi para Hatsukoi Zombie, que vem sendo ranqueado em posições altas desde o desenrolar segundo semestre de 2017. Zombie conta com uma ótima recepção interna e se mantém mesmo com um nível de vendas razoável. Em sexto está o pilar Major 2nd, que segue em alta na revista. É bem verdade que o mangá não recebe páginas coloridas ou capas com tanta frequência quanto recebia antes... mas isso não preocupa. Afinal o mangá atrai leitores facilmente. A propósito, na próxima edição Major 2nd ganhará a capa e as páginas coloridas de abertura, além de ter um anúncio importante. Será que vem anime por aí? Ou a novidade será outra? Aguardemos.

A sétima colocação ficou para Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, que permanece em situação bem confortável no plantel. Aozakura tem uma boa recepção interna e vendas satisfatórias, o que garante um bom tempo de permanência. Em oitavo está Kyoukai no RINNE, muito perto da marca de quatrocentos capítulos lançados. RINNE tem uma média de vendas de pelo menos 45 mil cópias por volume em um período de aproximadamente 30 dias. Não é um nível de vendas impressionante, mas está sendo mais que suficiente para a obra completar oito anos de publicação (e deve durar mais um tempo ainda).

Os novatos Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ e K・O・I - King of Idol ficaram com o nono e o décimo lugares, respectivamente. Ambos parecem estar conseguindo se estabilizar, levando em conta as vendas satisfatórias do primeiro volume de cada obra. Porém é preciso mais rodagem para saber se essa estabilidade permanecerá a longo prazo, uma vez que as coisas podem ficar agitadas em 2018.

Página Colorida: Saike Mata Shite mo

Tirando uma soneca na décima primeira posição, Maou-jou de Oyasumi continua firme no plantel, com uma média de vendas entre 45-50 mil cópias em média por cada volume em um período de aproximadamente 30 dias. Lembrete: assim como Shinobino, Maou-jou receberá páginas coloridas nas próximas duas edições. O mangá de futebol Be Blues! - Ao ni Nare fica com a décima segunda colocação, mantendo sua estabilidade e com vendas boas para os padrões da revista atualmente (padrão que não é dos mais alto, devo acrescentar).

O décimo terceiro lugar foi para Souboutei Kowasu Beshi, que continua com uma boa média de vendas, embora não receba destaque com tanta frequência. Mas a situação da obra é estável, sem riscos de cancelamento. O mesmo vale para Maiko-san chi no Makanai-san, obra que ficou na décima quarta posição. Maiko-san, que é traduzido regularmente pela scan americana mas ainda não foi traduzido para o português, pode não vender muito (a média é de pelo menos 30 mil cópias por volume em pouco mais de um mês) mas tem uma boa recepção entre os leitores e tem respaldo do grupo editorial.

Quem abre o bottom dessa vez é Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。, que mais uma vez é ranqueado em uma posição baixa (a décima quinta). Hiiragi-sama até possui vendas razoáveis, mas a baixa popularidade da obra não garante que a obra consiga se manter por muito tempo. A décima sexta posição foi para Zettai Karen Children, que volta a pintar no bottom como fazia antes de seu hiato. Zettai, que vende em média pelo menos 50 mil cópias por volume em um mês, está em seu arco final e tem grandes chances de ser finalizado (naturalmente) em 2018.

E, pra finalizar, os novatos Daiku no Hatou, Tenshou no Quadrable e Inseki Shoujo - Meteor Girl pegaram a décima sétima, décima oitava e décima nona colocações, respectivamente. É questão de tempo para esses mangás serem cancelados, infelizmente, uma vez que foram mal-sucedidos nas vendas de seus primeiros volumes e também não obtiveram uma recepção satisfatória a ponto de garantir a estabilidade das obras.

Página Colorida: Saike Mata Shite mo


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto do fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Kyoukai no Rinne, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, K・O・I - King of Idol, Youkai Giga
Em Busca de Estabilização:  Shinobino
Em Risco de Cancelamento: Daiku no Hatou, Inseki Shoujo -Meteorgirl-, Tenshou no Quadrable
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Finalizado Nessa Edição: Magi ~ The Labyrinth of Magic


Bem, galera, assim termina a análise da edição #46 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'