segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #47 (Ano 2017).


Major 2nd Vai Ganhar Anime!

escrito por Diego Felipe

É isso mesmo, galera. Não foi preciso tanta espera dessa vez... Se Major esperou quase uma década para ter um anime anunciado, Major 2nd só precisou de dois anos e meio. E o anime vem em boa hora, com chances de aumentar as vendas de volumes da obra, justamente na edição seguinte ao fim de Magi ~ The Labyrinth of Magic.


TOC Weekly Shonen Sunday #47 (2017):
Major 2nd (Capa, Página Colorida de Abertura, Anúncio do Anime) (capítulo 114)
01. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 105)
02. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 95)
03. Tenshi to Akuto!! (capítulo 137)
04. Dagashi Kashi (capítulo 163)
05. Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。 (capítulo 75)
Shinobino (Página Colorida) (capítulo 14)
06. Hatsukoi Zombie (capítulo 98)
07. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 75)
08. Kyoukai no RINNE (capítulo 390)
09. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 308)
Maou-jou de Oyasumi (Página Colorida) (capítulo 73)
10. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 64)
11. Zettai Karen Children (capítulo 484)
12. Saike Mata Shite mo (capítulo 94)
13. Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (capítulo 27)
14. Daiku no Hatou (capítulo 25)
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, Página Colorida) (capítulo 63)
15. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 40)
16. Inseki Shoujo -Meteorgirl- (capítulo 22)
17. Tenshou no Quadrable (capítulo 27)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 33)
K・O・I - King of Idol (Ausente) (pausado no capítulo 21)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1006)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)

TOC Weekly Shonen Sunday #48 (2017):
Capa: Komi-san wa、Komyushou Desu。
Página Colorida de AberturaShinobino
Página Colorida: Maou-jou de Oyasumi
- Ausente: K・O・I - King of Idol
Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #49 (2017):
Páginas Coloridas de Abertura: Hatsukoi Zombie
One-shots: Shuukan shounen shoujo kankei, Death Kamakiri
Em hiato: Arata Kangatari, Detective Conan, Gin no Saji, Ryoko

Página Colorida de Abertura: Major 2nd

Para comemorar o anúncio do anime, os editores deram a Major 2nd a capa e as duas páginas coloridas de abertura. O mangá de Takuya Mitsuda, que é a continuação do grande clássico mangá de beisebol Major (que Mitsuda lançou entre 1994 e 2010), estreou em março de 2015 e desde então vem apresentando resultados expressivos, com uma média de vendas de 250 mil cópias por volume... Média essa que pode se expandir com a estreia do anime, que será em Abril, na temporada de animes da Primavera de 2018 e sendo televisionado pela NHK-E.

As outras páginas colorida (e foram muitas) ficaram para: o novato Shinobino, que ainda está em seu décimo quarto capítulo e briga por sua estabilização; o gag mangá da princesa dorminhoca, Maou-jou de Oyasumi, que segue com vendas estáveis e permanência assegurada; e para o mensal Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai, que teve seu 63º capítulo lançado.

Todas as páginas coloridas serviram para maior divulgação do lançamento dos próximos de cada obra, inclusive as páginas de abertura de Major 2nd, que também terá volume lançado em breve. O novato Youkai Giga fica sempre ranqueado fixamente no fim da ordem de leitura da revista e por isso nunca é ranqueado nas edições. Recentemente tivemos o fim de Sunday Hikagaku Kenkyujo... pelo menos o fim aparente, já que conferindo uma prévia mais ampla da edição #48 essa obra aparece no fim da ordem de leitura. Se é um capítulo especial ou equívoco de quem pegou a TOC? Só poderei saber mais pra frente.

Página Colorida de Abertura: Major 2nd

Outro novato, K・O・I - King of Idol, esteve ausente nessa edição e - pelo que consta as prévias - também não terá capítulos lançados na edição #48. Será que volta na edição #49? Enquanto isso, o grande pilar Detective Conan, por sua vez, está em um breve hiato e provavelmente retornará em dezembro, quando começa o ano editorial de 2018. A capa da primeira edição costuma ir para Conan. Se Conan provavelmente retornará na primeira edição do ano editorial de 2018, Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko seguem sem previsão de retorno e apenas Gin no Saji deve ter alguns capítulos lançados no ano que vem.

Em primeiro está Komi-san wa、Komyushou Desu。, que ainda está em alta na revista e segue como um dos mangás mais populares lançados a partir de 2016. Curiosamente Komi-san começou a pegar menos páginas coloridas. Receberá a capa da próxima edição, é verdade, mas como "só" receberá a capa, a obra ainda será ranqueada. O importante é que o mangá está em alta popularidade e tem grandes chances de ganhar uma adaptação em anime mais para frente.

Página Colorida: Shinobino

Já o segundo lugar foi para Amano Megumi wa Suki Darake!. É impressionante como Amano Megumi, que andava pegando umas posições relativamente medianas há alguns meses, passou a ficar em posições altíssimas na ordem de leitura (o mesmo tem acontecido com Hatsukoi Zombie, vale lembrar). Amano Megumi não vende horrores, mas suas vendas são mais que satisfatórias e os editores estão bastante satisfeitos com seu desempenho.

Na quarta posição ficou Tenshi to Akuto!!, que outra vez pega uma posição elevada na ordem de leitura. Tenshi ainda conta com uma boa recepção e sua estabilidade continua sem ser ameaçada, pelo menos a médio prazo. A quarta colocação é de Dagashi Kashi. Com o anúncio da segunda temporada do anime, parece que Dagashi voltou a ser ranqueado em posições mais altas. A média de vendas ainda é de pelo menos 200 mil cópias em média por cada volume, número muito alto para um gag mangá e para uma obra da Shonen Sunday.

A grata surpresa da edição é a aparição de Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。 na quinta colocação. Hiiragi-sama geralmente pega posições no bottom, senão em posições medíocres na ordem de leitura. Hiiragi-sama tem vendas boas e por enquanto está em segurança na revista, mas levando em conta que o mangá não explode em vendas ou popularidade, talvez essa permanência não seja a um prazo muito longo.

Página Colorida: Shinobino

Em sexto está Hatsukoi Zombie, perto de chegar à marca do centésimo capítulo lançado. Aliás, segundo as prévias que conferi, Zombie receberá a página colorida de abertura quando atingir essa marca. É, caros leitores, o mangá de Ryo Minenami parece estar em sua melhor fase na revista atualmente, fase que até pode melhorar se ganhar um anime mais para frente... Mas sejamos francos, isso até é possível, mas não vejo as chances disso acontecer como "grandes".

O sétimo lugar ficou para Souboutei Kowasu Beshi, que pega uma posição mais elevada na ordem de leitura após se acostumar a aparecer com frequência em posições medíocres ou mesmo no bottom. Souboutei é um mangá com uma média de vendas de volumes muito boa para os padrões da revista (pelo menos 100 mil cópias por volume). Mesmo assim, nem sempre a obra ganha destaque. O importante é que sua estabilidade é inquestionável.

A oitava posição é de Kyoukai no RINNE, que segue rumo aos 400 capítulos lançados, com vendas de volume satisfatórias. Porém, atualmente o anime não está mais em exibição. Será que pinta uma quarta temporada mais para frente? Bem, só esperando para sabermos. Já a nona posição foi para o mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare. Com seis anos de publicação e mais de 300 capítulos lançados, chega a ser curioso (pelo menos pra mim) que a obra ainda não tenha ganhado uma adaptação em anime, uma vez que seu rendimento é, no mínimo, pouco mais que satisfatório.

Página Colorida: Maou-jou de Oyasumi

O décimo lugar foi para Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, obra lançada no ano passado que conseguiu se estabilizar e manter um nível de vendas de volumes satisfatório e uma recepção interna muito boa. Aozakura não deve correr riscos de cancelamento a curto ou médio prazo. E, a longo prazo, é preciso que muitos novatos mais rentáveis tenham surgido para atrapalhar sua permanência na line-up.

Na medíocre décima primeira posição, quem deu as caras foi Zettai Karen Children, obra com doze anos de publicação e que se encaminha para seu fim, que tem chances gigantescas de acontecer em 2018. Quem ficou na porta do bottom (na décima segunda colocação) dessa vez foi Saike Mata Shite mo, que ao menos pode se contentar por ter ficado fora da zona dos cinco últimos. Saike é uma obra que não vende muitas cópias de volume e sua recepção interna já não impressiona tanto. Porém o mangá só deve ser finalizado quando o veterano autor Tsubasa Fukuchi tiver vontade.

BOTTOM DE NOVATOS!!! ... É, galera, essa edição nos trouxe uma surpresa negativa, digamos, coletiva. Dos oito novatos que estrearam esse ano na Shonen Sunday, cinco apareceram no bottom dessa edição. Quanto aos outros três, um ganhou páginas coloridas, outro se ausentou e outro está até mesmo abaixo do "bottom de novatos"... mas não é ranqueado mesmo, então tudo bem. Vou ser franco, se não fosse o anúncio do anime de Major 2nd, o título da análise da vez seria "Bottom de Novatos!".

Página Colorida: Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai

Abrindo o bottom na décima terceira colocação está Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜. O gag mangá do xerife bom no gatilho mas não muito bom em sua vida amorosa, pela segunda vez em sua existência, foi ranqueado na zona dos cinco últimos. Por enquanto ainda é cedo para dizer se esses ranqueamentos baixos são sinal de que o mangá está em risco e por isso não considero ainda que a obra corra riscos de cancelamento. Vale lembrar que muitos gag mangás costumam varias suas posições. Já vimos isso acontecer com Maou-jou de Oyasumi, por exemplo. Também vale lembrar de Hatsukoi Zombie, que hoje pega posições altas na ordem de leitura mas até o fim do primeiro semestre de 2017 apareceu algumas vezes no bottom.

Em décimo quarto temos um dos favoritos ao cancelamento, que é Daiku no Hatou. A obra teve dois volumes lançados na mesma data. Apesar de contar com um autor bem experiente e com mangás de êxito em seu histórico, ele não conseguiu emplacar Daiku. É questão de tempo para a obra deixar de ser publicada. Na décima quinta colocação está Maiko-san chi no Makanai-san, que não corre riscos de cancelamento a curto prazo ou a médio prazo, mas que outra vez torna a pegar uma posição baixa na ordem de leitura. Maiko-san, porém, deve voltar a pegar uma posição mais elevada já na próxima edição.

O décimo sexto e o décimo sétimo lugares foram para os novatos mal-sucedidos Inseki Shoujo -Meteorgirl- e Tenshou no Quadrable. Assim como Daiku no Hatou, eles só estão esperando o tempo passar para enfim serem cancelados. Bem, parando pra pensar, a Shonen Sunday não vem tendo um ano espetacular para novatos ou ao menos muito bom como no ano passado, em que lançou Komi-san e Souboutei. Ao menos alguns novatos vão conseguindo se estabilizar, casos de Hoankan Evans, Maiko-san e K・O・I . O problema maior, no entanto, está no fim de mangás estáveis ou obras com rendimento, no mínimo, satisfatório. São os casos de Magi e Hayate no Gotoku!, por exemplo. Poderá a Sunday futuramente repor o nível de vendas dos mangás finalizados?

Página Colorida: Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto do fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Kyoukai no Rinne, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, K・O・I - King of Idol, Youkai Giga
Em Busca de Estabilização:  Shinobino
Em Risco Grande de Cancelamento: Daiku no Hatou, Inseki Shoujo -Meteorgirl-, Tenshou no Quadrable
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)


Bem, pessoal, assim encerro a análise da TOC #47 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'