quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Recap: Naruto 654 "Eu sou Uchiha Obito" (Mangá Review).


Decepção.

Não irei debochar do mangá tanto quanto faço normalmente, desta vez vou preferir ter uma análise séria. Não é por nada, mas após ler este capítulo a frustração foi tamanha que não consegui de nenhum modo, eu digo, nenhum modo encontrar um pingo de humor para esta review.

A guerra como um todo foi uma falha gigantesca (Não somente este capítulo) - Primeiramente a narrativa foi feita a troncos e barrancos, cheia de furos, enrolação, discurso repetitivos, poderes totalmente desinteressantes e principalmente: um vilão que não pode fazer jus ao que havia sido prometido.

Obito tinha tudo para ser aquele vilão "overpower", principalmente por ele se unir ao Juubi, adquirindo o seu poder. Mas não, Kishimoto criou um hype sobre ele que não se traduziu em resultados. Obito não esteve a altura do que a cena pediu (Todas as cenas marcantes foram estéticas, da nova forma física dele, nenhuma em termo de frases - Requisito mínimo para um bom vilão - Ou mesmo poderes).

Para piorar, o criador decidiu humaniza-lo, mostrar que restava um resquício de humanidade à ele. Isto seria bastante interessante, se não fosse repetitivo (Não só na saga, mas várias obras da modernidade). O discurso sobre Hokage, sobre a amizade, sobre companheirismo, sobre sonhos, todos voltaram, unidos pelo brega, pelo "shilly" já vimos em vários outros momentos no mangá, o mais marcante foi de Pain. 

É triste ver uma guerra com tamanho potencial ser jogado fora por incompetência do autor em conseguir desenvolver um plot minimamente interessante. Este capítulo foi o encerramento do bloco referente ao Obito (A guerra ainda não acabou)... E o que vímos de novo? Nada! O que vimos de marcante? Nada! O que vimos de interessante? Nada! O que fez este plot ser memorável? Bem, ele simplesmente não é! 

A cena do cabo de guerra, com todos unidos puxando para derrotar o inimigo é a prova da mediocridade do mangá! Sim, mediocridade - Temos em vários outros mangás, provas que cenas finais devem ser épicas, nos dar tensão em ler cada quadrado com mínima de atenção, isso não aconteceu em Naruto... É triste, decepcionando ver que algo com tamanho potêncial foi jogado fora, foi tão mal aproveitado.

Muitas pessoas me criticam que espero um primor de qualidade à Naruto, igual ao de Berserk, Vagabond, Shingeki no Kyojin.... Não, eu sei que Kishimoto ainda não tem capacidade de se igualar Takehiko Inoue (Talvez nunca tenha), mas espero algo legível. Um mangá que mê o mínimo de prazer em ler. Um mínimo de prazer.

Nem isto, estou tendo atualmente. O plot de Obito deve durar mais um ou dois capítulos, até termos foco no temido Madara. O que esperar? Tensão! Muita tensão e cenas épicas! Porque foi isto que faltou nesta última saga uma verdadeira tensão, algo que te deixasse ansioso pelo próximo capítulo, pela próxima página!

P.S: Pelo estilo dessa semana, este capítulo em termo de arte me lembrou bastante Kubo que ignora os cenários para ter foco nas personagens - Vimos várias expressões e movimentações belas por causa disso. Uma das belas expressões é o rosto de Obito na página 12.

P.S²: O grandioso comentário de Santana, no espaço de comentários da Mangás Project após o capítulo para encerrar esta review: "Lembrem, ler é de graça e 2min lendo essa porcaria n]apo mata. Ta um cliche interno, luta, fala umas frases de impacto e depois viram amiguinhos, desde o Zabuza é assim"

6 comentários:

  1. Perfeita a review. fiquei tbm decepcionado com este desfecho... kishi ta parecendo uqe perdeu a vontade de escreve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ele não tem mais a vontade que havia antes, infelizmente

      Excluir
  2. Vc deveria ter se habituado a isso, des de sempre é assim então nao vai mudar. É chato para cacete, mas faz parte do manga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca irei me habituar, haha. Aliás, quanto mais acontece, maior aumenta meu ódio em relação a este discursinho do Pastor da boa amizade, Naruto.

      Excluir
  3. Achei que era a única que tinha achado os últimos capítulos fracos, para não dizer decepcionante. A última vez que eu tinha lido o mangá e ficado realmente ansiosa para o próximo foi no flashback do hashirama+madara. Depois disso fui desanimando cada vez mais chegando ao ponto de dropar do mangá e anime. Essa semana voltei e dei uma lida rápida nos capítulos, e devo dizer que a série está no fundo do poço. E ainda vem uns falando que estou de mimimi, o Kishi é um gênio, sabe o que faz e que sou uma noob que não entende nada de manga. Espero que essas pessoas siam um pouco dos shonenzinhos jump, e vão ler outras série e comecem a pelo menos um pouco de noção de construção de roteiro. Alias eu estudo exatamente isso na faculdade. Alias, excelente post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Eu até recomendaria assistir só até o começo da batalha contra Madara, se reparar que nem com isto irá melhorar (Que é o provável), dropa sem dó.

      Kishimoto está totalmente perdido na história, não sabe mais como guia-la e dificilmente nesta altura do campeonato voltará a encontrar o rumo certo (Aliás, ele vem se perdendo desde o começo da fase "adulta" de Naruto).

      Excluir

onload='emoticon()'