sábado, 30 de dezembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #05-06 (Ano 2018).


Feliz Ano Novo!

escrito por Diego Felipe

Nessa edição, tivemos apenas 15 mangás ranqueados. Dos 21 mangás ranqueados na edição anterior, 3 deles receberam páginas coloridas nessa edição - uma dessas três ganhou a capa, inclusive, 2 obras entraram em hiato e uma foi cancelada naquela mesma edição (e outra foi cancelada nessa). Tivemos ainda seis mangás não sendo ranqueados (três novatos que não chegaram ao oitavo capítulo, um mangá mensal e dois mangás que nunca são ranqueados).

TOC Weekly Shonen Sunday #05-06 (2018):
Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (Capa, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 36)
Marry Grave (Pré-Rank) (capítulo 02)
Sokyuu no Ariadne (Pré-Rank) (capítulo 03)
01. Major 2nd (capítulo 122)
Maiko-san chi no Makanai-san (Página Colorida) (capítulo 49)
02. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 117)
Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (Pré-Rank) (capítulo 04)
03. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 72)
Detective Conan: Hanin no Hanzawa-san (Segundo Capítulo Especial)
04. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 104)
05. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 317)
Daiku no Hatou (Página Colorida) (capítulo 33)
06. Dagashi Kashi (capítulo 172)
07. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 84)
08. Hatsukoi Zombie (capítulo 107)
09. Shinobino (capítulo 23)
10. Tenshi to Akuto!! (capítulo 146)
11. K・O・I - King of Idol (capítulo 29)
12. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 82)
Birdmen (Mangá Mensal, Nunca é Ranqueado) (capítulo 55)
13. Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。 (Último Capítulo) (capítulo 84)
14. Tenshou no Quadrable (capítulo 36)
15. Inseki Shoujo -Meteor Girl- (capítulo 31)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 24)
Tokachi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 04)
Detective Conan (em hiato) (pausado no capítulo 1008)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Saike Mata Shite Mo (em hiato) (pausado no capítulo 102)

TOC Weekly Shonen Sunday #07 (2018):
- Página Colorida de Abertura: Dagashi Kashi
- Páginas Coloridas: Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Tenshi to Akuto!!

A capa e as duas páginas coloridas de abertura foram para o novato Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~, que está ganhando sua segunda capa em menos de um ano de publicação. Também não é raro ver Hoankan Evans ganhar páginas coloridas, mesmo quando se tratam das páginas de abertura. Hoankan pode não ter um nível impressionante de vendas de volumes, mas sua boa recepção interna e o apoio dos editores garantem que a estabilidade da obra por um bom tempo.

As outras páginas coloridas foram para dois mangás que estrearam em 2017: Maiko-san chi no Makanai-san e Daiku no Hatou. Maiko-san recentemente conseguiu a façanha de aparecer no Ranking Oricon. A obra já estava em situação estável, mas essa aparição não deixa de ser uma cereja do bolo. Já a página colorida de Daiku no Hatou foi surpreendente, mas ainda não creio que seja suficiente para o mangá se manter estável na revista a médio ou longo prazo.

Os novatos Marry Grave (em seu segundo capítulo), Sokyuu no Ariadne (em seu terceiro capítulo) e Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (em seu quarto capítulo) não estão sendo ranqueados por enquanto. Cada obra só passará a ser ranqueado a partir do oitavo capítulo, ou do nono caso o oitavo ganhe página colorida. Dois mangás sempre pegam as últimas posições da ordem de leitura e por isso nunca são ranqueados: são os novatos Youkai Giga (em seu 24º capítulo) e Tokachi Hitoribocchi Nouen (que está apenas em seu quarto capítulo). Quem também nunca é ranqueado é o mensal Birdmen, que é publicado mensalmente e já conta com um bom tempo de publicação na revista.

Página Colorida de Abertura: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~

Apesar da publicação do segundo capítulo especial de Detective Conan: Hanin no Hanzawa-san, o original e grande pilar Detective Conan está em hiato atualmente, sem previsão de retorno. Mas é bem provável que o mangá não demore muito a voltar, se a disponibilidade do autor for melhor do que o esperado. Saike Mata Shite Mo também entrou em hiato e deve permanecer por um período não muito longo. Em dois meses mais ou menos já veremos Saike de volta à line-up. Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko já estavam em hiato e assim devem permanecer, sem previsão de retorno. Desses três últimos citados, apenas Gin no Saji deve voltar a ter capítulos lançados. Arata e Ryoko provavelmente nunca mais terão capítulos lançados.

O primeiro ranqueado foi o mangá de beisebol Major 2nd, que vê sua chance de se expandir comercialmente com a proximidade da estreia de seu anime. A segunda posição foi para Komi-san wa、Komyushou Desu。, que segue em alta na revista, embora não esteja recebendo páginas coloridas ultimamente. Mas isso não está afetando a obra. A média de 150 mil cópias por volumes continua e a recepção interna também.

O terceiro lugar foi para Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, que continua com uma baita recepção interna e com apoio dos editores. Aozakura deve permanecer por um bom tempo na revista se as coisas continuarem assim. Em quarto está Amano Megumi wa Suki Darake!, que continua em alta na revista, com uma média de vendas de 60 mil cópias por volume em pouco mais de um mês. A obra recentemente chegou até a aparecer no Ranking Oricon.

Página Colorida de Abertura: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~

A quinta colocação é do veterano mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare, que continua em situação tranquila na revista... e também continua sem ganhar anime, OVA ou coisa do tipo. O mesmo não se pode dizer da obra que ficou na sexta posição: Dagashi Kashi. Dagashi, que tem a excelente média de vendas de 200 mil cópias por volume, está perto de ter a segunda temporada do anime televisionada. Por causa disso, o mangá receberá as páginas coloridas de abertura da próxima edição. O sétimo lugar foi para Souboutei Kowasu Beshi, mangá com um ano e meio de publicação na revista e que tem a boa média de vendas de pelo menos 100 mil cópias por volume em até um mês.

Apesar de ser ranqueado em oitavo lugar (ou seja, ainda está no Top 10 dos ranqueados) podemos dizer que Hatsukoi Zombie pegou uma posição medíocre para seus padrões recentes, já que na ordem de leitura ficou abaixo de 14 obras mais o capítulo especial de Detective Conan: Hanin no Hanzawa-san e acima de dez outras (sendo que três delas nunca são ranqueadas). Mas nada que afete sua estabilidade na line-up, embora as vendas de volumes sejam mais razoáveis que impressionantes. O trunfo de Zombie é justamente sua recepção interna, que é muito boa.

Página Colorida: Maiko-san chi no Makanai-san

Em nono, surpreendentemente, está Shinobino, que é um dos favoritos ao cancelamento nos próximos meses. Mas como sabemos que muitas vezes a Weekly Shonen Sunday dá liberdade para os autores desenvolverem mais a obra antes do cancelamento, talvez Shinobino consiga durar por pelo menos 3 meses. Fechando o Top 10 e na porta do bottom, Tenshi to Akuto!! segue tranquilamente na revista, com vendas de volume satisfatórias, boa aceitação dos leitores e pouco risco de cancelamento.

Numa edição com apenas quinze mangás ranqueados, ou você está no Top 10 ou está no bottom. E por isso sobrou para K・O・I - King of Idol abrir o bottom da vez, no décimo primeiro lugar. King of Idol, como disse, parece não estar tão em segurança assim, visto que não vende muito em volumes e raramente ganha destaque dos editores. Ainda assim, diria que há boas chances dele continuar na revista por um bom tempo. Nessa edição Maou-jou de Oyasumi cochilou demais e foi parar na décima segunda colocação, dentro do bottom. Pelo menos o pesadelo do cancelamento não tem sido constante, já que a obra tem um nível de vendas satisfatório o bastante para se manter. 

Página Colorida: Daiku no Hatou

A décima terceira posição foi para Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。, que está sendo finalizada nessa edição por meio da publicação de seu 84º e último capítulo. A obra não vendia tão mal, mas sua popularidade era baixa e o autor, o consagrado Hiroyuki Nishimori, já está em idade muito avançada, com mais de 50 anos de idade. A obra se despede em baixa mas pelo Nishimori poderá descansar, pelo menos antes de lançar alguma outra obra se quiser continuar trabalhando.

Dois mangás devem ter em breve o mesmo destino de Hiiragi-sama: os novatos Tenshou no Quadrable e Inseki Shoujo -Meteor Girl-, que até conseguiram chegar a mais de 30 capítulos lançados mas podem ser finalizados em não muito tempo por não terem sido bem-recebidos pelo público. Quadrable e Inseki foram justamente o primeiro e o último a estrear na leva de seis novatos do ano editorial de 2017... só me pergunto se novamente Quadrable terminará antes de Inseki.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan (entrou em hiato)
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros: K・O・I - King of Idol, Youkai Giga
Em Busca de Estabilização: Sokyuu no Ariadone, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Marry Grave, Tokachi Hitoribocchi Nouen
Em Risco Relativo de Cancelamento: Daiku no Hatou
Em Risco Grande de Cancelamento: Inseki Shoujo - Meteor Girl, Shinobino, Tenshou no Quadrable
Finalizado Nessa Edição: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)

Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #05-06 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima, galera. Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'